08/19/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, agosto 19, 2009

Handball e Futsal neste sábado em Itaperuna

quarta-feira, agosto 19, 2009
Acontece neste sábado (22), no ginásio Poliesportivo de Itaperuna, jogos de Handball e Futsal. Às 14h, a seleção masculina de Handball de Itaperuna enfrenta a Seleção de Juiz de Fora, atual campeã da 2ª fase do JIMI/MG, em jogo amistoso. E valendo a classificação para a 2ª fase do JAI (Jogos Abertos do Interior), acontece às 15h a partida de Futsal feminino entre Quissamã e Campos. Às 16h, acontece o confronto entre Itaperuna e Campos no Futsal masculino.

Sábado (22 de Agosto)

Amistoso:
14h: Handball Masculino
Seleção de Juiz de Fora x Seleção de Itaperuna

Valendo a classificação para a 2ª fase do JAI (Jogos Abertos do Interior)
15h: Futsal Feminino
Quissamã x Campos

16h: Futsal Masculino
Itaperuna x Campos

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Memória Cultural de Itaperuna

quarta-feira, agosto 19, 2009
Escola de Música Amado Pereira de Cerqueira
A Escola de Música Amado Pereira de Cerqueira foi fundada em Itaperuna nos anos 60, mais precisamente em 1966, pelas irmãs Cerqueira, filhas do maestro, compositor e professor de Piano Amandinho, como era conhecido na época e que foi personalidade importante no crescimento educacional e cultural de Itaperuna.

Anna Maria (Tia Bey), Maria Luiza, Maria Carolina (Tia Cáo) e Maria Helena (Tia Nena) conduziram de maneira exemplar e com muita disciplina a formação de professores de música, concertistas e inúmeros artistas que tiveram a oportunidade de viver a Escola de Música.

Completou 25 anos em 1991 e foi desativada em 1995, deixando um acervo de histórias, músicas e poesias. Também deixou um acervo de diversos diplomas e certificados de nível técnicos, devidamente registrados pelos órgãos de educação do Estado, que por motivo desconhecidos não foram retirados pelos alunos na época. Os diplomas e certificados estão em nome dos seguintes formandos:

- Lívia Machado Barreto;
- Sayonara de Moraes Barbosa;
- Maria Catarina Picanço Rabelo;
- Margareth Crespo Queiroga;
- Rosa Maria pires da Silva Migual – Natural de São José de Ubá;
- Moema Schuler Tostes – Natural de Miracema;
- Gilcimar Pires da Silva – Natural de São José de Ubá;
- Maria José da Silva Freitas – Natural de Magé;
- Cyléia Régia Barroso da Silva;
- Sandra Regina Fernandes;
- Márcia Helena Teixeira da Silva;
- Zilma Campos Coelho;
- Jane Maria Diniz Fernandes – Natural de Campos;
- Regina de Fátima Crespo Vieira;
- Vanessa Mateus Reis;
- Solange Ridolf;
- Cristina Carvalho;
- Sebastião Lourenço Ferreira;
- Luciene França Pires;
- Flavia Cristina Roibana;


Pedimos às pessoas que reconhecerem alguns desses nomes, por favor, entrar em contato com Luiz Marcelo de Cerqueira pelos telefones: (22) 3824-5336 ou 8122-4507.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Secretaria de Educação de Itaperuna recomeça as aulas

quarta-feira, agosto 19, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna recomeçou as aulas ontem (17). Em reunião na Escola Municipal Francisco de Mattos Ligiéro, no último dia 13, ficou definido que no momento não há necessidade de continuar com a suspensão das aulas no Sistema Municipal de Ensino. Na oportunidade, participaram da reunião as supervisoras, coordenadoras de ensino da SEMED, diretoras e orientadoras das escolas municipais que receberam as orientações de como deverão proceder diante das probabilidades de contaminação da gripe Influenza A (H1N1).

Lauro Alcântara, chefe do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou um slide fazendo um breve relato do histórico das maiores pandemias que já aconteceram no mundo até hoje e em seguida abordou o tema em questão: a Gripe H1N1. Ele mostrou como o vírus age no organismo, as diversas formas de contágio, o tratamento adequado e as precauções necessárias que deverão ser adotadas nas escolas para evitar a proliferação da gripe.

De acordo com Flávio Lemos, secretário de Educação, as servidoras grávidas deverão permanecer em casa até o dia 28 de agosto, quando será reavaliada a necessidade ou não da licença. A recomendação é procurar o diretor da escola e apresentar o exame que comprove a gravidez. Não será necessário atestado médico. Os diretores foram orientados a afastar imediatamente os alunos que, porventura, apresentem sintomas de gripe durante as aulas. Estes alunos serão conduzidos a outro espaço e o responsável deverá ser contactado para buscar a criança ou adolescente no colégio. Se o aluno estiver com febre e sintomas da doença, o responsável será orientado a levá-lo para uma consulta em uma unidade de saúde.

Os responsáveis não devem levar os filhos gripados às escolas. Quanto às faltas, estas serão abonadas mediante contato dos pais com a diretoria, informando a situação de saúde do aluno. O conteúdo das disciplinas será trabalhado de maneira diferenciada a critério de cada escola. Neste caso também não serão necessários atestados médicos. Ainda de acordo com o secretário de Educação, todos os diretores receberam orientações sobre os cuidados de higiene com os alunos, a ventilação das unidades e como proceder com a lavagem das mãos nos intervalos das aulas e antes da alimentação. Também já foi providenciada a higienização adequada dos bebedouros, copos, pratos, talheres e outros utensílios.

A Secretaria ainda enviará para as escolas um kit com material contendo informações e orientações para ser utilizado em reuniões com os pais que deverão acontecer nas escolas municipais por ciclo de escolaridade ou por quantitativo de alunos – sem grandes aglomerações. Todas as orientadoras pedagógicas deverão se reunir com os professores a fim de montarem estratégias de como abordar a gripe A na sala de aula.

A reposição das aulas nas escolas municipais será realizada com a utilização de três sábados letivos que são os seguintes: dias 12/09, 03/10 e 24/10 de 2009.

Melhores informações sobre a gripe através do Disque Gripe: 0800 300 10 100

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

SENAI Itaperuna oferece vagas gratuitas para curso na área de informática

quarta-feira, agosto 19, 2009
O Senai Itaperuna está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso de Projetista de Infraestrutura para Rede de Computadores. Ao todo, a entidade está oferecendo 18 vagas gratuitas para o curso que irá preparar os alunos para trabalhar com todo sistema de rede de computadores, abordando os fundamentos teóricos e a experimentação com práticas de laboratório para a configuração e instalação das redes até comunicação de dados e wireless.

Para o chefe do setor de Educação Profissional do Senai Itaperuna, Robson Terra, esta é uma excelente oportunidade para o jovem ingressar no mercado de trabalho. “A qualificação é cada vez mais um fator decisivo para inclusão no mercado de trabalho. O domínio de novas tecnologias não é mais apenas um critério de empregabilidade, é um pré-requisito.”

Para se inscrever no processo seletivo e concorrer a uma vaga no curso, cuja duração aproximada é de 14 meses, o candidato deve possuir o Ensino Fundamental Completo e ter nascido entre 31/07/1990 e 31/07/1995.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 21 de agosto, sexta-feira, no Senai Itaperuna, na Av. Zulamith Bittencourt,190, de 13h às 17h. A prova escrita, com 15 questões de Português e 15 de Matemática, será aplicada no sábado, de 9 às 12h.

Para mais informações: (22) 3820-1760

Fonte: Informativo FIRJAN
SAIBA MAIS >

Apresentação da Nota Fiscal Eletrônica é feita em Itaperuna

quarta-feira, agosto 19, 2009

Na última quinta (13) foi realizado no Teatro FIRJAN/SESI em Itaperuna, uma apresentação sobre Nota Fiscal Eletrônica, pelo Líder do Projeto de Nota Fiscal Eletrônica da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, João Carlos do Nascimento Silva.

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

A Nota Fiscal Eletrônica (NFe) já é obrigatória para inúmeros setores e, ao longo do tempo, todas as empresas, independente do porte ou atividade, serão obrigadas a utilizá-la. A partir de 1º de setembro mais 53 segmentos serão obrigados a emitir Nfe.

Durante a palestra, João Carlos,esclareceu que o credenciamento das empresas para a emissão da NFe se dá pelo CNAE, mas se a empresa praticar uma das atividades ou importar produto que obriga à utilização da NFe está obrigada a utilizar independente de eventual erro de cadastramento. O conselho é que as empresas revejam os seus CNAE’s, para que representem de fato o que as empresas fazem.

A empresa obrigada precisa estar credenciada para emitir a NFe, assim, caso não seja credenciada de ofício pela Sefaz, deverá solicitar o credenciamento. Por outro lado, caso não seja obrigada e tenha sido credenciada de ofício, deve pedir o descredenciamento. Erros de credenciamento não podem ocorrer em razão da atividade declarada como exercida cadastrada na Sefaz.

Durante a apresentação, foi emitida uma Nota Fiscal Eletrônica como demonstração para aproximadamente 150 pessoas presentes no evento.

Para maiores informações acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica

Informações: Nilciane Gripa - Representação Regional Noroeste/FIRJAN

Fonte: Noroeste Online

SAIBA MAIS >

SEMED decide recomeçar as aulas no dia 17 de agosto

quarta-feira, agosto 19, 2009
A Secretaria Municipal de Educação determinou o reinício das aulas nas Escolas Municipais nesta segunda feira, dia 17 de agosto.

Fonte: SEMED
SAIBA MAIS >

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, em cartaz de 14/08 a 20/08

quarta-feira, agosto 19, 2009
Enquanto comemora seis anos como aluno da escola Hogwarts, Harry Potter descobre um antigo livro com uma misteriosa mensagem: ''Este livro pertente ao príncipe sangue-ruim'' (Half-Blood, que na história se refere aqueles que têm sangue meio bruxo, meio trouxa). Ao ler aquilo, Harry começa a aprender um pouco mais sobre o passado sombrio de Lord Voldemort.

Classificação Indicativa: 12 anos
Gênero: Aventura, Drama, Fantasia
Horário: 21h

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >

17 Outra Vez, em cartaz de 14/08 a 20/08

quarta-feira, agosto 19, 2009
Mike O'Donnell (Matthew Perry) é um camarada cuja vida tomou um rumo inesperado. Seu maior sonho, diante de tantas desilusões, seria poder voltar ao passado e tentar mudar alguma coisa. Eis que um dia ele acorda e... voilà! Mike O'Donnell (agora Zac Efron, o astro do musical "High School Musical") voltou a ter 17 anos de idade, está na escola e vê sua chance de poder reescrever sua vida.

Classificação Indicativa: 10 anos
Gênero: Comédia
Horário: 19h

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >