03/15/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, março 15, 2017

Semana de Capacitação da Ação Social recebe palestras sobre Proteção Social Básica e Especial em Itaperuna

quarta-feira, março 15, 2017
Dando continuidade ao curso de extensão promovido pela UFRJ (Faculdade Federal do Rio de Janeiro) durante toda esta semana no Hotel Meirelles, no Centro, a equipe da Secretaria de Ação Social de Itaperuna recebeu, nesta quarta-feira (15), palestras sobre Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade.

As palestras ministradas pela Doutora em Assistência Social, Heloísa Mesquita, e pela psicóloga e especialista em Administração Pública pela Fundação CEPERJ (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), Carla Fellows, explicou aos profissionais, técnicos e docentes sobre os conceitos, serviços e equipamentos necessários para o provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

“Todo profissional da área social independente de sua formação tem que estar dentro de um propósito único: a proteção social. Não é só fazer um trabalho mecanizado, é garantir patamares de dignidade e desenvolvimento integral dos indivíduos e suas famílias. Trabalhamos com pessoas, não com máquinas”, lembrou a psicóloga.

Cerca de 100 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos e advogados de 13 cidades da região, participam do curso desde a última segunda-feira e vai até o dia 17, quando receberão certificado emitido pela Universidade.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Começam as aulas na Padaria Escola, em Itaperuna

quarta-feira, março 15, 2017
O Projeto Padaria Escola do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Castelo/Horto Florestal iniciou as aulas práticas e teóricas do curso de panificação profissional, nesta quarta-feira (15), com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde.

O Projeto é da Secretaria de Ação Social e tem o objetivo de qualificar a mão de obra para o seguimento alimentício de pães, salgadinhos e doces. Depois de formado, o profissional recebe um certificado de conclusão profissional na área poderá trabalhar em padarias, confeitarias e restaurantes. No curso serão ensinadas técnicas de produção, receitas próprias da panificação, recomendações de higiene e conservação ideal de alimentos, como realizar cálculos de balanceamento de massas, as principais receitas de pães e recheios, e muito mais.

Nessa primeira etapa serão 20 alunos. Em breve o CRAS abrirá novas turmas a partir da lista de cadastro de reserva que está sendo formada.

Para quem deseja ingressar nessa carreira, o candidato deve procurar o CRAS e fazer o cadastro.

O CRAS fica na rua São Vicente de Paula, nº 92, no Castelo/Horto Florestal, parte alta do Centro ou ligue 3824 6696 para mais informações.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Estado do Rio confirma primeira morte por febre amarela

quarta-feira, março 15, 2017
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informou hoje (15) que foram confirmados os dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão dentro do estado do Rio de Janeiro, desde as primeiras notificações em humanos em Minas Gerais. Um dos casos resultou em morte: Watila Santos, de 38 anos, morador da área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea. Ele morreu no último sábado (11), no hospital municipal da cidade, onde deu entrada com queixas de dor de cabeça, taquicardia, falta de ar, febre e dor no corpo.

O outro resultado positivo para o vírus também é de um morador da área rural do município de Casimiro de Abreu. Segundo a secretaria, os dois homens não têm histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença.

Diante dos resultados, a secretaria informou que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos, nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

Para a primeira etapa da vacinação dos moradores destes municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16) para a secretaria, que fará a distribuição para as cidades.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro. A Secretaria de Saúde reforça que todo o estado será contemplado e que, portanto, não há necessidade de deslocamento da população entre os municípios em busca da vacina.

Fonte: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil
SAIBA MAIS >

Laboratório de Informática é ativado em Escola Municipal do distrito de Venâncio

quarta-feira, março 15, 2017
A Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia, no Distrito de Comendador Venâncio, em apenas 8 dias após o início do ano letivo preparou e ativou o laboratório de informática possibilitando o aprendizado dos 308 alunos matriculados atualmente na instituição de ensino.

Os computadores que agora fazem parte do laboratório nunca haviam sido utilizados. Encontravam-se ainda nas caixas e lacrados há cerca de 6 anos. Na gestão anterior, algumas instalações elétricas chegaram a ser feitas na sala, mas os equipamentos permaneceram sem uso.

"O laboratório é a sensação dos alunos que ficam ansiosos pela quinta- feira, pois é o dia que eles utilizam os computadores com o auxílio do técnico. Os olhos deles brilham", disse a Diretora Geral da escola", Ângela Costa.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Vigilância Sanitária de Itaperuna reúne-se com protetores de cães de ruas

quarta-feira, março 15, 2017
A Vigilância Sanitária de Itaperuna realizou nesta terça-feira (14) no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, a primeira reunião com os representantes das ONGs e Grupos de Proteção Animal de Itaperuna para tratar sobre a situação dos animais de rua e outros assuntos.

O objetivo do encontro foi ouvir as reivindicações dos grupos protetores e explicar o que o poder público está fazendo e o que poderá ser feito.O Coordenador da Vigilância Sanitária Gabriel França anunciou a retomada das atividades do Hospital Veterinário e do Projeto Pata Amiga, dentro de aproximadamente 45 dias.

Os representantes dos três grupos de protetores presentes reivindicaram urgências nas ações do poder público.

O Coordenador da Vigilância explicou que tudo tem que seguir os transmites legais para evitar problemas com a justiça no futuro."Eu entendo a urgência e estou sensibilizado com o problema dos cães de rua, estamos procurando soluções, mas não adianta eu dizer de boca que vou resolver o problema amanhã, porque isso passa por diversas etapas", explicou Gabriel França.

Os grupos querem casas de passagem para abrigar os animais doentes ou atropelados enquanto não são adotados, e também uma soluções para os cães que vivem no lixão, que foi interditado, e agora estariam sem água e comida.

O coordenador da Vigilância fez uma proposta substitutiva às casas de passagem, que seria a construção de um canil somente para guarda provisória dos cães dentro dos mesmos parâmetros sugeridos pelos grupos de protetores . Contudo, afirmou que todas as propostas serão levadas para apreciação da Secretaria de Saúde e do Prefeito Municipal de Itaperuna.

O Vereador Marquinhos de Retiro, presente durante toda a reunião disse que já apresentou proposta sobre o tema, e que o legislativo dará todo apoio para solucionar o problema dos cães de rua.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >