08/21/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sexta-feira, agosto 21, 2009

Número de inscritos para o processo seletivo do SENAI

sexta-feira, agosto 21, 2009
O SENAI Itaperuna abriu 18 vagas para o curso de Projetista de Infraestrutura para Rede de Computadores, as inscrições acabaram hoje às 17h, o total de inscritos foi 119 pessoas.

A prova escrita, com 15 questões de Português e 15 de Matemática, será aplicada amanhã, de 9 às 12h.

Para mais informações: (22) 3820-1760

Fonte: SENAI
SAIBA MAIS >

O Melhor da MPB no CRECE

sexta-feira, agosto 21, 2009
Amanhã, (22), O CRECE vai apresentar o "Melhor da MPB", em todos os estilos, à partir das 22h da noite.

Fonte: CRECE
SAIBA MAIS >

Você conhece o CDA em Itaperuna?

sexta-feira, agosto 21, 2009
Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso realiza trabalho gratuito na cidadeDentre muitas atividades, o Centro da Doença de Alzheimer e Transtornos Mentais do Idoso (CDA) busca estimular a saúde cerebral de pacientes portadores da doença de Alzheimer em sua fase leve e moderada. No centro, também é possível conseguir medicamentos gratuitos, necessários para o tratamento da doença.

Segundo Rosângela Ferreira, assistente social, os pacientes passam por uma triagem para que se possa conhecer a real necessidade de cada um. “Nós fazemos uma triagem para conhecer o paciente e ver a possibilidade de viabilizar a medicação. O governo do Estado encaminha os remédios que são bastante caros”, comenta. Ferreira ainda informou que o primeiro contato com o paciente é realizado através de uma entrevista, onde paciente e acompanhante conversam com a assistente social e uma psicóloga.

Uma vez por semana é realizado um trabalho de reabilitação cognitiva no CDA. Existem programas, como o “Dança Sênior”, que são desenvolvidos para estimular a memória e desenvolver laços sociais. “A reabilitação cognitiva é voltada para os pacientes que estão perdendo a memória. As atividades estimulam a memória, tanto as áreas afetadas, quanto as áreas intactas. Fazemos também um trabalho de socialização, visando a uma melhor qualidade de vida”, diz Kátia Cardoso, psicóloga. Os pacientes trabalham os sentidos de forma diferenciada, através de jogos, trabalho com textos, desenhos e cantando em um coral.

O CDA também presta especial atenção à família do paciente. Uma vez por mês é realizada uma palestra para os familiares, a fim de que possam lidar melhor com a situação. Durante a reunião é possível que os membros das famílias troquem experiências do dia-a-dia e trabalhem a questão comportamental diante de um portador de Alzheimer. As reuniões são acompanhadas por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

A professora Maria Aparecida Pelizon conhece o CDA recentemente e está satisfeita com a melhora de sua sogra. “Minha sogra está fazendo o tratamento e já sentimos uma melhora. Na primeira reunião tivemos a orientação de como a família deve lidar com o paciente. O CDA desenvolve um trabalho muito importante”, diz a professora. O senhor Sancho dos Santos participa do programa e se diz satisfeito. “Participo do programa desde o início. Daqui não saio, daqui ninguém me tira. Precisamos difundir melhor esse programa para que as pessoas conheçam esse excelente trabalho”, diz.

No mesmo local em que funciona o CDA, funciona o CDP (Centro da Doença de Parkinson), onde são desenvolvidas atividades similares voltadas para o tratamento de Parkinson. Também funcionam no mesmo prédio a Farmácia do SUS, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais e o atendimento à hemodiálise. Todos esses serviços estão disponíveis na Rua Lenira Tinoco Calheiros, 38, Centro (próximo à entrada para o Bairro Vinhosa e Rua Júlio César). O CDA e o CDP funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h. Todos esses serviços são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3822 2960.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Secretaria de Educação de Itaperuna promove desfile cívico

sexta-feira, agosto 21, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna promoverá no dia 07 de setembro o desfile cívico e militar em comemoração ao Dia da Pátria. O desfile terá início logo após o hasteamento das bandeiras, às 8h, na Praça Nilo Peçanha. O Desfile Cívico acontecerá também nos distritos seguindo a agenda abaixo:

Distrito - Escola - Dia - Hora
Retiro do Muriaé - Escola Municipal Joaquim de Oliveira Câmara - 01/09/2009 - 16h
Raposo - Escola Municipal Francisco Ventura Lopes - 02/09/2009 - 9h
Boa Ventura - Escola Municipal Córrego da Chica/SIEB - 03/09/2009 - 16h
Comendador Venâncio - Escola Municipal Comendador Venâncio - 04/09/2009 - 9h
Aré - Escola Municipal Valão das Folhas II - 04/09/2009 - 16h

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >