Segundo Inea, vazamento de minério não compromete abastecimento de água do Rio - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, julho 28, 2010

Segundo Inea, vazamento de minério não compromete abastecimento de água do Rio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que o vazamento de minério de ferro da Mineradora Samarco, no Rio São João, não coloca em risco o abastecimento de água do estado.

O vazamento ocorreu na madrugada de domingo (25), na cidade de Espera Feliz, em Minas Gerais, quando o minério vazou para o rio que é afluente do São Francisco de Itabapoana.

Técnicos do Inea vistoriaram o Rio São João e analisaram amostras de água em um ponto de captação da Companhia de Águas do Estado (Cedae), no Rio São Francisco de Itabapoana. Os resultados mostraram que não há qualquer “anormalidade” na qualidade da água e, por isso, não será necessário suspender a captação de água para abastecimento.

“O vazamento foi contido no afluente do Rio Itabapoana. Todas as análises de água feitas até agora não mostram alterações na qualidade de água do rio. Não foi necessário suspender a captação de água de Bom Jesus e Itabapoana”, disse a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

A bacia do Itabapoana drena uma área de 4.875 quilômetros quadrados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, abrangendo 18 municípios, cuja população total é de cerca de 650 mil habitantes.

Fonte: Folha de Italva