10/22/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, outubro 22, 2009

Itaperuna resgata os menores vítimas de abuso ou violência sexual

quinta-feira, outubro 22, 2009
Recentemente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaperuna assinou novos convênios com entidades sócio-assistencialista do município, que atuam nas áreas de abuso sexual e dificuldade na aprendizagem. Uma das entidades beneficiadas foi a Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf, que há dois meses sede o espaço físico para a realização do projeto “Resgate de criança e adolescente vítimas de abuso ou violência sexual”.

O projeto possui uma equipe pronta para o atendimento e é composta por assistente social, psicólogo, advogado e coordenador. “O município está preocupado com essas crianças, vítimas de situações horrendas. Trabalhamos com a auto-estima e buscamos todas as alternativas que possam atenuar os efeitos negativos dessas crianças e adolescentes”, diz a irmã Juliana Nascimento, presidenta da Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf.

O projeto tem capacidade para atender a 20 menores, mas até o presente momento, apenas dois casos foram encaminhados à Instituição. “A gente acredita que os casos de abuso e violência são difíceis de chegar ao conhecimento do Judiciário devido ao medo da denúncia. O silêncio prejudica as crianças e a sociedade deve denunciar. Quem não denuncia também violenta”, diz a irmã.

A presidenta ainda explicou que o fato de a família ser atendida, de forma alguma implica na exposição dos fatos. O sigilo é absoluto. A denúncia também é sigilosa e pode ser feita através do Disque Denúncia: 100. “A sociedade precisa se sensibilizar para que a criança tenha o atendimento adequado”. Há alguns dias, o projeto foi apresentado para a sociedade civil nas dependências do Patronato e reuniu aproximadamente 50 pessoas.

Colabore com os projetos sociais da cidade

De acordo com o artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os contribuintes poderão deduzir do imposto devido, na declaração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, no valor de 6% para pessoa física e mínimo de 1% para pessoa jurídica.

“Há pessoas que têm medo de fazer a doação para o fundo municipal por que pensam que o dinheiro vai para a prefeitura. O município não meche nesse recurso! Somente o tesoureiro e o presidente do Conselho têm acesso a essa verba, que são aplicadas em projetos sociais”, esclarece Sérgio Martins, presidente do CMDCA de Itaperuna.

O presidente ainda destacou alguns benefícios para a realização das doações, dentre eles, a satisfação de aplicar recursos em projetos municipais, bem como a facilidade para fiscalizar a empregabilidade do dinheiro. “Trabalhamos com total transparência. Além da fiscalização do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, o próprio doador pode fiscalizar o uso do dinheiro”.

É simples e prático realizar uma doação. Basta ir ao banco e fazer o depósito na conta do CMDCA. De posse do recibo, dirija-se à sede do Conselho para pegar o comprovante de depósito. O recibo é igual ao modelo da Receita Federal. O CMDCA ainda assiste os seguintes projetos: “Quem ama Educa”, “Menina mulher”, “Musi@rte” e “Desate Esse Nó” da APAE.

O CMDCA está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro (próximo à prefeitura, antiga Biblioteca Municipal).

Para melhores informações, entre em contato através do telefone: (22) 3822-8935, ou através do e-mail: cmdca.itaperuna@bol.com.br

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

TJRJ procura parceiros para a divulgação das licitações de reprografia

quinta-feira, outubro 22, 2009
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro informa que no próximo dia 29 de outubro de 2009 haverá a licitação para a escolha de permissionário para a exploração dos serviços de reprografia no Fórum da comarca de Itaperuna.

As empresas, pequenas empresas e micro-empresários interessados deverão procurar a Direção do Fórum, munidos de documentos até o dia 26 de outubro de 2009.

Outras informações através do telefone (22) 3811-9500 ou no site www.tjrj.jus.br

Fonte: DEIOP-DIAFO
SAIBA MAIS >

Curso de plantio de cana-de-açúcar em Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
A Secretaria de Agricultura de Itaperuna promove nos dias 27 e 28 de outubro, um curso de plantio de cana-de-açúcar, a partir das 13h30min, no auditório da Secretaria. Os participantes do curso receberão a doação de mudas de cana-de-açúcar para plantio de até um hectare. São mudas de alta qualidade, de variedades melhoradas e alta produção. São parceiros da Secretaria de Agricultura: SEBRAE; FAERJ; SENAR-RIO; CAPIL E UFRRJ.

A inscrição será feita através do telefone: (22) 3824 6373.

Curso de plantio de cana-de-açúcar
Dias: 27 e 28 de outubro
Horário: 13h30min
Local: Secretaria Municipal de Agricultura (Pólo Central de Trabalho), km 02 da Rodovia BR 356.
Informações: (22) 3824 6373

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Projeto “Alô, Alô Pais!” a todo vapor em Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
O projeto "Alô, Alô Pais!" tem como objetivo ajudar aos pais a exercerem a autoridade sobre os filhos sem culpa, com bom senso e segurança, de forma que o jovem se desenvolva bem e consiga se situar no mundo. Lançado oficialmente no dia 06 de outubro, na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, o projeto continua promovendo palestras nas escolas do município itaperunense.

Serão ministradas 19 palestras do dia 07 de outubro até 24 de novembro, com oficinas, dinâmicas e reflexões sobre educação com limites. Resgatar valores como respeito, solidariedade, companheirismo, fraternidade e partilha são metas a serem alcançadas pelo projeto.

As próximas palestras do projeto "Alô, Alô Pais!" acontecem nas seguintes escolas:

E.M. Theodomiro Souza Coelho (Bairro Aeroporto) - Dia 20/10 às 17h. Palestrante: psicólogo Jonatas Magalhães da Silva (Coordenador de Proteção Social);

E. M. Henriett Amado CIEP (Bairro Boa Fortuna) - Dia 21/10 às 18h. Palestrante: delegado Luciano Coelho (Delegado da Delegacia Legal de Itaperuna - 143ª);

E. M. Oscar Jerônimo da Silva (Bairro São Francisco) - Dia 22/10 às 18h. Palestrante: psicóloga Luíza Laura Hoffman.

Objetivos do projeto "Alô, Alô Pais!" - Garantir os direitos e deveres de cidadania a crianças e adolescentes; ressaltar a responsabilidade da família, do Estado e da comunidade de garantirem seus direitos e deveres em relação a educação das crianças e adolescentes; orientar os pais, fornecendo auxílio para uma educação com limites; referenciar aos pais a noção de autoridade sem autoritarismo; fortalecer vínculos efetivos entre pais e filhos; sensibilizar sobre a importância do resgate de valores como: respeito, solidariedade, companheirismo, fraternidade e partilha.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Maria Luiza Lacerda é a nova Secretária de Educação de Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
Dinâmica e inteligente, a nova secretária de Educação de Itaperuna, Maria Luiza Soares Lacerda é daquelas pessoas que não recusam desafios. Com um currículo considerável e muita disposição, ela aceitou o convite do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), para assumir uma das mais importantes pastas do município.

Graduada em Matemática, Desenho e Física, Maria Luiza é também pós-graduada em Educação Matemática, Docência do Ensino Superior e Análise de Sistemas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Gerenciou uma empresa de informática na cidade de Campos dos Goytacazes, além de possuir outros cursos de Extensão Universitária. Trabalha como professora há aproximadamente 40 anos, tendo lecionado para os ensinos fundamental, médio e universitário. Atualmente, cursa o 3º período de Direito, na Universidade Iguaçu (UNIG).

Nascida em Itaperuna, a nova secretária é de uma família tradicional da cidade. Neta do saudoso Mozart da Costa Soares, e filha de Mozart Soares e Genoveva Lacerda Soares. Durante alguns anos, ausentou-se de Itaperuna para lecionar em Campos e Niterói. Na cidade campista trabalhou no Liceu e Instituto de Educação. Já em Niterói, no Instituto Abel e também no Liceu. Neste, atuou ainda como coordenadora e diretora adjunta.

Em Itaperuna, o Colégio Estadual 10 de Maio sempre foi o seu porto seguro. Professora conhecida no Estadual, Maria Luiza conhece a realidade escolar. “Tenho experiência em sala de aula e conheço a realidade dos professores e alunos. Assumir a Secretaria de Educação é uma tarefa difícil, mas estou empenhada e disposta a vencer esse desafio. Espero que Deus me ilumine e me dê sabedoria para realizar projetos que atendam às necessidades do nosso município”, comenta.

Nas horas vagas a secretária se dedica à leitura. Também gosta de música, preferencialmente MPB. Adora estar com a família, principalmente com o filho Vitor Emannoel, de 15 anos. Gosta de uma boa conversa e de cultivar amizades (tem amigos de longas datas). Nas férias, costuma viajar e conhece grande parte do território brasileiro.

Maria Luiza já foi apresentada aos diretores das escolas e no momento está se inteirando dos trabalhos pertinentes à Secretaria. Como o fim do ano letivo está próximo, ela pretende dar continuidade ao trabalho iniciado, sem perder o foco para o próximo ano. “Pretendemos buscar melhoria na qualidade de ensino e investir no aprimoramento dos profissionais. Gostaria de frisar que estaremos de portas abertas para a comunidade. Escola, família e comunidade precisam estar sempre juntas, pois sem isso, a gente não alcança resultados”.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Jader Almeida é o novo Secretário de Planejamento de Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
O novo secretário de Planejamento de Itaperuna não teme os grandes desafios e aposta no trabalhoMineiro, nascido em Patrocínio do Muriaé, o novo secretário de Planejamento de Itaperuna Jader Almeida veio com a família para Itaperuna aos dez anos. Filho de Guilherme Raimundo da Silva e Lurdes Almeida da Silva, o simpático Jader é o tipo de pessoa que possui muitos amigos, provavelmente, devido ao reflexo de sua espontânea alegria pela vida.

O advogado e contabilista é pai de quatro filhos, suas grandes paixões. Orgulha-se ao falar de suas "crianças", o bancário Rodrigo Barbosa, a fonoaudióloga Fabrícia Barbosa, o contador Jader Barbosa e o assessor jurídico da prefeitura de Itaperuna Fábio Barbosa. Casado há 42 anos tem na figura da esposa, Maria das Graças Barbosa da Silva, sua eterna amiga e companheira.

Em 1966 começou a trabalhar na prefeitura de Itaperuna. Em maio de 1988 se transferiu para a Câmara Municipal de Itaperuna onde iniciou seu trabalho no Departamento de Contabilidade. Posteriormente, trabalhou à frente das finanças da Câmara Municipal exercendo o cargo comissionado de diretor financeiro, permanecendo na função até dezembro de 2008.

Durante as horas vagas, Jader confessa que se dedica à leitura, mas não abre mão de assistir a TV. Valoriza os laços familiares e curte os finais de semana com a família em seu sítio. "Ter toda a família junta, reunida, é um grande prazer", diz.

O secretário deseja reestruturar o quadro de funcionários devido à carência em implementar licitações de alguns convênios que estão pendentes. "Hoje, não há como priorizar um objetivo, há muito o quê fazer. Existem cerca de nove projetos para licitação, fora os que já estão em andamento. Encaminhamos ainda há pouco dois projetos para aprovação e licitação".

Jader Almeida ainda disse que algumas obras já foram liberadas e estão aguardando somente a licitação para o início das mesmas. O novo secretário de Planejamento demonstrou disposição para o trabalho e garante que não teme os grandes desafios. Para ele, os obstáculos existem para ser superados e aposta no trabalho em equipe para alcançar os resultados pretendidos.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Ivan Lacerda é o novo Secretário de Fazenda de Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
Reduzir gastos e manter o equilíbrio das finanças são metas a serem alcançadas pelo secretárioEm um primeiro momento, a timidez é a primeira impressão que se tem do novo secretário Municipal de Fazenda de Itaperuna, Ivan Lacerda. Bastam apenas alguns minutos de conversa para modificar essa impressão e travar um bate-papo descontraído com o experiente secretário.

Ivan Lacerda de Souza é filho de Euzebio Soares de Souza e Sílvia Lacerda de Souza. Casado há 36 anos com Rosani de Oliveira Teixeira Souza, o secretário é pai de Cristia Lacerda. Como funcionário público municipal, trabalhou na prefeitura de Itaperuna de 1964 a 1996, exercendo diversas funções.

Lacerda já trabalhou como contador, auxiliar da Secretaria de Fazenda e secretário de Planejamento durante dois anos do primeiro mandato do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão). Já no segundo mandato do prefeito Claudão, Lacerda foi secretário de Fazenda durante os quatro anos. Nos últimos anos, também assumiu a pasta de Fazenda, somando ao todo 16 anos de experiência no cargo.

Estudou no Colégio Bittencourt, onde se formou no curso Técnico Contábil. Cursou Direito na Faculdade do Vale do Rio Doce e procura se manter atualizado através de cursos de especialização em Administração Pública. Preocupado com a qualidade de vida, o novo secretário realiza atividades físicas regularmente. “Acordo bem cedo, faço ginástica no campo do Itaperuna e estou preparado para trabalhar. Me sinto melhor quando faço atividade física. Tenho mais ânimo, mais disposição para o trabalho”, comenta Lacerda.

Um balanço financeiro já foi solicitado pelo secretário, que se mostra disposto a trabalhar em prol do município. “De imediato, estamos realizando um levantamento da situação financeira do município. Vamos colaborar com a administração no que for possível para reduzir gastos e manter o equilíbrio das finanças”. Lacerda ainda mencionou, que a participação de novos municípios com direito ao recebimento de royalties do petróleo, somado à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a cidade itaperunense perdeu receita. “A esperança é que a gente melhore nossa arrecadação em face da queda de receita dos últimos anos. Vamos fazer um trabalho para manter o equilíbrio do município”.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Bolsa Família: 360 mil reais injetados no comércio em Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna está priorizando o recadastramento do Programa Bolsa Família, que acontece até o dia 30 de outubro.

Segundo Wander Gontijo, coordenador do programa em Itaperuna, as pessoas que recebem o auxílio devem procurar a Secretaria para a atualização dos dados cadastrais. Ressalta ainda, que está intensificando as visitas domiciliares para o recadastramento e verificando se há Irregularidades no recebimento do Bolsa Família. “Toda população que já possui seu cadastro no programa não pode deixar de comparecer até o dia 30 deste mês para realizar o recadastramento. Mesmo que a pessoa já tenha se recadastrado esse ano, deve voltar para verificar e corrigir possíveis pendências, pois será o último dia para a atualização. Quem deixar de comparecer pode correr o risco de ficar fora do programa”, reforça.

Para Aymar Medina, gestor local do programa, Itaperuna possui aproximadamente 9 mil famílias cadastradas no Bolsa Família. Somente no mês passado foram cadastradas mais de 4 mil famílias. “No mês de outubro tivemos uma grande vitória, pois foram acrescentadas oitocentas famílias no programa. Isso representa um aumento de cerca de 20% das famílias cadastradas na cidade e aproximadamente 5% no cadastro nacional. São mais de 360 mil reais injetados no comércio local graças ao programa Bolsa Família. E esses números podem aumentar ainda mais”, lembra.

Os beneficiados pelo programa devem procurar a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação para atualizar e corrigir possíveis erros de cadastro, para não correr o risco de perder o benefício. A Secretaria está situada na Avenida Cardoso Moreira, 285, sala 119, Centro, no Shopping Itaperuna Rio Center. Melhores informações através dos telefones: (22) 3824 6319 / 3824 6301.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Lançamento do Projeto Equoterapia em Itaperuna

quinta-feira, outubro 22, 2009
Aconteceu ontem (21/10), no Clube do Cavalo de Itaperuna (Capil), o lançamento do projeto Equoterapia. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação, Secretaria de Saúde, Clube dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, Capil, empresários, mães de praticantes e sociedade civil.

Equoterapia - é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais.

Lançamento do projeto Equoterapia
Dia: quarta-feira (21/10)
Horário: 17h
Local: Clube do Cavalo de Itaperuna (Capil)

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Programação para o 'Dia Internacional da Animação'

quinta-feira, outubro 22, 2009
Dia 25/10 Domingo 17h – Concha Acústica – Em frente à Prefeitura
Grande festa de abertura com artistas locais
Exibição de Desenhos animados infantis

Dia 26/10 Segunda-feira 9h - APAE
Exibição: Mostra de Desenhos animados especiais para portadores de deficiência mental e deficiência visual.

Dia 27/10 Terça-feira 9h - Colégio Lions
Exibição Desenhos animados especiais para portadores de deficiência auditiva

Dia 28/10 Quarta-feira Teatro SESI - 19h30min

DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Entrada Franca - Censura 16 anos

Exibição de Mostra Nacional e Estrangeira de desenhos de animação
Confira a programação no site: www.diadanimacao.com.br
Para mais informações sobre a comemoração deste dia nos países ligados a ASIFA acesse: http://www.asifa.net

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Itaperuna participa do ‘Dia Internacional da Animação’

quinta-feira, outubro 22, 2009
O evento será realizado em mais de 400 cidades brasileiras e em 30 países

Itaperuna foi uma das 28 cidades escolhidas no Estado do Rio de Janeiro para participar do “Dia Internacional da Animação”, que é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas. A mostra oficial será exibida simultaneamente em todas as cidades do território nacional, às 19h30min, do dia 28 de outubro.

O "Dia Internacional da Animação" é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) filiada à Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o evento será realizado em mais de 400 cidades brasileiras em todos os estados e em 30 países. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país.

Além das exibições da mostra oficial acontecerão diversas atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento. Mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

Neste ano foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da ASIFA.

Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Giro Senai Moda