07/24/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sexta-feira, julho 24, 2009

Esclarecendo suas dúvidas sobre Constipação Intestinal

sexta-feira, julho 24, 2009
Constipação Intestinal

Como se manifesta a Constipação Intestinal?
Quando a peristalse (contrações) ou ritmo natural do Tubo Digestivo funcionam de forma inadequada, fazendo com que o resíduo alimentar tenha seu movimento sendo realizado lentamente, essa lentidão do tubo digestivo faz com que as fezes se tornem ressecadas e endurecidas, dificultando o transito intestinal.

O que é transito intestinal?
Transito intestinal representa o tempo médio em que o alimento após ser ingerido leva para passar por todo o Tubo Digestivo (Boca – Ânus) para ser eliminado. Na população brasileira o transito intestinal leva cerca de 28 a 30 horas em média, porem valores inferiores ou superiores, a principio não correspondem à patologia (doença).


Como Regularizar a Função Intestinal?
- Ingerindo fibras diariamente: (30 g/dia)
As fibras apresentam a capacidade de aumentar o bolo fecal, facilitando sua locomoção em direção à parte final do Tubo Digestivo.

- Realizando atividade física regularmente: (ao menos 3x por semana)
A atividade física age tanto na regularização da Peristalse Intestinal, como também é importante no combate ao estresse, que tanto prejudica o processo evacuatório.

- Ingerindo Líquidos Diariamente: (Ao menos 2l\ dia)
A ingestão de líquidos diária promove menor ressecamento do bolo fecal e facilita seu deslocamento no Tubo Digestivo.

- Realizando rotina evacuatoria:
Tenha sempre a facilidade de ir ao banheiro quando sentir necessidade, pois a inibição do reflexo evacuatorio provoca ressecamento do bolo fecal e não estimula novo processo de evacuação.

Como realizar uma alimentação saudável?
Promova a ingestão de alimentos ricos em fibras (legumes, verduras, frutas), em detrimento aos alimentos ricos em gorduras (saturadas principalmente), diminua também a ingesta de alimentos muito calóricos, eles vão dificultar seu transito intestinal.

O que são Fibras?
As Fibras podem ser solúveis ou insolúveis, dependendo de sua origem, composição e forma, basicamente são compostas por resíduos vegetais que transitam pelo sistema digestivo sem serem absorvidas integralmente, mas são fatores fundamentais para a formação regular do bolo fecal, contribuindo dessa forma para uma normalização de todo o processo.

FIBRAS SOLUVEIS: Abacaxi, Ameixa, Cebola, Couve, Feijão, Pepino, Repolho, Morango, Cenoura, Pêra, Amora, Melancia, Mamão, Pêssego, Damasco, etc.

FIBRAS INSOLUVEIS: Farelo de Arroz, Germe de Trigo, Arroz Integral, Farelo de Aveia, Grão de Bico, Nozes, Lentilha, Pão Integral, Cereais Integrais de forma geral, etc.


PROCURE SEMPRE SEU MÉDICO PARA ESCLARECER SUAS DÚVIDAS ROTINEIRAS, ELAS PODEM FAZER A DIFERENÇA EM SEU ESTADO DE SAÚDE.

# Dr. Gerson Rodrigues S. Junior
Gastroenterologia \ Endoscopia Digestiva
Melhores Informações: (22) 3822-0345
Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Chefe de Gabinete do Ministério do Meio Ambiente esteve em Itaperuna

sexta-feira, julho 24, 2009

Ivo Bucaresky, chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente (MMA), esteve em Itaperuna, hoje, dia 24 de julho reunido com o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) e o vice-prefeito Fernando Fernandes (Paulada). “Essa visita foi uma promessa de campanha que eu havia feito ao Claudão. Tivemos a oportunidade de conversar sobre as questões ambientais do município, principalmente sobre o ICMS Verde”, diz Bucaresky. Também participaram do encontro os secretários: Eduardo Suisso (Meio Ambiente), Tiago Armond (Planejamento), Walter Anderson (Gabinete) e Sérgio Galeão (Cultura, Esporte e Lazer).

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Recuperação de 1.200 km de estradas vicinais em Itaperuna

sexta-feira, julho 24, 2009

Itaperuna recebeu a doação de 800 horas de patrol para a recuperação de 1.200 km de estradas vicinais. São duas máquinas trabalhando diariamente pelas estradas do município que estavam abandonadas e sofreram com as fortes chuvas no início do ano. Estima-se que a prefeitura faça uma economia de R$ 120 mil.

De acordo com Décio Zampier, secretário Municipal de Agricultura, o produtor rural precisa das estradas em bom estado de conservação para o escoamento da produção. “Recebemos essa doação da Secretaria de Agricultura do Estado, através do Christino Áureo e da Emater-Rio. O produtor rural precisa de facilidades para escoar a produção, bem como, precisa ter o direito de ir e vir”.

A recuperação das estradas é essencial para uma melhor qualidade de vida. Para Valda Rangel, moradora da localidade de São José do Patrimônio (Boa Ventura), agora, só falta uma linha de ônibus. “As estradas estavam em péssimo estado. Essas máquinas passando por aqui é maravilhoso. Se jogar um saibro fica melhor ainda”, diz e aproveita a oportunidade para fazer um apelo ao proprietário da Empresa Santa Lúcia. “O Canavarro disse que se recuperassem as estradas, ele colocava ônibus aqui pra gente. Vamos aguardar”, comenta esperançosa.

João Nunes, produtor rural, comenta que há anos as estradas estavam abandonadas. “A gente que está aqui, vê a dificuldade do produtor, o quanto ele sofre. Havia seis anos que não passava uma máquina sequer pelas nossas estradas”. O produtor disse que o trabalho está sendo bem realizado. “Eles estão deixando canaletas nas laterais, isso é bom, por que na hora da chuva, as águas correm por fora da estrada”.

As estradas do Funil, Timbó, São José do Patrimônio e estrada do Limoeiro que liga ao asfalto do Palanquinho, já estão prontas. Águas Claras, Serra do Carvão, Serra do Bom Futuro, Estrada do Encantado, Santo Amaro, Serra da Prata, Serra do Carvão e a Serra Francisco Ferreira deverão ser concluídas em aproximadamente duas semanas.

Segundo Décio Zampier, o pedido feito ao Governo Estadual para a realização do trabalho, faz parte do programa “Fartura no Campo”. O programa busca aumentar a produção dos produtores rurais de maneira simples e bem planejada, sempre focando o gerenciamento das propriedades. Para que isso aconteça, a Secretaria de Agricultura de Itaperuna disponibiliza técnicos e equipamentos para que o homem do campo possa ter condições de trabalho.

Um dos objetivos do “Fartura no Campo” é incentivar a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, o que possibilita ao produtor alternativas para a multiplicação da renda. Outro aspecto importante do programa é a responsabilidade social. Evitar o êxodo rural é uma das preocupações da Secretaria.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Campanha "Adote um Cãozinho"

sexta-feira, julho 24, 2009

A campanha “Adote um Cãozinho”, que acontece em Itaperuna continua a todo vapor. Os animais apreendidos no município são encaminhados para o Canil Municipal de Itaperuna, localizado na Estrada do Bananal, no Bairro Cehab, onde recebem tratamento especial e ficam esperando por adoção.


Os cães são vacinados, castrados e bem cuidados. Segundo a veterinária Andréia Seródio, os animais recebem duas refeições diárias. “Temos o cuidado de separá-los por idade e sexo. Vacinamos e mantemos a água deles sempre limpa. Comem ração duas vezes ao dia, inclusive nos finais de semana. O canil é lavado constantemente e os cães, ficam sob os cuidados dos tratadores”, comenta.


De acordo com a veterinária é muito simples adotar um cão. “São cachorros carentes que precisam de carinho. São dóceis e estão muito bem cuidados. Quem desejar adotar um cãozinho, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária”. Ela ainda esclarece às pessoas que desejam castrar seus cães, que procurem a Vigilância Sanitária. Basta preencher um formulário de agendamento e o atendimento será realizado na medida do possível.


Andréia Seródio ainda fez um desabafo em relação às pessoas que abandonam os animais por motivo de doença ou velhice. “A pessoa quando pega um filhote tem que entender que está pegando uma vida. Esse animal bonitinho vai crescer, pode ficar doente e vai envelhecer. Infelizmente, quando isso acontece, o animal acaba sendo solto na rua. A maior parte dos animais que capturamos é idosa ou está doente”, finaliza.

A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibalde, 217, altos, Centro.
Melhores informações através do telefone: (22) 3824 6314.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >