09/28/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, setembro 28, 2009

Reinauguração do PETI do bairro Frigorífico

segunda-feira, setembro 28, 2009
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é um projeto de transferência direta de renda do Governo Federal para famílias de crianças e adolescentes envolvidos no trabalho precoce. Um dos objetivos é erradicar as piores formas de trabalho infantil, aquelas consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Para isso, o PETI concede uma bolsa às famílias em substituição à renda do trabalho infantil.

No dia 23 de setembro foi reinaugurado o PETI do Bairro Frigorífico/Cubatão, em Itaperuna. A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação realizou uma ampla reforma na antiga sede e hoje, o projeto já atende a 61 crianças. A expectativa é que esse número cresça ainda este ano, visto que existe um projeto natalino com o intuito de ensinar as mães dessas crianças a trabalhar com material reciclado. O objetivo é capacitar as mulheres do bairro a produzir peças de artesanato utilizando garrafas "pets", para que elas tenham alguma renda. O PETI do Bairro Frigorífico/Cubatão está localizado na Rua Antônio Cunha, nº 200.

Secretaria de Ação Social – Hoje a Secretaria de Ação Social de Itaperuna atende a mais de 700 crianças e adolescentes em seus projetos, sendo que 446 são assistidas pelo PETI. Para receber a bolsa do programa, os responsáveis têm que assumir alguns compromissos, dentre eles, a freqüência mínima das crianças e adolescentes na escola, participação das famílias nas ações socioeducativas e de ampliação e geração de renda que lhes forem oferecidas. Os alunos do PETI realizam diversas atividades educacionais, dentre elas, trabalho com arte, educação, esporte e lazer, cultura, sociabilidade, educação ambiente e folclore regional, além de receberem atendimento psicossocial, alimentação balanceada e reforço escolar.

Público-Alvo: Famílias com crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 15 anos envolvidos em atividades consideradas como as piores formas de trabalho infantil. Essas atividades foram regulamentadas pela Portaria nº 20, de 13 de setembro de 2001, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A Secretaria mantém os seguintes pólos de atendimento do PETI: Aré, Castelo/Horto, Comendador Venâncio, Itajara, Nossa Senhora da Penha, Raposo, Retiro do Muriaé e Frigorífico/Cubatão.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Itaperuna contra a Paralisia Infantil

segunda-feira, setembro 28, 2009
O "Dia D" de vacinação contra a paralisia infantil (Poliomielite), que aconteceu no dia 19 de setembro superou as expectativas em Itaperuna. Isso, por que o município atingiu 97,23% do número de vacinação antes do término do prazo, sendo que o percentual exigido pelo Ministério de Saúde é de 95%. Só no "Dia D" foram vacinadas 66,4% das crianças, percentual nunca antes alcançado em outras campanhas.

A Secretaria de Saúde realizou previamente uma campanha de vacinação na zona rural e disponibilizou agentes comunitários que trabalharam nos pontos de vacinação previamente estabelecidos. Através do modelo "busca ativa", ou seja, indo à casa das famílias nas localidades mais afastadas dos postos de vacinação, bem como nos distritos e zona rural, a Secretaria conseguiu atingir um número elevado de vacinados.

Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus. Os pais devem saber que na forma mais grave, pode deixar aleijões permanentes paralisando partes do corpo e organismo e levar a criança à morte. Por isso é de suma importância vaciná-las, garantindo assim a imunidade por toda a vida.

Para que a cobertura tivesse o resultado alcançado, a Secretaria de Saúde criou medidas logísticas a fim de fortalecer a infra estrutura montada para atender as localidades mais distantes de Itaperuna, em domicílio, do dia 11 a 18 de setembro. Também foram providenciados veículos para garantir o atendimento antecipado, além da divulgação com informativos nas rádios locais, motos de propaganda, carros de som, jornais, escolas e entidades, dentre outros.

O "Dia D" aconteceu no dia 19 de setembro das 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, nos PSF de cada bairro, postos avançados e zona rural.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Palestra em Itaperuna alerta sobre os riscos das chuvas de verão

segunda-feira, setembro 28, 2009

O departamento de Defesa Civil de Itaperuna realizou no dia 24 de setembro, no 21º Grupamento de Bombeiro Militar – Itaperuna, uma palestra abrangente sobre os riscos e as precauções necessárias para enfrentar as chuvas de verão.

De acordo com Joelson de Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Itaperuna, a prevenção é essencial para que a população não seja surpreendida por eventuais chuvas que possam vir a ocorrer. "A prevenção é a melhor forma de evitar desastres causados pelas chuvas. Discutimos diversos pontos durante a palestra, sendo que o nosso principal objetivo, caso haja enchentes, é alertar a população a tempo, prestando toda informação e ajuda possível", comenta o coordenador.

Durante a reunião, a palavra "união" foi abordada diversas vezes. Representantes de entidades privadas, comunidade, governo municipal e outros setores da sociedade, foram uníssonos ao dizer que toda a sociedade tem que unir forças para enfrentar o problema. Projetos de prevenção estão sendo desenvolvidos em alguns distritos da cidade, é o caso de Retiro do Muriaé, onde existe o Núcleo de Primeiros Socorros.

Segundo Franciney França, secretario Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, as famílias prejudicadas pelas últimas enchentes recebem total apoio do município. Atualmente há o pagamento de 25 aluguéis sociais àquelas pessoas que perderam tudo o que possuíam, devido às fortes chuvas do início do ano.

Outro fator abordado foi a questão do reflorestamento. Além de ajudar a prevenir quedas de encostas, também ajuda a equilibrar a temperatura ambiente. A conscientização coletiva, no que tange a precauções básicas mereceu destaque. "Jogar papel na rua entope bueiros! Isso dificulta o escoamento da água. Imaginem a quantidade de plásticos e outras coisas que são jogadas diariamente na rua! Tudo isso contribui de forma significativa para o acúmulo de águas", diz Joelson de Oliveira.

O coordenador encerrou a palestra citando o quão prejudicial é para o meio ambiente o crescimento desordenado das cidades e como é importante realizar obras em conformidade com a lei. "Em Teresópolis, por exemplo, para construir uma casa de forma legal é preciso que haja inspeção da Defesa Civil. A aprovação só será concedida se a obra não oferecer nenhum risco", finaliza.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Itaperuna comemora o "Dia do Idoso"

segunda-feira, setembro 28, 2009
No dia primeiro de outubro se comemora o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU – a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da integração social e principalmente, primando pela saúde dos idosos. No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, deveres e direitos a que os idosos estão sujeitos.

Em Itaperuna, a comemoração do "Dia do Idoso" aconteceu no dia 24 de setembro, no posto de saúde Dr. Raul Travassos. O evento faz parte do calendário de programação do projeto "Ação Educativa em Saúde", que tem como principal objetivo informar e prevenir a população sobre diversos assuntos relacionados à Saúde. O projeto já promoveu campanhas sobre temas diversificados, dentre eles, "Hepatite B", "Hepatite C", "Diabetes", "Medicamentos", "Tuberculose", "Colesterol", "Influenza A (H1N1)" e outros.

Segundo Fernando Fernandes (Paulada), vice-prefeito, os idosos merecem toda a atenção do município. "Nós temos que ter compromisso com nossos idosos, pois eles sempre lutaram para o melhor de nossa cidade", comenta. Já Carlos Alberto Carpi, secretário Municipal de Saúde, parabenizou o trabalho da equipe do projeto "Feliz Idade". "Parabéns a toda equipe, pois cada vez que venho aqui, vejo a satisfação no rosto de vocês. Esperamos que o poder público contribua sempre para esse bem-estar da comunidade", diz.

Abrindo a programação, os idosos apresentaram um número de dança. De acordo com Ivana Menezes, fisioterapeuta do programa, a "Dança Sênior" tem o objetivo de trabalhar a prevenção de quedas. "A pessoa vai ganhando equilíbrio, conseguindo ampliar os movimentos e passa para a modalidade em pé. A dança enfoca o equilíbrio, coordenação e memória, além da atividade física. Eles ficaram três meses treinando", revela a fisioterapeuta.

O coral do programa também se apresentou e arrancou aplausos daqueles que passaram pelo pátio do posto de saúde Dr. Raul Travassos. A letra da canção fala sobre a alegria de estar na terceira idade e de participar do programa "Feliz Idade". Após a apresentação, os idosos se encaminharam para o auditório, onde participaram de uma gincana. Essa brincadeira é realizada todas as quintas-feiras.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >