07/23/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, julho 23, 2009

Filme “O Dono do Tempo” já tem quase 3 mil acessos

quinta-feira, julho 23, 2009
O curta-metragem “O Dono do Tempo” está com quase 3 mil acessos na Internet. O filme do itaperunense Eusébio Dornellas está postado no site VideoLog (Uol).

Filmado em preto e branco, o curta mostra a história do relojoeiro Cronos, que pensa ter o controle sobre tudo que está em sua volta. Com o decorrer dos anos ele percebe que apesar de os ponteiros dos relógios terem passados vagarosamente o tempo avançou com um “abrir e fechar de olhos”.

Cronos traz consigo lembranças da infância onde teve momentos alegres. Na adolescência, já demonstrava posições firmes sobre assuntos polêmicos... Sua conturbada vida adulta revela um casamento que se tornou um grande martírio.
O espelho da barbearia é o “divã” do relojoeiro. É justamente na barbearia que ele percebe que o tempo passa, e passa muito rápido!
O curta-metragem teve como parceiros e colaboradores os alunos do Curso de Comunicação Social / Jornalismo do Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ). O filme tem 17 minutos de duração.
Assista agora!!! O Dono do Tempo
Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Acidente com o Ônibus da Cantora Gospel Eyshila

quinta-feira, julho 23, 2009
Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida num acidente envolvendo um caminhão que transportava areia, um veículo de passeio, um carro da Policia Civil e o ônibus da equipe da cantora gospel Eyshila. O Acidente Ocorreu Por volta das 11h20 desta quinta-feira (23) na BR-101, no trecho próximo ao Trevo de Manilha, em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio. Todos os integrantes da equipe estão passando bem apenas com algumas escoriações mais a equipe vai prosseguir para o show em Cardoso Moreira hoje a noite.

SAIBA MAIS >

INVESTE RIO financia fábrica de Laticínios Marília instalada em Itaperuna

quinta-feira, julho 23, 2009
A empresa Laticínios Marília S.A - inaugurada há mais de 40 anos - vai implantar uma fábrica em Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense, atraída pelos incentivos fiscais e financeiros do governo estadual. Nesta semana, a INVESTE RIO, a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, concedeu financiamento de R$ 8.878.924 para a instalação da fábrica de laticínios, que terá capacidade para processar cerca de 200.000 litros de leite/dia, gerando pelo menos 180 novos empregos nos próximos três anos.

- No Rio temos o nosso maior mercado consumidor. Esse financiamento é essencial para que as empresas se sintam seguras e confiantes em investir no Rio – resumiu o proprietário da empresa, Juarez Quintão Hosken, que participou da solenidade de assinatura do contrato de financiamento junto com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, o presidente da INVESTE RIO, Maurício Chacur, e o Diretor de Operações, Luciano Velasco.

Maurício Chacur lembrou que a INVESTE RIO tem atraído empresas de diversos estados, ao exemplo da mineira Laticínios Marília, por conta dos incentivos fiscais e financeiros. Além do ICMS reduzido na comercialização dos produtos, as empresas que se instalam no noroeste fluminense têm acesso às linhas de financiamento do Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminense (FREMF) - administrado pela INVESTE RIO - que oferece a menor taxas de juros do país para o segmento industrial (2% ao ano) e longo prazo de pagamento.

- Hoje temos uma carteira de financiamento robusta, da ordem de R$ 480 milhões, em projetos espalhados por todo o estado – disse Chacur.

As linhas de financiamento do FREMF são oferecidas em 34 municípios: Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Carapebus, Cardoso Moreira, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, São Fidélis, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Saquarema, Sumidouro, Trajano de Morais, Valença e Varre-Sai.

Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Hospital São José do Avaí ganha Câmara Hiperbárica

quinta-feira, julho 23, 2009
Será instalado em breve no Hospital São José do Avaí uma Câmara Hiperbárica, que vai proporcionar o tratamento: chamado de oxigênoterapia hiperbárica (OHB), adotada como terapia complementar a medicamentos e cirurgias, e pode colaborar sensivelmente para a recuperação do paciente.

O equipamento trará grandes benefícios para os diabéticos, entre os quais 7 a 10% evoluem para lesões nos pés, com risco de amputação 40 vezes maior do que em não diabéticos. A cicatrização de feridas persistentes, como a gangrena, pode ser acelerada quando o paciente é submetido a sessões dentro da câmara.

A medicina hiperbárica estuda as alterações fisiológicas do organismo exposto a pressões superiores a normal, com a inalação de oxigênio puro. É a combinação desses dois fatores, alta pressão e uso de oxigênio, que acelera a recuperação do tecido. O tratamento na câmara hiperbárica é usado também em casos de queimaduras, infecções recorrentes, para pessoas que inalaram fumaça ou sofreram envenenamento por monóxido de carbono (CO²), que sofreram acidentes de mergulho e embolia.

Segundo o Dr. Marcus Bedim, médico responsável pela implantação do serviço no HSJA, qualquer cicatrização requer que o sangue leve o oxigênio até o local. Ou seja, quando falta oxigenação, a ferida tende a não cicatrizar, além de infeccionar e aumentar de tamanho. No tratamento com a câmara hiperbárica, espécie de tubo vedado onde o paciente permanece deitado, são efetuadas sessões, cuja duração, nível de pressão, número total e intervalos de aplicação são variáveis de acordo com as patologias e os protocolos utilizados.

Na câmara hiperbárica é aumentada à pressão, que pode variar de duas a três vezes a pressão atmosférica, para que o oxigênio puro respirado se difunda mais no sangue, assim haverá um aumento de 10 a 20 vezes na quantidade de oxigênio dissolvido nos tecidos. Essa alta concentração favorece a vascularização (multiplicação dos vasos sanguíneos e linfáticos), além de ser antiinflamatória e cicatrizante. Durante as sessões, os pacientes não sentem dor e o ambiente interno é aquecido.

A grande vantagem do tratamento da OHB são os benefícios sócio-econômicos proporcionados pela diminuição do tempo de internação e do tratamento e o atendimento dos pacientes da região que tem que se deslocar para Campos ou outras capitais para ter acesso a este tipo de tratamento.

O Dr. Marcus Bedim, responsável pelo serviço, que deverá começar a ser instalado em agosto deste ano, é cardiologista e fez especialização em Medicina Hiperbárica na USP.

Fonte: ASCOM Hospital São José do Avaí
SAIBA MAIS >

VI Encontro de Evangélicos em Natividade

quinta-feira, julho 23, 2009
No próximo dia primeiro de agosto será realizado o VI Encontro dos Evangélicos de Natividade.

A partir das 9 horas da manhã, vai acontecer a Festa das Crianças, com o palhaço Pampulha, além de Pula-pula, cama elástica, cachorro-quente, pipoca, servidos gratuitamente. E às 20 horas, acontece a celebração do culto de gratidão, com apresentação dos cantores Marquinhos Menezes e Lilian, Renata Henriques e Orquestra Asafe Music e pregação com a Missionária Lanna Holder.

O Dia do Evangélico em Natividade foi instituído pela Lei 263/03, de 18 de setembro de 2003, da Câmara Municipal de Natividade, pelo ex-vereador Romário Gomes de Souza. Desde então, ficou determinando assim que todo o primeiro sábado do mês de agosto fosse celebrado o Dia do Evangélico em Natividade.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Pastores e Líderes Evangélicos de Natividade (COMPLEN) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Natividade que além de patrocinadora, fornece todo o suporte necessário para sua realização.
Eduardo Barbosa, da Comissão Organizadora do evento, explicou a importância do Dia do Evangélico, uma vez que atrai pessoas de toda a região e ajuda na evangelização.

A expectativa, como em todos os anos, é que a gente receba caravanas de vários locais da região e que consigamos mais uma vez alcançar o nosso objetivo de evangelização e mostrar para o povo natividadense que Natividade é do Senhor Jesus Cristo, disse Eduardo.

Para a coordenadora municipal de Turismo, Euzimar Bazeth (Mazinha), o Dia do Evangélico fortalece o propósito das igrejas evangélicas no município. É uma satisfação para a Prefeitura de Natividade apoiar esse evento que promove uma confraternização entre os evangélicos do município e atrai visitantes de diversas partes da região, afirmou a coordenadora.

Fonte: ASCOM Natividade
SAIBA MAIS >

Projeto Turismo Águas do Noroeste convoca hoteleiros

quinta-feira, julho 23, 2009
No dia 16 de julho último os membros do comitê gestor do projeto Turismo Águas do Noroeste fizeram duas convocações para os empresários do setor hoteleiro dos municípios participantes: a primeira, para participar do 51º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel; e a segunda, direcionado exclusivamente aos empresários do setor em Raposo, para confirmarem suas adesões ao projeto.

A primeira convocação aconteceu pela manhã durante a reunião do comitê gestor do projeto em Itaperuna, no Sebrae/RJ, quando foi mostrada a importância da participação dos pequenos e médios hoteleiros do estado no evento, que acontece de 17 a 19 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Na reunião, que contou com a presença do gestor Nélson Rocha e demais membros, o consultor do Sebrae/RJ, Jarbas Modesto, e a coordenadora Patrícia Mattos, confirmaram que participação no 51º Conotel dará aos empresários novos conhecimentos acerca do segmento hoteleiro, oportunizando a realização de novos negócios para estes empresários.

Eles disseram também que uma parceria entre a CVC Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH proporcionará a tarifa diferenciada de R$ 200 por empresário, com direito a transporte, dois pernoites, um almoço e coffee breaks durante o evento. Seguirão para o evento caravanas com saídas de Itaperuna, Petrópolis, Paraty, Angra, Búzios, Cabo Frio, Campos, Macaé, Itatiaia, Vale do Café, Nova Friburgo e Teresópolis.

Na segunda convocação, feita pela Secretaria Municipal de Turismo de Itaperuna a todos os empresários de hotéis e pousadas de Raposo, apenas dois compareceram à reunião realizada no Hotel Santo Antônio, naquele distrito, à tarde: o Sr. Maranhão e a Sra. Silvana Lengruber, que ouviram o Secretário de Turismo de Itaperuna, Marcelo Nascimento, convoca-los a confirmarem suas adesões ao projeto de Turismo Águas do Noroeste e a também participarem do 51º Conotel, que tem o patrocínio do Sebrae.

A próxima reunião da governança do projeto Turismo Águas do Noroeste acontecerá em Raposo, no dia 04 de agosto, e são participantes e parceiros o Sebrae/RJ, as prefeituras municipais de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Bom Jesus do Itabapoana, a TurisRio, a Fenorte, o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e o Sindicato dos Hotéis, Associação Comercial e Empresarial de Itaperuna e Faculdade Redentor.

Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Itaperuna presta contas sobre a doação de R$ 1 milhão recebida pela Alerj

quinta-feira, julho 23, 2009

Uma comitiva da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), liderada pelos deputados Luiz Paulo da Rocha (PSDB) e Nilton Salomão (PMDB) esteve em Itaperuna no último dia 16, para avaliar os resultados da doação de R$ 1 milhão feita pela Alerj, no início do ano, em função das enchentes que o município sofreu.

Os parlamentares visitaram o distrito de Retiro do Muriaé, onde parte dos investimentos estão sendo aplicados. Segundo Gabriel Abreu, coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, R$ 354 mil foram direcionados para calçar 5.000 m2 da Beira Linha. O restante vai ser aplicado em reformas de pontes de estradas vicinais e contenção de encostas na cidade, comenta.

Ainda de acordo com Abreu, as pontes a serem recuperadas são: Bambui, Capivara, Valão das Folhas, Floresta, Águas Claras, Córrego do Ouro, Córrego Seco e a ponte de Retiro do Muriaé. As ruas que receberão muros de contenção são: Cândido Fróes, Valdir Macedo, Alvaro Diniz, Maria Pereira Barreto, Cavalcante Sobral e Tenente José Pilar.

O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão) acompanhou a comitiva e aproveitou a oportunidade para solicitar recursos aos deputados. Os senhores podem enviar mais recursos pra gente! Somos grato a toda ajuda para Itaperuna. Para o deputado Luiz Paulo os recursos foram bem aplicados e se percebe claramente a preocupação do prefeito em planejar as ações. Já Nilton Salomão destacou o papel da Alerj em socorrer a população em um momento difícil, onde a cidade pôde se organizar e iniciar os trabalhos de reconstrução.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Traficantes da "Cidade de Deus" são presos em Itaperuna

quinta-feira, julho 23, 2009
Após denuncia anônima, um homem de 19 anos e outro de 24 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

A Polícia Militar chegou ao local por volta das 23:30h na noite da última terça-feira, 21/07, na rua Coronel Pimenta S/N, no Morro do Castelo e abordaram os suspeitos que estavam em um beco.

Com eles foram encontrados cerca de 112 trouxinhas de maconha, 4,8 gramas de cocaína, um revólver Tauros e um rifle Puma, ambos calibre 38, uma espingarda de ar comprimido, cinco munições intactas, além de uma balança de precisão.

De acordo com informações da polícia, os acusados seriam da Favela "Cidade de Deus", Bairro de Jacarépaguá, no Rio de Janeiro, e estariam no município já há algum tempo para expandir o tráfico. Na casa também foram encontrados, um rádio de comunicação, um caderno de anotações do tráfico e uma carta com a sigla CVRL, que ainda segundo a polícia, seria do Comando Vermelho.

Os bandidos foram encaminhados para a Casa de Custódia e o caso foi registrado na 143ª Delegacia de Polícia (Itaperuna).

Fonte: Folha da Manhã
SAIBA MAIS >

Tragédia: Acidente na BR-101 mata três itaperunenses da mesma família

quinta-feira, julho 23, 2009
Três pessoas de uma mesma família morreram na tarde deste domingo (19) no quilômetro 358 da BR 101 Sul, na localidade de Simpatia, em Anchieta. As vítimas estavam em uma caminhonete Ford Ranger, ocupada por seis pessoas, que capotou e bateu em um abrigo de ônibus. Uma delas morreu na hora. Outras duas faleceram no Hospital de Anchieta pouco depois de serem socorridas, entre elas uma criança. A família é muito conhecida em Itaperuna, já que a mulher que conduzia o carro é esposa do proprietário do Star Hotel.

O acidente aconteceu por volta das 16 horas. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a caminhonete placas GZR 0004, de Bom Jesus do Norte, seguia no sentido Vitória - Rio de Janeiro, quando a motorista do veículo, Gleice Bastos Gonçalves, 37 anos, perdeu o controle do carro após passar por uma curva.

A caminhonete capotou por cerca de 40 metros e só parou depois de bater em um abrigo de um ponto de ônibus, ao lado da pista. No entanto, a Polícia Rodoviária Federal não soube informar o motivo da perda de controle do veículo e o que ocasionou a capotagem. Chovia na hora do acidente.

Com o impacto da batida, duas crianças que estavam no banco de trás - que estariam sem o cinto de segurança - e um cachorro foram arremessados para fora do veículo. Um bebê de dois anos que estava no veículo também não estava na cadeirinha apropriada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer as vítimas. Aida Maria Bastos Gonçalves, de 54 anos, mãe de Gleice, que estava no banco do carona, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente.

A motorista Gleice Bastos Gonçalves foi socorrida em estado grave para o Hospital de Iconha junto com a filha Julia Bastos Gonçalves Cardoso de Souza, de dois anos. A menina sofreu arranhões e está fora de perigo. Já Gleice aparentemente não teve fraturas, mas seria transferida ainda neste domingo para a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim para novos exames.

As outras três vítimas do acidente foram levadas para o Hospital e Maternidade de Anchieta: duas filhas de Gleice, Letícia Bastos Gonçalves Cardoso de Souza, de 11 anos, e Helena Bastos Gonçalves Cardoso de Souza, de oito anos; e uma senhora, ainda não-identificada.

Letícia e a mulher chegaram a ser medicadas, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital. Helena quebrou a clavícula, mas também não corre risco de morrer.

Fonte: TV Itaperuna

SAIBA MAIS >

RJ-214 está com boa parte das obras concluídas

quinta-feira, julho 23, 2009
As obras na RJ-214, importante via que liga os municípios de Itaperuna e Varre-Sai, já está com mais de 60% dos serviços concluídos, dentre eles as atividades de terraplanagem, drenagem e pavimentação. O trecho reestruturado está compreendido entre Varre-Sai até Santa Rita do Prata, numa extensão total de 23,6 km. O último balanço das obras indicou que os primeiros sete quilômetros já estão praticamente finalizados, faltando pequenos ajustes de finalização.

Os demais trechos da RJ-214 estão com serviços adiantados, em diferentes frentes de serviços, mesmo com as dificuldades causadas pelas constantes chuvas na região. De acordo com os técnicos responsáveis, as obras devem ser finalizadas até Outubro de 2009. O Governador Sérgio Cabral liberou um investimento de R$ 21 milhões administrados pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ). Segundo os engenheiros responsáveis, estão sendo gerados no momento cerca de 100 empregos, diretos e indiretos, para a região. Com 76 quilômetros de extensão, a via é de suma relevância para o escoamento da produção cafeeira da região, além de fazer divisa com o estado do Espírito Santo.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Número de inscritos no Enem é menor que o esperado

quinta-feira, julho 23, 2009
Um balanço divulgado nesta segunda-feira, 20/07, pelo Ministério da Educação mostra que 4.576.126 milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 4 de Outubro. Esse número é menor do que as 6 milhões de inscrições que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esperava registrar neste ano.

Fonte: Enem
SAIBA MAIS >

Bebê é sequestrado no Hospital São José do Avaí

quinta-feira, julho 23, 2009
João Gabriel nasceu às 3h da madrugada de ontem, 22/07, na Maternidade do Hospital São José do Avaí, e às 2h da tarde eles foi sequestrado por Elaine da Silva Barbosa, ao ser constatado o sumisso da criança a polícia foi acionada e um grande cerco foi feito em Itaperuna e nas cidades vizinhas e às 4h da tarde a sequestradora foi encontrada na cidade de São José de Ubá onde ela mora e junto com ela estava a bebê recém-nascido, o pai da criança ao ser informado da localização do filho foi até lá com os policiais para comprovar que se tratava realmente do seu filho raptado. A acusada será levada para o presídio feminino de Campos, mas a família da criminosa alega que ela sofre de problemas psiquiátricos e que deveria ser levada para uma clínica e não para um prisão.

Fonte: TV Itaperuna
SAIBA MAIS >