07/30/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, julho 30, 2009

Projeto "Horta Comunitária" também atende a moradores

quinta-feira, julho 30, 2009

O projeto “Horta Comunitária”, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, não está restrito somente a escolas, também atende aos moradores da cidade de Itaperuna.

A Secretaria de Agricultura disponibilizou sementes e realizou acompanhamento técnico nas escolas e nos quintais das pessoas interessadas em cultivar hortaliças. A idéia surgiu na tentativa de envolver toda a sociedade, usando a criatividade, criando espaços e até mesmo utilizando caixotes para iniciar uma pequena plantação. Um folder explicando a importância dos legumes, verduras e como melhor utilizá-los evitando o desperdício foi distribuído juntamente com as sementes.

Segundo Edevaldo Fernandes (Gaguinho), morador do Surubi, o projeto é uma importante iniciativa. “A gente tem como cultivar o próprio alimento. Esse trabalho que a Secretaria faz é muito importante por que não é todo mundo que pode investir na compra de sementes”, diz. “Guaguinho” dividiu o quintal de sua residência em diversos canteiros onde plantou alface, couve, quiabo, mostarda e almeirão.

Para Décio Zampier, secretário de Agricultura, o projeto já demonstra resultados positivos. “O objetivo da ‘Horta Comunitária’ está sendo atingido. Estamos produzindo alimentos saudáveis e reeducando as pessoas no que diz respeito aos hábitos alimentares. Ajudamos na complementação da merenda escolar e na alimentação de algumas pessoas da comunidade”, afirma. Foram distribuídos 10 mil kits de sementes beneficiando agricultores, colégios e moradores da comunidade.

O projeto “Horta Comunitária” está inserido no programa “Fartura no Campo”, que busca aumentar a produtividade do homem do campo de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Um dos objetivos do programa é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social. Evitar o êxodo rural é uma das preocupações da Secretaria de Agricultura.

As sementes distribuídas gratuitamente foram: alface, couve, jiló, quiabo, berinjela, espinafre, repolho, couve-flor, cenoura, feijão, cebolinha, chicória, beterraba, salsinha, mostarda e outras. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Emater-Rio.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva desenvolve o projeto PROERD

quinta-feira, julho 30, 2009

PROERD: Lição de cidadania

Segundo o provérbio africano, é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Isso nos faz refletir na importância de projetos como o PROERD: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Em todo o território nacional, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participam do programa que constitui uma medida complementar às ações de repressão ao uso indevido e tráfico de drogas, atuando de forma preventiva ao consumo de drogas e violência contra e entre crianças e adolescentes.

A Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva, entendendo que educar não se resume apenas a um processo profissional, mas deve buscar caminhos que leve o educando a pensar sozinho e impulsioná-lo ao desejo de construir conceitos de forma adequada, aderiu prontamente ao programa.

A formatura dos alunos aconteceu no último dia 16 e recebeu autoridades do município, bem como o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) e o coronel do 29º Batalhão de Polícia Militar, Lúcio Flávio Baracho. Os formandos do PROERD 2009 foram instruídos pelo sargento Ricardo Oggioni.

Os alunos visitaram as instalações do 29º BPM e foram recebidos pelos policiais, que após explicarem aos alunos o funcionamento de cada setor, fizeram uma apresentação da Tropa de Choque.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva promove movimento de preservação da água

quinta-feira, julho 30, 2009

ÁGUA: Alimento da Vida

Durante milênios, a humanidade considerou a água como um recurso natural que jamais faltaria. Desconheceu que o “meio ambiente”, não é algo desvinculado do homem, mas o homem é parte dele. Desde então, os desequilíbrios ambientais causados pelo desmatamento e o uso incorreto do solo, a poluição e o desperdício da água, estão comprometendo grande parte dos recursos hídricos do planeta.

Assim sendo, todos devem ser conscientizados de que existem alternativas mais viáveis, econômicas e sustentáveis, para a utilização desse bem precioso. Necessário se faz refletir sobre o assunto, mas a urgência está em traçar um plano de ação que seduza o maior número de pessoas dispostas a colaborar.

E ninguém melhor do que as crianças, já que trazem em si tanta sensibilidade, para abraçarem tal causa. Debateram sobre o assunto, confeccionaram cartazes e fizeram uma passeata pelo bairro São Francisco.

O movimento, intitulado “ÁGUA: Alimento da Vida”, que com o apoio e a participação da comunidade local, ajuda na conscientização da comunidade a respeito do tema. Todo cuidado é pouco, portanto, a água deve ser usada com responsabilidade.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva desenvolve Campeonato de Futebol

quinta-feira, julho 30, 2009

Campeonato de Futebol

Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano.

Nesta perspectiva ao se discutir o ensino de esportes não se pode descartar a necessidade de se ensinar a competir, pois a competição como um conteúdo do planejamento do professor pode enriquecer o processo de ensino. Na Escola Municipal Oscar Jerônimo da Silva, as aulas de Educação Física, constituídas como conteúdo de ensino, são partes integrantes do projeto pedagógico da escola, podendo, portanto, ser compreendidos como possibilidade educacional, como ferramenta de intervenção.

Sendo assim, os alunos do 2º segmento do Ensino Fundamental, participaram de um campeonato de futebol, que promoveu a interação dos alunos, incentivando-lhes, sobretudo, a desenvolver comportamentos de tolerância, alegria e amizade.

A escola, que vem trabalhando desde o início do ano letivo no “Projeto Valores: Resgatando o que nos torna humanos!”. Os educadores planejam ampliar o campeonato convidando outras escolas municipais a competirem. O desafio já foi lançado!

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Dia do Agricultor

quinta-feira, julho 30, 2009

O agricultor é a peça fundamental para a produção alimentar no mundo. A partir do trabalho no campo, recebemos diariamente frutas, verduras, legumes, cereais, raízes, ovos e carne em nossas mesas. O produtor rural é responsável pela cana-de-açúcar, soja e milho, que se transformam em energia. Pelo algodão, que se transforma em roupa. A atividade agropecuária vai da semeadura à colheita da lavoura. Do nascimento ao abate das criações.

No Brasil, o Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho. A data foi criada em 1960 para celebrar o centenário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Muito antes desta época, porém, o produtor rural já desempenhava um papel vital: alimentar milhares de pessoas, dentro e fora do território nacional.

A produção de uma agricultura sustentável, com respeito ao meio ambiente e alimentos seguros, é uma exigência cada vez maior a este profissional. Para se dedicar ao trabalho com responsabilidade, o agricultor emprega tecnologia e sua sabedoria no campo, ao mesmo tempo em que enfrenta diversas dificuldades para este fim.

Por isso, a SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE ITAPERUNA e sua equipe técnica dedicam ao agricultor e suas sinceras homenagens.

Décio Zampier
Secretário Municipal de Agricultura

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Projeto "Cana Forrageira" de Miracema

quinta-feira, julho 30, 2009
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Miracema (SEMAMDA) lançou nesta quinta-feira, 23/07, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, o Projeto Cana Forrageira, com o objetivo de atender aos anseios dos proprietários rurais com relação à alternativa de alimentação do rebanho leiteiro nos períodos de seca e ainda aumentar a renda do produtor rural.

O Projeto conta com a parceria do Sindicato Rural e da Cooperativa Agropecuária de Miracema cada qual dando sua contribuição para incentivar a produção leiteira no município e melhorar a qualidade de vida do produtor rural.

Nessa primeira fase do Projeto foi realizado um sorteio com os presentes, onde ficaram definidos os primeiros 20 beneficiários que terão que atender alguns requisitos básicos e dar em contra partida mão de obra em todas as fases do projeto, confecção de cerca em torno do canavial e principalmente a realização de exames de brucelose e tuberculose do rebanho leiteiro a cada seis meses, entre outros. Os interessados devem procurar a SEMAMDA, a COOPERATIVA ou o SINDICATO RURAL, para obterem maiores informações.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário, Emerson Pereira, agradece a presença de todos e diz que “o Projeto foi pensado para atender ao angustiante período de seca e que a Secretaria e seus técnicos estão trabalhando para ampliar a agricultura no município e assim desenvolver a cidade como um todo”.

Fonte: Blog O Vagalume

SAIBA MAIS >

CONSPNOR terá novos exames médicos

quinta-feira, julho 30, 2009

O Consórcio de Saúde Pública do Noroeste Fluminense (Conspnor) realiza desde o dia 27 de julho, o diagnóstico em endoscopia digestiva e a terapêutica endoscópica. Em aproximadamente 60 dias, também serão realizados exames de motilidade digestiva, como manometria esofágica e pHmetria.

O Conspnor tem a capacidade de realizar em média, 500 exames por mês a custo zero para a população dos 16 municípios que fazem parte do consórcio. Só para se ter uma idéia da importância do Conspnor para a região Noroeste Fluminense, a cidade mais próxima que realiza exames rotineiros de motilidade digestiva é Campos dos Goytacazes.

Segundo o Dr. Gerson Rodrigues, especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva, formado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a aquisição de um aparelho endoscópico no Conspnor é uma novidade. “Não existia esse aparelho aqui. É um aparelho Pentax que nós compramos em São Paulo. O aparelho tem excelente capacidade para terapêutica endoscópica”, diz.

O consórcio conta com médicos especializados e membros da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD). “Estamos montando um serviço de qualidade, com profissionais de boa formação médica e que se especializaram. Nosso intuito é proporcionar à comunidade, exames de qualidade e bons diagnósticos”, comenta Dr. Rodrigues.

Preocupando-se em melhor atender aos pacientes, o Conspnor realiza um agendamento prévio por telefone. Existe uma central telefônica que atende aos pacientes dos 16 municípios simultaneamente, evitando as indesejáveis filas. Os exames de endoscopia digestiva e terapêutica endoscópica são realizados de segunda a sábado. Melhores informações e agendamento de consultas podem ser realizados através do telefone: (22) 3822 2839.

Dr. Gerson Rodrigues – Residindo em Itaperuna há dois meses, o especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva, foi convidado a trabalhar no Conspnor devido a sua reputação. Foram cinco anos de residência médica na UNIFESP, trabalhando ao lado dos melhores especialistas do Brasil. O médico atende também na Clínica São Camilo de Léllis.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Miracema é destaque na preservação de seu Centro Histórico

quinta-feira, julho 30, 2009
O município de Miracema, no noroeste fluminense, é um dos poucos municípios que preservou seu centro histórico. Com um rico casario, que marca o apogeu do ciclo do café, praças, calçamento e arborização singulares, o município largou na frente no quesito preservação de seu patrimônio, quando iniciou os trabalhos de tombamentos, ainda na década de 80, do século passado.Há um grande esforço no Brasil e nos Estados para alavancar a indústria do turismo e criar formas mais sustentáveis de desenvolvimento para os quatro cantos de nosso imenso país. Parte dessa proposta é o resgate da memória e da história das cidades, com a preservação do berço dessas cidades, que são seus centros históricos. Talvez a tarefa se torne mais árdua, por falta de esclarecimento e de preservação que muitas cidades herdaram de gestores do passado.

Felizmente, esse não é o caso da pequena e pacata "Princesinha do Norte Fluminense", que honra seu título com uma beleza que lhe é peculiar. Através de seu centro histórico, a população e os visitantes usufruem de um agradável ambiente, que além de bonito, é uma história viva que marca a peculiaridade de seu povoamento. O traçado das ruas, a arborização (que é rara na maioria das cidades), a arquitetura herdada dos imigrantes italianos, com traços únicos e exclusivos, contam parte dessa história que se iniciou na primeira metade do século XIX, num local que era habitado pelos índios puris.Somam-se ainda as inúmeras manifestações artísticas e culturais que a cidade ainda preserva como: o caxambu, as folias de reis, o boi pintadinho, a centenária Banda de Música da Sociedade Musical Sete de Setembro, que recentemente recebeu o prêmio de Patrimônio do Estado do RJ, os inúmeros talentos musicais e etc.

Temos ouvido muitas bobagens por aí, de pessoas mal intencionadas e que se utilizam de argumentos distorcidos da realidade dos TOMBAMENTOS para ludibriarem os mais desavisados. Por isso, achamos de muita valia a entrevista realizada na Rádio Princesinha do Norte, rádio comunitária local, no programa do Legislativo do dia 10 de julho com duas representantes técnicas do INEPAC-RJ, que representam uma visão APOLÍTICA sobre o tema, mas sobretudo de preservação do patrimônio cultural, por sua importância que transcende a aspectos político-partidários e provincianos. A rádio entrevistou a Diretora Geral do Inepac, Sra. Maria Regina Pontin de Mattos e a assessora técnica do órgão, Sra. Dina Lerner, que estiveram em Miracema para tratar do tombamento estadual, que foi decretado no mês de março de 2009 e assinado pelo Governador do Estado do RJ.

Por Angeline Coimbra
Fonte: Blog O Vagalume
SAIBA MAIS >

“Operação Sorriso do Brasil”

quinta-feira, julho 30, 2009

A organização “Operação Sorriso do Brasil” realizará um mutirão de cirurgias gratuitas entre os dias 06 e 18 de agosto do corrente ano, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – UFRJ, na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Ilha do Fundão. Os dias 06 e 07 de agosto serão dedicados à triagem, a partir das 8h.

O mutirão tem por objetivo a correção de deformidades faciais com foco nas fissuras lábio-palatinas de crianças e adolescentes. O lábio fissurado, conhecido como “lábio leporino” e/ou “fenda palatina” são defeitos congênitos, que possuem causas diversas inclusive a desnutrição.

As crianças que apresentam essa deformidade podem sofrer múltiplos problemas de saúde, como: auditivos, infecções crônicas, má-nutrição, má-formação da dentição e dificuldade no desenvolvimento da fala, motivo pelo qual se faz necessário o tratamento.

Caso a criança esteja apta para o procedimento cirúrgico e seja escolhida pelo mutirão, ela deverá estar preparada para permanecer no Rio de Janeiro com um acompanhante até o dia 18 de agosto, em razão dos cuidados pós-operatório.

A alimentação, hospedagem, transporte interno, exames e a cirurgia serão gratuitos.

Melhores informações:
(21) 7152 3855
(11) 3443 1710

www.operacaosorriso.org.br

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >