08/11/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, agosto 11, 2009

Ministra Nilcéia Freire inaugura CIAM em Itaperuna

terça-feira, agosto 11, 2009

Itaperuna e as demais cidades do Noroeste Fluminense já podem contar com os serviços do Pólo Regional do CIAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher. O CIAM foi inaugurado no dia 07 de agosto pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire.

Durante a cerimônia, Franciney França, secretário Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação fez um balanço sobre a atuação de sua Secretaria e discursou sobre a importância do CIAM. “Começamos a atingir metas importantes na nossa administração. A criação do CIAM é um grande feito não só para Itaperuna, como toda a região. As mulheres serão atendidas por mulheres e não ficarão constrangidas em relatar seus problemas”.

Para Benedita da Silva, secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, a criação do CIAM é o primeiro passo de muitas conquistas. “Ainda existem muitos desafios a serem alcançados. É importante que tenhamos políticas públicas que apóiem as mulheres nos diversos setores da sociedade. Itaperuna está de parabéns por essa conquista”.

O CIAM recebeu o nome de “Maria Madalena da Silva Fernandes”, homenagem à mãe do vice-prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes (Paulada). Para Paulada, a homenagem foi uma grande surpresa. “O CIAM vai entrar para a história política de Itaperuna. Eu fico muito honrado por essa homenagem à minha mãe”.

A ministra Nilcéia Freire fez um sucinto relato sobre o “Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência contra a Mulher” e pediu à sociedade que fique atenta aos abusos contra a mulher. “A violência que acontece dentro de casa, transborda para a rua. É importante intervir nesse tipo de violência através do esforço de toda a sociedade e dos poderes competentes. A região Noroeste pode contar conosco, pois estamos juntos para construir a cidadania e fazer este país mais justo e solidário”.

A ministra também teceu comentários sobre o fato do trabalho voluntariado. “É um enorme desafio. Temos que pensar na sustentabilidade desse trabalho. Admiro essa disposição do trabalho voluntariado, mas não podemos deixar de pensar na sustentação do projeto”. No encerramento da cerimônia foi assinado um termo de Responsabilidade da Guarda de Bens Patrimoniais.

O Pólo Regional do CIAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) está situado no Shopping Itaperuna Rio Center, na Avenida Cardoso Moreira, Centro da cidade.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Deputado Chico D'Angelo luta para o Rio não ter prejuízos com royalties do pré-sal

terça-feira, agosto 11, 2009
Membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado federal Chico D’Angelo (PT-RJ) está empenhado na questão do repasse dos royalties da exploração petrolífera na camada do pré-sal. De acordo com a atual proposta apresentada pelo Governo Federal, todos os municípios do País receberão uma verba proveniente deste tipo de infração. O sistema de distribuição, no entanto, pode ser prejudicial para os municípios do Rio de Janeiro que vivem dos royalties da indústria do petróleo. “De acordo com essa proposta, o Rio vai perder. Precisamos nos mobilizar, ter um envolvimento de toda a nossa sociedade. Não é apenas problema do governo do Estado, mas também de todas as prefeituras. É preciso haver um debate para que o Rio de Janeiro não seja prejudicado. É claro que todos os municípios do Brasil têm direito à verba gerada pelo pré-sal, mas proporcionalmente não podemos ter perdas”, afirmou.Para Chico D’Angelo, o estado do Rio vive um momento de crescimento econômico e que não pode ser punido pela má distribuição dos royalties. “É inadmissível reconhecer esta perda para o Rio. Isto colocará em risco todo o planejamento dos municípios que contam com esta receita. Todos os projetos estariam em risco por conta dessa distribuição”, disse.Recentemente, em discurso na Câmara, Chico D’Angelo usou o município de Itaboraí como exemplo: “Gostaria de chamar atenção para o desafio que é a construção do complexo petroquímico em uma área de 45 milhões de metros quadrados, no Município de Itaboraí, representa para o Rio. O Governo está fazendo um grande investimento, da ordem de US$ 8,38 bilhões, para que o Brasil economize em torno de US$ 2 bilhões por ano nos gastos com a importação de produtos petroquímicos. Quando entrar em operação o que está previsto para 2012, o pólo vai permitir a extração de insumos a partir do processamento de cerca de 150 mil barris por dia de óleo pesado. Esse projeto, certamente, vai gerar empregos - serão 212 mil durante as obras e 50 mil quando começar a funcionar. Precisamos, porém, ficar atentos ao fato de que a construção e a operação causarão um impacto de grandes proporções em toda a região leste fluminense. Serão necessários investimentos de grande porte em urbanização, habitação, saneamento, meio ambiente e transporte. Não se pode permitir que o entorno do complexo petroquímico vire uma área de favelização, afetando drasticamente a qualidade de vida na região”.

Fonte: A Propósito Comunicação
SAIBA MAIS >

Deputado federal Chico D'Angelo apoia candidatura de Lindberg Farias para o Governo do Estado em 2010

terça-feira, agosto 11, 2009
O deputado federal Chico D’Angelo (PT-RJ) mostra-se amplamente favorável à candidatura própria do partido para as eleições a governador do Estado em 2010. Para o parlamentar, o nome que surge com força e que poderia defender o partido é o de Lindberg Farias, atual prefeito de Nova Iguaçu. “Isso é uma questão interna que o partido terá de resolver. Definida a candidatura própria, vamos escolher um nome. Para mim o melhor seria o Lindberg”, afirmou Chico D’Angelo. “Certamente a eleição para governador do Rio terá segundo turno. E então poderemos até fazer alianças, caso o nosso candidato esteja na disputa”, completou.Chico D’Angelo, no entanto, revelou que o PT, no presente momento, está concentrado na corrida presidencial, também em 2010. “A nossa prioridade atualmente é a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Primeiro vamos acertar os detalhes desta candidatura, para depois acertarmos os nomes das eleições para governador em todo o Brasil”, garantiu o parlamentar.

Fonte: A Propósito Comunicação
SAIBA MAIS >