Fonte: Rádio Itaperuna e Noroeste Online
Post Top Ad
segunda-feira, agosto 17, 2009
Porciúncula tem seu primeiro caso fatal de gripe suína
Fonte: Rádio Itaperuna e Noroeste Online
Acidente de trânsito envolvendo ambulância no Centro de Itaperuna
Uma ambulância do Posto de Urgência (PU) de Itaperuna e um veículo Gol conduzido pelo aposentado Antônio Carlos Batista, de 59 anos, e se envolveram em acidente de trânsito em uma esquina no Centro de Itaperuna. O motorista da ambulância Elielton Gomes Gonçalves, de 40 anos, disse que estava levando um paciente com parada cardiorrespiratória ao hospital com a sirene desligada e apenas o giroflex acesso. Ao atravessar a Avenida ele declarou ter reduzido a velocidade e que os outros motoristas pararam exceto o veículo Gol, que colidiu na lateral direita da ambulância. Segundo informações, no momento da travessia o sinal estava fechado para a ambulância e aberto para o veículo Gol. Não houve vítimas de lesões corporais. O condutor do Gol está com sua documentação regular.
Fonte: Rádio Itaperuna
Gripe Influenza A (H1N1) é o tema da vez no “Ação Educativa em Saúde”
Durante a “Ação Educativa em Saúde” são distribuídos panfletos com uma linguagem bastante acessível e de fácil compreensão. Os profissionais percorrem os corredores do posto de saúde conversando e orientando os pacientes. A iniciativa vem agradando as pessoas que buscam atendimento no posto.
“Eu trabalho em uma creche e está sendo muito difícil convencer as mães a deixarem seus filhos em casa, principalmente os que estão gripadinhos. Elas têm que trabalhar e na maioria das vezes, não tem com quem deixar seus filhos. Essa ação da Secretaria de Saúde é válida para esclarecer a essas mães a importância de manter os filhos em casa. Nem sempre elas acreditam quando nós, funcionários da creche, explicamos a situação”, diz Adília de Souza, funcionária pública.
A dona de casa Maria Quitéria Meireles, pôde esclarecer as dúvidas que tinha. “Fui ao Rio de Janeiro passear com minha família e voltei gripada. Logo depois, meu neto também gripou. Já melhoramos, mas até hoje não sei se tive uma gripe comum ou a gripe A. Aqui pude me informar melhor sobre os sintomas da nova gripe”, diz.
Já a gestante Taís Costa recebeu uma máscara cirúrgica e foi orientada a usar sempre que frequentar lugares com grande número de pessoas, uma vez que ela faz parte do chamado “grupo de risco”. O projeto “Ação Educativa em Saúde” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES).
Como a gripe é transmitida?
• Contato pessoal por meio de tosse, espirro e saliva
• Aperto de mão
• Beijo
• Compartilhar do mesmo copo ou garrafa• Dividir alimentos com pessoas infectadas
Quais são os sintomas mais comuns da gripe?
• Febre
• Tosse ou dor de garganta
Acompanhados ou não de dores de cabeça, no corpo e falta de ar
O que fazer ao apresentar os sintomas da gripe?
• Ligue para o Disque-Gripe no telefone: 0800 28 10 100
Fonte: DECOM
Final de Semana dos sonhos em Comendador Venâncio
O vice-prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes (Paulada) anunciou a instalação de uma fábrica de carrocerias na localidade. “Hoje eu estaria no Rio, mas a gente tem compromisso em primeiro lugar com a nossa população, por isso estamos aqui. Fico muito feliz com essa festa. Principalmente, por causa da fábrica de carrocerias que será instalada em Venâncio, gerando emprego e renda”.
De acordo com Tiago Armond, secretário Municipal de Planejamento, Comendador Venâncio receberá um pacote de obras. “Serão calçadas 13 ruas aqui em Venâncio, inclusive essa em que estamos. Será o maior investimento em obras públicas nos distritos. O prefeito Claudão é daqui e pediu uma atenção toda especial com a localidade”.
Não faltaram comidas típicas da região. Foram aproximadamente dez barracas que serviram mocotó, feijão amigo, quentão, caldo verde, doces caseiros, dentre outros. A “Festa Agostina do Bairro Ferroviário” não teve fins lucrativos e beneficiou igrejas, associação de moradores, o time do Bairro Ferroviário e outros moradores da localidade.
De acordo com Samuel Vasconcelos, organizador do evento, outras festas ainda vão agitar o distrito. “Meus amigos proporcionaram essa festa. Graças a eles, essa festa está acontecendo. Essa data vai ficar marcada na História de Venâncio. No dia 07 de setembro vamos ter um torneio de sinuca e no dia 12 de outubro vamos ter uma festa para a criançada com dois mil brinquedos”, diz.
Os secretários Décio Zampier (Agricultura), Flávio Lemos (Educação), Franciney França (Ação Social, Trabalho e Habitação), Sandro Bastos “Boi” (Transporte) e o procurador Geral do Município José Demétrio também prestigiaram o evento.
Depoimentos - Os moradores do distrito aprovaram a iniciativa. Para Márcio Caetano da Silva, servente de pedreiro, existe a expectativa de que novos eventos aconteçam. “A festa está muito boa. A gente pode ver pessoas diferentes, ter uma diversão. Espero que tenham outras festas aqui no distrito”. Já Nilton Oliveira, estudante, afirmou que o evento eleva o moral da comunidade. “Esse evento é um divertimento, uma forma de lazer para as pessoas daqui. A gente não tem muita coisa, quando acontece uma festa aumenta a auto-estima da comunidade”, diz Oliveira. O também estudante Hiago dos Santos aprovou a festa. “Esse ambiente agradável e familiar mostra que Venâncio tem condições de realizar qualquer tipo de festa. A organização do evento está de parabéns”, finaliza Santos.
Fonte: DECOM
Mulheres de Negócios do Noroeste recebem certificado
Veja as empresárias certificadas do Noroeste Fluminense:
Brígida Menezes – Miracema; Fernanda Picanço – Itaperuna; Geiza Bizarria – Itaperuna; Graziella Menezes –– Bom Jesus; Ione Azevedo – Itaperuna; Isabel Ribeiro – Porciúncula; Joziléia Meireles – Itaperuna; Leonete Moraes – Itaperuna; Liliany Siqueira – Itaperuna; Lúcia Oliveira; Luisa Souza – Itaperuna; Mara Ferrara – Bom Jesus; Maria Oliveira – Porciúncula; Lina Goulart – Itaperuna; Marilene Jardim –Miracema; Marília Pinho – Natividade; Marlene de Oliveira – Itaperuna; Marlúcia Cosmo – Itaperuna; Marly Pereira – Itaperuna; Neuza Pinheiro – Itaperuna; Rosânia Vargas – Itaperuna; Rosely Macedo – Laje do Muriaé; Rosely Valory – Itaperuna; Solange Toledo – Porciúncula; Wagna Mérida – Itaperuna; Zilda Picanço – Itaperuna.
Agora os grupos produtivos: Manarte Artesanatos – Bom Jesus; Casa do Artesão – Porciúncula; Nocnerj (criação ovinos e produção de derivados) – Pádua; Bordando o Futuro (artesanatos) – Itaperuna; Arte Sap (artesanatos) – Pádua; A.A.Amir Assoc. Art. Miracema; Ascopa (roupas e artesanatos) – Pádua; Ararte (artesanatos) – Itaperuna; Assoc. Bonjesuense de Artesãos (artesanatos) – Bom Jesus; Assoc. Natividadense de Artesãos – Natividade; Aprumai (artesanatos) – Pádua.
Este prêmio valoriza as histórias de empreendimentos de mulheres de destaque, que transformaram seus sonhos em realidade e cuja vida é exemplo para outras mulheres e para o empreendedorismo brasileiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sebrae/RJ