Encontro Municipal do Plano Estadual de Cultura - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, agosto 12, 2010

Encontro Municipal do Plano Estadual de Cultura

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e as prefeituras municipais realizam, entre os dias 9 e 13 de agosto, os Encontros Municipais de Cultura na Região Noroeste. As atividades dão prosseguimento ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura que, no ano passado, reuniu gestores públicos de todas as regiões do Estado.

É a oportunidade de ouvir a sociedade civil, em especial seus artistas, produtores, agentes culturais e representantes de entidades. A equipe da SEC vai visitar as cidades de Porciúncula, Natividade, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá para aprofundar o diagnóstico iniciado nas reuniões realizadas em 2009.

Ontem (11) foi a vez de Itaperuna receber o representante Zeca Barros, coordenador do Plano Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. “Além dos encontros culturais também são realizados conferencias municipais. A próxima Conferência Regional de Cultura será realizada no dia 11 de setembro, na cidade de Miracema”, lembra Barros.

O Plano Estadual de Cultura tem como principal objetivo a definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense. Durante as próximas etapas, o diagnóstico será refinado e se transformará em peça fundamental para a elaboração de programas e ações que objetivam a melhoria efetiva do cenário da cultura na região.

Ao final deste processo as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de Lei Estadual da Cultura.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Itaperuna