08/10/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 10, 2009

Secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes visita Itaperuna

segunda-feira, agosto 10, 2009
Encontro com os secretários de Saúde do Noroeste possibilita troca de informações sobre a ‘Gripe A’

Na última sexta-feira (07), Itaperuna sediou o encontro entre Sérgio Côrtes, Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, e os secretários municipais de Saúde da região Noroeste Fluminense. A reunião aconteceu no auditório do Sebrae e teve como objetivo trocar informações sobre a “Gripe A”, bem como constatar a real situação da região no que diz respeito à nova gripe.

O secretário Sérgio Côrtes destacou a importância da reunião e salientou as dificuldades de lidar com um vírus desconhecido. “É importante vir na região para constatar os problemas de perto. Uma coisa é ter informações através de relatórios, outra coisa é ter o contato diretamente com os secretários. Muito do que discutirmos aqui hoje, pode estar diferente daqui a 15 dias em função de novas descobertas”, diz. A última atualização global da epidemia foi apresentada em um mapa, contando 119.344 casos confirmados em 122 países. O número de óbitos chega a 591 pessoas. Em Itaperuna, segundo informações do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, no momento não há nenhum caso confirmado da doença.

De acordo com Mariza Santos, infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, o novo vírus precisa ser analisado de forma bastante responsável e os médicos precisam estar atentos a todo e qualquer tipo de evolução do vírus. “Os médicos precisam repensar a doença e tomar um posicionamento diferente, pois qualquer gripe pode ser um caso de gripe suína. O acontecimento em questão é preocupante. Temos que ter um cuidado especial com as gestantes com gripes”, acrescenta. Côrtes também pediu especial atenção para com essas mulheres. “As gestantes estão sendo acometidas pelo vírus de forma mais grave. Temos que ter uma atenção redobrada com esse grupo de pacientes”, recomenda o secretário.

O vírus tem transmissão sustentada e circula de forma uniforme. Não existe transmissão aérea, a contaminação é realizada apenas por gotículas. “Quando a pessoa espirra ou tosse, ela acaba transmitindo o vírus a outras pessoas”, diz Mariza Santos. Também pode ser transmitido pelo contato das mãos com secreções respiratórias. A aglomeração de pessoas em ambientes fechados pode facilitar a disseminação da gripe. As pessoas com idade inferior a dois ou superior a 60 anos de idade; com imunodepressão; com condições crônicas, como por exemplo, diabetes mellitus, cardiopatias, pneumopatias e doenças renais crônicas; além das gestantes, fazem parte do grupo considerado de risco.

Os pacientes sem fatores de risco podem ficar em domicílio. Devem evitar o contato com pessoas que façam parte do grupo de risco e realizar o tratamento através de antitérmicos e medidas de prevenção básica. Já os pacientes com fatores de risco e sem complicações é preciso levar em consideração a possibilidade de internação e evitar a emissão de gotículas. Os pacientes com complicações devem ser internados imediatamente.

O tratamento contra a “Gripe A” é realizado através do remédio Tamiflu. A gravidez não é considerada contra-indicação a esse medicamento. “O médico deve dizer à gestante que a medicação é segura e muito importante para a recuperação. Esse tipo de informação é de muita valia para as mulheres grávidas”, aconselha a infectologista. De acordo com Sérgio Côrtes, 57 quartéis do Corpo de Bombeiro estão funcionando 24 horas por dia na distribuição dos medicamentos. “Não existe uma centralização dos medicamentos. Nós estamos medicando todos os pacientes do grupo de risco. Os que não são do grupo de risco, os médicos estão livre para tomar a melhor decisão. Não vai haver nenhum tipo de cerceamento, afinal os médicos estão próximos de seus pacientes”, garante Côrtes.

O secretário ainda sugeriu que todos os municípios com mais de 50 mil habitantes montem um centro de atendimento da “Gripe A”. Para o secretário de Saúde de Itaperuna, Carlos Alberto Carpi, a reunião foi muito importante e trouxe alguns esclarecimentos. “Estamos contentes por que podemos trocar experiências e buscar soluções imediatas para a nossa região. A presença do secretário Sérgio Côrtes é um alento, pois mostra que o Governo Estadual está atento às nossas necessidades”, diz Carpi. As pessoas que precisam de qualquer tipo de informação sobre a “Gripe A” podem utilizar o Disque Gripe, das 6h às 13h. O telefone é 0800 28 10 100.

Algumas recomendações preventivas:
• Siga rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias locais.
• Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evite o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evite tocar olhos, nariz ou boca.
• Lave as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Não use medicamentos sem orientação médica.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Limpeza da Beira Rio a todo vapor

segunda-feira, agosto 10, 2009
A Secretaria de Obras de Itaperuna iniciou hoje (06), uma limpeza na Avenida Francisco de Sá Tinoco (Beira Rio). São aproximadamente 40 homens trabalhando por toda a extensão da avenida. Existe a previsão de que os trabalhos sejam concluídos até na próxima segunda-feira, 10 de agosto. O comerciante André Rocha aprovou a iniciativa. “É muito bom a gente ver essa beirada do rio limpa. Temos que ter a consciência de também ajudar na preservação”, comenta. O eletricista Ronaldo Sodré também gostou da atitude. “Rapaz! Olha só a quantidade de mato que tinha aí! De repente, dá até para usar esse espaço como estacionamento”, sugere Sodré. Já o marceneiro José Luiz da Silva ficou surpreso ao constatar o tamanho de espaço existente nas proximidades do rio. “Com aquela sujeira toda a gente não tem noção de como há espaço sobrando. Essa limpeza vai ajudar até mesmo a evitar as enchentes. Vamos torcer para que a Beira Rio seja revitalizada”, finaliza o marceneiro.
SAIBA MAIS >

Inauguração do Pólo Regional do CIAM

segunda-feira, agosto 10, 2009
A inauguração do Pólo Regional do CIAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) aconteceu no último dia 7, na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação, localizada no Shopping Itaperuna Rio Center. Na oportunidade estiveram presentes a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire e a secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Visita do secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil Sérgio Côrtes

segunda-feira, agosto 10, 2009
Aconteceu no último dia 7, no SEBRAE de Itaperuna, uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. Na ocasião foram tratados diversos assuntos, dentre eles: o Consórcio de Saúde Pública do Noroeste Fluminense (Conspnor), a “Gripe A” e o UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Merco Noroeste - Patrimônio de Itaperuna

segunda-feira, agosto 10, 2009

Muito se falou nos últimos dias sobre a possibilidade de a feira MERCO NOROESTE se mudar para a cidade de Santo Antônio de Pádua. Especulações à parte, o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo de Itaperuna Marcelo Nascimento esteve reunido com o diretor executivo da feira e proprietário da S.A Idéias, Sérgio Almeida, para conversar sobre o assunto.

Segundo o secretário a feira não corre o risco sério de sair de Itaperuna. O que ocorreu, segundo Nascimento, foi que o prefeito de Pádua está buscando levar a feira para sua cidade, oferecendo benesses que a primeira vista, são animadoras. O secretário garante que não vê possibilidades reais de Itaperuna perder um evento que já faz parte do calendário há onze anos.

"Conversamos muito sobre a questão. Na verdade, o prefeito de Pádua está fazendo o papel dele, que é tentar levar bons projetos para aquela cidade. Porém estamos mostrando que não existe na região cidade que reúne melhores condições do que Itaperuna para atender a demanda de um evento desse porte. É aqui que tem a maior e melhor rede de hotéis, restaurantes e claro, a logística. Itaperuna também é a capital financeira, política e cultural do Noroeste. Respeitamos o ideal da cidade irmã, mas estamos defendendo com unhas e dentes a permanência da Merco em Itaperuna e tenho absoluta certeza que a feira permanecerá aqui. Estaremos conversando junto à FIRJAN, o SEBRAE e a Associação Comercial para avaliarmos a questão e resolveremos todas as pendências. A prefeitura é parceira há 11 anos e apesar de todas as dificuldades financeiras deste ano, nós investimos pesado no evento, trazendo de volta para o Poliesportivo e cumprindo com nossa parte. Não vamos abandonar um projeto tão importante como este", finaliza Nascimento.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >