Prefeito Claudão consegue UPA 24 horas para Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, abril 27, 2010

Prefeito Claudão consegue UPA 24 horas para Itaperuna

Unidade de Pronto Atendimento foi considerada o presente do ano pelo secretário Municipal de Saúde
O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, através de parceria com os governos Estadual e Federal conseguiu mais uma importante conquista para o Noroeste Fluminense: a instalação da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) em Itaperuna com inauguração prevista para este primeiro semestre.

Em recente visita para avaliação de quatro terrenos doados pela Prefeitura (contrapartida do município), o secretário de Saúde do Estado Sérgio Côrtes se reuniu no gabinete com o prefeito Claudão e secretários e na ocasião elogiou a saúde do município. “Itaperuna por ser a cidade pólo do Noroeste oferece ótima acessibilidade aos outros municípios da região, que também serão atendidos pela unidade”, diz Côrtes.

Para o secretário municipal de Saúde Marcos Tinoco de Oliveira, a UPA 24 horas é o presente do ano para os 121 anos de Itaperuna. “Uma conquista muito importante para toda população da região. A nova unidade vai alavancar ainda mais a saúde de Itaperuna”, comemora o secretário. Outra novidade que deve ser implantada em breve na região é o credenciamento do Samu, um dos serviços de maior sucesso no País, graças às parcerias estabelecidas entre os municípios e o Estado.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Podemos classificar as UPAs em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser coberta, a capacidade instalada (área física, número de leitos disponíveis, recursos humanos e capacidade diária de atendimentos médicos) e para cada porte foi instituído incentivo financeiro de investimento para implantação das mesmas além de despesas de custeio mensal.

Fonte: DECOM de Itaperuna