Secretaria de Saúde de Itaperuna promove ação conjunta contra a Dengue‏ - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, abril 06, 2010

Secretaria de Saúde de Itaperuna promove ação conjunta contra a Dengue‏

No dia 24 de março, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES) e da Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), foi promovida palestra para prevenção e combate à Dengue, aos professores do Centro de Estudos Técnicos Profissionalizantes (Cetep).

Na ocasião, Gesiney Botelho coordenador do Núcleo de Educação em Saúde e Aurélio Carneiro da Vigilância Ambiental em Saúde, estiveram com seus técnicos na unidade de ensino e realizaram palestra para os professores.

Na abordagem, Aurélio destacou a importância dos professores na multiplicação das informações do combate ao Aedes Aegypti e usou o recurso de vídeo ao projetar um filme produzido pela Fiocruz para mostrar o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue, desde a fase de ovo até a fase adulta.

Segundo Aurélio é importante as preocupações com os locais que podem vir a se tornarem possíveis criadouros para as larvas do mosquito e a eliminação destes depósitos. “A população deve estar atenta aos materiais inservíveis que se encontram em seus quintais, como garrafas pet, latas, garrafas de cerveja e vasos, pois eles podem acumular água e servirem de depósitos”, disse o coordenador. Aurélio explicou o trabalho dos agentes ambientais. “São profissionais devidamente treinados pelo setor de capacitação e treinamento do Núcleo de Educação em Saúde (Nices) para combater o mosquito”, concluiu.

De acordo com o coordenador do Nices Gesiney Botelho, o intuito dessas palestras, na realidade é, além de transmitir conhecimentos sobre a Dengue e o mosquito transmissor, fazer com que os professores se tornem condutores das informações e auxiliem conscientizando os alunos da importância dos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, pelos agentes de Vigilância Ambiental e agentes comunitários de saúde, no combate ao mosquito transmissor.

“A informação é a principal arma no combate ao mosquito. A responsabilidade também é da população itaperunense, esse trabalho deve ser diário e não é só da Secretaria a responsabilidade de cuidar da saúde de nosso município, todos devem contribuir. Com a iniciativa da população organizada é possível reduzir a infestação do mosquito em Itaperuna”, finalizou Botelho.

Durante o evento Gesiney e Aurélio, através das equipes de plantão responderam às perguntas feitas pelos professores, relacionados ao tema abordado, oferecendo o apoio do setor no que for necessário inclusive com distribuição de folders e cartazes, agendamento com os técnicos para palestras e todo o recurso disponível pela Secretaria Municipal de Saúde para o melhor desempenho do trabalho de multiplicador, exercido pelo professor.

Fonte: DECOM