02/20/17 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Ambiente de Itaperuna tem representante na Assembleia do CEIVAP

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
A Secretaria do Ambiente de Itaperuna participou nesta segunda-feira (20) na sede do INEA/SEA no Rio de Janeiro, da eleição para composição da Assembleia do CEIVAP (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

A Assembleia é composta por membros do Poder Público de Usuários de Água e da Sociedade Civil. Pela primeira vez a Cidade de Itaperuna participou das eleições do Comitê, tendo garantido a vaga de Titular com a representação Municipal da Subsecretária do Ambiente, a Bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli, indicada pelo Prefeito Marcos Vinicius.

O titular na Assembleia tem poder de voto e de veto em projetos, programas e reivindicações do Comitê. A posse do Município acontecerá em breve.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Terminam nesta terça-feira as inscrições para o Carnaval da Melhor Idade

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
Terminam nesta terça-feira (20) as inscrições para o Carnaval da Melhor Idade que será promovido pela Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no próximo sábado (25), no Centro Poliesportivo Edgard Pinheiro Dias.

A terceira idade itaperunense terá um dia especial todo dedicado a ela, com atividades físicas, dança, jogos e palestras que serão realizadas a partir das 7h.

As inscrições podem ser realizadas até as 17h desta terça-feira, na sede da Secretaria de Esporte e lazer no Centro Poliesportivo. 

As vagas são limitadas.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Nota Oficial da Prefeitura de Itaperuna sobre o Carnaval 2017

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
A Prefeitura de Itaperuna informa que não haverá programação para o Carnaval 2017 no município.

A nova gestão decidiu priorizar outras questões emergenciais, como infraestrutura, saúde, educação, entre outros.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

“Domingo sem hipertensão" no distrito de Raposo

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
A subprefeitura do distrito de Raposo, em Itaperuna, realizou ontem (19) o “Domingo sem Hipertensão”. O evento foi através da Secretaria de Saúde com o apoio da Universidade Nova Iguaçu (UNIG) e contou com a presença do prefeito Dr. Marcus Vinícius e o secretário de Saúde, Dr. Alexandre Martins.

Durante todo o dia, cerca de 220 pessoas foram atendidas, dentre elas, 16 medicadas, por estarem com pressão alta, 60 fizeram testes de glicemia onde quatro pessoas foram constatadas com diabetes e medicadas com insulina, essas não sabiam que tinham a doença.

De acordo com o subprefeito do distrito, Emyliandro Bastos, a população de Raposo não tinha muita informação sobre a doença e, por isso, a importância de realizar o evento, que também teve a parceria do estudante de medicina e morador de Raposo, João Gabriel Bastos. “O evento também foi para informar que, a partir de março, agentes da saúde começarão o trabalho de visitação nas casas para as famílias serem atendidas e receberem informações sobre os cuidados com a saúde”, disse.

Segundo o encarregado da Unidade Básica de Saúde do distrito, Marcos Lopes, há cinco anos o distrito não possui agentes fazendo esse trabalho e os últimos dados, de 2011, mostram que foram constatados 408 moradores hipertensos, sendo 98 deles diabéticos, muitos deles não se tratam.

​A Hipertensão Arterial aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Cardíaca e Renal, Impotência Sexual, além de outras complicações.

Para saber mais sobre a doença e fazer exames de glicemia e pressão arterial, os moradores de Raposo podem procurar atendimento na UBS do distrito de segunda à sexta-feira das 7h às 16h. Nos finais de semana, a UTI móvel funciona das 19h de sexta-feira às 07h de segunda, no pátio da UBS, com um médico e enfermeiro de plantão.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

SEMA recebe a primeira compensação ambiental por emissão de CO²

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
Em cumprimento ao Projeto Carbono Zero, aprovado pelo CONSEMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente), a Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna (SEMA), recebeu na última sexta-feira(17), a primeira compensação ambiental por emissão de CO². 

A sub secretária e bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli e o secretário do Ambiente,  Waldriano Terra, receberam da empresária Patrícia Telles, que representa a casa de  eventos Infinity Hall, no cumprimento da resolução do projeto, um total de 936 mudas de árvores nativas.

O projeto Carbono Zero, visa o plantio de árvores nativas da nossa região, como forma de compensação pela poluição em eventos onde a emissão de CO² é mais alta em aglomerações. Este gás é liberado no processo de respiração (na expiração) dos seres humanos e também na queima dos combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal). A grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois ocasiona o efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global.

A SEMA pretende utilizar as mudas que foram recebidas pela empresa para reflorestamento e recuperação da mata-atlântica no município e nos distritos e ainda emitirá um selo verde, que certifica a empresa de sua contribuição para preservação do meio ambiente e responsabilidade ambiental.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Orquestra Retocando reinicia aulas e ensaios levando musicalidade para crianças e adolescentes de Itaperuna

segunda-feira, fevereiro 20, 2017
A Orquestra Retocando, mantida pela Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, retomou as aulas e ensaios na última semana.

As aulas e ensaios são ministradas pelo maestro Ruan Pimentel no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Surubi. O projeto da orquestra atende em média 35 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos em situação de risco social.

“Sem perspectiva de vida, vivia na rua. Quando tive contato com a música, saí da rua e me tornei uma pessoa melhor. Da mesma forma que aconteceu comigo, acontece na vida das crianças que passam pelo projeto”, conta o ex-aluno e sub responsável pela orquestra, Estevam Costa.

Os interessados poderão fazer suas inscrições munidos de documentos no CRAS do Jardim Surubi, na Avenida Porto Alegre, nº 1000, acompanhado de seus responsáveis.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >