09/15/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, setembro 15, 2009

CMDCA assina convênios com entidades da cidade

terça-feira, setembro 15, 2009
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaperuna assinou no dia 31 de agosto, novos convênios com entidades sócio-assistencialista do município, que atuam nas áreas de abuso sexual e dificuldade na aprendizagem. A APAE e Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf receberam o repasse de R$ 16 mil para o desenvolvimento de projetos ao longo de seis meses.

De acordo com Sergio Martins, presidente do CMDCA de Itaperuna, o principal objetivo do conselho é mostrar para a população a transparência e a seriedade do órgão, junto às instituições parceiras. Martins frisou a importância de realizar parcerias com empresas. “Diversos projetos podem ser desenvolvidos com a ajuda de grandes empresas através de incentivos e redução fiscal. Os investimentos podem ser repassados aos conselhos e assim, certamente, vão ajudar as crianças que precisam”.

Hoje, o Conselho prima pelo redirecionamento, reorientação e inovação de sua estrutura. Com 18 anos de existência, muitas crianças e adolescentes tiveram suas vidas transformadas em função de projetos sociais. Segundo Martins, recentemente, em uma conferência regional realizada na cidade de Cabo Frio, um promotor e um juiz de direito debatendo a questão do crime organizado naquela cidade, mencionaram a dificuldade da instalação de projetos de inclusão social, devido as organizações que estão à margem da lei. “Em Itaperuna a realidade não é muito distante. Se não cuidarmos das nossas crianças, se elas não tiverem uma segunda oportunidade, vai ser muito difícil lutar contra esse grande adversário chamado crime organizado”.

A Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação coordena projetos como o Curumim, Projovem e Peti que dão total apoio aos jovens da cidade. Os programas têm como meta estimular o aprendizado, ajudar os jovens a desenvolver habilidades outrora desconhecidas e criar oportunidades, dando a eles opções de escolha que proporcionem uma vida melhor. O CMDCA de Itaperuna realizará reuniões mensais para discutir alternativas de como lidar com a situação do crime organizado na cidade, que exerce influência sobre muitos jovens.

Segundo Patrícia Carla, presidente do Conselho Tutelar de Itaperuna, a grande dificuldade é conter o crescimento da criminalidade na cidade. “A criminalidade tem aumentado muito em Itaperuna e se não tomarmos nenhuma atitude, será muito difícil reverter esse processo. Tem que haver uma orientação principalmente nas escolas, junto aos professores e alunos”, diz. A presidente também mencionou a importância da família no processo educacional do jovem. “Temos que conscientizar a sociedade de que a família é a base de tudo. Precisamos mostrar aos pais a importância de se relacionar com seus filhos”, finaliza.

Os projetos e programas assistidos pelo CMDCA de Itaperuna são: “Quem ama Educa” e “Liberdade Assistida” da Paróquia São José do Avahy; “Menina mulher” e “Prevenção na gravidez” do Centro de Estudos e Ação da mulher de Itaperuna; “MUSI@RTE” da Associação Cultural, Recreativa e Educacional; “Resgate de Criança e Adolescente” e “Crianças ou e/ou adolescentes vítimas do abuso Sexual” da Associação Patronato Padre Humberto Lindelauf e “Desate Esse Nó” da APAE.

O CMDCA está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro. Para melhores informações, entre em contato através do telefone: (22) 3822-8935.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Dia nacional sem fumo

terça-feira, setembro 15, 2009
O projeto “Ação Educativa em Saúde” é realizado todas as segundas-feiras no posto de saúde Dr. Raul Travassos, em Itaperuna. O “Dia Nacional sem Fumo” foi o tema abordado no último dia 31 de Agosto. O projeto tem como meta informar e prevenir a população sobre diversos assuntos relacionados à saúde. A campanha já abordou os seguintes temas: Hepatite B, Hepatite C, Diabetes, Medicamentos, Tuberculose, Colesterol e sobre a gripe Influenza A (H1N1).

O médico Ronald Novaes, responsável pelo programa de Combate ao Tabagismo, ministrou uma palestra sobre o tema e destacou as dificuldades encontradas no país, já que o Brasil é um dos maiores produtores de tabaco do mundo. O médico frisou alguns motivos mais do que suficientes para que os fumantes abandonem o cigarro. “O cigarro mata mais que a AIDS, acidentes de trânsito, drogas ilícitas e 90% dos casos de câncer estão ligados ao uso de cigarro”, afirma.

Novaes ainda mencionou a intenção de formar grupos de apoio aos fumantes. “Temos a intenção de implantar na cidade, leis anti-tagismo e fiscalizá-las como na cidade de São Paulo. Além disso, pretendemos formar grupos de apoio com os próprios fumantes, onde eles possam trocar experiências e ajudar uns aos outros”. Panfletos com uma linguagem bastante acessível e de fácil compreensão foram distribuídos durante o evento.

Participantes do programa “Feliz Idade”, que haviam se reunido com o vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada), também participaram do evento. Na oportunidade o coral dos idosos apresentou a música “Fumar pra que, pra que fumar?”. A aposentada Marisa Vinhosa participa do projeto e se diz satisfeita por fazer parte do grupo. “A gente ensaia bastante para fazer bonito e eu fiquei muito feliz em cantar aqui. Valeu a pena o nosso esforço! Esse projeto é muito importante, não só pra mim, como para todos os outros. A gente faz ginástica, canta, brinca e se diverte bastante. É muito gratificante”, diz a aposentada sobre o programa “Feliz Idade”.

O projeto “Ação Educativa em Saúde” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES).

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Atleta de Itaperuna é referência nacional na Natação‏

terça-feira, setembro 15, 2009
Com os tempos obtidos na última etapa do Circuito Estadual, realizado na piscina do Botafogo, Hugo Hoffmann figura entre os melhores peitistas do Brasil em sua categoria.

Fonte: Equipe GT Swim
SAIBA MAIS >

VIII Copa do Leite de Raposo

terça-feira, setembro 15, 2009
Aconteceu em Raposo no final do mês de Agosto, a VIII Festa da Copa do Leite de Raposo, a festa foi no Campo de Futebol do Esporte Clube Soledade, com os portões abertos. A programação contou com muitos shows, barracas e ordenha de animais.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Final de semana festivo em Retiro do Muriaé

terça-feira, setembro 15, 2009
O último final de semana do mês de agosto agitou Retiro do Muriaé, distrito de Itaperuna. Na ocasião, o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) e o vice-prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, inauguraram uma série de obras no distrito.

Foram realizadas obras de infraestrutura, saneamento básico e calçamento de ruas e avenidas, dentre elas, as ruas Zinho Pedrosa, Antônio Oliveira Gabetto, José Tiburcio Garcia de Mattos, Antônio Zampier, São José, Orozimbo de Barros, além da Avenida Beira Linha e parte da Avenida Coronel Macário. Também foi inaugurado um campo de futebol. Em breve será realizada a duplicação da ponte, construção de praças, área de lazer e a pavimentação das seguintes ruas: Couro de Boi, Jardim Raquel e Santa Therezinha.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Secretaria de Educação de Itaperuna realizou Encontro Pedagógico sobre Psicomotricidade

terça-feira, setembro 15, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna realizou um encontro pedagógico para os professores de Educação Infantil, no último dia 02 de setembro. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria e foi ministrado pela professora Valéria, que é psicopedagoga e coordenadora Municipal da Educação Especial. Também esteve presente a coordenadora da Educação Infantil Carmem Luíza.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >