10/26/10 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, outubro 26, 2010

Circuito Cultural SESI - Mês de Novembro 2010

Novas empresas com geração de emprego no Noroeste

terça-feira, outubro 26, 2010
Empreendimentos em São José de Ubá e Laje do Muriaé prometem elevar economia

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), pesquisa feita pelo Sistema Firjan para acompanhar a evolução dos municípios em questões referentes ao desenvolvimento humano, apontou as cidades de Laje do Muriaé e São José de Ubá como as cidades que apresentaram baixo desempenho no Noroeste Fluminense. As duas cidades tiveram bons resultados nos itens Saúde e Educação, sendo que Saúde nos dois municípios foi considerada alta, porém o item Emprego e Renda reduziu a média.

Segundo a pesquisa, Laje do Muriaé obteve 0,3293 em Emprego e Renda, 0,7884 em Educação e 0,8379 em Saúde, ficando com 0,6519 no IFDM. Já São José de Ubá obteve 0,3261 em Emprego e Renda, 0,7716 em Educação e 0,8542 em Saúde, tendo 0,6506. A avaliação vai de 0 a 1.
SAIBA MAIS >

Estado já registra mais de 3.000 novas empresas até setembro

terça-feira, outubro 26, 2010
Abertura de novos negócios cresceu 8,7% em relação ao mesmo mês de 2009

Já chegou a 30.692 o número de novas empresas abertas no estado este ano, até setembro. De acordo com levantamento da Junta Comercial do Estado (Jucerja), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram registradas 3.695 novas empresas no mês, o que representa um crescimento de 8,7% em relação a setembro de 2009, quando foram abertos 3.399 novos negócios no Rio de Janeiro.

“A nossa expectativa é que o ano termine com 40 mil empresas abertas. Isso é reflexo do bom momento que a economia do Estado vem atravessando e também das melhorias nos serviços e sistemas implantados pela Jucerja com o objetivo de facilitar a vida do novo empreendedor. Entre as iniciativas que estão estimulando a formalização de novos negócios estão a descentralização das atividades do órgão, que passou a contar com mais postos de atendimento em diferentes pontos do Estado”, explica Carlos De La Rocque, presidente da Junta Comercial.
SAIBA MAIS >

Firjan promove Workshop de Eletricidade

terça-feira, outubro 26, 2010
O Sistema FIRJAN promove, no dia 28 de outubro, através do SENAI, o Workshop de Eletricidade. O evento acontece das 18h às 21h30 no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de outubro, no SENAI de Itaperuna, na Av. Zulamith Bittencourt, 190, Centro, ou pelo tel. (22) 3824-1760. Os participantes inscritos receberão certificado. Aqueles que não se inscreverem podem participar do evento, mas não recebem o certificado.

O workshop abordará temas diversos da área de eletricidade, entre eles segurança e linhas de produtos. Segue a programação:
SAIBA MAIS >

Final do Campeonato de Futebol do SESI

terça-feira, outubro 26, 2010

Aconteceu sábado (23) no Sesi de Itaperuna a final do 9º Campeonato de Futebol do Sesi, tendo como campeã a equipe da Vest Surf, ganhando por 2 a 0 da equipe Cabral e Vieira. Antes da final houve a disputa pelo terceiro lugar entre Parmalat e João Venâncio, com a João Venâncio ganhando por 2 a 1.
Houve entrega de medalhas e troféus e também prêmio para o artilheiro do campeonato, José Antônio, do Hotel Albinos, com 12 gols, e para o goleiro menos vazado, Sidnei Silva Lopes, da Vest Surf. Na ocasião foi realizada uma campanha de arrecadação de alimentos, destinados a uma entidade filantrópica. O campeonato foi realizado desde junho. Participaram 14 equipes e foram disputados 103 jogos.
SAIBA MAIS >

Firjan lança Caderno Perfil Inverno 2011 em Itaperuna

terça-feira, outubro 26, 2010


Aconteceu na quinta-feira, dia 21 de outubro, no Teatro FIRJAN/SESI de Itaperuna, o lançamento do Caderno Perfil Inverno 2011. O Caderno foi preparado pelo SENAI Moda e Design e o evento contou com em torno de 40 pessoas do setor de confecções.

A apresentação em Itaperuna foi feita pela estilista Brenda Tostes (foto) e pela modelista Cida Fereira. Elas apresentaram as macro-tendência para a estação, que são Simplicidade Engenhosa, Ícone Renovado, Survivalismo e Universo Luz. Elas explicaram como essas macro-tendências podem ser utilizadas na hora da produção e deram destaque especial para lingerie noite, que é o forte das confecções da região.

O Caderno Perfil Inverno 2011 traz as tendências que estarão em alta no outono/inverno do próximo ano e é fruto dos trabalhos de pesquisas de campo dos técnicos do SENAI Moda e Design nos países que são referência no assunto, como Inglaterra e França.
SAIBA MAIS >

Professor Adacto Oltoni ministra palestra em Itaperuna

terça-feira, outubro 26, 2010

A palestra com o professor Adacto Oltoni aconteceu no auditório do SEBRAE
Adacto Oltoni, professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, esteve recentemente em Itaperuna ministrando uma palestra no auditório do SEBRAE. O professor falou sobre medidas provisórias e permanentes de prevenção, e resposta para os desastres ocasionados pelas enchentes e estiagens na região.

Na oportunidade, as autoridades locais apresentaram os principais problemas enfrentados neste período, como desabamento, queimadas, desapropriação de imóveis devido a riscos, dentre outros. Ciente dos problemas apresentados, o professor propôs métodos para criação de projetos, principalmente preventivos, em uma ação conjunta com os órgãos competentes e responsáveis de cada localidade.
SAIBA MAIS >

Prefeitura de Itaperuna constrói e entrega novas casas

terça-feira, outubro 26, 2010

Secretário de Ação Social Franciney França e secretária de Governo Claudete Cerqueira entregando as chaves da nova casa para a Dona Maria das Graças
A Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da Secretaria de Governo e Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação, entregou as primeiras casas a moradores que tiveram suas residências interditadas e em estado de risco. Essas casas foram demolidas e totalmente reconstruídas. Participaram da entrega das casas, o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), a secretária de Governo Claudete Cerqueira e o secretário de Ação Social Franciney França.

A primeira casa foi entregue a senhora Maria das Graças, que reside do na Rua Maria Ortega Arrabal, Nº 442, bairro Aeroporto. “É um grande prazer receber todos aqui, em minha casa nova. É um momento muito especial pra mim. Quando veio toda aquela enchente e derrubou minha casa, pensei que ficaria na rua. Mas graças a prefeitura e ao França, que me ajudou muito, hoje estou aqui realizando o sonho de ter minha casa totalmente reconstruída e linda. Muito obrigada”, diz dona Maria.
SAIBA MAIS >

Itaperuna participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

terça-feira, outubro 26, 2010

Sempre muito querido pelos pequeninos, o prefeito Claudão foi uma das atrações do evento
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorreu entre os dias 18 a 24 de outubro em diversos municípios brasileiros. Em Itaperuna, as atividades acontecem na quadra do ginásio Poliesportivo nos dias 20 e 21 de outubro.

O tema principal é: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades de divulgação científica, a SNCT 2010 pretende difundir conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.
SAIBA MAIS >