07/15/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, julho 15, 2009

Confecções concluem alavancagem tecnológica

quarta-feira, julho 15, 2009
As sete confecções do Noroeste Fluminense que participaram da 1ª fase do PAT – Programa de Alavancagem Tecnológica concluíram os trabalhos desta etapa com a visita do consultar às empresas.

Ricardo Maculan, consultor do Sebrae/RJ, visitou pessoalmente cada linha de produção e, de acordo com a demanda de cada uma delas, fez sugestões e até colocou em prática alguns preceitos teóricos para evolução dos negócios.

Segundo Vanilda Lacerda, da Thávata, a visita do consultor já proporcionou evoluções na linha de produção.“Durante a visita o consultor sugeriu que produzíssemos uma peça por vez, e não várias ao mesmo tempo, e essa alteração proporcionou uma melhoria no fluxo e na organização na produção. Ele nos orientou como proceder desde a chegada do tecido, passando pelo corte, costura, até o acabamento do produto”, contou a empresária que produz lingerie noite masculina e feminina desde 1994, e comercializa para SP, RJ, Distrito Federal, dentre outras localidades.

As outras confecções que participaram desta 1ª fase do PAT foram Melodim, Sbelty´s, Doces Sonhos, Remada, L.S. Confecções e Lis Indústria e Comércio de Confecção Ltda, que agora vão se adaptar a estas mudanças e de acordo com as peculiaridades de cada uma, poderão contratar a 2ª fase do processo.

Nesta primeira fase do PAT os conteúdos foram: “Estrutura de produto”, “Fluxo de fabricação”, “Arranjo Físico” e “Programação e controle de produção” e o PAT aplica o conceito Just in time que tem como principal ferramenta o sistema Kanban, uma metodologia que tem como chave a filosofia de "Manufatura Enxuta" (Lean Manufacturing) no processo de fabricação.

O programa permite gerar condições para que os empresários construam seu próprio fluxo de processo, confeccionem a estrutura de produto, sejam capazes de montar células de fabricação com fluxo contínuo e sem estoques intermediários, sejam capazes de identificar gargalos, e com isso otimizar o arranjo físico do chão de fábrica.

São parceiros na realização a UIAT – Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia do Sebrae/RJ e o ER Noroeste Fluminense do Sebrae/RJ.

Fonte: Assessoria de Imprensa
SAIBA MAIS >

“Fartura no Campo” aposta no melhoramento genético em gado leiteiro

quarta-feira, julho 15, 2009
O programa “Fartura no Campo” busca aumentar a produção do produtor rural de maneira simples e bem planejada, sempre focando no gerenciamento das propriedades. Desenvolvido em Itaperuna, o programa incentiva a diversificação das atividades, como hortifrutigranjeiro, avicultura, piscicultura, suinocultura, apicultura e leite, possibilitando ao produtor, alternativas para a multiplicação da renda.

Cláudio Aragon, diretor técnico de raças de leite da Semex Brasil, esteve em Itaperuna no dia 13 de julho palestrando para proprietários rurais, veterinários e técnicos da Secretaria de Agricultura. A palestra aconteceu no período da manhã, no “Pólo Central de Trabalho”. Na parte da tarde aconteceu uma visita técnica no sítio Boa Esperança (Colibri).

“Todo o trabalho tem como objetivo fazer com que o produtor tenha um animal mais produtivo e melhore sua rentabilidade”, diz Aragon. Segundo ele, mostrar na prática conceitos de avaliação animal e especificar as características de cada propriedade, também contribuem para a obtenção de bons resultados.

De acordo com Décio Zampier, secretário de Agricultura, o município de Itaperuna é o segundo maior produtor leiteiro do Estado do Rio de Janeiro, com uma produção diária de 55 mil litros. No entanto, a produção média é de três litros vaca/dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a produção é de 20 litros vaca/dia.

“Com o trabalho de melhoramento genético pretendemos elevar a média de produção da nossa região para 10 litros vaca/dia, em três ou quatro anos. Hoje, esse setor emprega aproximadamente 15 mil pessoas. É um setor de fundamental importância para a economia da cidade e através do trabalho de gerenciamento, alimentação e genética queremos atingir a marca de 110 mil litros de leite por dia nos próximos anos”, diz o secretário.

O secretário pretende estender a programação, realizando novos treinamentos com o intuito de proporcionar uma melhor qualificação profissional à equipe técnica da Secretaria. O programa “Fartura no Campo” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna.

Semex do Brasil - A Semex do Brasil resultou da parceria estratégica da Semex Alliance – multinacional canadense, especializada na comercialização de genética bovina e no fortalecimento de sua marca e produtos no mercado brasileiro – com a SRC Genética.

O objetivo da Semex do Brasil é oferecer sêmen de touros que venham a contribuir com o melhoramento genético do rebanho, respeitando sempre a filosofia da seleção e utilização da Genética Balanceada e Funcional, tanto no gado de leite como no de corte, oferecendo ao produtor a garantia de produção com longevidade. No gado de leite, seu material é reconhecido pelos especialistas como a melhor e mais confiável genética de raças leiteiras especializadas do mundo.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Prefeita empreendedora palestra no Lidera Rio

quarta-feira, julho 15, 2009
Os participantes do curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento dos Municípios, do Programa Lidera Rio de Itaperuna e Pádua, receberam respectivamente nos dias 07 e 08 de julho último, Patrícia Aguiar, ex-prefeita de Tauá – CE, vencedora do Prêmio Prefeito Empreendedor, categoria regional, pela região Nordeste. Patrícia falou do projeto Cidade Digital, que consistiu na implantação de estrutura de Tecnologia da Informação como alternativa para o desenvolvimento econômico e social do município de cerca de 55 mil habitantes, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,665, e 32ª no ranking do Ceará.

Patrícia contou que seis meses depois que o projeto começou, incluiu 8,4 mil pessoas no mundo digital, que começou com seminários a comunicação de massa e viabilização de parcerias. Implantou na cidade um sistema de provedor de internet em banda larga, informatizou a prefeitura e instalou quiosques digitais em pontos estratégicos da cidade, como o centro comercial, praças, estação rodoviária e campus universitário, onde os acessos são gratuitos, sem a necessidade de senha.

O quiosque digital do centro comercial atende a demanda de empresários e comerciantes e o trabalho também incluiu a instalação, na prefeitura, de serviço de telefone via internet, a criação de um Centro de Capacitação Tecnológica, a instalação de Telecentros de Informação e Negócios em escolas públicas municipais, para formação tecnológica de empreendedores com atuação nas proximidades e apoio aos estudantes. Há a sala de videoconferência para formação a distância e até os agentes comunitários de saúde utilizam um palm top para coletar informações junto às famílias.

A prefeitura ainda dispõe de um site na Internet (www. taua.ce.gov.br), em que coloca à disposição contas da prefeitura e serviços como o ‘Espaço do empreendedor’, com orientações para a formalização de negócios e sobre a Lei Complementar 123/07, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

As ações também atraíram investidores e a prefeitura firmou convênio com a empresa Educandus para a instalação de um pólo de desenvolvimento de software educativos e de controle gerencial desenvolvidos na cidade e que, segundo a prefeitura, já estão sendo comercializados no Ceará e em outros estados e até no exterior. O município também é referência estadual nessa área.

“Hoje os negócios giram muito em torno da internet, reduzem distâncias e custos e isso facilita os negócios e a vida da comunidade”, resumiu a prefeita Patrícia Aguiar.

O curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento dos Municípios é ministrado em Itaperuna e Pádua com a participação de representantes dos 13 municípios do Noroeste Fluminense e ainda acontecerão quatro encontros em cada município, sempre às terças-feiras, com oficinas, debates, palestras e consultorias. Os alunos aprendem a planejar e implantar políticas públicas em benefício das micro e pequenas empresas e aqueles que cumprirem 80% da carga horária e elaborarem um projeto, receberão certificado. Ao fim, as propostas serão disponibilizadas num “banco de ideias”, no site do Sebrae/RJ.

São parceiros na realização o Sebrae/RJ, a Associação de Municípios do Estado do Rio de Janeiro – Aemerj, a Caixa e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço – Sedeis.

Fonte: Camilo de Lellis
SAIBA MAIS >

Itaperuna recebe doação de peças de roupa

quarta-feira, julho 15, 2009
Itaperuna recebeu no dia 10 de julho a visita da secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva. Na ocasião foram doadas 59 mil peças de roupa para Itaperuna e os seguintes municípios: Natividade, Italva, Bom Jesus do Itabapoana, Varre Sai, Porciúncula, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Cambuci, Cardoso Moreira, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cantagalo e Macuco.

A doação vai amenizar a situação daqueles que precisam. São atos como esse que nos encorajam para ir em frente, e quem sabe, algum dia podermos erradicar os problemas sociais, diz Franciney França, secretário de Ação Social de Itaperuna. O vice-prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, agradeceu a doação e elogiou a atitude da secretária Benedita da Silva. Temos que estar atentos aos problemas e quando necessário, pedir socorro aos secretários do Estado. A secretária tem muita competência e ainda vai fazer muito por Itaperuna, diz Paulada.

Segundo Benedita da Silva, a Receita Federal apreendeu as roupas e seria realizado um leilão. Conversamos com o governador e ele autorizou a fazer a distribuição das roupas para os municípios do interior. Ainda de acordo com ela, a assinatura do termo de doação se faz necessária para dar credibilidade e transparência na distribuição. O critério quantitativo de distribuição das roupas foi realizado de acordo com o mapa de pobreza do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia de assinatura do termo de doação de roupas aconteceu no Centro Poliesportivo de Itaperuna.

Fonte: Decom
SAIBA MAIS >

Grupo Vocal Talum no Teatro SESI

quarta-feira, julho 15, 2009
Micro release:
O Grupo Vocal Talum foi formado no início de 2008 pelos jovens músicos Diogo Rebel, Aylla Freire, Christian Bizzotto e Brena Marinho, que têm como proposta ser um quarteto vocal a cappella de jazz e música popular, utilizando suas vozes não da maneira convencional, mas imitando sons de instrumentos como bateria, contrabaixo, trompetes, saxofones, etc. – o que se conhece por banda vocal.

Em setembro do ano passado, os quatro cantores viajaram à Suécia a fim de participar do festival internacional de bandas vocais “The Real Acappella Festival”, dividindo o palco, estúdios e salas de aula com grupos da Dinamarca, Holanda, Finlândia, Noruega, Austrália e Estados Unidos, entre outros.

Repertório previsto:

-Walking down the street (Anders Edenroth)
-A menina dança (Moraes Moreira e Luis Galvão)
-O seu amor (Gilberto Gil)
-Dobbin’s Flowery Vale (Melodia folclórica Irlandesa)
-Pequenas maravilhas (Flávio Venturini)
-Ave Verum, Corpus (W. A. Mozart)
-Words (Anders Edenroth)
-Gota (Peder Karlsson)
-Blackbird (John Lennon e Paul McCartney)
-A história de Lily Braun (Edu Lobo e Chico Buarque)
-Biquíni de bolinha
-Butterfly (Mia Makaroff)
-Big bad World (Anders Edenroth)
-O samba da minha terra (Dorival Caymmi)
-Billie Jean (Michael Jackson)

Fonte: Opus 21
SAIBA MAIS >

Polícia registra furto no PSF do Bairro Cehab

quarta-feira, julho 15, 2009
A Polícia registrou um furto que ocorreu no PSF do Bairro Cehab, na Rua José de Assis Barbosa, 1159. A enfermeira Carolline Costa Tavares Godoy, 25 anos, foi quem acionou a polícia e mostrou uma janela que havia sido violada, possivelmente local por o material furtado foi retirado do local.

Foram furtados um rádio, um pacote de preservativos, dez unidades de anticoncepcional, três unidades de Paracetamol, cinco pinças, uma lâmina de bisturi e dois pares de luvas.

Quando a polícia chegou, a sala do posto já estava sendo utilizada, o que comprometeu a integridade do local do crime para a perícia policial.
Após a confirmação do furto a representante legal do posto foi conduzida a Delegacia Legal de Itaperuna onde o fato foi registrado.

Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Educação de Itaperuna realiza parceria com PM

quarta-feira, julho 15, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desenvolve nas escolas da cidade o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência.

De caráter social preventivo, o programa é colocado em prática através de palestras realizadas por policiais militares.

O PROERD atende aos alunos da faixa etária de 09 aos 11 anos de idade e que cursam o 5º e o 6º ano de escolaridade, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que visam a prática do exercício da cidadania.
O curso tem a duração de 17 semanas e atende às escolas municipais e estaduais.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Rua Saturnino Gomes recebe melhorias

quarta-feira, julho 15, 2009
A Secretaria de Obras de Itaperuna está trabalhando na recuperação de parte da rede de esgoto na Rua Saturnino Gomes, no Bairro Vinhosa. Há também a preocupação por parte da Secretaria em limpar os bueiros.

Fonte: ASCOM
SAIBA MAIS >

Rapaz com arma de fogo é surpreendido pela polícia

quarta-feira, julho 15, 2009
Policiais receberam a denúncia de que elementos armados estariam no "Morro da Pedra Branca". Ao chegarem ao morro avistaram um elemento, que fugiu. Se seguiu uma perseguição e, em determinado momento, o rapaz jogou algo em um terreno e adentrou em uma residência.

Os policiais o seguiram e o encontraram agachado no interior do banheiro da casa. No interior do banheiro nada foi encontrado, porém, sobre um armário a caminho do banheiro foi encontrada uma meia contendo 5 munições calibre 38, e, no interior de uma gaveta, 13 munições deflagradas.

No terreno onde o elemento havia jogado algo foi encontrado um revólver Rossi, calibre 38, com 5 munições. O elemento foi conduzido à Delegacia Legal de Itaperuna, onde o fato foi registrado, para prestar esclarecimentos. O acusado afirmou que estava andando armado porque seu irmão foi morto e, após o crime, ele vem recebendo ameaças de morte.

Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Uma estudante é vítima de assaltantes na Cidade Nova

quarta-feira, julho 15, 2009
Uma estudante de 22 anos foi vítima de roubo no bairro Cidade Nova, próximo ao posto do DETRAN. Ela estava retornando do DETRAN quando foi abordada por dois homens. Eles estavam sentados na calçada e quando a vítima passou foi ameaçada com uma faca/canivete. A estudante foi encostada no muro e os elementos levaram sua bolsa contendo R$ 2.700,00, documentos, cartão bancário e um celular com valor aproximado de R$ 1.000,00.

Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >