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terça-feira, abril 13, 2010

Aeroporto de Itaperuna

Email enviado por Tito à respeito da interdição do Aeroporto de Itaperuna

Estamos vendo boa vontade na pessoa do Sr. Secretário de Transportes e do Administrador do aeródromo. Segundo eles, com a ajuda de doações conseguiram reformar as cercanias em torno do complexo aeroportuário. Eles estão conscientes que não é o bastante para vir a desinterditar o mesmo. Há uma série de requisitos exigidos pela ANAC, que foge muito a boa vontade dos mesmos. Vi várias reportagens em jornais que circulam no nosso município, a respeito do que disse o Secretário de transportes em relação à reativação do aeroporto, com consequente linha aérea, visto o interesse de várias empresas aéreas em explorar a nossa região. Eu também torço para que isso aconteça, mas infelizmente, não é a realidade atual. Vejo o interesse do Prefeito Municipal, em somente construir pontes. Ele diz que a prefeitura não tem como conseguir verba para reformar o aeroporto. Acredite que dos aeroportos interditados pela ANAC, somente o de Itaperuna encontra-se ainda fechado pelo total desinteresse do Governo Municipal. Não sou contra a construção de pontes ou do projeto da ponte que ligará o Frigorífico ao Aeroporto. Mas sou totalmente contra e continuo a repetir, que uma vez contruída no local previsto prejudicará as operações aéreas no aeroporto de Itaperuna, como também, irá interferir diretamente no cancelamento do atual projeto aeroportuário para ampliação e reforma do aeroporto. Estará de bom tamanho, se ficar apenas nessas restrições, ou seja, estará o aeroporto condenado perpetuamente a ficar com uma pista de apenas 1.200 metros de extensão, sem reforma, sem linha aérea, sem balizamento noturno (pois, com a avenida do movimento da ponte passando paralelo a pista de pouso, não teria como exigi a ANAC, o afastamento necessário para balizamento noturno). Poderá também pela ANAC, SER DESATIVADO PERMANENTEMENTE. Esperamos agora, que o Ministério Público venha a fazer a sua parte, e exija da prefeitura, o que for legalmente necessário para a utilização desse instrumento público e importante para a nossa cidade e a nossa região. Que possa ser cobrado do Governo Municipal, a manutenção e a proteção da zona especial do solo no complexo aeroportuário, pois o próprio plano diretor diz em seus artigos 57/58, que a Administração Municipal é responsável pela preservação, manutenção e a proteção da área aeroportuária, mas a prefeitura, não tem nem o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo. Gostaria também de frisar, que enquanto não for provado o contrário, digo que a Prefeitura de Itaperuna, não tem os planos e documentos exigidos para que o aeroporto funcione adequadamente. Hoje, para se ter uma linha aérea, a ANAC exige: Serviço de Prevenção e Combate a Incêncio (SPCI); Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA); Plano Básico de Zoneamento de Ruído (PBZR); Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA); Programa de Controle do Perigo da Fauna (PCPF); Serviço de Proteção e Auxílio à Navegação Aérea (PANA) e Programa de Manutenção da Área de Movimento. Infelizmente, são essas as informações que tenho a passar para esse importante site, que vem contribuindo muito na luta por uma Itaperuna melhor e mais desenvolvida. Não poderia também de relatar, que na época em que procurei levantar a questão aeroporto, contando com a ajuda de vários parceiros e com a preciosa e honrosa ajuda desse site, elaborei uma carta, anexei arquivos importantes a respeito do projeto ampliação e reforma do aeroporto de Itaperuna, fiz várias cópias e pedi ao colega e vereador Moreira, que muito nos ajudou nessa questão, para entregá-las aos colegas vereadores e pedi-los especial atenção para o assunto. Até esse exato momento, nenhum vereador, exceto o Moreira, procurou-me para pelo menos fingir interesse no assunto. É realmente lamentável para uma cidade como Itaperuna.