08/03/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, agosto 03, 2009

Ibama apreende pescado em Itaperuna

segunda-feira, agosto 03, 2009
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Campos, apreenderam cerca de 68 quilos de pescado num supermercado em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, no último dia 23/07. O dono do supermercado, que terá o nome preservado, não teria apresentado nota de fiscal do produto, que acabou sendo doado para um orfanato na cidade.

O pescado seria proveniente de águas doce da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que teve o período de defeso prorrogado até o último dia 31 de agosto. Mas, foi a ausência da nota fiscal do produto, que levou a apreensão. O supermercado foi autuado em R$ 3.360 mil, segundo a chefe do Ibama, Rosa Maria Castelo Branco. O produto apreendido foi doado para o Centro Social de Cultura Nossa Senhora de Fátima.

A denúncia que culminou a apreensão teria partido de colônias de pescadores do município de Itaperuna, que ficaram revoltados com a situação. Os pescadores artesanais da região estão há três meses sem receber o defeso, que na Bacia do Rio Paraíba do Sul terminou em 31 de maio, mas foi prorrogado até 31 de agosto, devido às condições desfavoráveis para a pesca no leito do rio.

Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

MEC proibe abertura de novos cursos e ampliação de vagas na Unig de Itaperuna

segunda-feira, agosto 03, 2009
Itaperuna, maior cidade do noroeste fluminense, é polo universitário. O município tem sete instituições de ensino superior. Mas a maior delas não está bem conceituada na avaliação do ministério da educação. A Universidade Nova Iguaçu, Unig, está entre as 7 unidades de ensino em que o MEC proibiu a abertura de novos cursos e ampliação de vagas.

Segundo o MEC, a quantidade e a qualidade dos professores da Unig não são adequadas à lei de diretrizes e bases da educação nacional. A lei determina que 1/3 do quadro de professores seja formado por mestres e doutores. Desses, 1/3 deve atuar em regime integral.

A universidade tem 42% de mestres e doutores, mas apenas 13 % em tempo integral. Por esse motivo está entre as 7 universidades brasileiras que, além de irregularidades no quadro de profissionais, tiveram as piores notas do índice geral de cursos.

O ministério da educação deu um prazo para que a universidade resolva a situação: 90 dias.

Em Itaperuna a notícia sobre a universidade não foi bem recebida pela população. Karen Inácio, que se formou pela Unig, disse que teve dificuldade para entrar no mercado de trabalho e se arrepende. “Se eu pudesse voltar atrás, com certeza não faria faculdade lá”.

Essa não é a primera vez que a Unig tem desempenho abaixo da média nas avaliações do MEC. No ano passado o ministério da educação considerou que o curso de medicina do campus de Itaperuna apresentava uma série de deficiências. Entra elas, problemas no internato e no aprendizado.

Na época novas turmas e vagas para o curso foram suspensas, mesmo assim a uiniversidade realizou o vestibular e matriculou os aprovados. Antes das aulas começarem a justiça anulou o vestibular.

Por meio de nota a direção disse que vai cumprir as determinações do ministério da educação dentro do prazo estipulado, e também afirma que está fazendo mudanças na administração e investimentos em melhoria dos cursos, para que todos sejam aprovados pelo MEC.

Fonte: RJTV
SAIBA MAIS >

Sesi-RJ e Senai-RJ suspendem volta às aulas em Itaperuna

segunda-feira, agosto 03, 2009
O Sistema FIRJAN, por orientação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, suspendeu a volta às aulas do Sesi-RJ e do Senai-RJ, do dia 1º/08 até o dia 15/08, apesar de não haver registros de casos de gripe suína na rede. As atividades curriculares serão retomadas no dia 17/08, segunda-feira.

A medida é uma precaução para evitar a disseminação da gripe H1N1. O período de aula suspenso será reposto ao final do calendário escolar para que não haja nenhum prejuízo aos alunos e seus familiares. Em caso de dúvida, o aluno ou responsável deve entrar em contato com a secretaria escolar da sua unidade ou pelo telefone 0800 0231 231.

O Sesi-RJ possui 18 unidades e cerca de 8.060 alunos; já o Senai-RJ tem 30 unidades e aproximadamente 19.070 alunos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Os dois compõem a maior rede de ensino no estado depois da rede pública.

Fonte: FIRJAN
SAIBA MAIS >

Início das aulas na Rede Estadual - 10 de Agosto

segunda-feira, agosto 03, 2009
GRIPE A: SECRETARIA ADIA REINÍCIO DAS AULAS NA REDE ESTADUAL PARA 10 DE AGOSTO

A Secretaria de Estado de Educação anunciou que o início das aulas do segundo semestre letivo da rede estadual de ensino, previsto para a próxima segunda-feira (03/08), será adiado, a princípio, por uma semana, até o dia 10 de agosto. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, haverá uma reunião entre as Secretarias de Estado de Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da Gripe A na rede. Clique aqui para baixar um material informativo sobre o que as escolas precisam saber e fazer em relação à Gripe A Clique aqui e confira a carta da Secretária de Educação Tereza Porto encaminhada aos Diretores de escolas da rede pública estadual.

Gripe A: Saiba como proteger sua escola:

Volta às aulas sem gripe A
Conheça os sintomas
Formas de contágio
Aonde ir em caso de suspeita
Recomendação aos viajantes
Orientação e informações atualizadas
GRIPE A - NOTA TÉCNICA

Fonte: Outra Revista
SAIBA MAIS >

Programação do 2° Itaperuna Sombra's Moto Fest

segunda-feira, agosto 03, 2009
PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO

Sexta – 31/07
17h. Abertura do evento
22:30h. Show com a banda “Capitão Caverna”

Sábado – 01/08
15h. Show com Renato Rio Blues
17h. Show com a banda “RIRAMA”
19h. Show com a banda “Beatles Forever”
21h Homenagem ao Motociclista
21:30h. Show de Free Style com “Yamaha Tuninho Motos”
22h. Show com a banda “Cheiro de Rock”
24h. Show com a banda “Segredo de Estado”

Domingo – 02/08
9h. às 17h. Som mecânico e locução
17h. Encerramento do evento

Fonte: Sombra's MC
SAIBA MAIS >

Concluído curso de Gestão Pública do Noroeste Fluminense

segunda-feira, agosto 03, 2009

No último dia 29/07 foi concluído o curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento dos Municípios, do Programa Lidera Rio, para os participantes de 11 municípios do Noroeste Fluminense. Dos inscritos nas duas turmas, 64% receberam certificado e nove projetos foram apresentados para as seguintes cidades: Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Miracema, São José de Ubá, Natividade, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Aperibé e Porciúncula. Dentre os temas dos projetos estiveram modernização tributária e fiscal, reciclagem de resíduos sólidos, governo eletrônico e, principalmente, relativos à regulamentação em âmbito municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, do Empreendedor Individual e a legalização de empresas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae/RJ

SAIBA MAIS >

Produtor rural reage a assalto em sua residência e leva um tiro nas costas

segunda-feira, agosto 03, 2009
Dois indivíduos arrombaram a porta da casa do produtor rural Silas da Silva Amaro, de 50 anos, localizada no sítio Valão das Folhas, zona rural de Itaperuna. A vítima estava assistindo televisão com a esposa quando foram surpreendidos. Silas teria entrado em luta corporal com um deles que, com isso, teria tentado atingir o produtor rural com uma barra de ferro. Silas conseguiu se desvencilhar e correr para o quintal. Nesse momento o elemento gritou para que o outro atirasse. Foi desferido o tiro que atingiu as costas de Silas, que ainda conseguiu montar na moto e ir em busca de socorro. Segundo a esposa, logo após o produtor rural ter sido atingido pelo tiro, os elementos foram embora, conseguindo levar R$ 600,00 que estavam na carteira de Silas. O produtor rural, apesar do tiro e de ser internado, já foi liberado.
Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Aposentado é atingido por tiro no sofá de sua casa

segunda-feira, agosto 03, 2009
Foi morto por disparo de arma de fogo o aposentado Alcemar Silva, de 71 anos, em sua residência na Fazenda Córrego Raso, em Raposo, distrito de Itaperuna. Quando os policiais chegaram a vítima já estava sem vida, sentada no sofá. O aposentado foi atingido na altura do abdômen. Testemunhas já prestaram depoimento na delegacia e o crime está sendo investigado.
Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Empresários de Itaperuna na 41ª Francal

segunda-feira, agosto 03, 2009

Uma missão com 33 empresários de Itaperuna visitou a 41ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes – Francal, em São Paulo – SP. Entre as atividades realizadas destacou-se um encontro com representantes dos pólos comerciais de Belfort Roxo e de Caxias, visando uma futura visita dos empresários de Itaperuna aos pólos dos dois municípios da Baixada Fluminense.

A Francal é a maior feira de moda e negócios do setor em toda América Latina, e nesta edição ocupou toda a área total disponível do Centro de Convenções do Anhembi, além de montar uma tenda externa para abrigar parte dos estandes. Contou com a visita de 55.700 profissionais do setor, sendo 46,3% do total de compradores nacionais e internacionais, e importadores vindos de 79 países.

A missão à Francal foi uma ação do PCI – Pólo Comercial de Itaperuna e projeto Empreender, numa parceria do Sincomércio, Associação Comercial de Itaperuna e Sebrae/RJ.

Automotivos – também está sendo planejada uma palestra técnica para empresários e funcionários do setor de automotivos em Itaperuna, que será ministrada por representantes de uma indústria de velas de ignição, além de uma visita posterior à fábrica da empresa, em São Paulo. Esta é uma ação do projeto Empreender, numa parceria do Sincomércio, Associação Comercial de Itaperuna e Sebrae/RJ.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SEBRAE/RJ

SAIBA MAIS >

Artesanatos do Noroeste com Empreendedorismo Social

segunda-feira, agosto 03, 2009

O setor de artesanatos do Noroeste Fluminense foi contemplado com um projeto de Empreendedorismo Social do Sebrae/RJ, que promove a geração de trabalho e renda através da valorização da cultura local e contribui para a inclusão social. Dois grupos de artesãos – Bordando o futuro (Itaperuna) e Grupo de Bonecas (Natividade) – foram beneficiados com o projeto, além de outro grupo produtor de banana-passa, de Porciúncula. O treinamento é ministrado pela técnica do Sebrae/RJ, Marilza Dália, na segunda quinzena deste mês de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SEBRAE/RJ
SAIBA MAIS >