08/13/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, agosto 13, 2009

Gripe: O que você precisa saber

quinta-feira, agosto 13, 2009
O que é gripe?

É uma doença de transmissão principalmente respiratória, causada pelo vírus Influenza, como o da gripe A - Influenza A (H1N1).

Como a gripe é transmitida?

• Contato pessoal por meio de tosse, espirro ou saliva

• Aperto de mão

• Beijo

• Compartilhar do mesmo copo ou garrafa

• Dividir alimentos com pessoas infectadas

Quais são os sintomas mais comuns da gripe?

• Febre*

• Tosse ou dor de garganta*

*Acompanhados ou não de dores de cabeça, no corpo e falta de ar

O que devo fazer ao apresentar os sintomas da gripe?

Ligue para o Disque-Gripe no telefone:
Rio Contra a Gripe - 0800 28 10 100

Quando devo procurar um Centro de Acolhimento (Rio de Janeiro) ou uma Unidade de Saúde no meu Município?

Quando, além de apresentar os sintomas acima, você também estiver em um dos seguintes grupos:
- idosos com idade acima dos 65 anos;
- crianças menos de dois anos;
- grávidas;
- obesos mórbidos;
- pessoas com doenças pré-existentes como diabetes, doenças do coração, etc;
- pessoas que usam de forma contínua medicamentos imunossupressores (quimioterápicos, corticóides, etc);
- doenças respiratórias crônicas.

Procure atendimento quando também apresentar:
- falta de ar;
- respiração acelerada;
- vômitos frequentes;
- urinar pouco;
- tonteira;
- confusão mental;
- irritabilidade;
- convulsão;
- falta de apetite;
- boca seca;
- olhos fundos;
- desânimo;
- sonolência.

É necessário realizar exames?

Não. O diagnóstico é clínico e seu tratamento independe do resultado do exame.

É necessário tomar o remédio Oseltamivir (Tamiflu®) em todos os casos?

Não. Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, o remédio é indicado somente para pacientes graves e internados, em até 48 horas do aparecimento dos sintomas.

Saiba mais:
www.saude.rj.gov.br
www.riocontragripe.rj.gov.br

Patrocínio:
Secretarias Municipais de Saúde, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Saúde e Defesa Civil, SUS, Ministério da Saúde e Governo Federal

Apoio:
Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: Rio contra a Gripe

SAIBA MAIS >

Total de mortos por Gripe Suína no Estado do Rio de Janeiro

quinta-feira, agosto 13, 2009
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite desta segunda-feira (10) mais cinco mortes devido à Gripe A (a chamada gripe suína) no estado. As vítimas são três mulheres, de 25, 32 e 44 anos, um homem de 41, e uma menina de apenas 10 anos. Dois eram moradores da capital, enquanto os demais residiam em Itaboraí, Niterói e São Gonçalo. Com estes cinco óbitos, já sobem para 33 o número de mortes no Estado.

Fonte: O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Grupo Sueth fechou parceria com o Itapuã Clube

quinta-feira, agosto 13, 2009

O Grupo Sueth fechou recentemente uma parceria com o Itapuã Clube, onde o grupo Sueth assume total responsabilidade pelo Salão Social, o Clube continua sendo de seus sócios só cabe ao grupo a parte do salão e seus arredores, esse espaço está sendo reformado pelo Grupo junto ao presidente Luís Cabecinha.

Será reestruturado toda a parte que rege o salão, como telhado, piso, banheiros, bar, pintura externa e interna, revitalização e paisagismo da área plantada ao redor do salão, e, principalmente manutenção.

Fonte: Revista Estilo Off

SAIBA MAIS >

Carros e Motos de Propaganda terão novas regras

quinta-feira, agosto 13, 2009
O Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente de Itaperuna estão em fase de organização dos carros e motos de propaganda, em breve esses veículos terão que se adequar às novas regras. O funcionamento ganhará regras claras, a Polícia Militar irá ajudar na fiscalização.

Fonte: Revista Estilo Off
SAIBA MAIS >

Boa Ventura recebe o Projeto "Promovendo Saúde em Itaperuna"

quinta-feira, agosto 13, 2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna desenvolve desde o início do ano o projeto “Promovendo Saúde em Itaperuna”, que consiste em dinamizar e promover verdadeiramente a saúde por todo o município. As atividades são realizadas nas unidades do PSF (Programa de Saúde da Família), onde uma equipe de profissionais formada por nutricionistas, dentistas, enfermeiros e professores de Educação Física levam informações e prestam serviços gratuitamente à população.

Com o tema de “Combate ao fumo”, o projeto foi realizado no PSF de Boa Ventura, no último dia 13. A enfermeira Rejane dos Santos ministrou uma palestra sobre o tabagismo e esclareceu algumas dúvidas da comunidade. “O tabagismo é uma doença. Uma doença crônica, pois causa dependência”, comenta a enfermeira.

Também foi oferecido aos moradores da localidade serviços odontológicos: técnicas de escovação e aplicação de flúor. A prevenção do câncer de boca foi lembrada pelos profissionais, que reforçaram a todo instante que a saúde começa pela boca. Para Ana Carla Souto, coordenadora do projeto, a iniciativa será levada a todos os bairros e distritos de Itaperuna. “É importante levar conhecimento e prestar esses serviços, pois estamos atuando de forma preventiva. Todos os bairros e distritos receberão nossa visita”, comenta Souto.

As crianças praticaram atividades físicas com o professor de Educação Física Thiago Azevedo, enquanto os adultos mediram a pressão arterial e tiravam o peso médio, acompanhados por nutricionistas. A dona de casa Maria Aparecida, 53 anos, levou a netinha ao evento e saiu satisfeita de lá. “Gostei demais do evento! A gente pôde aprender mais a cuidar da saúde. Também medi a pressão e estou muito bem. Colocaram flúor nos dentinhos da minha neta e ela ganhou escovinha nova. Espero que tenha mais vezes”.

O coordenador Aurélio Carneiro (Vigilância Ambiental) esteve presente ao evento e conversou com a comunidade sobre a Gripe Influenza A – H1N1. Sanou as dúvidas existentes e distribui panfletos informativos. A próxima ação do projeto “Promovendo Saúde em Itaperuna” será no Bairro Boa Vista, no dia 27 de agosto.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Prefeitura de Itaperuna afasta temporariamente as servidoras gestantes em função da “Gripe A”

quinta-feira, agosto 13, 2009
Considerando que as gestantes são um grupo mais vulnerável à gripe Influenza A - H1N1, o Poder Executivo Municipal de Itaperuna determina como medida preventiva, que todas as servidoras municipais, comprovadamente gestantes, afastem-se temporariamente do serviço sem prejuízo de seus vencimentos e vantagens, até ulterior deliberação. As servidoras municipais grávidas devem comparecer à Secretaria que estejam lotadas, para oficializar a suspensão de seus serviços.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Secretaria Municipal de Educação busca voluntários que saibam jogar xadrez

quinta-feira, agosto 13, 2009
Local: Avenida Presidente Dutra, 445, Cidade Nova.
Tel.: (22) 3824-6629

Fonte: Secretaria Municipal de Educação
SAIBA MAIS >

Nota de Utilidade Pública

quinta-feira, agosto 13, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna informa que a partir desta quarta-feira (12), as aulas nas escolas municipais (zona urbana e zona rural) ficarão suspensas por tempo indeterminado como medida preventiva devido à gripe Influenza H1N1, mais conhecida como gripe suína. Amanhã, às 14h, haverá uma reunião na E.M. Francisco de Mattos Ligiéro, com supervisores, diretores e orientadores pedagógicos das escolas municipais. O motivo da reunião será para estabelecer medidas preventivas mais corretas para se evitar o contágio pela nova gripe, além de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos que deverão ser adotados por todos nas escolas. Durante o período de paralisação, as escolas municipais permanecerão abertas para atendimento da secretaria e para prestar informações.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Motociclista sofre tentativa de homicídio no Vale do Sol

quinta-feira, agosto 13, 2009
Um homem de 28 anos foi vítima de tentativa de homicídio nesta terça-feira no bairro Vale do Sol.
A vítima,que não teve o nome revelado, informou que estava se preparando para sair de moto com a namorada quando foram efetuados vários disparos de arma de fogo em sua direção. O rapaz foi atingido por dois projéteis: um na barriga e outro na coxa.
A namorada, apesar de ter ouvido os tiros, declarou que estava dentro da casa no momento em que ocorreu a tentativa de homicídio, não tendo visto a cena. A vítima, que não soube informar o autor dos disparos, foi encaminhada para o Hospital São José do Avaí, onde recebeu atendimento médico e liberado.A Delegacia Legal de Itaperuna investiga o crime.
Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

FIRJAN Noroeste realizará palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica

quinta-feira, agosto 13, 2009

A Representação da FIRJAN no Noroeste Fluminense realizará na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, às 18 horas, palestra sobre Nota Fiscal Eletrônica a ser proferida pelo Líder da Nota Fiscal Eletrônica da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, João Carlos do Nascimento Silva.

Vale lembrar que a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) já é obrigatória para inúmeros setores e, ao longo do tempo, todas as empresas, independentemente do porte ou atividade, serão obrigadas a utilizá-la. Durante o evento, João Carlos fará demonstração prática de como emitir uma NFe, além de esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.

Atualmente no Estado do Rio de Janeiro já são mais de 2.600 empresas credenciadas e, a partir de 1º de setembro deste ano, mais 53 segmentos serão obrigados a emitir Nota Fiscal Eletrônica pela internet.

A palestra é gratuita e é necessário confirmar presença até o dia 12 de agosto pelo telefone (22)3824-6500 ou pelo e-mail rr.itaperuna@firjan.org.br . O Teatro SESI Itaperuna fica na Avenida Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, Lions.

Fonte: Noroeste Online

SAIBA MAIS >

Natividadenses apresentam peça ATORmentados no fim de semana em Itaperuna

quinta-feira, agosto 13, 2009
O pessoal da peça teatral ATORmentados (compilação/adaptação de Thiago Mota e Marcelo Costa) não pára.

Os atores Leandro Moura, Marcelo Costa e Thiago Mota estarão se apresentando nos dias 14, 15 e 16 de agosto no Salão da FECAPP, na (antiga) Rua das Flores, com acesso à Avenida Cardoso Moreira, em frente ao Hotel Meirelles, em Itaperuna (RJ).

A peça que tem obtido grande sucesso em apresentações na região, chega à Itaperuna, após apresentações em Varre-Sai-RJ (dias 16 e 17 de maio), Natividade-RJ (27 de maio), Tombos-MG (dia 26 de junho) e Porciúncula-RJ (dias 04 e 05 de julho). Os ingressos promocionais antecipados já estão à venda nas lojas Celular.com e Look DVD, por R$ 7,00.

O evento conta com o apoio de FECAPP (Associação Educacional, Cultural, Assistencial e Pré-Profissionalizante), Hotel Meirelles, Cia. do Peixe, Minotauro, Tony Lar e Áudio Sat; e patrocínio de Auto Escola Mundial, Patrimônio Consultoria e Imobiliária, Styllus Coiffer Audácia, FDC Sistemas, Look DVD, Fast Food D’Forno, Sonho dos Pés, Cia. da Pesca e Pet Shop, Celular.com, Fácil informática, Timbozão Mania, Print Color e Saboriarte.

Para quem curte uma boa e sadia diversão cultural, esta é a melhor pedida e, segundo os atores (premiados no Festival Art World Talentos e Festival de Esquetes Teatrais da FUNDARTE), certeza de boas gargalhadas.

Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Campeonato Regional de Malha

quinta-feira, agosto 13, 2009
A cidade de Porciúncula, atual campeã do Campeonato Regional de Malha, foi escolhida para organizar a competição deste ano. O Clube Raia de Malha Brasil conta com o apoio da Prefeitura de Porciúncula e da Secretaria Municipal de Turismo.

Além do título do ano passado, a equipe de Porciúncula também conquistou o primeiro lugar em 2007.

O Campeonato deste ano já está em andamento e envolve 12 (doze) equipes, que representam 8 (oito) municípios: Porciúncula, Tombos, Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé, Cardoso Moreira, Cambuci e Italva têm um representante cada. Natividade está sendo representada por duas equipes, a de Querendo e a de Ourânia. Já Itaperuna tem três equipes (Vinhosa, Aeroporto e Raposo).

Os jogos são realizados sempre aos domingos e, de acordo com a tabela, a competição vai até o dia 16 de Agosto, quando será conhecido o campeão deste ano.

Fonte: O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Várias obras foram aprovadas na reunião da última Segunda-feira na Câmara

quinta-feira, agosto 13, 2009
Na reunião que aconteceu na última Segunda-feira, 10/08, na Câmara Municipal, foram aprovadas várias obras para o município.

São elas:
*Reforma e ampliação da rede de esgotos do Bairro Recanto dos Colibris e melhoramentos gerais em todas as ruas da localidade;
*Calçamento da Rua Boa Vista;
*Fechamento do buraco exitente na Rua Júlio César;
*Desobstrução da rede de esgotos das ruas Álvaro Diniz e Prudente de Moraes;
*Melhoramentos gerais em todos os distritos;
*Melhorias no Jardim em frente à Matriz São José do Avaí;
*Melhorias na Avenida Senador Sá Tinoco.

Fonte: O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Novas lixeiras foram colocadas no Centro

quinta-feira, agosto 13, 2009
A Prefeitura de Itaperuna colocou recentemente novas lixeiras no Centro, as lixeiras antigas de plástico que ficavam penduradas nos postes foram quase todas destruídas ou danificadas, as novas são feitas de cimento.

Fonte: Itaperuna Notícias
SAIBA MAIS >

Grande festa promete agitar Comendador Venâncio no fim de semana

quinta-feira, agosto 13, 2009
Festa Agostina do Bairro Ferroviário
Dia:
15 e 16 de agosto
Horário: a partir das 19h
Atrações: "Banda Cheiro de Menina", "Reomar Show e Cia" e "Bonde do Forrozão de Muriaé".

Os moradores de Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna, já estão contando os minutos para o início da “Festa Agostina do Bairro Ferroviário”, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, a partir das 19h. As atrações prometem abalar as estruturas do distrito durante os dias de festividade. “Banda Cheiro de Menina”, “Reomar Show e Cia” e “Bonde do Forrozão de Muriaé” estão confirmados.

A “Quadrilha Felicidade”, com seu estilo inconfundível que mescla teatro, dança, música e poesia, será homenageada no evento e realizará a última apresentação do ano. No domingo haverá diversas apresentações de “Street Dance”. Na oportunidade será prestada uma homenagem ao inesquecível Dr. Samuelson Tinoco.

Também não faltarão comidas típicas da região. Serão aproximadamente dez barracas que servirão mocotó, feijão amigo, quentão, caldo verde, doces caseiros, dentre outros. A “Festa Agostina do Bairro Ferroviário” não tem fins lucrativos e vai beneficiar igrejas, associação de moradores, o time do Bairro Ferroviário e diversos outros moradores da localidade.

De acordo com Samuel Vasconcelos, organizador do evento, a festa entrará para a História do distrito. “Essa festa é uma homenagem aos venancenses ausentes. Essa é a primeira festa que organizamos e nossa expectativa é que passe a fazer parte do calendário oficial de Itaperuna”, comenta. Vasconcelos ainda promete uma surpresa. “Não posso entrar nos detalhes, mas haverá um show pirotécnico inesquecível”, diz. O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), nascido no distrito de Comendador Venâncio, também será homenageado.

A “Festa Agostina do Bairro Ferroviário” está sendo realizada pelo líder comunitário Samuel Vasconcelos e tem o apoio da Prefeitura de Itaperuna, 29º Batalhão de Polícia Militar de Itaperuna, 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, 21º Grupamento do Corpo de Bombeiro de Itaperuna e Moto Way.
SAIBA MAIS >

Inauguração do Shopping Avenida

quinta-feira, agosto 13, 2009
Semana passada foi inaugurada a nova loja "Minotauro" que agora está na Rua 10 de Maio, a loja conta agora com um espaço maior e mais moderno, mas a grande novidade da inauguração foi a criação do "Shopping Avenida", o shopping tem duas entradas, uma na Avenida Cardoso Moreira e outra na Rua 10 de Maio. O shopping possui lojas como: Minotauro, Roberta Calçados, entre outras. Esse novo Centro Comercial é dotado de muito bom gosto e as lojas são de alto padrão.

Fonte: Itaperuna Notícias
SAIBA MAIS >

"Ação Educativa em Saúde" é destaque em Itaperuna

quinta-feira, agosto 13, 2009

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), vem se destacando com a “Ação Educativa em Saúde”. Todas as segundas-feiras são montados estandes no pátio do posto de saúde Dr. Raul Travassos, onde a população recebe informações de profissionais qualificados.

Os assuntos são os mais variados possíveis, buscando sempre o melhor atendimento para a sociedade. Os temas escolhidos para o último dia 10 de agosto foram “Tuberculose” e “Colesterol”. As campanhas anteriores já abordaram: “Hepatite B”, “Hepatite C”, “Diabetes” e “Medicamentos”, na última semana, quando foi possível tirar dúvidas sobre o uso correto dos medicamentos, dosagem, automedicação e como os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

Durante a “Ação Educativa em Saúde” são distribuídos diversos panfletos com uma linguagem bastante acessível e de fácil compreensão. A ação não fica restrita somente aos estandes, os profissionais percorrem os corredores do posto de saúde conversando e orientando os pacientes. A iniciativa vem agradando as pessoas que buscam atendimento no posto.

“Achei muita boa essa iniciativa. Tenho colesterol alto e pude esclarecer muitas dúvidas aqui. Aprendi um pouco mais a cuidar da minha saúde. Acho que temos que cuidar da saúde enquanto a temos. Informação nunca é demais”, diz Marlene Silva, dona de casa.

O pintor Evandro Damasceno também aprovou a campanha. “Gostei muito dessa tenda. Os enfermeiros souberam me esclarecer direitinho as dúvidas que eu tinha sobre esses problemas. Já tive casos de tuberculose na família e vou passar as informações adiante”, comenta.

A comerciante Elaine Ribeiro fez questão de dar seu depoimento. “Às vezes, a gente só precisa de informação. O povo precisa de carinho, informação e atenção. Essa iniciativa ajuda a diminuir as filas, porque a pessoa suspeitando o problema que tem, vai direto ao especialista”, finaliza.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >