03/24/10 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, março 24, 2010

Novos semáforos em Itaperuna‏

quarta-feira, março 24, 2010

A Prefeitura de Itaperuna, através de seu Departamento de Trânsito está substituindo alguns semáforos da cidade. O sinal que fica em frente ao ginásio Poliesportivo, por exemplo, será substituído por um mais moderno.

“O novo semáforo tem o focal maior do que o anterior. O antigo sinal em frente ao Poliesportivo será reaproveitado e instalado na ponte da Cehab. Ainda vamos instalar um novo semáforo em frente à rodoviária”, diz Enio Borges, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT).

Ainda de acordo com o diretor do DEMUT, todos os semáforos da cidade receberam uma nova programação (pisca alerta). O sinal verde pisca três vezes antes de passar para o amarelo. “Estamos tendo a preocupação de sinalizar a cidade da melhor maneira possível”, comenta Borges.

Outra informação importante passada pelo diretor é que existe uma possibilidade de que até o final do ano sejam instalados semáforos digitais em alguns pontos da cidade.


Fonte: DECOM Itaperuna

SAIBA MAIS >

Dia mundial de combate à Tuberculose‏

quarta-feira, março 24, 2010

A prefeitura Municipal de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) realizou no dia 24 de março, no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, atendimento à população prestando informações sobre a Tuberculose.

De acordo com a enfermeira Sinara dos Santos, a maioria das pessoas queriam saber quais os sintomas que a doença apresenta e o tratamento adequado para lidar com o problema. “A gente procura prestar todo o tipo de informação possível para que as pessoas possam não só identificar um possível problema, como saber o quê fazer”, comenta a enfermeira.

Mas o quê é a Tuberculose? É uma doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis.

Sintomas
•Tosse crônica (o grande marcador da doença é a tosse durante mais de 21 dias);
• Febre;
• Suor noturno (que chega a molhar o lençol);
• Dor no tórax;
• Perda de peso lenta e progressiva;
• Quem tem tuberculose não sente fome, fica anoréxico (sem apetite) e com adinamia (sem disposição para nada).

Tratamento - A prevenção usual é a vacina BCG, aplicada nos primeiros 30 dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença. Se houver a contaminação, o tratamento consiste basicamente na combinação de três medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. O tratamento dura em torno de seis meses. Se o tuberculoso tomar as medicações corretamente, as chances de cura chegam a 95%. É fundamental não interromper o tratamento, mesmo que os sintomas desapareçam.


Fonte: DECOM Itaperuna
SAIBA MAIS >

Secretaria de Saúde promove campanha “Itaperuna Contra Dengue Verão 2009/2010”

quarta-feira, março 24, 2010

O Cento de Estudos Técnicos Profissionalizantes (Cetep), em Itaperuna, será palco da campanha “Itaperuna Contra Dengue Verão 2009/2010”, na próxima sexta-feira (26), às 9h, que inclui palestra de mobilização e será realizada pela Vigilância Ambiental em Saúde, órgão da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Realizada em parceria com o Nices (Núcleo da Informação, Comunicação, Educação em Saúde), a ação tem a finalidade de conscientizar professores e alunos sobre os riscos da dengue e a necessidade de combate ao mosquito.

Os participantes receberão folhetos com informações sobre o mosquito Aedes Aegypti. No espaço, haverá um estande onde a população terá a oportunidade de conhecer o ciclo de vida do mosquito e um pouco mais sobre animais peçonhentos.

“Este é um trabalho de mobilização social. A meta desta campanha é ensinar as pessoas como combater o mosquito da dengue por conta própria e tansformá-las em multiplicadores. Todo cidadão deve combatê-la. Visitamos as escolas do município e empresas levando nossos conhecimentos. Onde quiserem a nossa participação, estaremos lá”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde Aurélio Carneiro.

Fonte: DECOM Itaperuna
SAIBA MAIS >

Viva Melhor é evento inédito no Estado do Rio

quarta-feira, março 24, 2010

Aconteceu em Raposo/Itaperuna – RJ, de 18 a 21 de março último, o Encontro Nacional Viva Melhor. Direcionado para a melhor idade, o evento contou com atividades físicas, bailes, shows, exposição e venda de artesanatos e palestras, festival de cinema antigo, além de estrutura com atendimento médico no local.

Aconteceram apresentações do grupo Samba Full Jazz, do eclético Melhor de 3 e da Big Band Tupy, uma orquestra com 10 instrumentos de sopro que fizeram um grande baile sábado à noite, quando dançarinos da Cia. de Dança Paulo Bastos tiraram para dançar os participantes do evento.

Também foram promovidas palestras com o Dr. Edmilson Moraes, geriatra e gerontologista, que disse que eventos como este “fazem com que os idosos sejam melhores tratados e entendidos”. E com o prof. Júlio Machado, que declarou que “devemos estar bem conosco, para a vida ser melhor”.

Também aconteceram atividades físicas nas manhãs de sexta e sábado, com professores do Sesi, sorteios de brindes e uma celebração ecumênica no encerramento no domingo. O clímax do evento aconteceu na sexta à noite, com um show do humorista Chico Anysio, que segundo a participante Wagna da Conceição, de Nova Friburgo, “foi muito bom para desopilar o fígado”.

Adriana e Hely de Souza, de Vila Velha, também gostaram muito do evento, mas sugeriram para o próximo ano mais apresentações de grupos de forró e a promoção de bingos. Sérgio Almeida, da S.A. Idéias & Soluções, empresa promotora e organizadora deste evento e também da MercoNoroeste, declarou estar muito satisfeito com o resultado.

“Gostaríamos de agradecer aos participantes que de uma forma geral aprovaram o evento e na próxima edição procuraremos acertar mais, assim como acontece na MercoNoroeste que este ano terá sua 12ª edição. O mais importante é que o Viva Melhor cumpriu com sua proposta, ficando estabelecido no calendário de eventos, já que é inédito no Estado do Rio de Janeiro. Agradecemos o apoio de nossos patrocinadores e parceiros e no II Encontro Nacional Viva Melhor, em 2011, trabalharemos para que seja ainda melhor”, concluiu.

O Encontro Nacional Viva Melhor foi uma promoção e a organização da S.A. Idéias & Soluções, B2B Empreendimentos, patrocínio do Sebrae/RJ e Firjan, e apoio da TurisRio, Ministério do Turismo, Xamego Bom, Gráfica Hoffmann, Hotel Fazenda Raposo, Vivo.com e Secretaria Municipal de Saúde.

Camilo de Lellis
Informações:
Assessoria de Imprensa

Fonte: Itaperuna News
SAIBA MAIS >

Inaugurada escola infantil no Frigorífico

quarta-feira, março 24, 2010
O prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, inaugurou na quinta-feira (18), as novas instalações de Ensino Infantil da Escola Municipal José de Paula Nogueira, no Bairro Frigorífico, em Itaperuna. A nova unidade, que conta com 10 funcionários, funciona na Rua Antônio Cunha, número 188 e atende a aproximadamente 100 crianças.

De acordo com a diretora Moyana Mariano Robles, a nova unidade era muito aguardada. “Nossos pequenos necessitavam deste espaço”, comemora a diretora. Já o prefeito Claudão disse que a qualidade da Educação é uma preocupação do seu governo, que já beneficia a todos os alunos com uma merenda melhor.

Sobre a nova ponte, que vai ligar os bairros Frigorífico e Carulas aos bairros Aeroporto e Matadouro, Claudão convidou a todos os alunos da rede municipal de ensino para o lançamento da pedra fundamental. “Devemos prestigiar, no próximo dia 23, às 9h, no campo de aviação e receber o governador Sérgio Cabral, que vai anunciar muitas obras para Itaperuna”, disse o prefeito.

Também participaram do evento a secretária municipal de Educação Maria Luiza Lacerda, o secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação Franciney França, o França Bombeiro, o secretário de Obras Airton Ferreira, o secretário de Governo Elias Meiber, o presidente da Câmara Municipal de Itaperuna Paulo César , além de supervisoras e coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: DECOM Itaperuna
SAIBA MAIS >

Itaperuna vence e se recupera na tabela

quarta-feira, março 24, 2010
Sábado (20), jogando no estádio Moça Bonita, o Itaperuna Esporte Clube venceu o Artsul pelo placar de 2 a 0 em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Carioca da Segunda Divisão (Segundona).

O Itaperuna se recuperou da derrota para o Ceres, no meio de semana, em Itaperuna, e com o resultado, o time é o quarto colocado no Grupo B, com nove pontos. Os quatro primeiros da chave têm a mesma pontuação, mas Sampaio Correa, Sendas e Ceres superam o time do Noroeste Fluminense nos critérios de desempate.

A equipe itaperunense tem três vitórias e duas derrotas na competição. O próximo jogo será contra o Sampaio Correa, na próxima quarta-feira (24), no estádio Lourival Gomes.

Fonte: Eusébio Dornellas- Itaperuna News
SAIBA MAIS >

Cabral visita Itaperuna e anuncia investimentos para a região

quarta-feira, março 24, 2010

Durante a inauguração de melhorias operacionais do sistema de abastecimento de água em Itaperuna, no dia 23 de março, o governador Sérgio Cabral, acompanhado do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) e demais autoridades, anunciou uma série de investimentos para a região Noroeste Fluminense.

Foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões somente nas intervenções que já proporcionam uma melhor distribuição de água para a comunidade do Bairro Vinhosa e adjacências. Um volume de 34 milhões de litros de água tratada por dia. De acordo com o governador a Cedae vai investir aproximadamente R$ 80 milhões em saneamento básico na cidade.

Dentre as obras entregues à comunidade itaperunense estão: reforma da elevatória de água bruta, recuperação do floculador, reforma dos filtros da Estação de Tratamento de Água, recuperação da elevatória de água tratada principal, construção de dois boosters, assentamento de 6.764 metros de tubos, além da execução de 300 novas ligações prediais hidrometradas.

Para o prefeito Claudão, o governador Cabral tem sido muito atencioso com a cidade. “O amigo Cabral tem trazido bastante conquista para a nossa querida Itaperuna. Esperamos que ele possa trazer ainda muito mais”, diz. E o governador não perdeu tempo. Anunciou a construção da ponte que ligará os bairros Frigorífico e Carulas ao Aeroporto e Matadouro, orçada em R$ 12,7 milhões, bem como a pavimentação de 13 quilômetros de ruas da cidade.

Além disso, Cabral observou que a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros da cidade receberam viaturas novas e que a frota de veículos será substituída por novos carros. “Uma das próximas UPAs 24 Horas do interior será instalada em Itaperuna, que abriga um dos mais importantes hospitais do Noroeste fluminense, o São José do Avaí”, acrescenta o governador.

Durante a solenidade ainda foi realizada a entrega simbólica de 17 patrulhas mecanizadas para atender a cidades do interior, sendo uma delas para Itaperuna. Caminhões de apoio, basculante, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, motoniveladora, pá carregadeira, tratores agrícola e de esteira, além de implementos agrícolas (grades aradoras, scrapers e roçadeiras) estarão à disposição dos municípios do Noroeste fluminense.


Entrega simbólica de incentivos financeiros

Ainda durante a cerimônia foram entregues cheques simbólicos de incentivos financeiros no valor de R$ 1,8 milhão para agricultores do Programa Rio-Rural que desenvolvem subprojetos individuais e grupais (variando de R$ 3 mil a R$ 18 mil) de agricultura sustentável. Ao final da solenidade, governador e prefeitos de 15 municípios que declararam estado de calamidade devido às chuvas ocorridas no ano passado assinaram contratos no valor de R$ 75 milhões para início imediato de obras de recuperação dos prejuízos.

Participaram do evento o presidente da Cedae Wagner Victer, o vice-governador Luiz Fernando de Souza (Pezão), o presidente da ALERJ Jorge Picciani, o secretário Estadual de Agricultura Christino Áureo, o vice-prefeito Fernando “Paulada” e demais autoridades.

Fonte: DECOM Itaperuna


SAIBA MAIS >