04/11/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, abril 11, 2017

Secretário de Saúde de Itaperuna visita Clínicas da Família no Rio de Janeiro

terça-feira, abril 11, 2017
O Secretário de Saúde de Itaperuna, Dr. Alexandre Martins, esteve nesta segunda-feira (10) na capital do Rio para visitar as "Clínicas da Família". O projeto é da prefeitura do Rio de Janeiro e tem o modelo focado nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.

O objetivo da visita foi conhecer o programa, sua estrutura e funcionamento para estudar a viabilidade de implantação, a princípio, nas UBS de Itaperuna.

As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, entre outros, que são divididos entre as unidades que estão instaladas em todos os bairros do município. O morador pode buscar atendimento em uma unidade mais próxima de sua casa e o profissional passará orientações específicas para cada necessidade.

O Secretário de Saúde de Itaperuna está visitando vários projetos de atendimento à saúde para captar ideias que sejam viáveis para implantação no município.

"Fiquei muito satisfeito com o que vi e vamos estudar junto com o Prefeito Dr. Marcus Vinícius a viabilidade da implantação de projeto semelhante em Itaperuna. Agradeço a receptividade de toda equipe de gestores das Clínicas da Família e, em especial ao Dr. Daniel Soranz, que foi meu guia na visita", disse. 

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Prefeito de Itaperuna assina termo de adesão do Programa Cidades Empreendedoras

terça-feira, abril 11, 2017
Itaperuna agora é um dos 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro a participar do Programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae/RJ ao longo de 2017. 

O Prefeito da cidade, Dr. Marcos Vinícius e o Diretor Superintendente do Sebrae, Cezar Vasquez, assinaram na manhã desta terça-feira (11), o termo de adesão e em seguida participaram de uma reunião com prefeitos da região Noroeste Fluminense, no Hotel Caiçara.

O coordenador regional do Sebrae no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, o vice-prefeito Rogerinho Bandoli, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Adilson Peres, os diretores Paulo Ugatti e Flávio Riguetti, além da presidente da Câmara, Amanda da Aidê, também participaram da solenidade.

"O objetivo é engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim, o ambiente empresarial das regiões", explica Nelson Filho.

Dr. Marcus Vinícius falou para as autoridades presentes convidando os gestores a participar junto com o município desse novo projeto.

"Tudo o que vem para somar, que vem para gerar empregos é muito bem- vindo. Eu estou aqui para abraçar forte esse projeto e conto com a presença de vocês para fazer isto junto comigo. Itaperuna está de portas abertas para todos", disse.

Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo. Por se tratar de um jogo, os municípios estarão competindo em tempo real e ao final do programa serão classificados pelo seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Tiro de Guerra de Itaperuna abre oficialmente suas atividades

terça-feira, abril 11, 2017
87 jovens alistados no Serviço Militar, do TG 01-008, estiveram presentes da Aula Inaugural que aconteceu na manhã desta terça-feira (11) na sede do Tiro de Guerra em Itaperuna.

O Tiro de Guerra (TG) é um acordo entre o Exército Militar Brasileiro e a Prefeitura. O Exercito entra com enfardamento, armamento e com os instrutores, enquanto a prefeitura, em contrapartida, dá o apoio na estrutura física e manutenção do prédio. A prefeitura mantém o TG para que o seu cidadão no sexo masculino, ao completar 18 anos não tenha a necessidade de sair para procurar as noções de cidadania e patriotismo ou servir ao exercito na sua fase inicial em outro lugar. "Se a comunidade não apoiar, se a prefeitura não apoiar, o Tiro de Guerra  com toda certeza não iria existir" disse o General Gislei Morais de Oliveira.

Estiveram presentes, o Coordenador da Junta Militar do Município de Itaperuna, Adilson de Jesus Lopes, que representou o Prefeito Dr. Marcus Vinícius, responsável pelo TG, o Subtenente João Ricardo, o Sargento Gabbi e o palestrante, General Gislei Morais de Oliveira.

A palestra foi ministrada pelo general Gislei que falou sobre "Liderança". Ele explicou que "o nosso país, a nossa cidade, a nossa vida estão repletos de líderes e que é muito difícil nos dias de hoje encontrar pessoas do bem para assumir essa responsabilidade, de ser um líder para representar uma comunidade. Seja como presidente de bairro, prefeito ou presidente do Brasil. Todos somos diferentes, cada um tem a sua personalidade, o seu jeito, mas todos podem ser alguém na vida" disse.

No final do evento o subtenente João Ricardo agradeceu a todos e disse que é muito importante essa participação dos jovens e de toda a equipe do TG. Em especial agradeceu a presença do General Gislei que tão brilhantemente conduziu a palestra.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Itaperuna é sede da primeira etapa do "Projeto ECG Presente" da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

terça-feira, abril 11, 2017
As 18 cidades das regiões Norte/Noroeste do Estado do Rio estarão presentes em Itaperuna entre os dias 17 de abril e 20 de outubro. O município foi escolhido como sede da primeira etapa do projeto ECG PRESENTE da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ. 

O curso de capacitação acontecerá no auditório da UNIG – Universidade Iguaçu – na Rodovia BR 356, km 2, em Itaperuna. 

O objetivo é capacitar os servidores públicos que trabalham na área jurídica dos municípios. A inscrição poderá ser feita direto no site: www.ecg.tce.rj.gov.br.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes é preso em operação da PF

terça-feira, abril 11, 2017
Policiais federais cumprem hoje (11) mandados de prisão preventiva contra o ex-secretário estadual de Saúde do Rio e ex-diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) Sérgio Côrtes, além de dois empresários. Também estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva.

Os mandados da Operação Fatura Exposta foram concedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Eles são acusados de fraudes em licitações para fornecimento de próteses para o Into e para a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a Polícia Federal, as licitações eram direcionadas para beneficiar empresários investigados em troca do pagamento de propina no valor de 10% dos contratos.

Os presos serão indiciados por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Côrtes foi diretor do Into de 2002 a 2006, com uma breve atuação como interventor federal na crise da saúde municipal em 2005. Em janeiro de 2007, ele assumiu a Secretaria Estadual de Saúde, onde ficou até 2013.

Fonte: Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil
SAIBA MAIS >