04/14/10 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, abril 14, 2010

Ação Global Regional neste domingo

quarta-feira, abril 14, 2010
A Rede Globo de Televisão e o Serviço Social da Indústria (Sesi), com o apoio da Inter TV e da Prefeitura de Itaperuna, realizam neste domingo (18), a terceira edição do projeto Ação Global 2010 que vai oferecer gratuitamente à população diversas atividades de serviço, como orientação médica e lazer. O evento acontece das 9h às 17h, nas dependências do Sesi, na Rua Deputado Cerqueira Garcia, no Bairro Cehab.

Serão cerca de 50 serviços voluntários nas áreas de Educação – Educação de Jovens e Adultos, Hora do Conto, Educação Integral, Brincando e Aprendendo, Novo Telecurso, Cultura, Esportes e Lazer –, ginástica motivacional, avaliação e orientação física e nutricional, gincanas recreativas, atividades de esporte e lazer, apresentações artísticas e culturais, orientações nutricional, jurídica sobre aluguel, contratos, imóveis, penal, INSS, separação, trabalhista, formação profissional com cursos profissionalizantes, oportunidades de emprego, serviços comunitários como RG, carteira de trabalho, aulas de culinária com receitas de baixo custo e higiene, entre outros serviços.

As equipes da Secretaria Municipal de Educação, Ação Social e Saúde, estiveram presentes na apresentação do projeto, que aconteceu no teatro do Sesi no dia 8 de abril. Já a Secretaria Municipal de Saúde vai montar estandes no local que irão oferecer orientações de procedimentos com a saúde da criança e do adolescente, prevenção do câncer bucal, saúde da mulher, da família e do homem, prevenção da Dengue, vírus HIV e doenças sexualmente transmissíveis.

A expectativa dos organizadores é reunir ao longo de todo o dia, 16 mil pessoas de todo Norte e Noroeste Fluminense e realizar 40 mil atendimentos com atividades gratuitas e realizadas de forma integrada. Vários voluntários, entre funcionários do Sesi, da Prefeitura, entidades não governamentais e iniciativa privada, fazem a montagem dos estandes, espaços de atividades esportivas e de lazer. No palco central terá a apresentação de bandas marciais, corais e realização de shows atendendo diversas faixas etárias.

Fonte: DECOM Itaperuna
SAIBA MAIS >

I Conferência Municipal de Saúde Mental

quarta-feira, abril 14, 2010
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna comemora a realização, no dia 10 de abril, da I Conferência Municipal de Saúde Mental. Cerca de 150 pessoas se inscreveram e participaram. A conferência contou ainda com a participação de palestrantes e autoridades. O secretário municipal de Saúde Marcos Tinoco e a secretária de Governo Claudete Cerqueira, fizeram a abertura do evento.

A Conferência, que no término entregou certificados aos participantes, foi realizada durante todo o dia e ao final do encontro foram aprovadas em plenária, propostas retiradas das mesas de discussões, que serão levadas à Conferência Estadual de Saúde Mental que será realizada no dia 15 de abril.

De acordo com o coordenador da Saúde Mental de Itaperuna Marcelo Damasceno, em resumo, as propostas aprovadas giram em torno da expansão dos serviços com um CAPS AD, CAPS e Centros de Convivência, além da expansão de políticas de assistência a criança e adolescente de saúde mental. “Ficamos muito satisfeitos com a participação das pessoas nesta conferência. Os grupos de debate foram muito eficientes e as propostas aprovadas foram pertinentes com o tema. Atingimos nossos objetivos. Por ser a primeira, essa conferência foi um sucesso”, comemora.

Segundo a secretária de Governo Claudete Cerqueira, a saúde mental é fundamental na saúde de todos. “Poucos são os governos que têm sensibilidade para tratar de política pública mental para efetivar e contribuir para a melhoria de qualidade de vida mental da população”, disse a secretária.

Mesma opinião compartilhada pelo secretário Municipal de Saúde Marcos Tinoco, que considera a saúde mental como um dos grandes desafios do século XXI. “O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos tem dado muito apoio nas ações a favor da saúde mental da população do município, e na condição de secretário de Saúde não pouparei esforços nos atendimentos necessários para o desenvolvimento do setor”, concluiu.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >