05/24/18 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, maio 24, 2018

Você conhece a história da Procissão de Carros de Boi de Raposo?

quinta-feira, maio 24, 2018
A origem das festividades remonta ao ano de 1962, quando, então, dois jovens turistas - Wilson Fagundes e Antônio Andrade - em visita à Raposo/RJ, perceberam que a igreja local estava em um estado precário. Assim sendo, decidiram empenhar-se na reforma do templo.

A partir de então, buscaram auxílio junto aos pecuaristas e agricultores da localidade, solicitando doações em prol da reforma da igreja. As doações e os materiais para reforma, como cultura da região, herança da proximidade com Minas Gerais, chegavam através de carros de bois.

Assim, surgiu a tradicional Procissão dos Carros de Boi de Raposo. Convencionou-se, desde logo, realizar as festividades no mês de Maio, visto que é o mês consagrada à Maria, Mãe de Deus. Com o desenrolar do tempo e a ampliação das celebrações, as procissões ganharam temas que, por sua vez, retratam aspectos da vida de Nossa Senhora.

Ressalta-se que a festa é prevista no Calendário Cultural do Estado do Rio de Janeiro, possuindo, também, amplitude nacional, e tem como efeitos a valorização da cultura local, o aumento do fluxo de turistas e a geração de renda para o Distrito.
SAIBA MAIS >

Guarda Civil Municipal de Itaperuna auxilia o trânsito próximo a postos de combustíveis

quinta-feira, maio 24, 2018
A Guarda Civil Municipal de Itaperuna auxilia o trânsito em diversos pontos próximos aos postos de combustíveis da cidade devido aos problemas causados no país por conta da greve dos caminhoneiros e, consequentemente, a baixa dos estoques de gasolina.

"Nossa área central da cidade tem um fluxo muito grande de veículos, principalmente em horários de pico, sendo assim, precisamos estar atentos nos locais próximos à essas filas que estão se formando nos postos", disse o coordenador da Guarda, Marcelo Braga.

"Estamos atentos às necessidades emergenciais do nosso município, principalmente com o trânsito nos horários de pico", disse o prefeito, Dr. Marcus Vinícius.
SAIBA MAIS >

Supervisão do "Programa Segundo Tempo" visita Itaperuna

quinta-feira, maio 24, 2018
A coordenação do "Programa Segundo Tempo" de Itaperuna, da Secretaria de Esporte e Lazer, recebeu nesta semana a visita do representante técnico do Ministério do Esporte, Nelson Monteiro, que esteve nos núcleos onde funcionam o projeto na cidade. O processo seletivo do Programa em Itaperuna aconteceu em novembro do ano passado para mais de 150 profissionais de Educação Física e iniciou suas atividades em março. Foram contratados 21 profissionais do ramo para atuar nos dez núcleos que levam atividades esportivas para todas as comunidades. O Segundo Tempo é um projeto do Governo Federal em Parceria com a Prefeitura de Itaperuna.

Acompanharam a visita técnica aos núcleos esportivos o subsecretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Thomazine, o coordenador geral Paulo Pastos, o coordenador pedagógico, Manoel Messias e os diretores esportivos Wanderley Cordeiro e Rogério Costa.

"É bom ver que a coordenação do projeto e a Secretaria de Esporte e Lazer de Itaperuna se interessam pelo Segundo Tempo e levam muito a sério a parte burocrática e também os núcleos, valorizando os profissionais de Educação Física e incentivando toda a comunidade da cidade e distritos à prática de exercícios físicos", disse Nelson.

Os moradores de Itaperuna podem ficar cada vez mais saudáveis praticando uma atividade física de graça nos núcleos espalhados por toda a cidade e distritos. Confira os bairros e distritos que receberam os núcleos esportivos do Programa Segundo Tempo: Cehab, Matadouro, Carulas, São Mateus, Raposo, Retiro, Boa Fortuna, Boa Ventura, Aré, além do Centro Poliesportivo na Cidade Nova.
SAIBA MAIS >