Itaperuna participa da reunião do COSEMMA em Natividade - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, março 22, 2017

Itaperuna participa da reunião do COSEMMA em Natividade

Na tarde desta terça-feira (21) às 14h no Anfiteatro do Colégio Alvorada, na cidade de Natividade, aconteceu a reunião geral regional do COSEMMA (Conselho das Secretarias Municipais do Meio Ambiente). O tema do encontro foi o lixo, resíduos sólidos, seu descarte e a responsabilidade dos governantes, empresas e população em geral.

Estiveram presentes o prefeito de Natividade, Severiano Neném, o secretário de Meio Ambiente, Marcos Paulo de Pinho, o vice-Prefeito de Itaperuna Rogerinho, o secretário do Ambiente de Itaperuna, Waldriano Terra e o superintendente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Fernando Guida. Do INEA de Santo Antônio de Pádua, Betiza Moraes, o Presidente do COSEMMA, Juarez Noé, o conselheiro Wagner Colosso e o Cientista Ambiental Walter Plácido.

O COSEMMA é um órgão que visa alertar, antecipar e propor ideias para um cuidado melhor com o meio ambiente e participam dele quinze cidades da região: Natividade, Itaperuna, Porciúncula, Laje do Muriaé, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Italva, São Fidelis, Itaocara, Varre-sai, São José de Ubá, Aperibé, Cambuci e Cardoso Moreira.

Na ocasião compareceram três representantes de outras três cidades: Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra, que em votação ficou decidido que as cidades também participarão do COSEMMA, totalizando assim, 18 municípios inscritos.

Fernando Guida disse que é um absurdo muito grande o que algumas prefeituras fazem com as secretarias de ambiente, não dando sequer meios de trabalho, reduzindo os custos e pessoal, as secretarias devem compartilhar biólogos e engenheiros ambientais: "é importante um conselho como esse para enfrentar os prefeitos no sentido de ajudar a darem mais importâncias as gestões ambientais", disse Guida.

O secretário do Ambiente de Itaperuna, Waldriano Terra, cumprimentou as novas cidades que aderiram ao conselho e falou que é muito importante essa participação: " a união de mais secretarias é importante para o fortalecimento do COSEMMA", disse.

A Palestra do Engenheiro Mestre em Ciências Ambientais, Walter Plácido, foi muito proveitosa e levantou várias polêmicas a respeito do tema resíduos sólidos, abrindo os olhos dos secretários do perigo eminente que são os lixões nas cidades e o chorume, produzido por decomposição das matérias agressivas a natureza:

 "O governante tem que saber que o descarte do lixo muito em breve terá que ser cobrado da população, é preciso que o lixo vire empresa para que os aterros sejam bem administrados", afirmou.

Ficou decidido que a próximo encontro do conselho será na cidade de Campos dos Goytacazes.

Fonte: DECOM