10/07/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, outubro 07, 2009

Terceira Idade participa de café da manhã dançante em Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Itaperuna prima pela qualidade de vida dos idosos do município. Em comemoração ao mês do Idoso, outubro, a equipe da Secretaria organizou um café da manhã dançante, com direito a show de forró e muita dança entre os participantes. No dia primeiro de outubro se comemora o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU – a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da integração social.

De acordo com Durval Neto, diretor de Esportes, uma das preocupações da equipe é mostrar aos idosos que a atividade física traz muitos benefícios para o cotidiano de cada um deles. Ainda segundo o diretor, durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades comemorativas ao mês do Idoso.

Neto ainda destacou o projeto “Suderj em Forma”, que se encontra em pleno funcionamento no ginásio Poliesportivo de Itaperuna. O projeto conta com apoio de profissionais de Educação Física que trabalham com crianças, jovens, adolescentes e com turmas de terceira idade.

O projeto compreende as seguintes atividades: escolinha de futebol masculino e feminino, natação para bebê, natação para adulto, hidroginástica, futsal feminino e masculino, basquete, ginástica para a terceira idade, dentre outras. Os horários são de segunda a sexta, das 7h às 9h e das 16h às 20h.

As atividades são oferecidas à população gratuitamente. Para participar, procure a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no ginásio Poliesportivo levando os seguintes documentos: xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos 3/4, declaração escolar e atestado médico.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Projeto "Tô de bem com a vida" em Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009

Acontece no dia 08 de outubro, nas dependências da E. M. Henriete Morineau, o projeto "Tô de bem com a vida". O evento será às 9h e a escola está localizada no Bairro São Mateus. Durante o evento serão realizados atendimentos à comunidade através das seguintes parcerias: Secretaria de Educação, CRAS São Matheus, PACS, SENAC, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação.

Programação

1- Abertura com a execução do Hino Nacional e em seguida, coreografia com a Banda Marcial da Escola;
2- Apresentação de peça teatral;
3- Exposição dos trabalhos e fotos relativos ao projeto;
4- Plantio de mudas de árvores nativas;
5- Serviços: manicure, limpeza de pele, aferimento da pressão arterial, corte de cabelo, assessoria jurídica, atendimento com psicólogo e assistente social.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Formada a primeira turma do Núcleo de Defesa Civil em Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, em parceria com a Defesa Civil realizaram no dia 30 de setembro a entrega dos diplomas e carteiras de identificação para a primeira turma do Núcleo de Defesa Civil formada em Itaperuna. Os formandos são do distrito de Retiro do Muriaé.

O Núcleo de Defesa Civil tem como finalidade proporcionar à população uma resposta imediata, relativa a algum desastre ou calamidade prestes a ocorrer. Os formandos receberam treinamento relacionado ao tema de prevenção a desastres e acompanharam uma série de palestras durante uma semana.

Segundo Joelson de Oliveira, coordenador de Defesa Civil, novos núcleos serão criados em Itaperuna, principalmente nos bairros considerados de risco: Cehab, Vinhosa, Fiteiro, Boa Fortuna e Centro. “A prioridade será formar quatro novos núcleos até o final do ano de 2009. O principal objetivo desses núcleos de prevenção é poder alertar a comunidade com antecedências para prevenir grandes desastres. Os núcleos buscam parcerias com os lideres comunitários, entidades religiosas e até com empresários ou empresas que possam nos ajudar”, diz.

Existe a expectativa de que uma nova turma se forme na última semana de outubro. O curso tem a duração de 15 horas e acontece de segunda a sexta, das 18h às 21h. Melhores informações podem ser obtidas na sede da Defesa Civil Municipal de Itaperuna, na Rua Alcides Augusto Magalhães, nº 470, Aeroporto. Ou pelo telefone (22) 3824-6334. Quem preferir utilizar a Internet, basta enviar um e-mail para: defesacivil@itaperuna.rj.gov.br

Também participaram do evento o vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada) e Franciney França, secretário Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Qualidade de vida é uma das prioridades de Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
Secretaria de Esporte incentiva atletas em competições e proporciona atividades físicas à população
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Itaperuna incentiva seus atletas a participarem de competições pela região Norte-Noroeste Fluminense. Recentemente a equipe de corredores da Secretaria participou de uma competição na cidade de Campos dos Goytacazes, promovida pela Fundação de Esportes daquela cidade.

De acordo com Durval Neto, diretor de esportes, a Secretaria vem desempenhando um importante papel proporcionando suporte aos atletas. "Na competição em Campos, providenciamos o transporte. No dia-a-dia, o professor de Educação Física faz um acompanhamento do desempenho dos atletas e, recentemente, instituímos uma complementação alimentar à base de carboidratos e proteínas, visando não só bons resultados como uma boa qualidade de vida", diz.

O percurso da corrida na cidade campista foi de 5,8 km. Destaque para os atletas Wanderlei Soares, José Dias, Geazi Peçanha, Elizamar Bernardino, Genival França e Joel Tavares.

PROJETO "SUDERJ EM FORMA" - Já se encontra em pleno funcionamento o projeto "Suderj em Forma", no ginásio Poliesportivo de Itaperuna. O projeto conta com apoio de profissionais de Educação Física que trabalham com crianças, jovens, adolescentes e com turmas de terceira idade.

O projeto compreende as seguintes atividades: escolinha de futebol masculino e feminino, natação para bebê, natação para adulto, hidroginástica, futsal feminino e masculino, basquete, ginástica para a terceira idade, dentre outras. Os horários são de segunda a sexta, das 7h às 9h e das 16h às 20h.

As atividades são oferecidas à população gratuitamente. Para participar, procure a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no ginásio Poliesportivo levando os seguintes documentos: xerox da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, 2 fotos 3/4, declaração escolar e atestado médico.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Projeto ‘Alô Alô Pais’ em Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
Com objetivo de trabalhar a orientação aos pais na educação dos filhos, será lançado na próxima terça-feira (06/10), o projeto "Alô Alô Pais". O projeto é uma iniciativa do Conselho Tutelar e do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com apoio da Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna.

O lançamento acontece na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, no Bairro Cehab, às 17h e terá a presença do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), do vice-prefeito Fernando Paulada, secretários, juízes e outras autoridades.

Lançamento do projeto "Alô Alô Pais"
Dia: 06 de outubro (Ontem).
Local: E. M. Francisco de Mattos Ligiéro, no Bairro Cehab.
Horário: 17h
SAIBA MAIS >

Itaperuna se prepara para comemorar o Dia da Criança

quarta-feira, outubro 07, 2009
A Prefeitura de Itaperuna vai comemorar o Dia da Criança, no dia 12 de outubro, na Avenida Cardoso Moreira, das 8h às 12h e convida os animadores culturais, recreadores e artistas, que desejarem trabalhar como voluntários, a participarem do evento. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação até o dia 07 de outubro (quarta-feira). Melhores Informações com Sirlene (manhã) ou Filipe (tarde), pelo telefone (22) 3824-6629. As secretarias de Educação; Ação Social, Trabalho e Habitação; e a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo são responsáveis pela organização do evento.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Projeto Social “Lutando e Educando” em Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
Aconteceu no último dia 03 de outubro de 2009 a inauguração do Projeto Social "Lutando e Educando", que contou com a participação da Clínica de Judô e Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Escola Municipal Francisco de Matos Ligiéro.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Ação Global nos bairros de Itaperuna

quarta-feira, outubro 07, 2009
A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, através do Centro de Referência de Assistência (CRAS) promove regularmente atividades de prestação de serviços junto à população, através do projeto Ação Global. Serviços de corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, regularização de documentação, como identidade e outros, além de inclusão em programas sociais, são oferecidos à comunidade.

Os bairros Vinhosa, Aeroporto, São Francisco, Matadouro, Cehab, Surubi e São Matheus, além dos distritos de Boa ventura e Retiro, já receberam o projeto Ação Global. O Bairro Niterói recebe os profissionais do projeto no dia 03 de outubro, na Rua Primeiro de Maio.

No dia 08 de outubro o bairro São Matheus volta a receber o projeto, no Ciep. Já no dia 14 de outubro será a vez do distrito de Retiro do Muriaé, no Programa de Saúde da Família (PSF).

CRAS - O Centro de Referência de Assistência de Itaperuna busca criar oportunidades com ações que promovam o resgate da cidadania. O centro investe na orientação de valores éticos e morais, com o propósito de oferecer à comunidade opções atrativas de atividades que motivem e resgatem os jovens em situações de risco. O CRAS atende aproximadamente a 1.500 pessoas por mês e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone da Secretaria de Ação Social (22) 3824 6301, ou diretamente nos seguintes pólos:

AEROPORTO - Rua Bom Jesus, 1113, Perto da esquina do Tiro de Guerra. Tel.: 3822-6208
SURUBI - Av. Porto Alegre, 1000 perto da Rua Porciúncula. Tel.: 3820-1196
SÃO MATEUS - CIEP do São Mateus Tel.: 3824-4074
VINHOSA - Anexo à 4ª Igreja Batista, Rua Júlio César, 1183. Tel.: 3824-3642
NITERÓI - Av. Santo Antônio, s/n° ao lado da igreja Ágape. Tel.: 3820-1730
SAIBA MAIS >

Secretaria de Educação de Itaperuna apresenta projeto de reforço escolar

quarta-feira, outubro 07, 2009
A equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna (SEMED) realizou no dia 29 de setembro uma reunião com os professores que vão trabalhar com turmas de reforço escolar. Na ocasião a coordenadora pedagógica Rúbia Ribeiro fez uma explanação sobre o projeto e entregou uma cópia a todos os professores. Disse ainda que a escolha dos profissionais aconteceu mediante consulta à direção das escolas, bem como à equipe de supervisoras da SEMED.

Dentre os critérios de avaliação foi levado em conta a disponibilidade do profissional e o perfil do educador no que concerne ao comprometimento com o trabalho de reforço escolar. A professora Luciene Fumiam relatou suas experiências, apresentando uma proposta que proporciona aprendizagem significativa de forma lúdica e que leva em conta a proposta de letramento.

Ainda de acordo com Fumiam, seus alunos desenvolveram capacidades que propiciam a continuidade nos anos de escolaridade, levando em conta a idade/série.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >