08/06/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, agosto 06, 2009

Circuito Cultural SESI - Mês de Agosto

Secretaria de Educação de Itaperuna realiza reunião para esclarecer dúvidas sobre a Gripe 'Influenza A'

quinta-feira, agosto 06, 2009

A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna realizou nesta quarta-feira (05), uma reunião com os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares para orientá-los sobre como proceder diante da gripe “Influenza A”. Na oportunidade, o infectologista Lauro Amaral pôde esclarecer algumas dúvidas e elaborar junto com os educadores estratégias de prevenção.

Baseados em informações locais, os secretários Flávio Lemos (Educação) e Carlos Alberto Carpi (Saúde), reuniram-se e optaram por não adiar a volta às aulas. “Não entendo o que vai garantir de benefício o fato de se adiar por dez ou 15 dias o início das aulas. No entanto, a gripe deverá se tornar matéria de sala de aula”, diz Flávio Lemos.

Segundo o infectologista, os professores devem estar preparados para orientar aos pais dos alunos. Ele também tranqüilizou a todos no que diz respeito à volta imediata das atividades educacionais. “As aulas podem se iniciar sem problemas, já que a gripe está chegando à cidade de forma lenta. Temos tempo para nos prepararmos”. A informação é uma importante arma na prevenção contra a “Influenza A”. Preocupados, os pais dos alunos estão telefonando para as escolas. As crianças gripadas são orientadas a ficarem em casa. “Devemos reforçar os cuidados com a gripe A por se tratar de uma doença nova e que estamos conhecendo ainda”, diz Amaral.


Existe uma preocupação redobrada com a Educação Infantil, pois as crianças trocam pirulitos, balas, bebem na mesma garrafa e sempre acabam tendo contato com a torneira do bebedouro. Maria da Penha, diretora do Jardim de Infância Maria Madalena Magacho, apontou uma alternativa. “Colocamos um funcionário ao lado do bebedouro entregando copos descartáveis para as crianças beberem água e certificarmos que elas realmente estão descartando os copos”, diz Penha. Para o médico, o importante é que a criança não encoste a boca na torneira, apenas isso, já é o suficiente. “Tanta preocupação com bebedouro pode ser excesso de zelo”, comenta o infectologista.

A Secretaria de Educação vai elaborar um relatório informativo focando em perguntas e respostas voltadas para a realidade e necessidade de cada escola. Todas as escolas se comprometeram em ajudar no que for possível para combater a gripe Influenza A. “O nosso propósito é reduzir o problema, já que 100% do problema não poderá ser solucionado”, finaliza Flávio Lemos.

‘Influenza A’ subtipo H1N1 também conhecido como A (H1N1) - é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endêmicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Comunidade de Retiro recebe Programa de "Prevenção da Saúde Bucal"

quinta-feira, agosto 06, 2009

O programa de “Prevenção da Saúde Bucal” trabalha intensivamente oferecendo aos membros das comunidades, informações e práticas de escovação para se alcançar uma excelente saúde bucal. A comunidade de Retiro do Muriaé, distrito de Itaperuna, recebeu no dia 05 de agosto uma equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, no PSF local. Na oportunidade foram distribuídos kits odontológico e realizada aplicação de flúor e escovação. De acordo com Ethiel de Castro, coordenador odontológico, é de suma importância trabalhar com a prevenção da saúde bucal, principalmente junto às crianças, que são multiplicadoras de informação. O evento aconteceu durante todo o período da manhã e será realizado em outros distritos. O PSF de Retiro do Muriaé fica na Av. Coronel Macário, s/n.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Equipe da Secretaria de Agricultura de Itaperuna realiza visita técnica em Boa Ventura

quinta-feira, agosto 06, 2009

A Associação de Produtores Rurais de Águas Claras, localizada no distrito de Boa Ventura, recebeu no dia 03 de agosto uma equipe da Secretaria de Agricultura de Itaperuna. Dois agrônomos, três veterinários, um engenheiro florestal e três técnicos em agropecuária, acompanhados do secretário de Agricultura Décio Zampier, realizaram uma visita técnica na localidade.

Levar informação e desenvolvimento ao homem do campo é uma das metas da Secretaria de Agricultura. “Não podemos esperar somente que os produtores nos procurem, também vamos até as comunidades rurais levar informação e prestar assistência a eles”, diz o secretário. Na oportunidade foram realizadas palestras sobre pecuária leiteira, produção intensiva de pastagem, uso de cana com uréia, manejo produtivo, sanidade animal, cria e recria de bezerras e um balanço sobre o programa “Fartura no Campo”.

O “Fartura no Campo” busca aumentar o rendimento dos produtores rurais de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para que isso aconteça, a Secretaria disponibiliza técnicos e equipamentos para que o homem do campo possa ter condições de trabalho. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda.

Segundo Décio Zampier, os produtores assistidos pelo programa “Fartura no Campo” tem preferência no atendimento. São disponibilizados serviços de aração, gradagem, retro, acompanhamento técnico de agrônomos e veterinários, dentre outros. A visita à Associação de Produtores Rurais de Águas Claras teve um saldo positivo. “Os produtores que querem aderir ao programa na área leiteira já vão conhecer o projeto ‘Balde Cheio’, da Embrapa, no próximo dia 12. Todos eles terão acompanhamento integral dos técnicos da Secretaria”, diz Décio.

Recentemente foi realizado um serviço de patrol no distrito de Boa Ventura que proporcionou uma melhoria nas estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção. Também foram colocados à disposição dos produtores um trator de esteira e um trator de pneu. O empréstimo dessas máquinas proporcionou uma economia imediata de aproximadamente R$ 60 mil para os produtores da localidade.

Projeto “Balde Cheio” - foi desenvolvido com a finalidade de mostrar ao produtor rural maneiras simples e eficiente de como se deve administrar uma propriedade. “É um sistema para gerenciamento de propriedade leiteira que visa maior eficiência na produção com baixo custo. Importante ressaltar o enfoque na alimentação do gado através da cana com uréia, no período da seca. Além do pastejo rotacionado, irrigado e adubado, essências para o sucesso do projeto” diz Décio Zampier. O programa “Fartura no Campo” tem características semelhantes ao “Balde Cheio” e incentiva os produtores rurais do município a participarem do programa.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Esclarecendo suas dúvidas Síndrome do Intestino Irritável

quinta-feira, agosto 06, 2009
O que é Síndrome do Intestino Irritável?

É uma desordem funcional no Intestino, caracterizada por um conjunto específico de sintomas crônicos e recorrentes (desconforto abdominal, “barriga estufada”, dor inespecífica no abdome, irritabilidade emocional, mudança no funcionamento normal do Intestino (diarréia e\ou constipação). Esses sintomas representam um impacto negativo no cotidiano e na qualidade de vida dos pacientes.


Abrangência populacional:

Estudos mais recentes demonstram que cerca de 25% da população mundial apresentam em algum momento sintomas de desconforto no tubo digestivo que podem caracterizar o diagnostico de Síndrome do Intestino Irritável (SII).


Quais são as causas da Síndrome do Intestino Irritável?

As etiologias (causas) específicas da Síndrome não estão totalmente elucidadas, porém estudos atuais demonstram que fatores psíquicos, sociais e de formação da microbiota intestinal (flora intestinal), possam estar diretamente relacionadas no desencadeamento do quadro patológico (Doença- SII).


Existe tratamento específico?

Ainda não existe terapêutica especifica para a Síndrome do Intestino Irritável, algumas medicações provocam efeitos colaterais que impossibilitam seu uso rotineiro, porem algumas alterações nos hábitos alimentares e mudanças em alguns aspectos no cotidiano de vida, ajudam no controle dos sintomas e possível remissão do quadro clínico.

Que alimentação usar?

O portador da Síndrome do Intestino Irritável deve fazer uso de uma alimentação saudável, rica em probióticos (microorganismo vivos que consumidos em quantidades suficientes trazem benefícios), combinada com ingestão razoável de fibras.


Exercício físico ajuda na prevenção e no controle da Síndrome do Intestino Irritável (SII)?

Todo paciente portador da Síndrome do Intestino Irritável deve realizar diariamente atividade física leve para combater o estresse (fator importante no quadro) e para restabelecer um melhor funcionamento do tubo digestivo.

PROCURE SEMPRE SEU MÉDICO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS ROTINEIRAS, ELAS PODEM FAZER A DIFERENÇA EM SEU ESTADO DE SAÚDE.

# Dr. Gerson Rodrigues S. Junior
Gastroenterologia \ Endoscopia Digestiva
Melhores Informações: (22) 3822-0345

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Picciani leva a Cabral proposta de redução de IPVA e ICMS para as autoescolas‏

quinta-feira, agosto 06, 2009
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), vai se encontrar com o governador Sérgio Cabral nesta sexta- feira, dia 07 de agosto, e encaminhar a ele as indicações legislativas 732/09 e 733/09, de autoria do deputado Raleigh Ramalho (PTB), para que os Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio obtenham isenções do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). De acordo com Picciani, existe a necessidade de melhorar a frota das autoescolas e, consequentemente, proporcionar um melhor preparo para os novos motoristas. "Com a isenção desses impostos, as autoescolas poderão reduzir o valor das mensalidades para o consumidor e gerar mais empregos", garantiu o presidente da Casa.

Para o deputado Raleigh Ramalho, poder oferecer isenção de imposto e incentivar pequenas empresas a gerar empregos é fundamental. "A indicação visa a aliviar as despesas dos proprietários do Centro de Formação de Condutores, que ficam sobrecarregados com a excessiva carga tributária a que estão expostos. Minha preocupação passa pela qualificação dos motoristas. Com um melhor nível das autoescolas, teremos motoristas mais seguros e um trânsito melhor para todos", declarou o petebista. O Estado do Rio de Janeiro tem 610 centros de Formação de Condutores, que totalizam uma frota de cinco mil veículos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Condutores de Veículos Motorizados do Estado (Sindaerj), João Pinto Ribeiro, renovar a frota a cada três anos é uma questão de segurança.

"A categoria vem tendo, anualmente, altos gastos com IPVA e com a renovação da frota, sem falar no altíssimo custo com impostos, o que hoje chega a carga de 38 %, atingindo todos os contribuintes brasileiros. Com a isenção desses impostos, esperamos poder repassar à sociedade um preço mais accessível de cursos de formação de condutores. O objetivo é a melhoria dos serviços para a população e melhores condições de trabalho para os profissionais da área", afirmou Ribeiro.

Fonte: Assessoria do PMDB
SAIBA MAIS >

Jorge Picciani garante que irá agilizar as obras da nova ponte e reforma do asfalto

quinta-feira, agosto 06, 2009
Durante reunião na Câmara de Vereadores, Paulo Cesar da Silva, presidente da casa, falou sobre seu encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). “O presidente Jorge Picciani me garantiu que fará tudo o que puder para agilizar os projetos da ponte que ligará o bairro Frigorífico ao Matadouro e da reforma do asfalto na cidade.

Fonte: O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Projeto do vereador Pardal pode ligar a Vinhosa à Cehab

quinta-feira, agosto 06, 2009
O vereador Pardal teve uma reunião com o prefeito Claudão, na qual o vereador falou sobre sua ideia de fazer uma obra ligando a Vinhosa à Cehab, o que irá beneficiar a cidade inteira, pois para se transitar entre esses dois bairros e outros que ficam em suas adjacências não precisarão mais passar pelo Centro, melhorando assim o trânsito da Região Central que em horário de pico é um caos e também vai facilitar o deslocamento em épocas de cheias. O prefeito se animou com a ideia e já está vendo a viabilidade desse projeto.

Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Ainda esse ano serão contruídos mais três novos postos PSF

quinta-feira, agosto 06, 2009
Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Carlos Alberto, a secretaria pretende criar ainda esse ano mais três novos postos PSF (Programa de Saúde da Família). Os locais serão nos Bairros: Frigorífico, Lions e Guaritá.

Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Obras do PAC em Itaperuna

quinta-feira, agosto 06, 2009
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá aplicar em Itaperuna R$ 59,9 milhões nos serviços de ampliação e melhoria da distribuição de água do município. A CEDAE terá a responsabilidade de administrar as obras.

Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Viação Santa Lúcia agora tem dispositivo para cadeirantes

quinta-feira, agosto 06, 2009
A Auto Viação Santa Lúcia, que detém a concessão para o serviço de transportes de passageiros no município, acaba de dotar alguns de seus veículos com o dispositivo que facilita o embarque e desembarque de cadeirantes.

Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >