09/17/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, setembro 17, 2009

Comunicado: Fórum Municipal de Cultura em Itaperuna

quinta-feira, setembro 17, 2009
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer tem a honra de convidar para o Fórum Municipal de Cultura, que se realizará no dia 18/09/2009, às 17h30min, no antigo SENAC, situado na Avenida Senador Sá Tinoco, nº 927, Centro, tendo como objetivo a eleição dos cinco (5) representantes - conselheiros, de entidades e organizações culturais e entidades de representação profissional que agreguem estas categorias que tem como área de atuação a cultura, para assento no Conselho Municipal de Cultura.

Sérgio Galeão Coutinho Resende
Secretário de Cultura, Esporte e Lazer

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Localidades que irão receber a vacinação antes do dia "D"

quinta-feira, setembro 17, 2009
Relação das localidades que irão receber a vacinação antes do dia "D" (19/09) no modelo busca Ativa.com seus respectivos dias.Coordenação de Imunização
Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Programa Curumim atende a 100 alunos em Itaperuna

quinta-feira, setembro 17, 2009
O programa Curumim atende a crianças na faixa etária de seis a 14 anos incompletos, em situação de risco social. Localizado no Bairro Jardim Surubi, o projeto é fruto de um convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Itaperuna com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). É condição imprescindível para participar do programa que a criança e/ou o adolescente, esteja matriculado e freqüentando a escola pública municipal ou estadual.

A proposta do Curumim não se resume apenas no brincar por brincar. A programação é rotativa, com atividades diversificadas. A criança aprende a se organizar, a trabalhar em grupo e a se relacionar com as pessoas. É também estimulada a ser responsável. Os participantes têm a oportunidade de viver uma experiência de vida que possibilita a escolha de um caminho que resgate o seu lugar na sociedade. O projeto surgiu para sanar alguns problemas educacionais, como déficit de desempenho escolar e minimizar problemas sociais, como violência doméstica, urbana, drogas, dentre outros.

O trabalho com as crianças e adolescente não é visto como uma via de mão única em que os adultos fornecem seus saberes aos mais jovens, mas um compartilhar do saber em que as crianças e adolescentes, participantes do projeto, são vistas como agentes de seu próprio futuro. O Curumim contribui para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes carentes, expostos a riscos pessoais e sociais, atuando em aspectos fundamentais do desenvolvimento do ser humano garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Programa Curumim é um projeto gerido pela Secretaria de Ação Social, Habitação e Trabalho e atende a 100 crianças e adolescentes. A sede está situada na Rua Geober de Assis Vargas, nº 45, Bairro Cidade Nova.

Socialização - O Curumim promove a integração total das crianças e adolescentes pela participação em atividades que estimulem o desenvolvimento do senso de responsabilidade, que facilitem o relacionamento interpessoal, preparando-os para a convivência natural com outros grupos e a própria sociedade.

Escola - Contribui de forma substancial para o sucesso das crianças e adolescentes na escola.

Alimentação - Ajuda no combate à desnutrição, que prejudica o desenvolvimento físico e compromete o desempenho escolar, com o fornecimento de alimentação regular e balanceada.

Família e comunidade - Promove ações que fortaleçam os vínculos afetivos e sociais das crianças e adolescentes com suas famílias, com sua escola e com a comunidade de origem, resgatando-Ihes a auto-estima, o sonho e a confiança no futuro.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Conferência Intermunicipal de Educação em Itaperuna

quinta-feira, setembro 17, 2009
A Conferência Nacional de Educação (CONAE) será realizada no primeiro semestre de 2010, em Brasília/DF. Até  lá, serão realizadas conferências Municipais ou Intermunicipais, como o evento ocorrido em Itaperuna, no dia 11 de setembro, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças.

A CONAE veio para garantir um espaço democrático para que a sociedade expresse sua opinião e construa coletivamente os rumos para a Educação Nacional. O Ministério da Educação, em articulação com a Comissão Organizadora Nacional, coordena esse amplo debate nacional sobre educação em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. A conferência propôs diretrizes para a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e para o Plano Nacional de Educação (PNE), além de formular as estratégias de implementação.

Participaram do encontro representantes dos municípios da região Norte-Noroeste Fluminense, dentre eles, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Varre-Sai e Macaé. Cada município trabalhou com seis eixos temáticos, que foram discutidos anteriormente em cada cidade, através da conferência Municipal. Durante o evento em Itaperuna, os grupos foram divididos por eixo temático e ficaram em salas separadas. Depois, reuniram-se para expor o relatório de cada eixo. Após a apresentação e discussão dos temas, uma votação foi proposta para a consolidação do documento final que será encaminhado à Brasília. Os seis eixos são:

I – Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional;

II – Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação;

III – Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar;

IV- Formação e Valorização dos Profissionais da Educação;

V – Financiamento da Educação e Controle Social;

VI – Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
O secretário de Educação de Itaperuna Flávio Lemos coordenou um dos eixos. O vice-prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, também participou da conferência.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Fernando Gabeira visita Itaperuna

quinta-feira, setembro 17, 2009
O Itaperuna Tênis Clube – ITC – foi o local escolhido pela direção do Partido Verde (PV) local, para recepcionar Fernando Gabeira, escritor, jornalista e deputado federal (PV/RJ). O encontro aconteceu no 12 de setembro e contou com a participação de lideranças política do Noroeste Fluminense. Na pauta, não poderia faltar a preocupação com as questões ambientais, bem como, estratégias políticas visando as próximas eleições.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Vacinação contra a Paralisia Infantil em Itaperuna

quinta-feira, setembro 17, 2009
"Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar". Esse é o slogan da segunda etapa – Dia D – de vacinação contra a paralisia infantil (Poliomielite), que acontecerá no dia 19 de setembro (sábado), das 8h às 17h. O objetivo da Secretaria de Saúde de Itaperuna é vacinar 100% das crianças de 0 a 5 anos. Para que isso aconteça, a Secretaria irá trabalhar com o modelo "busca ativa", ou seja, indo à casa das famílias nas localidades mais afastadas dos postos de vacinação, bem como nos distritos e zona rural, a fim de ter o maior numero possível de vacinados.

Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus. Os pais devem saber que na forma mais grave, pode deixar aleijões permanentes paralisando partes do corpo e organismo e levar a criança à morte. Por isso é de suma importância vaciná-los, garantindo assim a imunidade por toda a vida.

Recursos - para que a cobertura tenha o resultado esperado, a Secretaria de Saúde criou medidas logísticas a fim de fortalecer a infra estrutura montada para atender as localidades mais distantes de Itaperuna, em domicílio, do dia 11 a 18 de setembro. Também estão sendo providenciados veículos para garantir o atendimento antecipado, além da divulgação com informativos nas rádios locais, motos de propaganda, carros de som, jornais, escolas e entidades, dentre outros. A intenção é diminuir a demanda no "Dia D" e erradicar a poliomielite.

O evento de cunho nacional acontecerá no dia 19 de setembro das 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, nos PSF de cada bairro, postos avançados e zona rural. É obrigatória a apresentação da Caderneta de Vacinação para que possa ser feita a atualização e assim, a criança ficará em dia com a sua rotina vacinal.

Garanta a saúde de seu filho! Vacine, é muito importante! Essa gotinha vale para toda a vida... "Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar". ITAPERUNA CONTRA A PARALISIA INFANTIL.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

O que é Vigilância Ambiental em Saúde?

quinta-feira, setembro 17, 2009
Conheça os diversos ‘braços’ da Secretaria de Saúde de Itaperuna
A Vigilância Ambiental em Saúde tem como objetivo conhecer, detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes no meio ambiente que interferem na saúde humana. Suas principais ações são: identificar solos contaminados e investigar se a população ao redor sofreu algum dano à saúde; analisar a qualidade do ar e saber até que ponto prejudica a saúde local; coletar e analisar fontes de água alternativas; além de prevenir e controlar as doenças relacionadas ao meio ambiente.

A Vigilância Ambiental, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica constituem a Vigilância em Saúde, todas supervisionadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A Vigilância em Saúde tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco relacionados às doenças e outros agravos à saúde. Hoje, a Vigilância Ambiental trabalha com nove programas, sendo eles: vetores, reservatórios e hospedeiros, ar, solo, contaminantes, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, animais peçonhentos e água para consumo humano. Cada programa tem um responsável, no total, são 75 servidores dentre técnicos e biólogos, trabalhando em prol da saúde itaperunense.

O posto de atendimento da Vigilância Ambiental funciona na Rua João Catarina, 208, Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone 3824-2853. Já a coordenação do setor tem a sede estabelecida na Rua Benedito Nicolau, 828, Bairro São Mateus (no prédio onde funcionou a fábrica de remédios). Para Aurélio Carneiro, coordenador da Vigilância Ambiental, recuperar o prédio da antiga fábrica de remédios foi uma conquista. "O prédio estava abandonado e conseguimos recuperá-lo. Funcionávamos em um imóvel alugado e não tínhamos a estrutura que temos hoje. Temos dois laboratórios e trouxemos o almoxarifado de medicamentos para cá", diz. Ainda segundo o coordenador, o almoxarifado funcionava em um imóvel alugado, onerando os cofres públicos, além de não corresponder às necessidades de armazenamento.

DENGUE - O produto usado no combate à dengue previne a reprodução do mosquito por até 65 dias nos depósitos de água limpa e parada. "No controle da dengue, pode-se dizer que 100% do município recebe bimestralmente a visita dos agentes. Cerca de 44 mil imóveis são vistoriados, inclusive os distritos. Os agentes estão sempre uniformizados e identificados. Eles passaram por uma capacitação com os profissionais do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), receberam treinamento prático, para depois serem selecionados", diz o coordenador.

A melhor forma de evitar problemas e doenças é a prevenção. A Vigilância Ambiental precisa que a população seja atuante, denunciando irregularidades e se conscientizando sobre os diversos cuidados que são necessários, como por exemplo, o acúmulo de lixo em terrenos baldios. Existe uma preocupação acentuada com a presença de ratos, pois a Leptospirose pode matar. O órgão atua firmemente no combate a essa praga, mas é preciso consciência por parte de todos.

VIGIÁGUA - Em breve, todas as análises de águas minerais, de poços artesianos e qualquer água usada para consumo humano será realizada em Itaperuna, mas precisamente pela Vigilância Ambiental. Hoje, todas as amostras são enviadas para o Rio de Janeiro. "Todos os municípios da região passarão a fazer a análise de suas águas aqui em Itaperuna, com a gente", finaliza Carneiro.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Raposo recebe o projeto "Promovendo Saúde em Itaperuna"

quinta-feira, setembro 17, 2009
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna desenvolve desde o início do ano o projeto "Promovendo Saúde em Itaperuna", que consiste em dinamizar e promover verdadeiramente a saúde por todo o município. As atividades são realizadas nas unidades do PSF (Programa de Saúde da Família), onde uma equipe de profissionais formada por nutricionistas, dentistas, enfermeiros e professores de Educação Física levam informações e prestam serviços gratuitamente à população.

"Nutrição na Infância" foi o tema apresentado no PSF de Raposo (distrito de Itaperuna), no dia 09 de setembro. Os moradores da localidade receberam orientações sobre técnicas de escovação, aplicação de flúor, atividades físicas e recreativas acompanhadas por profissionais de Educação física, dentre outros serviços. Também receberam atendimento oftalmológico. O ônibus do projeto VISÃO esteve em Raposo, com o oftalmologista Marco Aurélio, que realizou consultas preventivas e nos casos necessários, encaminhou os pacientes para a realização de exames.

Na oportunidade, as crianças de zero a cinco anos foram pesadas e medidas para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. Esse trabalho é uma das prioridades do projeto "Promovendo Saúde em Itaperuna". Para a coordenadora Ana Carla Souto, o projeto é de suma importância para a comunidade. "Nós realizamos diversas atividades durante o ano. Esse tema específico ajuda a sensibilizar pais e professores sobre a importância de uma alimentação saudável", comenta.

Evitar a obesidade e estimular hábitos saudáveis também foram abordados durante a palestra "Interferência da nutrição no processo ensino-aprendizagem". Os alunos da rede municipal foram liberados para a participação no evento.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Distritos de Itaperuna comemoram a Semana da Pátria

quinta-feira, setembro 17, 2009
A semana da Pátria tem proporcionado dias de festa nos distritos de Itaperuna. Os tradicionais desfiles cívicos entusiasmam a professores, alunos, funcionários e a própria comunidade, que tem a oportunidade de interagir com as escolas.

Coube ao distrito de Retiro do Muriaé abrir as festividades. No primeiro dia do mês de setembro, os retirenses vibraram com seus alunos. No dia seguinte, foi a vez de Raposo, que proporcionou um belo desfile. Já em Boa Ventura, o desfile aconteceu no dia 03 de setembro.

De acordo com Flávio Lemos, secretário de Educação, os problemas desencadeados pela gripe Influenza A (H1N1) atrapalhou o planejamento das festividades. "As escolas ficaram à vontade para trabalhar e preparar os desfiles. O problema da gripe suína desmontou o planejamento inicial, mas vamos cumprir nossa agenda cívica. Para o próximo ano, certamente, poderemos planejar as coisas com mais calma", afirma.

Para Lúcia Balbino, diretora do Colégio Estadual Senador Sá Tinoco (Boa Ventura), é de suma importância a participação e o envolvimento de todos nas comemorações. "É um grande orgulho comemorar a semana da Pátria. Comunidade e escola juntos! Obrigada aos professores, funcionários e alunos por esse desfile", diz.

O desfile em Boa Ventura foi encerrado pelo secretário Flávio Lemos. "Vocês deram um show! Parabéns a vocês, alunos e professores, por essa apresentação. Peço aplausos para vocês mesmos, pois vocês fizeram essa festa". Os desfiles em Comendador Venâncio e Aré acontecem no dia 04. Em Itaperuna, o desfile será no dia 07 de setembro.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Dr. José Egydio Tinoco é homenageado na ALERJ

quinta-feira, setembro 17, 2009

Aprovado na Sessão de 28 de abril de 2009, o Projeto de Resolução nº 770 de 2009, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), promulgou a Resolução nº 612, que concede a Medalha Tiradentes ao Dr. José Egydio Tinoco Neto. A solenidade de entrega aconteceu no final do mês de agosto, no auditório da ALERJ. A Resolução é de autoria do deputado Estadual Délio Leal (PMDB). Sendo a maior honraria concedida pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes é conferida a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade.

José Egydio Tinoco Neto – natural de Itaperuna, o médico diplomado pela UFF em 1973, possui renomada competência. Foi monitor da Cadeira de Anatomia da Faculdade de Medicina da UFF, médico da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e do INAMPS, e presidente-Fundador da UNIMED Norte-Fluminense. Na política, atuou por três Legislaturas, como representante fluminense na Câmara dos Deputados. Imprimiu sua marca nos trabalhos, tanto em Comissões Permanentes como Constituição e Justiça, Desenvolvimento Urbano, Fiscalização Financeira e Controle, Viação e Transportes, dentre outros. Em Itaperuna exerceu a chefia do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São José do Avaí, estabelecimento onde trabalhou por mais de 20 anos.

Fonte: Eusébio Dornellas

SAIBA MAIS >

Você conhece o trabalho da Vigilância Sanitária em Itaperuna?

quinta-feira, setembro 17, 2009
Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária é o órgão que cuida da proteção da saúde da população em diversos aspectos. Combate tudo que promove risco à saúde da população, no sentido de evitar e prevenir. Focos de insalubridades, controle de zoonose, segurança do trabalhador, inspeção em estabelecimentos de gêneros alimentícios (supermercados, açougues, bares, frigoríficos e outros), inspeção em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (farmácias, consultórios médicos, hospitais, hotéis, salão de beleza e outros) e inspeções diversas (habitações, hortas, chácaras, piscinas, terrenos baldios e outros), são algumas das atividades da Vigilância Sanitária.

Existe o disk-denúncia, através do telefone 3822-1177, que contribui para com o bom desempenho das atividades do órgão. Assim que a denúncia é realizada, uma equipe de fiscalização toma todas as medidas necessárias para a solução do problema. Os infratores são notificados e recebem orientações para sanar a questão. A Vigilância Sanitária trabalha em parceria com a Vigilância Ambiental nos casos de dedetização, infestações por roedores e outros serviços de mesma natureza.

Os medicamentos impróprios para o consumo também são de responsabilidade do setor. Existem fiscalizações periódicas e quando detectado o problema, os remédios são retirados das prateleiras. O canil municipal está sob a responsabilidade do órgão, que vem realizando a campanha "Adote um Cãozinho". Para Humberto Teixeira, coordenador de Vigilância Sanitária, a campanha foi bem aceita pela população. "O canil está funcionando perfeitamente e a campanha está surtindo efeito. Nós também fazemos a castração de cães gratuitamente, mas não há muita procura, talvez pela falta de conhecimento desse serviço por parte da população", comenta. Quem tiver interesse em castrar seu cão deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária e agendar o serviço.

Animais de grande porte (eqüinos e bovinos), quando soltos em via pública, são apreendidos pela Vigilância Sanitária. Para serem liberados, os proprietários pagam uma multa. Caso não haja a procura pelo animal, o mesmo vai a leilão. A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, no Centro. Melhores informações podem ser obtidas através do telefone (22) 3824 6314.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >