03/23/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, março 23, 2017

A manutenção e os reparos nas ruas de Itaperuna não param

quinta-feira, março 23, 2017
A Secretaria de Obras de Itaperuna está trabalhando dia a dia para melhorar as ruas, praças e localidades. No último sábado (18) o trabalho foi iniciado às 13h e se estendeu pela madrugada de domingo (19). O mutirão de limpeza seguiu na avenida central da cidade e também pintaram os meios-fios.

No bairro e na Avenida João Bedim, a secretaria trabalhou, nesta semana, na capina e limpeza, além do reparo em todo o calçamento.
Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Dia Mundial da Água é comemorado pela Secretaria do Ambiente de Itaperuna

quinta-feira, março 23, 2017
Trabalhando para um ambiente de melhor qualidade, a Secretaria do Ambiente de Itaperuna realizou, na noite de quarta-feira (22), no auditório da Faculdade Redentor, um encontro com autoridades, alunos e público em geral, para o lançamento oficial do projeto Plante Água.

Esse projeto vem criar uma nova ideia de preservação e plantio de árvores em locais de nascentes e o cuidado com esse bem tão precioso que é a água.

As palestras foram ministradas pela Bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli e pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Francisco, que falou sobre a Campanha da Fraternidade 2017 "Os Biomas", e explicou a importância de cada um deles para o nosso clima e a vida das águas. A bióloga e ambientalista Jô Mezzabarba, expôs sobre o Consumo Consciente e Sustentável e a responsabilidade de todos para o futuro da água. 

O cantor Valber Meireles interpretou a música "Terra Planeta Água" de Guilherme Arantes.

O vice- prefeito, Rogerinho Boechat, participou do evento e disse ser de extrema importância essa conscientização a favor da água e que "se não tivermos um tratamento especial das nascentes e dos rios, em pouco tempo não teremos mais água".

O Secretário do Ambiente Waldriano Terra disse que "o compromisso com o Meio Ambiente é além de tudo um compromisso pela vida em nossa cidade, pois o que nos dá vida é a Água".

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Prefeito de Itaperuna fala sobre a reforma administrativa e a verdade sobre ela

quinta-feira, março 23, 2017
Prefeitura entrega à Câmara Municipal um Moderno Projeto de Lei para Reforma Administrativa que tem o objetivo de aperfeiçoar, otimizar ações e gastos do município.

A Prefeitura de Itaperuna entregou, na última sexta-feira (17/3), à Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei que dispõe sobre a nova organização da administração direta e indireta do poder executivo. Esta proposta de gestão pública de qualidade tem como princípios básicos à estruturação organizacional que permitirá uma gestão estratégica em cada unidade administrativa, para desenvolver  trabalhos melhorando a qualidade de vida da população.

A atual estrutura da Prefeitura de Itaperuna é de 1976, depois disso, veio a Constituição Federal de 1988, a Lei de Responsabilidade Fiscal em 2001, e nada foi mudado. Então, vê-se que esta estrutura é totalmente arcaica, gerando atrasos em procedimentos e processos que atrapalham e muito a vida dos munícipes, além de gerar altos custos para o poder público que infelizmente vem sendo custeados pelos cidadãos.

A pretensão do modelo apresentado foi promessa de campanha do prefeito Dr. Marcus Vinícius, para impor um rigoroso controle das finanças públicas, estabelecendo estruturas dinâmicas, acabar com os altos salários e funcionários fantasmas e, consequentemente,  desperdícios de dinheiro público.

Para alcançar essas metas, o Projeto de Lei também sugere a criação de duas novas secretarias, a de Turismo e Cultura, para que estas sejam auto-sustentáveis e possam receber recursos e, assim, a Prefeitura poder investir nestas áreas. Além disso, haverá extinção e alteração de denominações; a mudança nas subordinações hierárquicas de órgãos, a descentralização e desconcentração dos serviços e um organograma moderno que de fato atenda os atuais procedimentos que norteiam a administração pública, fazendo com que a Prefeitura de Itaperuna possa levar aos cidadãos serviços e atendimentos de alta qualidade e de forma organizada.

De acordo com Dr. Marcus Vinicius, a nova estrutura organizacional irá privilegiar as funções de direção, chefia e coordenação, necessárias ao bom andamento do poder executivo. "O projeto entregue na sexta-feira fundamenta-se na modernização da gestão, preparando-a para os desafios do presente e do futuro, com vistas a garantir a supremacia do interesse público, assim como uma eficiente prestação dos serviços públicos", esclareceu o Prefeito.

A nova legislação irá fixar limites nos gastos com cargos que estavam sendo contratados sem limites de valores e outros ainda que sequer existiam na forma da Lei e se davam na forma de RPAs (Recibo Profissional de Autônomo)  em diversas unidades administrativas, pagos a critério dos gestores sem a devida autorização legislativa, o que é uma enorme afronta aos princípios da Legalidade, da Moralidade e da Impessoalidade. "Vamos criar cargos sim, mas dentro da lei, pagando os encargos trabalhistas e todos os direitos dos trabalhadores, diferente dos que nos acusam hoje. No governo passado, existiam mais de 700 pessoas recebendo por RPA, sendo que muitos deixaram a prefeitura sem ter direito a nada. Isso é crime! No nosso governo não vamos permitir isso. Todos têm que ter seus direitos respeitados", disse o Prefeito.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Programa de Saúde Mental de Itaperuna realiza "Mostrando a Cara"

quinta-feira, março 23, 2017
O Programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Itaperuna, realizou na tarde desta quarta-feira (22), na Concha Acústica, no Centro, a primeira Ação Social de 2017 com o tema: "Mostrando a Cara". O evento teve a participação da AFAUPETRAM (Associação de Familiares, Amigos, Usuários e Pessoas com Transtorno Mental) e teve objetivo de conscientizar os profissionais de saúde e a população sobre o que pode ser feito para garantir que as pessoas com distúrbios de saúde mental possam continuar a viver com dignidade através de políticas orientadas nos direitos humanos e também sobre tratamento e os processos de inclusão na sociedade.

Cerca de 800 pessoas passaram pelo evento que contou com palestras, shows e estandes onde estavam sendo vendidos artesanatos feitos pelos portadores de transtornos mentais.

"Nosso objetivo, seguindo a meta estabelecida pelo nosso prefeito Dr. Marcus Vinicius, é humanizar a saúde em todas suas vertentes. Esse evento que tem apoio da Secretaria de Saúde demonstra o empenho do executivo municipal na execução dessa meta", declarou Dr. Alexandre Martins, Secretário Municipal de Saúde.

"Achei muito bom o a iniciativa da Prefeitura de Itaperuna. As pessoas ficam sabendo que nossos familiares, que tem algum tipo de transtorno mental, podem levar uma vida normal quando são atendidos por bons profissionais e aceitos pela sociedade", disse D. Herly de Azevedo Santos, mãe de um rapaz, de 23 anos, portador de transtorno mental.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Prefeito de Itaperuna e Secretário de Educação buscam recursos em Brasília

quinta-feira, março 23, 2017
Na tarde desta quarta-feira (22) o Prefeito do Município de Itaperuna, Dr. Marcus Vinicius, e o Secretário de Educação, Professor França Bombeiro, se reuniram com o Deputado Federal Sóstenes Cavalcante e com o Presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Silvio Pinheiro.

"O trabalho de busca de recursos para a cidade não pode parar", disse o prefeito que voltou a Capital para firmar alguns convênios e emendas que garantam recursos na área da Educação como construção de escolas, reformas de quadras e aquisição de ônibus escolares.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >