08/21/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 21, 2017

SEMA de Itaperuna recebe Compensação Ambiental por Emissão de CO² da Merco Noroeste

segunda-feira, agosto 21, 2017
A Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMA), recebeu nesta segunda-feira (21) mais uma compensação ambiental por emissão de CO², em cumprimento ao Projeto Carbono Zero contemplado na resolução aprovada pelo CONSEMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente). A organização do evento Merco Noroeste doou para a secretaria 400 mudas nativas em cumprimento da resolução do projeto.

O CO² (dióxido de carbono) também conhecido como gás carbônico é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global. O projeto Carbono Zero visa o plantio de árvores nativas da nossa região como forma de compensação pela poluição em eventos onde a emissão de CO² é mais alta devido as aglomerações de pessoas.

As mudas doadas pela organização da Merco Noroeste serão utilizadas para reflorestamento e recuperação da Mata Atlântica no município e nos distritos.
SAIBA MAIS >

Secretaria do Ambiente recolhe assinaturas para criação de mais um Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre

segunda-feira, agosto 21, 2017
Fruto da proposta do Plano de Governo do prefeito Dr. Marcus Vinícius, a criação de Monumentos Naturais e Refúgios de Vida Silvestre seguem avançando no município de Itaperuna. No domingo (20), a equipe da Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) realizou a coleta de assinaturas no distrito de Raposo em apoio à criação do Monumento Natural da Serra do Brito.

A SEMA já havia recebido o apoio dos proprietários da área e agora, com o recolhimento das assinaturas, conquista também o apoio da população. A Serra do Brito é um afloramento rochoso de considerável beleza cênica e com espécies de fauna (como os macacos bugios) e flora que precisam ser preservados. Foram recolhidas mais de 200 assinaturas que serão apresentadas na Consulta Pública final que acontecerá no dia 31 de agosto.

O Monumento Natural da Serra do Brito já é o segundo monumento criado neste ano. O primeiro foi o Monumento Natural da Floresta seguido pelo Refúgio de Vida Silvestre Monte Alegre.
SAIBA MAIS >

Aberto de Xadrez e Torneio de Futebol agitaram o fim de semana em Itaperuna

segunda-feira, agosto 21, 2017
A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou neste último fim de semana o Aberto de Xadrez do Poliesportivo e o Campeonato de Futebol do Horto Florestal.

No sábado (19) o enxadrista Emanuel Quintino Ângelo, de Bom Jesus do Itabapoana, venceu o Primeiro Aberto de Xadrez de Itaperuna, realizado na quadra do Ginásio Poliesportivo Edgard Pinheiro Dias, no bairro Cidade Nova. Em segundo lugar, Ítalo Felipe Abrahão e em terceiro, Wellinton Talles. O Itaperunense Carlos Alberto de Oliveira, conquistou o prêmio de melhor Itaperunense na competição, terminando o Aberto de Xadrez em quarto lugar.

Já no domingo (20), a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer realizou o Campeonato de Futebol do Horto Florestal, que reuniu equipes de futebol amador no campo do Horto. O prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius, e o secretário de Esporte e Lazer, Eduardo do Toldo, prestigiaram as duas atividades esportivas.
SAIBA MAIS >