Raposo recebe ações da Secretaria de Saúde de Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, maio 11, 2010

Raposo recebe ações da Secretaria de Saúde de Itaperuna

No dia primeiro de maio, em Raposo (7º distrito de Itaperuna), a Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família (USF) da localidade, com o apoio do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (Nices), comemorou o Dia do Trabalhador juntamente com o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. A ação, iniciada às 8h, na Praça Central de Raposo (praça da igreja), contou com a presença de turistas que visitavam a cidade.

Durante a comemoração foram realizadas palestras com informações pertinentes ao bem estar da saúde e do corpo, incentivo às atividades físicas como, alongamentos, dança, entre outros exercícios. Cerca de 100 pessoas visitaram o estande da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a enfermeira Nancy de Oliveira, a aferição da pressão arterial dos visitantes tranqüilizou ainda mais o passeio. “Os profissionais de saúde também alertaram os turistas de como proceder com a alimentação para que não sofram da doença por excesso de sal nem por excesso de alimentos”, concluiu Nancy.

O evento teve como objetivo, a promoção da saúde e a prevenção da doença, pontuando a conscientização como fundamental para a mudança de hábitos da população. Houve distribuição de folder e panfletos, com conteúdo escrito de forma simples para alertar aos cidadãos os riscos da doença, suas conseqüências e como proceder em caso de sintomas de hipertensão.

Alunos da Escola Francisco Ventura participam de Caminhada contra a dengue

Ainda na sexta-feira (30), Raposo também foi palco de uma caminhada contra dengue realizada pela Secretaria de Saúde, através da Unidade de Estratégia da Família de Raposo (ESF), com a logística do Núcleo de Informação Comunicação e Educação em Saúde (Nices).

O evento teve início pela manhã e foi realizado com a participação dos alunos da Escola Municipal Francisco Ventura Lopes. A ação faz parte do projeto do Nices que no dia 9 de março fez uma grande mobilização em conjunto com a Secretaria de Educação, voltado à conscientização da população itaperunense no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A caminhada contou com a participação de 200 alunos, professores, agentes comunitários, agentes da Vigilância Ambiental, pais, mães e comunidade. Durante a passeata, uma moto de som tocava uma paródia alusiva ao combate dos criadouros do mosquito. A caminhada percorreu as ruas principais de Raposo e os alunos faziam entrega de folder e panfletos.

“Esta iniciativa partiu da preocupação do secretário de Saúde Dr. Marcos Tinoco, da necessidade de estarmos mobilizando toda a sociedade de Itaperuna, em mutirão, para promovermos uma melhor qualidade de vida à população itaperunense, no tocante da dengue. Esta ação não cabe só a saúde pública, é um dever de todos”, disse o coordenador do Nices Gesiney Botelho.

A caminhada teve também a participação do coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde em Itaperuna – CVAS, Aurélio Carneiro, que destacou a intenção de um mutirão para conscientizar sobre os riscos da doença. “A Vigilância Ambiental está trabalhando exaustivamente com ações para a contenção da infestação por Aedes aegypti. A iniciativa da Vigilância Ambiental, juntamente com o Nices, é promover durante todo o ano mutirões reunindo os mais variados segmentos de Itaperuna. Se cada cidadão fizer seu trabalho em casa, destruindo possíveis focos, limpando seus quintais, retirando os possíveis depósitos como garrafas, tampas, vasilhas inservíveis, conseguiremos controlar a infestação e a criação das larvas e conseqüentemente não teremos dengue”, concluiu o coordenador, que no ensejo divulgou o telefone da Vigilância para dúvidas e denúncias sobre criadouros da dengue: CVAS - 3824-6293.

DECOM - Prefeitura de Itaperuna