Orquestra Pixinguinha fará apresentação em Itaperuna - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, abril 28, 2010

Orquestra Pixinguinha fará apresentação em Itaperuna

Orquestra Pixinguinha – 1º de maio no Teatro SESI

Reunindo craques dos sopros, cordas e percussão para reproduzir o som do mais original arranjador brasileiro

Uma comemoração ao Dia Nacional do Choro
Em 1987, o músico, arranjador e pesquisador Henrique Cazes encontrou uma coleção de arranjos inéditos de Pixinguinha na Biblioteca Nacional. Parte desta coleção foi gravada no ano seguinte em disco que foi lançado no Brasil, Japão e França. Assim surgiu a Orquestra Pixinguinha, reunindo craques dos sopros, cordas e percussão em torno do estilo do mais original arranjador brasileiro.

O resultado foi tão bom que o que era inicialmente uma orquestra de estúdio foi para os palcos, sempre empolgando e fazendo dançar com os maxixes, polcas, choros e os sambas afro de Pixinguinha.
No Japão, o primeiro disco da Orquestra foi recebido com grande entusiasmo, gerando o Projeto “Brass Around the World”, que mapeou a música das bandas do mundo inteiro. Lançado em 1991 no Japão e Estados Unidos esse álbum nunca saiu no Brasil.

Em fevereiro de 1993, a Orquestra Pixinguinha marcou a passagem dos vinte anos da morte de Alfredo da Rocha Viana Filho com espetáculos em praças e teatros, além de uma participação de 8 minutos no encerramento do programa Fantástico da TV Globo.

Nas comemorações do centenário de nascimento de Pixinguinha, em abril de 1997, a Orquestra Pixinguinha lançou seu segundo disco: PIXINGUINHA 100 ANOS, que recebeu aclamação máxima da crítica.

Depois de alguns anos sem atuar, a Orquestra retornou a atividade em 2010 trazendo formação renovada, mas mantendo o compromisso de recriar fielmente o som do primeiro arranjador brasileiro. A participação de Pedro Miranda, cantor da novíssima geração do samba, tem dado especial brilho e animação às apresentações da Orquestra Pixinguinha.

Orquestra Pixinguinha
Henrique Cazes – direção musical, cavaquinho e regência
Andrea Ernest Dias – flauta e flautim
Gilson dos Santos e José de Arimatéia – trompetes
Daniel Garcia – sax alto
Rui Alvim – sax alto e clarinete
Macaé – sax tenor
Fabiano Segalote – trombone
Carlos Vega – tuba
Paulão – violão
Oscar Bolão – bateria
Beto Cazes – percussão


Cantor convidado – Pedro Miranda


Ingressos no SESI:
Orquestra Pixinguinha em Comemoração ao Dia Nacional do Choro, sábado, dia 1º de maio, às 20h: Ingressos a preços populares – R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: 12 anos


Realização: Sistema FIRJAN

Apoio: Faculdade Redentor e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Itaperuna
Mais informações: 3811-9200

Fonte: SESI