07/09/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, julho 09, 2009

Horta Comunitária colhe primeiros frutos

quinta-feira, julho 09, 2009
O projeto Horta Comunitária lançado oficialmente no dia 13 abril de 2009, na E. M. Henriete Morineau (Ciep 264, Bairro São Matheus), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis, já apresenta resultados positivos.
"O objetivo da Horta Comunitária está sendo atingido. Estamos produzindo alimentos saudáveis e reeducando as pessoas no que diz respeito aos hábitos alimentares. Ajudamos na complementação da merenda escolar e na alimentação de algumas pessoas da comunidade", diz Décio Zampier, secretário de Agricultura do município de Itaperuna.

"A horta do Ciep 264, por exemplo, fornece alimentos para a complementação da merenda escolar. Hoje teremos alface na merenda. Essa horta é muito importante para nós, pois teve a participação dos alunos e de algumas pessoas da comunidade. Cultivar as hortaliças e legumes sem o uso de agrotóxico é o ideal", diz Rosa Amorim, diretora geral.

Foram plantados alface, couve, cenoura, mandioca, agrião, repolho, taioba, feijão, inhame, mostarda, abobrinha, salsa e quiabo. Há ainda, alunos que levaram as sementes doadas pelo projeto Horta Comunitária para suas residências e também já colhem resultados.

"Estou colhendo couve e alface. O bom é que a horta não tem agrotóxico e a gente não precisa pagar pelos alimentos", diz Karolina Pimentel, aluna do 9º ano. Oséias Paulino, também do 9º ano, orgulha-se de sua horta. "Minha horta está bonita. Plantei alface, feijão, vagem e outras verduras. A alface ainda está nova, mas brevemente vai dar para colher", comenta Paulino.

De acordo com o secretário de Agricultura, no próximo ano, a distribuição de sementes será em dobro. O projeto superou as expectativas, vamos dobrar a distribuição de sementes em 2010, diz Décio.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Secretaria Municipal de Educação Realiza Parceria com Empresa Ampla

quinta-feira, julho 09, 2009
A Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, através do Secretário Prof. Flávio Lemos, realizou uma parceria com a Empresa de Energia Ampla que desenvolve o Projeto Consciência Ampla. O projeto consiste em divulgar o uso consciente de energia através da visita de uma carreta que está estacionada em uma rua próxima ao Colégio Estadual 10 de Maio na semana do dia 06 ao dia 10 de julho.
A visitação para o público acontecerá no horário de 18h às 22h todos os dias.

Os alunos do 1º ao 9º ano das Escolas Municipais estarão visitando a carreta e participando de um curso de capacitação a partir das 14 horas. Doze alunos serão escolhidos para serem os capacitadores nas escolas.

Além de visitas à exposição e curso de capacitação para 12 alunos selecionados das escolas municipais ainda terá a exibição de um filme de 40 min no dia 09 às 18 horas. Todos que visitarem a carreta estarão participando de um concurso de redação cujo o tema é: O que você pode fazer para manter o planeta feliz ?

O Projeto em nosso município está sobre a orientação da Coordenadora da Área Matemática e Ciências, Solange Bussade. Maiores detalhes por favor entrar em contato com a Prof. Solange ou com o Secretário, Flávio Lemos na Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Fonte: SEMED
SAIBA MAIS >

Jornada nas Estrelas, em cartaz de 03/07 a 09/07

quinta-feira, julho 09, 2009

Mesmo com o fracasso nas bilhetrias das últimas aventuras da série ''Jornada nas Estrelas'' nos cinemas, está prometido esse 11º episódio que conta os primeiros dias de James T. Kirk e seus amigos tripulantes da nave USS Enterprise.

Classificação Indicativa: 12 anos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Horário: 21h

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >

Hannah Montana: O Filme, em cartaz de 03/07 a 09/07

quinta-feira, julho 09, 2009

Na medida em que a popularidade de Hannah Montana cresce e passa a tomar conta da vida da garota, Miley Stewart (Miley Cyrus), encorajada pelo pai (Billy Ray Cyrus), sai em viagem a sua cidade natal, Crowley Corners, no Tennessee, para tentar compreender o que mais importa na vida.

Classificação Indicativa: Livre
Gênero: Comédia, Família, Musical
Horário: 19h

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >

Servente morre em casa no Vale do Sol

quinta-feira, julho 09, 2009

O servente Luiz Fernando da Silva Neves, de 43 anos faleceu nesta segunda-feira em sua residência, localizada na Rua Adelino Garcia Santos, Bairro Vale do Sol. Segundo a mãe da vítima, Maria Tereza Carvalho, de 64 anos, o filho tinha problemas devido ao alcoolismo e fazia tratamento de epilepsia. Ele havia parado de tomar medicamentos a cerca de 1 mês, porém não havia parado de consumir bebida alcoólica. A 143° DP de Itaperuna registrou a ocorrência.

Fonte: Rádio Itaperuna

SAIBA MAIS >

Mulher é atingida por caminhão

quinta-feira, julho 09, 2009
Uma mulher foi atingida por um caminhão na Rua José Egydio Tinoco, próximo ao número 116, no Bairro Cehab. Quando a PM chegou ao local, Ana Cláudia Pereira dos Santos, de 39 anos, estava caída na pista de rolamento. O Corpo de Bombeiros também foi acionado.

De acordo com o motorista Reinaldo Ferreira Silva, de 23 anos, ele foi surpreendido pela transeunte que, tendo olhado apenas para o lado direito, iniciou a travessia correndo e não viu o caminhão. Como não havia espaço para frear, o motorista deu uma guinada para o lado esquerdo da pista, no entanto, a vítima ainda foi atingida pela lateral direita do baú. Ana Cláudia Pereira dos Santos foi levada para o Hospital São José do Avaí de onde já foi liberada.

Fonte: Rádio Itaperuna AM
SAIBA MAIS >

Homem morre em acidente caminhão

quinta-feira, julho 09, 2009
Policiais Militares lotados no 29º BPM de Itaperuna registraram no último dia 01, um acidente de trânsito na BR 198, Estrada Toiama em Itaperuna, aonde Mauro Antonio Ferreira, 49 anos, conhecido como morcego, ex-motorista da Empresa Brasil, perdeu o controle de um caminhão que levava bois em direção a São José de Ubá vindo a falecer no local.

O corpo da vítima foi retirado no local por volta das 17 horas, por um rabecão do 21º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna. No acidente ainda morreram 3 bois. O fato foi registrado na Delegacia Legal de Itaperuna.

Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Estatísticas policiais dos meses de Maio e Junho

quinta-feira, julho 09, 2009
A apreensão de armas realizadas pelo 29° BPM de Itaperuna registrou nos dois últimos meses 17 armas de fogo retiradas da criminalidade. Também nesses últimos dois meses 33 prisões foram feitas.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Artesanato faz grande sucesso na Merco Noroeste 2009

quinta-feira, julho 09, 2009
O setor de artesanatos vendeu 30% a mais que o ano passado durante a XI Merco Noroeste. De acordo com Glaudston Menezes, gestor do projeto na metodologia GEOR (Gestão Estratégica Orientada para resultados) do SEBRAE-RJ, o fato se deve talvez ao aumento do número de grupos de artesãos que participaram.
“Ano passado participaram 11 grupos e esse ano foram 18 grupos de artesãos, podendo ser este um dos motivos. Mas os números só confirmaram que os grupos estão se profissionalizando, reconhecendo a importância em participar de eventos e produzindo peças cada vez mais bonitas”, disse.

O grupo que teve melhor faturamento durante a Merco foi o ‘Bordando o Futuro’, de Itaperuna, e participaram também grupos de artesãos de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, outros de Itaperuna, Italva, Macaé, Natividade, Quissamã, São Francisco de Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula e Varre Sai.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

A Câmara aprovou consertos em diversos bairros

quinta-feira, julho 09, 2009
Foram aprovados na sessão solene da Câmara Municipal no último dia 06, consertos em diversas ruas dos bairros Fiteiro e São Francisco, além de reparos e limpeza na rede de esgoto do bairro Niterói. O presidente da Câmara, Paulo César da Silva, também fez pedidos ao secretário de Obras. “É necessário que o secretário monte uma equipe e faça reparos na cidade inteira. Há diversas ruas esburacadas que precisam ser recapeadas, pois podem causar acidentes”, requisitou.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Vereador Dílson da Silva Rosa faz críticas a secretários

quinta-feira, julho 09, 2009
Na sessão solene do último dia 06, o vereador Dílson da Silva Rosa, o Dilsão, mais uma vez fez críticas a secretários do governo, como o secretário de Obras. “Fui procurado por moradores do Bairro Boa Vista, que reclamaram que o secretário foi até lá e discutiu com diversas pessoas, chegando a se alterar em alguns momentos, porque não gostou de ouvir as reclamações daquelas pessoas. Isso não é jeito de se tratar o povo”, disse. Dilsão também lembrou que o prazo que o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos deu para que seus secretários demonstrassem serviço já se esgotou. “O Claudão deu seis meses para todos mostrarem o que poderiam fazer pelo município, e esse tempo já passou. É hora de alguns secretários serem trocados. Itaperuna não merece alguns secretários que tem”, criticou.
Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Lixo é aproveitado e mostra novas formas de fazer arte

quinta-feira, julho 09, 2009
O Colégio Estadual Lions Clube foi palco para a apresentação de trabalhos escolares que abordam assuntos de caráter ambiental, educacional e cultural.

Levando em consideração a originalidade, a clareza, a criatividade, o conteúdo, a viabilidade de adoção e a contribuição social e ambiental dos projetos apresentados pelos alunos. Durante a feira, a dedicação foi constante.

A iniciativa de desenvolver esses projetos dentro da sala de aula surge da necessidade de preparar crianças e adolescentes, ampliando as ações também para as famílias e para as comunidades, para lidar no dia-a-dia com a preservação ambiental, trabalhando os conceitos do desenvolvimento sustentável e consciente.

De acordo com professores da escola, os projetos permitem que os alunos tenham uma vivência concreta sobre a realidade. Durante a realização dos trabalhos, eles apresentaram o que aprenderam, por meio de maquetes, e cartazes, como temas relacionados à preservação do meio ambiente e fatos sociais importantes.

A realização do projeto permite uma reflexão crítica sobre a problemática do lixo e a mudança de hábitos: acondicionamento correto do lixo domiciliar, o respeito ao horário da coleta e a redução do volume de lixo nas próprias residências.

Com a confecção de trabalhos manuais com garrafas, vasilhames plásticos, os alunos aprenderam a reutilizar o lixo.

Os trabalhos desenvolvidos buscam conscientizar os estudantes e a própria comunidade sobre a importância da reciclagem de materiais e mostrar também os malefícios causados pelo lixo quando utilizado de maneira incorreta.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >

Trabalhos da Sala de aula são expostos no pátio da C.E Lions Clube

quinta-feira, julho 09, 2009
Aulas teóricas do Colégio Estadual Lions Clube foram transformadas em trabalhos expostos no pátio do colégio e fizeram parte de avaliações bimestrais.

“Nossos alunos realizaram exposições de trabalhos confeccionados na sala de aula. A participação diferenciada, desta forma, oferece a troca de informações, desenvolvem conhecimentos, habilidades e trabalha a apresentação pratica do que foi estudado”, comenta a professora Loíde Estides.

Se para diretores e professores a realização de exposições é importante, aos alunos se torna prazeroso e atrativo, “Passar para um cartaz ou preparar um objeto para exposição nos ajuda a expressar o que aprendemos e assim reforça o que estudamos”, diz um estudante.

Assimilar uma informação e conseguir reportá-la a pratica desenvolve o raciocínio e traz para a realidade a visão de cada um.

“Visitamos o lixão e pela primeira vez posso dizer que me surpreendi ao ver que existem pessoas que sobrevivem daquilo. Sabemos o trabalho de catadores de lixo, mas ir ao local e ver como é a vida deles mexe muito com nosso pensamento”, conta uma aluna.

Fonte: Jornal O Diário do Noroeste
SAIBA MAIS >