UPA 24 horas será inaugurada em setembro em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, agosto 04, 2010

UPA 24 horas será inaugurada em setembro em Itaperuna

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Itaperuna, localizada num terreno ao lado do Parque de Exposições da Capil, na Cidade Nova, está com as obras em andamento e tem previsão de ser inaugurada em setembro, caso não haja nenhum atraso no cronograma.

A UPA 24 horas foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura, que cedeu o terreno para a instalação da unidade de saúde, e os governos Estadual e Federal, responsáveis pelo projeto e execução da obra. O primeiro mini-hospital da região Noroeste Fluminense ocupa 1.476 metros quadrados.

No local Já foi finalizada a concretagem e cerca de 30 operários trabalham na montagem da estrutura modular. Os dois pavimentos da unidade terão cerca de 1.500 metros quadrados de área util. Cerca de 170 funcionários, entre médicos, equipes de enfermagem e administrativas vão trabalhar no local.

A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.

O que é a UPA 24 horas
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h – são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UNS) e as portas de urgência hospitalares. A UPA de Itaperuna terá capacidade para até 300 atendimentos diários. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana, contando com Centros de Terapia Intensiva (CTI). No local, os pacientes poderão fazer consultas, exames e ainda receber medicamentos.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna