08/31/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 31, 2009

Conversas Unissex

segunda-feira, agosto 31, 2009
"Você já parou para imaginar como seriam os dias atuais, se todos nós pudéssemos conversar com nossos órgãos sexuais?"
Apresentação

É partindo deste princípio, recorrendo intensamente ao humor, que o nosso espetáculo busca a comédia através de uma ação risível e desprovida de grandeza, separada em cada uma das partes no tocante aos formatos; A peça é representada por dois atores e também por meio de narrativa, consumando pelo prazer e pelo riso a purgação destas afecções; nosso objetivo principal é buscar sempre o riso.

Considerando que em uma simples conversa de bar, em um mundo como o nosso, globalizado e cheio de tecnologias, tantas modernidades, seja para o bem ou para o mal, no final das contas, acaba que nos esquecemos de nós mesmo. Onde já se viu? E se o corpo fala, a mente grita no estresse do dia a dia.

E é nesse corre-corre diário que surge a idéia do espetáculo "CONVERSAS UNISEX". Se um papo com os amigos é maravilhoso, imaginem se nossos órgãos sexuais falassem? Pois é, aqui eles falam!

E é assim, nesse cantinho, nessa conversa unissex, onde tudo é possível, pervertido e permitido, mas claro, sem ser explícito, que damos início a essa viagem, com uma pitada de prazer e é claro, muito humor...

A hora é essa, então vamos começar!

Sinopse

"Vocês já pararam para imaginar como seriam os dias atuais, se todos nós pudéssemos conversar com nossos órgãos sexuais?"

Verônica, uma estagiária em seus primeiros dias de trabalho, pensa exclusivamente em sexo. César, um advogado bem sucedido, filho do dono da empresa, mas que ainda guarda misteriosos segredos.

E é nessa rotina diária que, de dentro de um escritório surge "CONVERSAS UNISSEX". Se uma conversa entre amigos, seja qual for o assunto, já é maravilhoso, imaginem se nossos órgãos sexuais falassem? Pois eles falam!

Os desejos, as frustrações, os medos e angústias de não nos decepcionarmos na hora "H" e claro, as alegrias do prazer que só conseguimos quando paramos para escutar aqueles sussurros que vem de dentro e não se sabe de onde...

Ou melhor, se sabe sim, é aqui, nesse cantinho, nessa Conversa Unissex...

Direção

- Gilvan Balbino

Ator e Diretor, registrado no SATED Sindicato dos Atores e Técnicos em Espetáculo e Diversões do Estado do Rio de Janeiro têm no seu currículo (como ator e diretor) diversos prêmios com os espetáculos "Belelê Balaio" e "A Farsa do Bumba-Meu-Boi" nos festivais de Guaçuí-ES, Ponta Grossa-PR, São Matheus-ES e Espera Feliz-MG. Como diretor, trabalhou nos espetáculos Flor de Cactos (indicado para o prêmio no Festival de Guaçuí-ES), O Relógio e a Parede, Voyeur, Fedra, Chapéuzinho Vermelho do Agreste, Caos na Fronteira, Zacatraz, Era Uma Vez, A Menina do Cabelo Pixaim, Búúú! Os Monstrinhos Atrapalhados, Borboleta de Asa Quebrada, dentre outros. É diretor e fundador do Grupo Teatral de 4 no Ato, na cidade do Rio de Janeiro, que há 15 anos vem se apresentando em diversas cidades do Brasil, levando teatro e alegria para toda população brasileira.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Gilvan Balbino
Direção de Produção: Filippe Neri
Figurinos: Pâmela Vicenta
Cenários: Equipe
Programador Visual: Thiago Neri
Iluminação: Rúbia Vieira
Ilustração: Jeff Bonfim
Assessoria de Imprensa: Filippe Neri
Elenco: Fernando Vieri e Priscila Viegas

Fonte: Filippe Neri - Assessor de Imprensa

SAIBA MAIS >

PROJOVEM mais uma vez em ação em Itaperuna

segunda-feira, agosto 31, 2009
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) é voltado para jovens de 15 a 17 anos, de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou de outros programas e serviços de proteção social especial. O programa trabalha com ações sociais voltadas à juventude, público mais exposto à violência e ao desemprego. Em Itaperuna, mais uma vez o PROJOVEM demonstra força e responsabilidade social.

O torneio de futebol que aconteceu no dia 26 de agosto, no ginásio Poliesportivo foi uma iniciativa dos próprios alunos. Segundo Simone Medina, coordenadora do Projovem na cidade, sempre que há uma idéia coerente por parte dos jovens ela é viabilizada. "Os alunos deram a idéia do torneio e nós achamos muito interessante. Essa troca de experiência entre os adolescentes dos diversos pontos da cidade é muito rica. É muito bom esse contato, já que eles ainda vão desenvolver outros projetos juntos", comenta.

Para Franciney França, secretário de Ação Social, Trabalho e Habitação, o esporte é muito importante para a formação do jovem. "A prática esportiva além de ser saudável, mantém as crianças e os adolescentes com a mente ocupada. Ajuda também no desenvolvimento escolar. Trabalhamos para que eles tenham uma saúde bacana e boa educação", diz o secretário.

O Ciclo I do PROJOVEM tem por objetivo tornar o Coletivo de Jovens um espaço de referência formativa e de convívio afetivo, lúdico e solidário para os jovens, que gere oportunidades para o desenvolvimento de criatividade e novos interesses. As ações socioeducativas devem propiciar novos conhecimentos sobre cultura, direitos humanos e socioassistenciais, esporte e lazer, meio ambiente, saúde, trabalho e valorizar a ação e a reflexão sobre valores éticos e estéticos. O Ciclo II tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens e promover a inclusão digital.

Objetivos do PROJOVEM: desenvolver ações para que o jovem participe ativamente de sua inclusão social; promover a permanência do jovem no sistema educacional ou inclusão social na escola; orientar as vivências do jovem na família, na escola, na comunidade e na sociedade; propiciar novos conhecimentos sobre cultura, direitos humanos, esporte, lazer, meio ambiente, saúde e trabalho; aprofundar a orientação e a formação para o mundo do trabalho; além de criar condições para que o jovem desenvolva suas capacidades e participe ativamente da sociedade em que vive.

O PROJOVEM em Itaperuna atende a 120 adolescentes de segunda a sexta, no horário de 14h às 17h, nos coletivos dos seguintes bairros: Carulas, Cehab, Horto Florestal, Surubi, Aeroporto e Vinhosa. Confira os endereços:

Carulas: Avenida Santo Antônio, nº 157;
Cehab: funciona na Escola Municipal Nossa senhora das Graças;
Horto Florestal: funciona na Escola Municipal Elzo Galvão;
Surubi: funciona na Associação de Moradores (Rua Thiago Rodrigues Rocha, nº 175);
Aeroporto: Rua Bom Jesus, nº 1063;
Vinhosa: funciona na 4ª igreja Batista.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Convite

segunda-feira, agosto 31, 2009
Será realizado na próxima segunda-feira (31), às 8h, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itaperuna, o café da manhã com a Imprensa. Durante o encontro serão assinados novos convênios entre o CMDCA e as entidades sócio-assistencialista do município, que atuam nas áreas de abuso sexual e dificuldade na aprendizagem. O CMDCA está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro. Para melhores informações, entre em contato com CMDCA de Itaperuna através do telefone: (22) 3822-8935 ou através do e-mail: cmdca.itaperuna@bol.com.br

Café da manhã com a Imprensa
Dia: 31 de agosto (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: CMDCA, que está situado na Rua Oswaldo Aranha, 153, Centro.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

CIAO, CEO, COIJ: você conhece essas siglas?

segunda-feira, agosto 31, 2009
CIAO, CEO E COIJ são centros especializados do Departamento de Odontologia do município de Itaperuna, que estão sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços prestados pelo departamento são gratuitos e estão em pleno funcionamento.

O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) atende a pacientes a partir dos 18 anos. Sua função é a “Atenção Básica”, ou seja, realiza os procedimentos odontológicos básicos. A dinâmica de atendimento é simples. O paciente pega a primeira ficha no Posto de Saúde Dr. Raul Travassos com o horário previamente agendado. Os agendamentos posteriores serão marcados diretamente na recepção do CIAO até que o paciente conclua o tratamento. Caso precise de atendimento especializado, o mesmo será encaminhado para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), onde é realizado o procedimento necessário. Depois, o paciente é reencaminhado ao CIAO para que o dentista finalize o tratamento.

O CEO compreende as seguintes especialidades: cirurgia oral menor especializada; periodontia; endodontia; geriatria; diagnóstico e próteses. O trabalho neste centro é de acordo com os parâmetros do Ministério de Saúde. Além desses trabalhos, o Departamento de Odontologia do município de Itaperuna desenvolve um programa denominado “Núcleo de Saúde Bucal”. Existe uma equipe que realiza trabalhos educativos e preventivos sobre a saúde bucal. Os trabalhos são nas escolas e comunidades através dos PSF. A equipe faz aplicação de flúor, fornece dicas de escovação, orienta sobre a prevenção do câncer de boca entre outras informações. Quando o paciente precisa de tratamento o mesmo é orientado a buscar uma das unidades do departamento.

A média de atendimento mensal no Departamento de Odontologia é de 7.360 pacientes. Fora das dependências do CIAO, ainda funcionam o COIJ, o consultório do Posto de Urgência (PU) e as unidades distritais. O Centro Odontológico Infanto-Juvenil (COIJ) está localizado no Bairro Cehab (na antiga sede da Escola Nossa Senhora das Graças). É um centro para atendimento a crianças e adolescentes até os 18 anos que precisem de “Atenção Básica”. Caso haja necessidade de atendimento especializado, o encaminhado ao CIAO é realizado.

O consultório do PU é para atendimento emergencial e funciona 24 horas. Durante o dia também são realizadas extrações fora das emergências. O Departamento de Odontologia também mantém consultórios nos distritos do município, sendo alguns em PSF. O procedimento para atendimento é o mesmo do CIAO.

O Centro Integrado de Atendimento Odontológico (CIAO) está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, nº 279. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min. Melhores informações podem ser obtidas através dos telefones (22) 3824 6325 / 3824 6337.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Escolas Municipais de Itaperuna participam da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

segunda-feira, agosto 31, 2009
A primeira fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) aconteceu no último dia 25, com a aplicação de uma prova objetiva. A olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios. As escolas municipais de Itaperuna que estão participando da 5ª OBMEP são as seguintes: Henriete Morineau, Henriett Amado, José de Paula Nogueira, Oscar Jerônimo da Silva, Francisco de Mattos Ligiéro, N. Srª das Graças, Humberto de Campos e Águas Claras.

A divulgação dos classificados na primeira fase e o local da realização das provas da segunda etapa serão informados no dia 05 de outubro. As provas da segunda fase acontecerão no dia 24 de outubro (sábado) às 14h30min. A segunda etapa da olimpíada consiste na aplicação de prova discursiva para os alunos que tiveram o desempenho melhor na primeira fase. Cabe à escola fazer esta seleção, estabelecendo critérios de desempate que serão aplicados quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% em cada nível. No dia 11 de dezembro sairá a divulgação dos premiados.

Os alunos participantes da 5ª OBMEP são divididos em três níveis, de acordo com seu grau de escolaridade: Nível 1 (Alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (Alunos do 8º ou 9º ano do Ensino fundamental) e Nível 3 (Alunos do Ensino Médio). A 5ª OBMEP é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura a Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Equipe da BEMFAM ministra curso em Itaperuna

segunda-feira, agosto 31, 2009
A BEMFAM (Bem-Estar Familiar no Brasil) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP – dedicada a promover ações que resultem na melhoria da qualidade de vida, promovendo os direitos humanos e o exercício da cidadania, além de contribuir para com o desenvolvimento social local.

Na última terça-feira (25), uma equipe da BEMFAM esteve em Itaperuna ministrando o curso de "Capacitação em Saúde Sexual Reprodutiva", aberto a profissionais de nível médio como agentes comunitários, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem e outros. Além de profissionais de nível superior, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. O evento aconteceu no NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), mantido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Marcelle Gentile, psicóloga e assistente de treinamento da BEMFAM, o objetivo do curso é formar profissionais de saúde aptos a trabalhar na perspectiva de Saúde Sexual Reprodutiva, contribuindo para o aprimoramento dos serviços em saúde sexual oferecidos pela rede de pública. E ampliar o nível de conhecimento da equipe técnica da rede conveniada sob a perspectiva de qualidade de atenção e abordagem do gênero.

"Esse curso é o carro-chefe da BEMFAM. É o primeiro curso sugerido aos municípios, mas existem outros tantos que tratam dos assuntos vistos aqui, com mais profundidade. O curso tratará de saúde sexual reprodutiva, além de câncer genital, DSTs, direitos sexuais, métodos anticoncepcionais e outros", diz Gentile.

Para Lenilda Ribeiro, agente de Saúde em Tombos (MG), o curso é uma oportunidade de fomentar a informação. "Vim participar desse curso com o objetivo de aprender mais sobre o assunto para passar conhecimento aos meus colegas de trabalho e à comunidade onde moro", comenta. Participaram do evento profissionais de São Fidélis, Laje do Muriaé, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Tombos, Pádua e distritos de Itaperuna.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Projeto “Meu Bairro” terá a gravação de documentário realizada por alunos da rede municipal de Itaperuna

segunda-feira, agosto 31, 2009
A Secretaria de Educação de Itaperuna pretende desenvolver o projeto "Meu Bairro" em 14 escolas municipais. O projeto tem como principal objetivo contribuir com a formação do aluno, no sentido de que ele possa se localizar no mundo como um ser histórico, a partir da compreensão de que todos os indivíduos são responsáveis pela construção histórica.

Inicialmente deverá haver uma sensibilização da comunidade escolar e da sociedade como um todo a respeito dos objetivos proporcionados pelo projeto. A metodologia utilizada será um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, relembrando fatos ocorridos no município.

Em seguida haverá uma série de pesquisas em livros, jornais e revistas que abordem a história do município. Também acontecerão entrevistas e relatórios com base nas informações adquiridas com pais, avós ou moradores antigos do bairro, a fim de aumentar o conhecimento sobre a cultura local. Durante este período, acontecerão inúmeras palestras com profissionais de segmentos diversos da sociedade.

O ponto culminante será a apresentação do projeto à comunidade através de uma "Feira de Conhecimento". O projeto está estruturado em três etapas: a primeira, de competência da Secretaria de Educação, deverá apontar qual a escola obteve melhor desempenho e envolvimento no projeto. Nesta etapa cada escola deverá escolher um aluno para participar da montagem do documentário. A segunda será a participação do aluno em oficinas de roteiro, interpretação e produção. A última etapa consiste na gravação e edição do documentário.

A produção do documentário será uma parceria entre a Secretaria de Educação com a produtora Aliança – Digmax Produções Artísticas LTDA. Os alunos participarão de oficinas com um cronograma semanal de 16 horas/aulas, duas vezes por semana. Depois estarão aptos a desempenhar as funções de produtor, figurinista, maquiador, contra regra, apresentador, diretor, diretor assistente, produtor e roteirista.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >