Pensar e agir a favor do meio ambiente em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, agosto 10, 2010

Pensar e agir a favor do meio ambiente em Itaperuna

A Escola Municipal Fazenda Capelinha, situada na zona rural de Itaperuna, recebe no seu rol de matrícula alunos do Cubatão e do Conjunto Habitacional da Capelinha. Reconhecendo o importante papel que desempenha na formação de cidadãos conscientes, a escola procura despertar e resgatar o interesse de cada aluno pelo meio ambiente.

Conforme o tema foi sendo trabalhado, os alunos ficaram surpresos com a realidade que encontraram, pois apesar de se ouvir falar tanto em preservar, reciclar e cuidar, o homem tem feito pouco para preservar e cuidar do meio em que vive. Na busca de explorar melhor o tema, a escola trabalhou com todas as turmas, desde a Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, dividindo para cada turma um subtema.

A Educação Infantil abordou o tema sobre “O Lixo e a Reciclagem” de forma informativa, através da confecção de objetos com materiais recicláveis, atividades manuais etc. já a turma do 1 º Ano buscou estimular a preservação da água, confeccionando cartazes, murais e maquetes. Os alunos do 2º Ano abordaram a alimentação saudável, e sobre como podemos evitar o desperdício e a poluição do meio, preparando comidas, sucos e outros, inclusive utilizando a casca das frutas e verduras.

As outras turmas também se empenharam. O 3º Ano se mobilizou em visitar a comunidade e conhecer melhor os moradores, demonstrando de forma prática atitudes de respeito ao próximo e à natureza, com bons hábitos e costumes. As turmas do 4º e 5º Ano desenvolveram trabalhos sobre a preservação das florestas, procurando estimular a responsabilidade individual e coletiva como parte integrante do meio.

Unidade de Reciclagem do Cubatão
Através das visitas à Unidade de Reciclagem do Cubatão (Itaplastic) e à fonte de água em uma fazenda, os alunos puderam desenvolver atividades como plantar, recolher objetos jogados nas área ao redor da fonte e através destas situações, refletirem sobre qual tem sido a sua participação neste processo.

Ainda foi realizada uma passeata, onde os alunos procuraram conscientizar os moradores da localidade, através de um jornal confeccionado por eles, tendo a colaboração dos professores, sobre o dever que cada um tem de respeitar o ambiente em que vive.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna