10/26/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, outubro 26, 2009

Secretaria de Saúde de Itaperuna participa de mobilização contra o câncer de mama

segunda-feira, outubro 26, 2009
Sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer da mama. Este é o objetivo da Secretaria de Saúde de Itaperuna, por meio do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação e Saúde (NICE), que participa das ações que serão realizadas amanhã, dia 24 de outubro (sábado), quando será lembrado o “Dia do Compromisso para Prevenção do Câncer de Mama”.

De acordo com o coordenador do NICE Gesiney Botelho da Silva, a ocasião contará com ações dos profissionais da saúde, com o auxilio da “mamamiga”, um seio estilizado parecida com a humana. “Estaremos orientando as mulheres sobre a forma correta de fazer o auto-exame. Também está programada a distribuição de panfletos sobre a Dengue, vida saudável, entre outros”, disse o coordenador.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres devido a sua alta freqüência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção de sexualidade e a própria imagem pessoal. O que faz muita diferença é a detecção precoce da doença. Toda mulher acima de 20 anos deve realizar mensalmente o auto-exame das mamas e o exame completo, uma vez por ano, com o ginecologista ou mastologista.

A idade de maior incidência da doença está entre 50 e 60 anos e é baixa antes dos 30 anos, crescendo de forma acentuada após os 40 anos. O auto-exame deve ser feito logo após a menstruação. A mulher que parou de menstruar deverá escolher uma data fixa para se auto-examinar.

De acordo com o secretário de Saúde Carlos Alberto Malta Carpi, é importante a mulher estar familiarizada com a aparência, sensações, formas e texturas de suas próprias mamas para detectar qualquer alteração. Ele afirma que, entre os sinais de alerta estão: caroço ou zonas endurecidas na mama, deformação ou alteração no contorno das mamas, retração ou desvio do bico, ferimento em torno do mamilo ou aréola, saliência ou afundamento da pele, secreção na cor de sangue, borra de café ou cristalina e caroço duro na axila. “O auto-exame deve ser realizado todo mês. Se for constatado qualquer sinal anormal, a mulher deve procurar imediatamente o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, disse o secretário.

A mobilização é uma parceria do Sebrae, Sescom-RJ e Prefeitura Municipal de Itaperuna com o Instituto Avon.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Concha Acústica é inaugurada em Itaperuna

segunda-feira, outubro 26, 2009
Aconteceu ontem em Itaperuna, dia 25, a inauguração da Concha Acústica, em frente à prefeitura. As festividades se iniciaram às 17h, com grande festa de abertura com os artistas locais e exibição de desenhos animados infantis. A mostra de desenhos faz parte da programação do “Dia Internacional da Animação”.

Itaperuna foi uma das 28 cidades escolhidas no Estado do Rio de Janeiro para participar do “Dia Internacional da Animação”, que é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas. A mostra oficial será exibida simultaneamente em todas as cidades do território nacional, às 19h30min, do dia 28 de outubro.

O "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o evento será realizado em mais de 400 cidades brasileiras em todos os estados e em 30 países. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país. Além das exibições da mostra oficial acontecerão diversas atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento. Mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

Neste ano foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da ASIFA. Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Fiscalização de carne suína garante produto de qualidade ao consumidor

segunda-feira, outubro 26, 2009
A Secretaria de Agricultura de Itaperuna se preocupa com a qualidade dos produtos de origem animal produzidos no município e mantém uma equipe de fiscalização em frigoríficos, fábricas de queijo, iogurte, torresmo, produtos defumados, dentre outras fábricas, para que os consumidores tenham sempre um produto final de qualidade.

Os técnicos da Secretaria são capacitados pelo Ministério da Agricultura e são mantidos em tempo integral, nos estabelecimentos de abate de grande porte. Os abatedores menores também são vistoriados, mediante agendamento prévio para a fiscalização do abate. A equipe de fiscalização é composta por dois veterinários e oito técnicos agrícola. O município de Itaperuna tem 32 estabelecimentos inspecionados pela Secretaria de Agricultura e que por seguirem as normas estabelecidas, recebem o selo de qualidade do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A Secretaria mantém fiscalização permanente em um dos abatedores de porcos, devido ao tamanho do estabelecimento. A inspeção começa desde o momento do abate, onde o técnico verifica se o animal apresenta alguma fratura, febre, pêlo arrepiado, e após o abate, verifica-se a saúde dos órgãos internos. Há grande preocupação com doenças graves “comuns” em suínos como a tuberculose e cisticercose, que é famosa por atacar o sistema nervoso em humanos e até levar à morte. Ambas são visíveis aos olhos dos técnicos logo após o abate. Constatada alguma das doenças, o animal é imediatamente descartado.

Todos os animais que chegam aos estabelecimentos para o abate têm um controle de procedência. A Guia de Trânsito Animal (GTA) permite que se rastreie a procedência do animal que apresentar algum problema de saúde. Por exemplo, constatado que um animal tem tuberculose, técnicos são encaminhados ao local que forneceu o lote e realizam exames em todos os demais animais para constatar a existência de doenças. Até mesmo a água utilizada nos estabelecimentos é inspecionada. Esse trabalho fica sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde de Itaperuna.

Há alguns anos, os açougues só aceitavam trabalhar com a chamada “carne quente”, no entanto, foi realizado um trabalho de conscientização junto aos comerciantes no sentido de que eles compreendessem que o resfriamento é importante para a qualidade da carne. Hoje, se o consumidor achar “carne quente” no açougue, pode ter a certeza de que não se trata de um produto inspecionado.

Os empresários que desejarem o selo de qualidade do SIM devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura. O serviço é gratuito. O consumidor que encontrar alguma irregularidade nos produtos com o selo SIM, também podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Itaperuna, através do telefone (22) 3824 6373.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Agentes ambientais participam de reciclagem

segunda-feira, outubro 26, 2009
A Prefeitura de Itaperuna segue com reciclagens, a cada dois meses, para seus agentes ambientais em saúde e supervisores que integram o Programa Controle de Vetores – Dengue – da Vigilância Ambiental, que através da Secretaria de Saúde visa intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os agentes ambientais, que participam da reciclagem nas dependências do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação e Saúde (NICES), atuam com visitas domiciliares bimestrais desde janeiro deste ano, combatendo o mosquito na sua fase larvária, garantindo assim a saúde da população com uma nova metodologia de trabalho chamada de zoneamento.

O trabalho acontece nos bairros e distritos da cidade com atividades operacionais voltadas ao controle à proliferação do mosquito que é transmissor da dengue e febre amarela. Para o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde Aurélio Carneiro, o trabalho de controle da Dengue segue estruturado em dados epidemiológicos em parceria com as demais vigilâncias.

“Essa reciclagem é de extrema importância para a política permanente que desenvolvemos na área de saúde ambiental do município e deixará os novos agentes aptos para informar e auxiliar a população”, disse.

Segundo o coordenador do NICES Gesiney Botelho da Silva, o trabalho segue de acordo com o plano municipal de ação de contingência do controle da Dengue. “Para desenvolver e realizar essas atividades foi importante contar com a seriedade da nova gestão desta Secretaria de Saúde que não está medindo esforços na capacitação dos seus agentes, tanto os ambientais quanto os comunitários”, enaltece o coordenador.

Ainda de acordo com Gesiney, a reciclagem visa orientar os agentes na atenção redobrada aos focos que possivelmente possam ser criadouros devido ao período de chuvas. “Estamos preocupados com a proliferação do mosquito e evitar um possível surto da doença em nosso município. Por isso, propomos uma estratégia de mobilização social em conjunto com a vigilância ambiental e a educação e saúde”, disse o coordenador.

“O objetivo é sensibilizar a população que a prevenção à Dengue é dever de todos”, afirma Gesiney, que no ensejo destaca que já está quase tudo pronto para o Dia ‘D’ Municipal de combate à Dengue, que acontecerá no dia 7 de novembro. “O evento vai contar com uma vasta programação”, conclui o coordenador.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

CIAM de Itaperuna recebe automóvel

segunda-feira, outubro 26, 2009
O Pólo Regional do CIAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), inaugurado no dia 07 de agosto em Itaperuna pela secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos Benedita da Silva e pela Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres Nilcéa Freire, recebeu a doação de um carro marca Renault – Logan 1.6 0 km, que irá proporcionar maior agilidade aos serviços de atendimento à mulher vítima de violência na região Noroeste Fluminense. A doação aconteceu no dia 19 de outubro, no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro.

O projeto de implantação do pólo só foi possível graças ao apoio do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), da articulação do vice-prefeito Fernando Paulada, do Secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação Franciney França e da equipe da Secretaria, que intermediaram junto à Superintendência dos Direitos da Mulher no Estado do Rio e em Brasília, para a instalação do CIAM.

“Quando vemos que em dois meses de atendimento já foram registrados 27 casos, temos a certeza de que a iniciativa foi acertada. Infelizmente as estatísticas mostram que para cada caso registrado, cinco não procuram atendimento. Por outro lado, estamos cumprindo o nosso papel”, diz o secretário França. Os serviços de combate à violência contra as mulheres estão sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta de advogadas, psicólogas, assistentes sociais e pedagogas.

O CIAM Itaperuna recebeu o nome da mãe do vice-prefeito Fernando Paulada, Maria Magdalena da Silva Fernandes, não por ter sido vitimizada pela violência e sim pelo seu espírito de luta e grandeza na defesa das mulheres de sua comunidade. “Nos orgulha muito esta honraria. Ver que minha mãe foi reconhecida pelo seu trabalho na família e na comunidade. Nós, familiares, recebemos esta homenagem póstuma com grande emoção e tenho certeza de que este serviço ajudará a muitas mães em nossa região”, afirma Paulada.

Participaram da cerimônia de entrega das chaves a ministra Nilcéa Freire, a secretária de Estado Benedita da Silva, a primeira dama do Estado do Rio Adriana Anselmo, Sérgio Martins da Secretaria de Ação Social de Itaperuna, a coordenadora do CIAM Regional Débora Fernandes e demais autoridades.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

2° Etapa das Olimpíadas de Matemática

segunda-feira, outubro 26, 2009
Acontece no dia 24 de outubro, próximo sábado, a 2ª Etapa das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em Itaperuna. O evento será a partir das 14h30min, na E. M. Francisco de Mattos Ligiéro.

A 2ª fase consiste na aplicação de prova discursiva para os alunos que tiveram o desempenho melhor na 1ª fase, cabendo à escola fazer a seleção, estabelecendo critérios de desempate que serão aplicados quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% em cada nível. No dia 11 de dezembro sairá a lista dos premiados.

As Escolas Municipais participantes são: Henriete Morineau, Henriett Amado, José de Paula Nogueira, Oscar Jerônimo da Silva, Francisco de Mattos Ligiéro, Nossa Senhora das Graças, Humberto de Campos e Águas Claras.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Cancelado o Encontro Regional do Noroeste Fluminense – 2009

segunda-feira, outubro 26, 2009

O Encontro Regional do Noroeste Fluminense – 2009, que aconteceria no dia 22 de outubro de 2009, no Auditório do SEBRAE foi cancelado. No evento, seriam apresentadas e discutidas as oportunidades para o desenvolvimento econômico do Noroeste Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, através do telefone: (22) 3824 6297.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

E. M. Humberto de Campos promove festividades

segunda-feira, outubro 26, 2009
Motivados pelas comemorações do “Dia das Crianças”, diretores, orientadores pedagógicos e professores somaram esforços no sentido de promoverem aos alunos da Escola Municipal Humberto de Campos uma semana de festividades.

Para a Educação Infantil foi realizado um passeio e brincadeiras ao longo da semana festiva. Do 1º ao 5º ano, as festividades começaram cedo, e já na terça-feira (13), foi realizada uma gincana envolvendo os alunos do 1º e 2º ciclos. Na quarta-feira, criou-se um ambiente favorável ao resgate de brincadeiras que fazem parte do folclore local da comunidade. Na quinta-feira (15) foi dia do piquenique, quando novamente se pode brincar e se divertir com muita tranqüilidade e paz junto à natureza.

No dia 16, o tempo nublado ajudou o evento mais esperado. Regado a pipoca, picolé, algodão-doce, cama elástica e muitos brinquedos, as crianças fizeram desse dia, inesquecível. Do 6º ao 9º ano, a semana também foi movimentada. Cinema, brincadeiras, jogos e uma super discoteca, fizeram parte do cenário de comemorações da semana da criança desse segmento.

Rutiléia da Costa, diretora geral, acredita que “agora é esperar o ano de 2010 para continuar fazendo da Semana da Criança uma semana de alegria, de paz e de muita esperança para os alunos. É só esperar para conferir”. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer apoiou o evento disponibilizando um ônibus para fazer o translado dos alunos.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Saúde é uma das prioridades em Itaperuna

segunda-feira, outubro 26, 2009
PROGRAMA SAÚDE DA MULHER - Atua fortemente visando o bem-estar das mulheres do município. Dentre os diversos serviços oferecidos à população, o programa realiza o exame Beta HCG, pré-natal, além do o projeto “Viva Mulher”, que trabalha com a prevenção do câncer uterino e de mama. As interessadas em obter melhores informações sobre o programa “Saúde da Mulher” devem procurar o atendimento no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos, sala nº 18.

NASF - Em Itaperuna, o NASF possui duas unidades, cada uma delas é responsável por oito PSFs (Programa de Saúde da Família). O NASF é formado por uma equipe que abrange diferentes profissionais, dentre eles, nutricionista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta e farmacêuticos. Os atendimentos são feitos na própria Unidade ou em domicílio, em caso de paciente acamado ou quando possui dificuldade de locomoção. O atendimento pode ser requerido pelo paciente ou algum familiar na própria Unidade de Saúde da Família.

CDA (Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso) - Dentre muitas atividades, o Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso (CDA) busca estimular a saúde cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer em sua fase leve e moderada. No centro, também é possível conseguir medicamentos gratuitos, necessários para o tratamento da doença. No mesmo local em que funciona o CDA, funciona o CDP (Centro da Doença de Parkinson), onde são desenvolvidas atividades similares voltadas para o tratamento de Parkinson. Também funcionam no mesmo prédio a Farmácia do SUS, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais e o atendimento à hemodiálise. Todos esses serviços estão disponíveis na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro (próximo à entrada para o Bairro Vinhosa e Rua Júlio César).

O CDA e o CDP funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Todos esses serviços são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3822 2960.

CIAO, CEO, COIJ - CIAO, CEO E COIJ são centros especializados do Departamento de Odontologia do município de Itaperuna, que estão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços prestados pelo departamento são gratuitos e estão em pleno funcionamento. Oferecem procedimentos odontológicos básicos, cirurgia oral menor especializada; periodontia; endodontia; geriatria; diagnóstico e prótese, entre outros.

O Centro Odontológico Infanto-Juvenil (COIJ) está localizado no Bairro Cehab (na antiga sede da Escola Nossa Senhora das Graças). O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, nº 279.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min. Melhores informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 3824 6325 / 3824 6337.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir. Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros) e inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária.

Existe o disk-denúncia, através do telefone 3822-1177, que contribui para com o bom desempenho das atividades do órgão. A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.

VIGILÂNCIA AMBIENTAL - A Vigilância Ambiental em Saúde tem como objetivo conhecer, detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes no meio ambiente que interferem na saúde humana. Suas principais ações são: identificar solos contaminados e investigar se a população ao redor sofreu algum dano à saúde; analisar a qualidade do ar e saber até que ponto prejudica a saúde local; coletar e analisar fontes de água alternativas; além de prevenir e controlar as doenças relacionadas ao meio ambiente.

A Vigilância Ambiental, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica constituem a Vigilância em Saúde, todas supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O posto de atendimento da Vigilância Ambiental funciona na Rua João Catarina, 208, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone 3824-2853.

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS - As Residências Terapêuticas são casas inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental e que estiveram internadas por longo período em hospitais psiquiátricos, não possuindo laços sociais e vínculos familiares. As residências fazem parte do “Programa de Saúde Mental”, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna.

São duas residências, uma masculina e outra feminina. A primeira está situada na Rua José do Patrocínio, 183, Vale do Sol. A feminina se localiza na Rua Alcides Augusto Magalhães, 600, Aeroporto.

PROGRAMA FELIZ IDADE - O programa “Feliz Idade” proporciona atendimento diferenciado ao idoso, buscando uma melhor qualidade de vida, atendendo aos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. Prima pela preservação da saúde física e mental, além do aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Hoje, o programa “Feliz Idade” conta com ambulatório de geriatria, ambulatório de nutrição e ambulatório de fisioterapia e enfermagem. Também é oferecido aos idosos um curso de prevenção de quedas com professores de educação física. O curso acontece na sede do projeto, situado na Rua João Catarina, 208, Centro, com turmas de segunda a quarta, a partir das 7h30min. O programa ainda oferece palestras, ginásticas e dança Sênior todas as quintas-feiras no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, das 7h30min às 10h.
O programa “Feliz Idade” é mantido pela Secretaria de Saúde de Itaperuna. Outras informações podem ser obtidas através do telefone do CDA (Centro da Doença de Alzheimer): 22 3822-2960.

PROMOVENDO SAÚDE EM ITAPERUNA - Quando se pensa em saúde tem que se pensar em qualidade de vida, e isso, implica a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população através de uma reeducação alimentar. Não menos necessário é uma campanha de conscientização de que as atividades físicas podem prevenir uma série de doenças e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para envolver toda a sociedade neste projeto. “Promovendo a Saúde em Itaperuna” é o início de um trabalhado voltado para o compromisso social e acontece nas Unidades de Saúde da Família, onde uma equipe de profissionais formada por nutricionistas, dentistas, enfermeiros e professores de Educação Física levam informações e prestam serviços gratuitamente à população.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

"Dia do Incentivo à Alimentação Saudável"

segunda-feira, outubro 26, 2009
No “Dia Mundial da Alimentação Saudável”, comemorado no dia 16 de outubro, a Secretaria de Saúde de Itaperuna em parceria com a coordenação do Programa de Saúde da Família (PSF), realizam entre os dias 19 a 23 de outubro, a partir das 9h em todos os postos de saúde, o “Dia do Incentivo à Alimentação Saudável”.

De acordo com a coordenadora do PSF, Milena Gomes, durante toda a semana comemora-se o Dia da Alimentação Saudável e os agentes comunitários de Saúde se encarregam de convidar a comunidade a participar de um café da manhã, que tem como objetivo incentivar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“É a primeira vez que o dia é comemorado em conjunto, no ano passado cada unidade comemorou separadamente com temas variados”, afirma.

Segundo a enfermeira chefe do posto do bairro Cehab, Caroline Godoy, uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas. “Por isso, estamos com nossos agentes de saúde realizando visitas domiciliares, palestras e atividades físicas”, disse.

Para a estudante de Nutrição palestrante no evento, Laila de Souza, sobrepeso e obesidade são os principais pontos tratados na ocasião. “Tentamos conscientizar as pessoas sobre a alimentação de forma correta. Saúde significa comer bem e de forma equilibrada”, realça a estudante.

PSF da Cehab chega em novo endereço oferecendo saúde

Referência em atendimento de saúde em Itaperuna, onde os oito agentes de saúde atendem cada um nas visitas domiciliares cerca de 200 famílias, o PSF do bairro Cehab, já chegou a novo endereço oferecendo qualidade de vida. “Esse é o primeiro de muitos eventos que realizaremos aqui para a população”, enaltece a enfermeira Caroline Godoy, que no ensejo informa o novo endereço do posto, na Rua Francisco Vicente Arrabal, número 165, na Cehab.

No café da manhã do novo posto de saúde, que contou com a visita do secretário municipal de Saúde Carlos Alberto Carpi, a dona de casa e usuária do posto, Aparecida Martins Torres, disse que é importante introduzir frutas na alimentação e aproveitou o momento para alimentar a filha Letícia , de dois anos, com uma maçã. “Em casa evito frituras e refeições gordurosas”, conta a dona de casa.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >