08/04/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

terça-feira, agosto 04, 2009

Estudantes do Noroeste participam de curso no Rio

terça-feira, agosto 04, 2009
Os alunos do IFF (Instituto Federal Fluminense – campus Bom Jesus do Itabapoana) participaram de um curso de Processamento de Frutas na sede da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro, nos dias 27 à 31 de julho. Na ocasião, puderam entrar em contato com pesquisadores, funcionários, instrutores e utilizaram as instalações da empresa para desenvolver, na prática, o que aprendiam na sala de aula.

O curso alternava entre dois momentos. Nas aulas teóricas, os alunos recebiam instruções sobre como estender a vida útil das frutas através de novas técnicas de processamento, que vão de desde a escolha da matéria-prima, passando pelos cuidados higiênicos, até o preparo final do produto. Nos laboratórios, os estudantes colocavam em prática o que ainda estava fresco na memória, recebiam orientações de como manter as características naturais do produto, sua boa aparência, aroma e sabor, mesmo após ser processado.

Os 23 estudantes são da região de Bom Jesus do Itabapoana, Noroeste do Rio, têm entre 17 e 25 anos e disseram estar satisfeitos com o curso. A estudante Jéssica Ventura, 17, que veio pela primeira vez à capital carioca, ficou impressionada com a estrutura oferecida para realização das aulas: “O curso me surpreendeu e agora tenho ainda mais certeza do que quero para meu futuro. Estou morrendo de vontade de chegar na minha escola e passar minha experiência para os meus colegas.”

A Técnica em Agropecuária Verônica de Abreu, que é auxiliar de laboratório do setor de frutas do IFF, disse que ficou impressionada com as técnicas aprendidas, “Ter aulas aqui na Embrapa, com todo esse aparato, é totalmente diferente: além de aprender no curso, nós estamos aprendendo muito com essa vivência”, confessa, e sai apressada para realizar a tarefa indicada pelo instrutor.

O curso faz parte das atividades desenvolvidas pela Embrapa no projeto “Comunicação para a Popularização da Ciência e Tecnologia de Alimentos” em conjunto com quatro escolas técnicas de cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto pretende estimular a agroindustrialização, auxiliando e capacitando os alunos para o desempenho das suas atividades.

Ao final do curso os alunos receberam um kit com amostras de alimentos que eles próprios produziram (banana-passa, abacaxi em calda, bananada e geléia de maracujá). “É bom ir para casa sabendo que a tarefa foi cumprida”, disse o estudante Conrado de Oliveira no último dia de curso. Segundo a coordenadora do projeto, doutora Renata Torrezan, os alunos são instruídos a retransmitirem os conhecimentos adquiridos para comunidade onde eles vivem.

Fonte: ASCOM
SAIBA MAIS >

Ministra da secretaria especial para as mulheres visitará Itaperuna

terça-feira, agosto 04, 2009
Nilceia Freire, ministra da Secretaria Especial para as Mulheres, estará em Itaperuna no próximo dia 07 de agosto, para inauguração do Centro de Referencia de Atendimento da Mulher Vítima de Violência. Na oportunidade haverá também comemoração referente aos três anos da Lei Maria da Penha. A ministra será recepcionada na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, a partir das 17h.

Ministra da Secretaria Especial para as Mulheres Visitará Itaperuna
Data: 07/08/09
Horário: 17h
Local: Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação
Avenida Cardoso Moreira, 285, Itaperuna Shopping Rio Center.
Telefone: (22) 3824 6301
SAIBA MAIS >

Reunião do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente

terça-feira, agosto 04, 2009
Acontecerá no dia 05 de agosto do corrente ano, uma reunião do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, a partir das 17h. A Secretaria convoca a sociedade civil organizada para realização de balanço das ações do Conselho. Também haverá o lançamento da campanha de arrecadação de fundos, através de renúncia fiscal.

Reunião do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente
Data: 05/08/09
Horário: 17h
Local: Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação
Avenida Cardoso Moreira, 285, Itaperuna Shopping Rio Center.
Telefone: (22) 3824 6301

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Itaperuna realiza “Ação Educativa em Saúde”

terça-feira, agosto 04, 2009
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, através do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), realiza todas as segundas-feiras a “Ação Educativa em Saúde”. Com o objetivo de informar e orientar a população sobre diversos assuntos, o pátio do posto de saúde Dr. Raul Travassos é transformado em uma sala de aula ao ar livre, onde são montados estandes e distribuídos panfletos educativos. Os temas abordados nas primeiras campanhas foram: Hepatite B e Hepatite C, na primeira semana e na semana seguinte, Diabetes. No dia 03 de Agosto o tema “Medicamentos” proporcionou o aprendizado de questões, como: o uso correto do medicamento, dosagem, automedicação e como os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Picciani, Cabral e Temporão anunciam construção de 46 UPA's no estado, inclusive em Itaperuna

terça-feira, agosto 04, 2009
O número de Unidades de Pronto Atendimento no estado vai triplicar. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio, juntamente com o Ministério da Saúde, irá construir 23 UPAs 24h em todo o estado este ano e mais 23 até 2010. Atualmente, são 22 unidades. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, o deputado Jorge Picciani, acompanhou o anúncio feito pelo ministro José Luiz Gomes Temporão e o governador Sérgio Cabral nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, no Palácio Guanabara, e destacou a importância de se investir na saúde.

“Eu sempre digo que precisamos olhar, especialmente, para áreas como saúde e educação. Todas as pessoas merecem ter um atendimento digno para cuidar de sua saúde e uma boa escola. O governador Sérgio Cabral está fazendo exatamente isso e tem todo o meu apoio”, disse Picciani.

O Ministro da Saúde José Luiz Gomes Temporão também elogiou Cabral na sua busca pela melhora da qualidade da saúde básica da população. “O governador Sérgio Cabral foi um homem corajoso ao aceitar o desafio de reconstruir a saúde desse estado, porque o governador encontrou uma situação que não é brincadeira. As UPAs foram um grande acerto da Secretaria de Saúde”, comentou Temporão.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez questão de lembrar como começaram as UPAs e o sucesso dos seus resultados. “Quando eu assumi, o governador me disse que precisávamos criar algo que tivesse atendimento 24 horas para a população. Desde então, as UPAs já realizaram quase três milhões de atendimentos em todo o estado, foram feitos mais de um milhão de exames e gerados 3.500 empregos. Quero agradecer ao ministro Temporão por mais esse investimento, o que mostra que o governo Federal aposta nos nossos projetos”, observou Côrtes.

As UPAs têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicamentos e nebulização. Na sala de observação de adultos, há 10 leitos onde pacientes podem ficar internados por até 48 horas; já a de crianças conta com três leitos. Outra sala, a "vermelha", com dois leitos, dispõe de todos os equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que eles sejam removidos para um hospital por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além do investimento nas novas UPAs, que até o fim do ano beneficiarão os municípios de Queimados, Mesquita, Cabo Frio, Teresópolis, Nova Iguaçu, Magé, Nova Friburgo, Itaguaí, São João de Meriti, Angra dos Reis, Rio Bonito, Três Rios, Araruama, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Niterói, Itaboraí, Itaperuna, Nilópolis, Macaé, Rio de Janeiro, e duas em São Gonçalo.

Fonte: ASCOM
SAIBA MAIS >