Itaperuna comemora 121 anos em grande estilo - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, maio 11, 2010

Itaperuna comemora 121 anos em grande estilo

Prefeito Claudão, Secretária de Governo Claudete e Vice-prefeito Paulada
Foram seis dias de festa que certamente entraram para a História do município. A cidade de Itaperuna comemorou 121 anos de emancipação político-administrativa e sob a “batuta do maestro” prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), o povo itaperunense foi tratado com dignidade merecida e ao final, aplaudiu o homem que durante décadas trabalha em benefício da cidade.

A abertura oficial da festa aconteceu no dia 05 de maio, em frente ao portão principal da Cooperativa Agropecuária de Itaperuna (Capil). Naquela oportunidade, o prefeito Claudão agradeceu às parcerias e o trabalho de sua equipe. “Estamos fazendo uma festa para o povo. Todos os dias a festa será com portões abertos. Agradeço aos nossos secretários que trabalham arduamente em prol da nossa querida Itaperuna”, diz.

Durante as festividades, a Prefeitura de Itaperuna se preocupou também em prestar serviços à população. Foram montados estandes com equipes de diversas secretarias, que prestaram assistência nas áreas de Saúde, Ação Social, Educação, dentre outras. Destaque para a “I Feira de Agronegócio de Itaperuna”, que aconteceu entre os dias 05 a 09 de maio.

A “I Feira de Agronegócio de Itaperuna” teve como objetivo principal ampliar a interação entre a cidade e o campo, bem como fomentar o conhecimento entre os produtores rurais. “Tivemos uma série de palestras técnicas ligadas ao setor do agronegócio, com palestrantes renomados em diversas áreas. Levamos conhecimento e desenvolvimento aos produtores”, diz Décio Zampiér, secretário Municipal de Agricultura.

Além do tradicional Concurso Leiteiro, a feira de agronegócios proporcionou palestras com os seguintes temas: “Reflorestamento como geração de renda”, “Gerenciamento de propriedades leiteiras – Balde Cheio”, “Escrituração zootécnica e controle leiteiro”, “Defesa sanitária animal, brucelose e tuberculose”, “Nutrição animal”, “Plantio de cana”, “Melhoramento genético e reprodução”, “Direito trabalhista rural” e outros.

2º Desafio de MotoCross
 Itaperuna05
Uma das atrações do dia 09 de maio foi o “2º Desafio de MotoCross”, que levou milhares de pessoas a vibrarem com manobras radicais. Nem mesmo a chuva que caiu durante parte da tarde afugentou a galera, que se exprimia em baixo das tendas armadas em volta da pista.

Para o comerciante Adílson Gomes esse evento era o mais esperado. “Sou fã de MotoCross. Estava ansioso por essa competição. O tempo não está ajudando muito, mas a galera manda bem tanto em pista seca, como em pista molhada”, argumenta. Outro fã do esporte é o eletricista Antônio Dias. “Nossa! Fico até arrepiado com o ronco dos motores. É muita adrenalina. A organização está de parabéns”. Já a dona de casa Luísa Lacerda estava acompanhando o marido, Francisco Lacerda. “Na verdade quem gosta mesmo da corrida é ele. Mas é bastante legal. A pista é enorme e eles voam mesmo”, comenta impressionada.

O “2º Desafio de MotoCross” contou com a participação de pilotos da cidade, dos estados de Minas, Espírito Santo e Rio, e teve uma premiação de R$ 10 mil.

O dia 10 de Maio
Senador Marcelo Crivela, Prefeito Claudão e a Secretária de Governo Claudete
Às 8h, autoridades se reuniram na Praça Nilo Peçanha para o hasteamento das bandeiras. Em seguida, o prefeito Claudão e o vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada) ainda participaram da solenidade na Câmara Municipal de Itaperuna. Políticos conhecidos no cenário nacional, dentre eles, o deputado federal Fernando Gabeira e o senador Marcelo Crivella participaram da solenidade.

Desfile
Desfile na Avenida Cardoso Moreira
Devido às chuvas no período da tarde não houve o tradicional desfile cívico. Desfilaram apenas o Tiro de Guerra, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além do grupo evangélico “Desperta Déboras”, formado por mães que buscam proteção aos seus filhos através de orações. Bastante animado, entoando canções ao Senhor, o grupo foi muito aplaudido não só pelo desfile, mas principalmente pela iniciativa.

Shows com entrada franca
Os shows foram de graça para a população
Todos os dias da festa foram com os portões abertos. Destaque para Dudu Nobre, Paralamas do Sucesso, CPM22 e Zé Ramalho. Ainda passaram pelo palco principal a cantora gospel Lizlanne e a banda católica Exodus. No palco alternativo shows com Fundo de Quintal, Cláudio Zoli, Preta Gil, Jerry Adrianni e bandas locais. A festa dos 121 anos de Itaperuna ainda teve arena eletrônica com DJs Robix, Lelo Lorenzo, Marcelo Senne, Strife e Marcelo Mistake.

Rafael Silva, estudante de Direito, aprovou a programação. “Poder curtir o Zé Ramalho e o Paralamas de graça é sensacional. Adorei muito. Espero que no próximo ano seja assim também, de graça”, ressalta. Outro estudante que gostou dos shows foi José Elias Rabelo. “Pra ficar perfeito só faltou uma dupla sertaneja. Mas tá valendo. O prefeito da cidade mandou super bem. A cidade de Itaperuna está de parabéns”, elogia o também estudante de direito. A comerciante Daniela Mello aproveitou os dias de festa. “A festa foi para o povão curtir mesmo. Eu adorei. O show do Zé Ramalho foi o melhor. Ele é fera mesmo!”, exclama a comerciante.

De acordo com Marcelo Nascimento, secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, as parcerias proporcionaram realizar uma festa com custo mais baixo em relação ao ano anterior. “Os custos foram reduzidos em 40% em relação ao ano passado. Estamos valorizando a festa que ficou esquecida durante muitos anos”, destaca o secretário. Ainda de acordo com Nascimento os hotéis da cidade ficaram lotados e a festa movimentou uma receita considerável para o comércio local.

Fonte: DECOM de Itaperuna