04/06/10 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, abril 06, 2010

Secretaria de Saúde faz palestra sobre Saúde da Mulher‏

terça-feira, abril 06, 2010
Um dos grandes desafios da mulher está em conhecer o próprio corpo. E foi com o intuito de fazê-las entender isso que o Centro de Estudos Supletivos – CES Itaperuna realizou no dia 26 de março uma palestra sobre a Saúde da Mulher.

Os técnicos do PAM/AIDS/NICES/PAISM da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna participaram do evento palestraram sobre os seguintes temas: “Saúde da Mulher e DST” para um público de 54 pessoas de 16 a 70 anos, que são alunos da referida unidade de ensino do município. Na palestra além do desenvolvimento do tema sobre a mulher, foram abordadas também outras doenças como Dengue e informação referente à vacinação da Gripe H1N1.

Na oportunidade o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Gesiney Botelho, aproveitou para informar sobre os cuidados que a população deve ter com relação à Dengue, convidando os presentes para que sejam multiplicadores em seus locais de trabalho, moradias, lazer, igrejas e outros. “Orientamos para o perigo em deixar depósitos acumulados com água em seus quintais. Nossos números não são alarmantes mais temos que nos policiar para que não haja uma epidemia e nos traga a doença. Ela chega silenciosa”, disse o coordenador.

Gesiney aproveitou e orientou sobre a vacinação da “Gripe A” que acontece em todas as Unidades de Estratégias da Família (ESF) e no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. “Pedimos para que toda a população vá aos postos para se orientarem de como e quem será vacinado, seguindo a tabela do Ministério da Saúde, até dia 21 de maio”, finalizou Gesiney.

A coordenadora do PAM/AIDS, Maria Aparecida Martins falou sobre o que é DST em uma rápida explanação. Já a enfermeira do Programa Saúde da Mulher Sandra Helena de Oliveira iniciou sua palestra com uma conversa simples e sem formalidades com os presentes, descontraindo assim o ambiente, já que se trata de um assunto onde existem alguns tabus.

“A importância de se fazer o exame de Papanicolau é porque dentre outras doenças, consegue-se prevenir o câncer de colo uterino. O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Ele é simples, indolor e rápido, porém, infelizmente, algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo, vergonha, tabu e às vezes por resistência de seus companheiros. Mesmo assim, nos últimos anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino têm diminuído consideravelmente”, realça a enfermeira.

Segundo Sandra Helena, quando é feita a avaliação, o abdômen, a vagina (interna e externa), e todo o sistema sexual da mulher são investigados minuciosamente. “Com isso somos capaz de detectar uma simples DST ou até um câncer de útero, muitas das vezes, no inicio”, afirma a enfermeira, que no ensejo lembra às mulheres que conseqüentemente deve-se fazer também o exame das mamas, a procura de alguma alteração ou nódulo a fim de prevenir um câncer.

Mulheres a partir de 65 anos correm mais riscos

De acordo com a enfermeira Sandra é indispensável para a mulher, uma vez por ano, realizar a consulta ginecológica com o médico ou enfermeiro na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. “É muito importante que as mulheres, a partir de 65 anos, façam o preventivo de três em três anos, pois estarão em fase moderada de risco de câncer de colo de útero”, alertou Sandra, que finalizou lembrando aos homens presentes que eles também devem fazer suas consultas. “O câncer de mama também acontece em homem”, concluiu.

A professora Lucia Oliveira de Paula, uma das responsáveis pela realização da palestra e funcionária do CES, disse que o encontro foi muito produtivo e enriquecedor. “O assunto abordado esclareceu a compreensão de alunos, de várias idades entre homens e mulheres. Muitos trabalham o dia todo e estudam supletivos à noite, e desconhecem esses tipos de exames e como fazê-lo. Então, a vinda dos técnicos da Secretaria de Saúde até aqui foi realmente um feito esclarecedor e de utilidade pública”, enaltece a professora.

Na ocasião, também houve distribuição de folder, cartaz e panfletos sobre preventivo, menstruação, pré-natal, parto, menopausa e climatério. Além de informações sobre a gripe Influenza A H1N1 e Dengue.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Secretaria de Saúde de Itaperuna promove ação conjunta contra a Dengue‏

terça-feira, abril 06, 2010
No dia 24 de março, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) e da Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), foi promovida palestra para prevenção e combate à Dengue, aos professores do Centro de Estudos Técnicos Profissionalizantes (Cetep).

Na ocasião, Gesiney Botelho coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Aurélio Carneiro da Vigilância Ambiental em Saúde, estiveram com seus técnicos na unidade de ensino e realizaram palestra para os professores.

Na abordagem, Aurélio destacou a importância dos professores na multiplicação das informações do combate ao Aedes Aegypti e usou o recurso de vídeo ao projetar um filme produzido pela Fiocruz para mostrar o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue, desde a fase de ovo até a fase adulta.

Segundo Aurélio é importante as preocupações com os locais que podem vir a se tornarem possíveis criadouros para as larvas do mosquito e a eliminação destes depósitos. “A população deve estar atenta aos materiais inservíveis que se encontram em seus quintais, como garrafas pet, latas, garrafas de cerveja e vasos, pois eles podem acumular água e servirem de depósitos”, disse o coordenador. Aurélio explicou o trabalho dos agentes ambientais. “São profissionais devidamente treinados pelo setor de capacitação e treinamento do Núcleo de Educação em Saúde (Nices) para combater o mosquito”, concluiu.

De acordo com o coordenador do Nices Gesiney Botelho, o intuito dessas palestras, na realidade é, além de transmitir conhecimentos sobre a Dengue e o mosquito transmissor, fazer com que os professores se tornem condutores das informações e auxiliem conscientizando os alunos da importância dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, pelos agentes de Vigilância Ambiental e agentes comunitários de saúde, no combate ao mosquito transmissor.

“A informação é a principal arma no combate ao mosquito. A responsabilidade também é da população itaperunense, esse trabalho deve ser diário e não é só da Secretaria a responsabilidade de cuidar da saúde de nosso município, todos devem contribuir. Com a iniciativa da população organizada é possível reduzir a infestação do mosquito em Itaperuna”, finalizou Botelho.

Durante o evento Gesiney e Aurélio, através das equipes de plantão responderam às perguntas feitas pelos professores, relacionados ao tema abordado, oferecendo o apoio do setor no que for necessário inclusive com distribuição de folders e cartazes, agendamento com os técnicos para palestras e todo o recurso disponível pela Secretaria Municipal de Saúde para o melhor desempenho do trabalho de multiplicador, exercido pelo professor.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

121 ANOS DE ITAPERUNA‏

terça-feira, abril 06, 2010
A prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo definiu as atrações da Festa de Maio, mês em que a cidade comemora 121 anos de emancipação político-administrativa. Na oportunidade estará em evidência a campanha “Itaperuna e você, pela vida”, com o intuito de fomentar a solidariedade. Quem desejar pode levar 1kg de alimento não perecível e entregar na portaria. Os alimentos serão doados para quem realmente precisa.

Todos os dias da festa serão com entrada FRANCA.

Festa01

ATRAÇÕES PRINCIPAIS: (PALCO PREFEITURA)

05/05 Show Gospel com Lizlanne

06/05 Dudu Nobre

07/05 Paralamas do Sucesso

08/05 CPM22

09/05 Zé Ramalho

10/05 Show Católico com Banda Exodus e Missa Campal

PALCO ALTERNATIVO: PALCO DO TRABALHADOR SESI

Shows com Fundo de Quintal, Cláudio Zoli, Preta Gil, Jerry Adrianni e bandas locais. Arena eletrônica com DJs Robix, Lelo Lorenzo, Marcelo Senne, Strife, Marcelo Mistake e participação especial do ator Daniel Erthal nas carrapetas. No sábado (08/05) participação especial do ator da Rede Globo Caio Castro.

Festa03

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Saúde Bucal de Itaperuna marca presença em encontro estadual

terça-feira, abril 06, 2010
O Departamento de Odontologia de Itaperuna marcou presença no último dia 26 de março, durante o primeiro Encontro Estadual de Políticas Públicas em Saúde Bucal no Rio de Janeiro. O evento foi aberto pelo coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, que destacou a importância da iniciativa do município de Itaperuna na busca de melhor atendimento.

Segundo o coordenador da Odontologia do município de Itaperuna Ethiel de Castro, que no encontro estava acompanhado da supervisora Ana Gracia Boechat, a técnica Claudia Goulart e a assessora Mara Rubea Tinoco, o momento foi propício para discutir e aprofundar temas importantes para o município.

“A fluoretação, inclusive, tem sido uma das metas mais cobiçadas pelo secretário do município, Marcos Tinoco, por ser a melhor forma coletiva de reduzir os índices de cárie na população, impactando positivamente na qualidade de vida”, disse Ethiel, que no ensejo reforçou o compromisso da coordenação odontológica com uma política de atenção à saúde bucal. “Priorizamos a geração de saúde de forma ampla e irrestrita a todos os segmentos sociais”, concluiu.

Representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Companhia Estadual de Água Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae) compareceram ao evento e informaram como se deve proceder para que os municípios se beneficiem da fluoretação das águas de abastecimento no Estado. Na ocasião, houve ainda a apresentação de vários pesquisadores nacionais de renome.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Asfalto em Venâncio e outras obras

terça-feira, abril 06, 2010
Anexo do Posto de Saúde Raul Travassos, com a ampliação de mais salas para o atendimento

A prefeitura de Itaperuna continua trabalhando incansavelmente pelo bem de seus munícipes. No distrito de Comendador Venâncio os moradores das ruas José Américo, Arão Garcia, Astolfo Ventura e Tereza Bastos já podem comemorar a conquista no que diz respeito ao asfaltamento. Foram aproximadamente 12.000m² de asfalto só naquele distrito.

Na cidade, além da ponte da Cehab devidamente sinalizada, está em pleno vapor a construção do anexo do Posto de Saúde Raul Travassos, com a ampliação de mais salas para o atendimento. Outra conquista da atual administração é uma reivindicação antiga por parte dos moradores do Bairro Boa Fortuna, que sempre sonharam com uma praça e que agora, observam a movimentação de máquinas aterrando o antigo campo para a construção do espaço sonhado.

Recentemente o secretário de Planejamento Jader Almeida concedeu uma entrevista e disse que outras obras têm sido realizadas no município. “Estamos fazendo um muro de contenção no Bairro Vinhosa; escada no Horto Florestal; muro de contenção no Bairro São Francisco; reconstrução de uma ponte em Águas Claras; reconstrução de uma ponte no Bambuí, que já está praticamente pronta; canaleta no Bairro São Francisco e outras. Não dá para lembrar tudo de cabeça”, disse na oportunidade. Para as outras localidades o secretário disse que há um planejamento a ser feito em cada lugar, mas de acordo com a necessidade encontrada pode haver alteração de planejamento. Outras localidades que receberão asfalto são Retiro do Muriaé, Raposo, Aré, Itajara e a princípio, 21 ruas na cidade.

Na época, o secretário ainda disse que outras obras serão realizadas neste ano. “A Praça Goytacaz, no Bairro Cidade Nova, esquina da Avenida Porto Alegre com a Nossa Senhora da Penha; abrigos mais modernos nos ponto de ônibus; drenagem de água pluvial no Bairro Vinhosa, em torno do Hospital. Depois da obra, a água da chuva não ficará mais parada naqueles pontos. Não resolverá o problema de enchente vinda do rio, mas a água pluvial que gera grande tormento será resolvida. Ainda pretendemos continuar a urbanização de Raposo, bem como construir um “charretódromo” para abrigar os animais que fazem os passeios com os turistas”, finalizou.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Semáforos da ponte da Cehab já estão em funcionamento

terça-feira, abril 06, 2010
O trânsito nas proximidades da ponte da Cehab, que por muito tempo foi problema, conta agora com semáforos que solucionam os problemas no local. A Prefeitura de Itaperuna, através de seu Departamento de Trânsito está trabalhando incansavelmente na tentativa de sanar os problemas de trânsito na cidade.

Na semana passada alguns sinais foram substituídos. O semáforo em frente ao ginásio Poliesportivo é mais moderno e facilita a visualização. “O novo semáforo tem o focal maior do que o anterior. Ainda vamos instalar um novo semáforo em frente à rodoviária”, diz Enio Borges, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT).

Ainda de acordo com o diretor do DEMUT, todos os semáforos da cidade receberam uma nova programação (pisca alerta). O sinal verde pisca três vezes antes de passar para o amarelo. “Estamos tendo a preocupação de sinalizar a cidade da melhor maneira possível”, comenta.

Outra informação importante passada pelo diretor é que existe uma possibilidade de que até o final do ano sejam instalados semáforos digitais em alguns pontos da cidade.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Itaperuna empata com o Sendas em São João do Meriti

terça-feira, abril 06, 2010
O Itaperuna E. C. jogando em São João do Meriti contra o Sendas no estádio Arthur Sendas conseguiu um empate com um jogador a menos. Esta foi a última rodada do turno no campeonato estadual da segunda divisão, a Segundona do Rio. A próxima partida do Itaperuna será nesta quarta-feira às 18h30min no estádio Jair de Siqueira Bittencourt abrindo o segundo turno da competição.

Buscando manter a ponta do grupo B o Sendas começou a impor seu jogo e deu o seu primeiro chute aos 8 minutos através do atacante Castro; a bola passou rente a trave e foi para a linha de fundo. Aos 15, Serginho entrou pela esquerda de ataque e finalizou por cima da meta. Melhor em campo, o Sendas buscava abrir o marcador, mas foi o Itaperuna que balançou as redes. Aos 26, Netinho fez boa jogada pela direita de ataque, tocou a bola para Juninho que chutou no ângulo de Thiago Eller: Itaperuna 1 a 0. O Sendas mal se recuperou do golpe e sofreu outro; aos 29, Daniel recebeu a bola pela esquerda e chutou forte no canto direito do goleiro do Sendas: Itaperuna 2 a 0. O Laranja de São João de Meriti teve que sair para o jogo, e, na pressão, diminuiu o marcador com Gustavo que cobrou falta com perfeição no canto esquerdo do goleiro do Itaperna. O time mandante ainda tentou empatar no primeiro tempo, mas não conseguiu.

ItaperunaA etapa complementar começou quente, logo aos 4 minutos, Gustavo cobrou falta a bola bateu na barreira e deslocou o goleiro Pirulito que nada pôde fazer: 2 a 2. O empate desestabilizou o Itaperuna que se perdeu na marcação. Aos 12 minutos, o gol da virada; Adriano recebeu na ponta direita e cruzou na área, a bola chegou até Castro que, de primeira, colocou a bola no ângulo de Pirulito: Sendas 3 a 2.
O Sendas passou a tocar a bola buscando ampliar o marcador, o trabalho foi facilitado com a expulsão do volante Ximbica. O Itaperuna, com um a menos, foi para o tudo ou nada e desperdiçou uma falta com chute de Caboclo para a defesa de Thiago Eller. Aos 44, novamente Caboclo cobra falta, a bola viaja na área e Manoelzinho, de cabeça, iguala o marcador, dando números finais ao jogo: Sendas 3 x 3 Itaperuna.

Fonte: Rádio Gospel FM
SAIBA MAIS >

Itaperuna realiza III Conferência Municipal de Esporte

terça-feira, abril 06, 2010
Aconteceu no dia 31 de março, no ginásio Poliesportivo, a III Conferência Municipal de Esporte em Itaperuna. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer convidou a todos os setores da sociedade que tenham relação com o esporte para participar do evento.

Na oportunidade, Eduardo Suísso (Futuca), abriu o evento citando a importância do esporte para a juventude e como o esporte pode influenciar na formação de um cidadão. “A nossa Secretaria tem se empenhado ao máximo para poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população itaperunense”, acrescenta.

Durante o evento, além de outras temáticas, foi discutida a situação da importância da prática de esportes entre pessoas portadoras de necessidades especiais, destacando-se surdos e mudos. Hoje, a Secretaria dispõe de professores com a capacidade de se comunicar com esses alunos. “Isso significa mais uma conquista para nós e para toda a população”, diz uma jovem esportista muda, através de um intérprete de Libras.

A III Conferência Municipal de Esporte contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas a do vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada). “O esporte trouxe muitos benefícios para a nossa vida. Nós precisamos ter um grande cuidado com as nossas crianças, pois elas são o nosso futuro. Quando você vir uma criança de rua, não a despreze. Tente ajudá-la e mostrar que ela pode ter uma chance na vida e o esporte pode ser uma delas’’, finaliza.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Governo Federal libera a construção do Anel Rodoviário da BR 356 em Itaperuna

terça-feira, abril 06, 2010
A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2 lançada ontem em Brasília, contará com R$ 1,59 trilhão, sendo R$ 958,9 bilhões até o fim de 2014, serão obras nas áreas de energia e transportes. Itaperuna está inserida com a BR-356 que será renovada e a criação do anel rodoviário em Itaperuna.

O traçado da BR-356 hoje passa pelo centro da cidade, que tem mais de 100 mil habitantes. Com isso, o trânsito local sofre constantes congestionamentos, além de colocar em risco a vida das pessoas que transitam pelas ruas centrais, por causa do material de alto risco que é transportado por caminhões.

O anel rodoviário, que irá transferir o trânsito de veículos de carga para a parte externa à cidade, é uma antiga e justa reivindicação da população, mas nunca foi realizado por falta de recursos. O atual secretário de Governo de Itaperuna, Elias Meiber, já havia solicitado esta obra e enviado um projeto para o Governo Federal para que fosse colocado o anel rodoviário entre os projetos do PAC.
Trânsito perigoso sairá do centro da cidade de Itaperuna

Trânsito perigoso sairá do centro da cidade de Itaperuna

“Desde o ano de 1997 nós estamos lutando e fazendo projetos para que esta obra saia e seja Itaperuna e toda a região Noroeste beneficiada, creio que com essa liberação Itaperuna crescerá ainda mais e o centro da cidade será mais seguro, visto que, produtos de altos riscos são transportados pela BR 356 e passam pela cidade de Itaperuna levando perigo para a nossa população”, disse Elias Meiber Secretário de Governo do Município de Itaperuna.

Agora, com essa liberação, o povo de Itaperuna terá a oportunidade de ver a obra da BR-356 concluída.

Fonte: Rádio Gospel FM
SAIBA MAIS >

Jair Bittencourt é convidado para se candidatar a deputado federal

terça-feira, abril 06, 2010
A região Norte e Noroeste Fluminense poderá contar com um representante para disputar o cargo de deputado federal nas eleições de outubro próximo pelo Partido da República - PR. Trata-se do nome do ex-prefeito de Itaperuna, Jair Bittencourt (PR), amigo do exgovernador Anthony Garotinho e seu coordenador político na região. O convite, que partiu do próprio presidente regional do Partido da República, Anthony Garotinho, que é pré-candidato ao Governo do Estado, coloca Bittencourt novamente no cenário político estadual.Garotinho afirma, “que o jovem político Jair não pode encerrar uma carreira tão promissora”.

- Há algum tempo falei com Jair para retornar à política. Não que ele teria abandonado a carreira, pois mesmo não concorrendo a prefeito nas eleições de 2008, Jair sempre esteve à frente de causas sociais, lutando pelos interesses de Itaperuna e por sua comunidade - disse Anthony Garotinho, finalizando que “convidou Jair, porque sempre trabalhou para o Noroeste. Como prefeito de Itaperuna, brigava no Rio e em Brasília para sua cidade, não se esquecendo da região”.

Procurado por nossa reportagem, Bittencourt afirma que realmente foi convidado pelo ex-governador Garotinho, não descartando a hipótese de concorrer a uma vaga de deputado federal por Itaperuna e região. “Sou amigo do casal de ex-governadores Garotinho e Rosinha. Já estou à frente, juntos com vários amigos da região Norte e Noroeste Fluminense, coordenando a pré-candidatura de Garotinho ao Governo do Estado. Para mim foi uma honra, pois a princípio, o candidato seria o ex-prefeito de São Fidélis, Davi Loureiro (PR), que optou a disputar uma vaga na Alerj. Estamos juntos com Garotinho, Rosinha e toda a equipe do Partido da República, pois trabalhos em democracia, e com ela, iremos decidir nosso futuro”, disse o ex-prefeito de Itaperuna, Jair Bittencourt.

Segundo a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, também ouvida pela nossa reportagem, Jair sempre reivindicou para Itaperuna. “Quando fui governadora do Estado do Rio, Jair sempre atuou com disciplina democrática. Pedia para Itaperuna, mas não se esquecia das outras cidades. Ele atuava como um líder que queria desenvolver o interior do Estado, em especial, as regiões Norte e Noroeste”, disse Rosinha Garotinho.

Caso o ex-prefeito de Itaperuna aceite o convite, segundo vários experientes políticos da cidade e da região, também ouvidos pela reportagem do O Itaperunense, Bittencourt contará com um apoio em massa de correligionários, simpatizantes e líderes políticos que seguem o casal de ex-governadores, Anthony e Rosinha Garotinho.

- Não podemos deixar de citar o que Jair fez para Itaperuna. A saúde e educação da cidade deram um ‘pulo’ extraordinário. À frente da prefeitura, Jair trouxe a Escola Técnica Federal e diversos outros importantes recursos para o desenvolvimento do Município. Com dinheiro em caixa e bem administrado, pagava os fornecedores da municipalidade em dia. No final de seu mandato, nenhum restos à pagar. Isto são algumas virtudes de uma administração séria e competente como foi a do ex-prefeito Jair - disse um importante político de Itaperuna.

Jornal O Itaperunense
SAIBA MAIS >