07/03/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sexta-feira, julho 03, 2009

Espaço cultural encerra com muita dança

sexta-feira, julho 03, 2009

O Espaço Cultural da XI MercoNoroeste contou com muita dança no último dia de evento. Jazz, dança de salão, dança contemporânea e muitas outras fecharam a noite deste espaço que não pode faltar na feira de negócios.

Fonte: Assessoria de Imprensa

SAIBA MAIS >

Atores de Malhação, da TV Globo, na XI MercoNoroeste

sexta-feira, julho 03, 2009

Os atores da novelinha malhação, da TV Globo, Jéssika Alves e Henrique Taipas, promoveram o estande da Unig, na XI MercoNoroeste. Os dois, que representam os papéis de Norma Jean e Godofredo, respectivamente, agitaram a meninada e deram brindes e autógrafos para os fãs.

Fonte: Assessoria de Imprensa

SAIBA MAIS >

Miss Melhor idade da Merco é de Natividade

sexta-feira, julho 03, 2009

Em mais uma edição da Miss Melhor Idade Merco Noroeste, a vencedora foi a Sra. Celita de Assis Silveira, 73 anos, de Natividade. Com o incentivo da família e dos amigos para participar do evento, ela contou que mantém a saúde freqüentando a academia, fazendo ginástica e hidroginástica e completou: “E danço forró também”. Este ano não houve concurso para Garota MercoNoroeste.

Fonte: Assessoria de Imprensa

SAIBA MAIS >

Empresa nacional de revestimentos na MercoNoroeste

sexta-feira, julho 03, 2009
A Argalit, indústria nacional de revestimentos, é mais uma grande empresa que prestigia a MercoNoroeste 2009, através da parceria com a Real Materiais de Construção, de Itaperuna-RJ.

A Argalit está há mais de 27 anos no mercado, possui três fábricas (Cariacica e Viana-ES e Campos dos Goytacazes-RJ), é comercializada em sete estados brasileiros – ES, BA, RJ, MG, SP, AL e SE), e de acordo com Raphael Machado, diretor-executivo da empresa que veio conhecer a MercoNoroeste, este trabalho faz parte da divulgação dos produtos.

“Desenvolvemos ações como esta em parceria com nossos clientes, além de oferecer palestras e treinamentos para pintores e balconistas de lojas, divulgar nossos produtos para os consumidores, aproximando-os da empresa e dando maior rentabilidade ao lojista”, concluiu Machado.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

“Arraiá do Povão” veio para ficar

sexta-feira, julho 03, 2009

A Grande Festa Junina de Itaperuna, “Arraiá do Povão”, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de junho, no parque de exposição da Capil, certamente entrará para a História da cidade. O evento conseguiu não só resgatar valores culturais outrora esquecidos, como fomentar uma rivalidade sadia entre as escolas, que competiram brilhantemente pelos títulos de melhor quadrilha, casal mais animado e rainhas do “arraiá”. Outro marco importante do “Arraiá do Povão”, diz respeito à renda. A arrecadação foi destinada às instituições participantes.

Depoimentos

“Itaperuna está de parabéns! Nós precisávamos de uma festa como essa. O ‘Arraiá do Povão’ veio para ficar. Uma festa que prioriza a família, onde pais e filhos podem aproveitar todos os momentos juntos é de se tirar o chapéu”. Rogério Gonçalves, funcionário público.

“Acho importante valorizar esse tipo de cultura. Principalmente a gente que é tão carente de cultura e diversão. A prefeitura acertou em cheio ao organizar essa festa. É um evento que merece entrar no calendário oficial das festividades da cidade”. Norma Goulart, comerciante.

“A festa foi muito boa. Principalmente as quadrilhas, que proporcionaram às crianças melhor conhecimento sobre a cultura de São João. Achei importante a presença do prefeito nos dias de festa. O povo gosta de ver um prefeito simples e participativo”. Jorge Aguiar, fotógrafo.

“Gostei muito do ‘arraiá’. Participei dos três dias de festa. É muito bom poder participar de algo assim. A gente se sente valorizada, se sente importante. A cidade ficou muito mais bonita nesses dias. O prefeito deveria fazer outra no próximo ano”. Lourdes da Cunha, doméstica.

“A cultura é a essência de um povo. Já estava na hora de alguém se mobilizar no sentido de se criar uma identidade. Itaperuna precisa de uma identidade. A cidade precisa mais do que nunca, valorizar esse ‘arraiá’, que reflete parte da cultura brasileira. É lógico que muita coisa ainda precisa ser feita, mas o primeiro passo já foi dado. A cidade está de parabéns! E viva o ‘Arraiá do Povão’”. Eliane da Silva, professora.

“Antes as quadrilhas ficavam somente restritas ao ambiente escolar, hoje, envolve toda a comunidade. Se o ‘arraiá’ for mantido, será um grande evento cultural para Itaperuna. A festa proporcionou uma oportunidade de manifestação folclórica”. Emerson Tinoco, jornalista.

“A única coisa que não gostei na festa foi o resultado do ‘Sanfoneiro Rei’. Com certeza aquele senhor de boina branca toca mais do que os outros. Acho que os jurados deveriam ter faculdade em música para poder participar da banca. Mas a festa em si foi um espetáculo surpreendente. Espero que o prefeito oficialize essa festa. Itaperuna está de parabéns”. César Monteiro, autônomo.

“A festa é um marco no calendário da cidade. Conseguiu juntar a cultura e a educação em uma mesma festa e fazer tudo isso funcionar. A comunhão entre a cultura e a educação marcou definitivamente o evento. Havia anos que isso não acontecia na cidade”. Neivaldo Rodrigues, professor.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Cursos no IF-Fluminense campus Itaperuna

sexta-feira, julho 03, 2009

Tiveram início no último dia 15 de junho, no Instituto Federal Fluminense, campus Itaperuna os Cursos de Atualização, que tem como objetivo contribuir para a melhora da qualificação profissional, bem como promover a integração da Escola com a Comunidade.

Até o fim do mês de agosto, vários cursos serão oferecidos, entre eles: Inglês Instrumental, Espanhol para Vestibular, História e Cultura Afro-Brasileira, Informática Básica para Adultos, Atualização em Filosofia e Análise e Interpretação de Contos Brasileiros.

Com exceção dos cursos de Inglês Instrumental e Informática Básica para Adultos, todos os outros ainda estão com vagas disponíveis. Os interessados em se matricular nos cursos e obter uma melhor qualificação profissional devem fazer sua inscrição através do telefone (22) 8826-0795, com a Secretária Priscilla.

Fonte: IF-Fluminense

SAIBA MAIS >

Fashion Business gera resultados para o Noroeste

sexta-feira, julho 03, 2009
Mais uma vez a Moda Noroeste Fluminense obteve resultados com sua participação no Fashion Business, bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio, que aconteceu este ano no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, e foi encerrado dia 10 de junho último. De acordo com Solange Carvalho, da Pollem, de Itaocara, sempre existe o receio de se apresentarem as coleções, mas novamente o trabalho foi recompensado.
“Dentre os produtos de moda feminina levamos vestidos longos, macacões e vestidos balonês nas cores vermelho, laranja e amarelo. Ficamos receosos no início, mas nosso produto foi bem comercializado e esperamos que na próxima edição do evento possamos nos apresentar ainda mais profissionalizados”, disse. Solange contou ainda que depois do evento foram comercializadas 60 peças para Petrópolis em apenas um pedido de um empresário que esteve no estande da Moda Noroeste, no Fashion Business.

Para Luciana Silveira, da Salysh, de Bom Jesus de Itabapoana, apesar de as vendas não terem sido magníficas, muitos contatos foram estabelecidos para agregar valor aos seus produtos. “Recebemos visitantes e fizemos contatos com empresários, tanto de Guarapari – ES, quanto de El Salvador. Também contatamos um fornecedor de bolsas de folhas de bananeiras que iremos comercializar com estampas iguais as de nossa coleção, fazendo um conjunto das peças”, revelou.

Luciana disse também que sua presença física no evento foi um diferencial. “Nesta edição fui pessoalmente ao evento e o contato com os clientes foi muito mais produtivo. Estarei com certeza na próxima edição do evento”, concluiu.

A moda Noroeste teve como tema o ‘Feito à Mão’, inspirado no artesanato produzido pelas famílias da região, onde cada objeto traz aspectos da identidade cultural e do cotidiano das comunidades que se manifestam em formas, contornos e cores.

De acordo com Ísis Azevedo, técnica do Sebrae-RJ, a presença do empresário é de suma importância. “O empresário presente ao evento atende pessoalmente os clientes potenciais e pode esclarecer dúvidas, interagir e criar uma relação mais próxima com os visitantes”, afirmou. A gestora do projeto Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) do setor de confecções disse que participaram também: Melodim, Ousada, Kasulo e Canto A (Moda Feminina); Remada e Cia da Seda (Moda Lingerie).

A participação do Noroeste Fluminense foi uma parceira do Sebrae-RJ, Firjan, Senai Moda e Sincronerj – Sindicato das Confecções do Noroeste Fluminense. Veja mais: www.fashionbusiness.com.br


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Curso de Atendimento ao cliente em Itaperuna

sexta-feira, julho 03, 2009
O curso será de 29 de junho a 03 de julho. Das 19 às 22 horas. No conteúdo temas como “A importância da satisfação do cliente”; “Perfil do profissional de atendimento”; “Agregar valor gera encantamento do cliente”; entre outros. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas pelo tel. (22) 3824-2020, ou no Sebrae-RJ, na Av. Cardoso Moreira, 948 – Centro, ao lado da igreja do relógio.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

CAPSad promove festa junina

sexta-feira, julho 03, 2009
O CAPSad (Centro e Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas) promoveu no dia 30 de junho, uma festa junina, nas dependências do próprio centro. O evento teve como objetivo trabalhar a ressocialização do usuário.
De acordo com Marcelo Damasceno, coordenador do Programa Saúde Mental, a festa junina melhora a auto-estima dos usuários. “Uma das propostas do evento é trabalhar a auto-estima deles. É uma oportunidade onde eles participam de todo processo de confecção da festa. É um evento informal em que temos a oportunidade de conhecer melhor os familiares dos usuários”.

No “arraiá” do CAPSad teve bingo, cachorro-quente, refrigerante, barraca de doces, jogo de argola e a tradicional quadrilha. O vice-prefeito Fernando Paulada também prestigiou os festejos. “Esse tipo de evento só dá alegria. A gente vê o trabalho social recuperando as pessoas. Isso é muito importante para o nosso município”.

O CAPSad atende aproximadamente a 60 usuários diariamente. Possui uma enfermaria com quatro leitos para repouso e realização de eventuais curativos. Os usuários são assistidos por três enfermeiros e dois técnicos em enfermagem. Ainda compõem o quadro de pessoal do CAPSad: psiquiatra, clínico geral, psicólogo, terapeuta ocupacional e oficineiras. Os usuários recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Segundo a psicóloga Beth Senra já existem alguns resultados positivos. “Temos usuários com alguns anos de abstenção. Também trabalhamos em função de tentar inserir esse indivíduo no mercado de trabalho”. Os usuários do CAPSad realizam atividades físicas uma vez por semana. “Eles fazem caminhada, alongamento, futebol, dança e adoram brincar de karaokê e bingo”, diz a psicóloga.

Atividades terapêuticas
O CAPSad promove atividades terapêuticas entre os usuários, que acabam se descobrindo artistas. Artesanato com jornal e madeira, pintura de quadros e bordados fazem parte dos trabalhos realizados. “Eles são sempre acompanhados pela terapeuta ocupacional e por duas oficineiras, que os orientam na confecção do artesanato”, explica Senra. Mostrar ao usuário que é possível viver em harmonia e sem a utilização de drogas é um desafio para a equipe do CAPSad.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Segurança eletrônica na XI MercoNoroeste

sexta-feira, julho 03, 2009
A XI MercoNoroeste ofereceu segurança com uma equipe de 25 homens no horário de funcionamento e seis quando fechada, da empresa Rota Elite (leia-se Rogério Honorato), além do apoio da Polícia Militar. Somados a estes a ASP Segurança, que também é expositora pela terceira vez, instalou 18 câmeras no interior dos pavilhões e duas na área externa, estas últimas funcionando 24 horas por dia. Também fizeram parte do pacote 12 sensores de movimento que monitoraram um diâmetro de 25 metros cada um nas áreas internas da feira, e duas viaturas para dar apoio. De acordo com Roberto Suisso, a participação da ASP no evento foi importante, tanto como expositor quanto prestador de serviço, visando o fortalecimento da marca que atende 1,2 mil clientes em Itaperuna, Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios e Rio de Janeiro.
Fonte: Itaperuna.com.br
SAIBA MAIS >

Águas do Noroeste no 4º Salão do Turismo em São Paulo

sexta-feira, julho 03, 2009
Em visita ao estande do projeto Águas do Noroeste na XI Merco, o Secretário de Turismo de Itaperuna, Marcelo Nascimento, confirmou ao gestor do projeto Águas do Noroeste, Nélson Rocha, que irá participar do 4º Salão do Turismo em São Paulo – Roteiros do Brasil, de 1º a 5 de julho, no Ahembi, em São Paulo – SP. Rocha também confirmou sua participação e segundo ele, o Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo. O evento apresenta o turismo brasileiro, o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de manifestações artísticas de diversas regiões do País.O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).


Fonte: Itaperuna.com.br
SAIBA MAIS >

Carmim e dourado no Outono/Inverno 2010

sexta-feira, julho 03, 2009

A Moda também esteve presente na XI Merco, com um estande do projeto Moda Noroeste, e a apresentação da palestra “Preview moda Outono/Inverno 2010”, apresentada por Brenda Tostes, estilista do Senai Moda. Segundo Brenda, “estará em evidência no próximo inverno a década de 80, com valorização dos ombros, pedrarias e recortes assimétricos”. Ela disse ainda que os blazers e as calças skinny continuarão na moda, bem como os laços gigantes, lenços, babados e casaquinhos no estilo soldadinho de chumbo que também serão tendências. A estilista completou dizendo que o “preto, os azuis violáceos, o carmim, dourados e cinzas darão o charme e a elegância da moda Outono/Inverno 2010”.Camisas com malha de fibra de bambu – a Northwindpro, confecção de São Gonçalo que produz camisas com fibra de bambu, uma cultura renovável, também marcou presença na XI MercoNoroeste depois de participarem do Fashion Business, bolsa de negócios do Fashion Rio, realizado recentemente no Rio de Janeiro. De acordo com Vagner Barcelos e Cristina Marinho, representantes da marca, o apelo ecológico e a possiblidade de utilização das camisas tanto no verão quanto no inverno são os grandes diferenciais das roupas da Northwindpro.

Fonte: Itaperuna.com.br

SAIBA MAIS >

Fim da MercoNoroeste 2009

sexta-feira, julho 03, 2009

Até 2010, na XII MercoNoroeste.

A XI MercoNoroeste foi encerrada no dia 28 de junho último com um sentimento de satisfação entre realizadores, organização, expositores e visitantes em mais uma edição do evento. Segundo Sérgio Almeida, da S.A. Idéias & Soluções, empresa organizadora, ele conversou pessoalmente com alguns clientes ao final do último dia do evento. “A MercoNoroeste continua a atingir seus objetivos, evoluir, e a cada ano aprendemos mais. Ouvimos alguns parceiros ao final da feira e no final de julho começamos a pensar e a projetar a edição da Merco 2010. Gostaria de agradecer a confiança de todos e, principalmente, dos empresários expositores, das entidades realizadoras e de todos que trabalharam para a MercoNoroeste”, disse. Davi Abrantes, gerente regional do ER Noroeste do Sebrae/RJ, confirmou as palavras de Almeida e declarou também que atingiu as metas de sua entidade através do ‘Espaço Bons Negócios’, assim como na parceria com a Faerj na realização do Espaço Fazenda Legal. Abrantes ressaltou ainda a presença dos projetos Apicultura e Ovinocultura, através da Cooperafa – Cooperativa Regional de Agricultura Familiar, dos projetos Turismo Águas do Noroeste, Moda Noroeste e Artesanatos, das Cachaças Velha Matinha, Bousquet e 3 Praias. Empresas e prefeitura de Pádua – a prefeitura de Santo Antônio de Pádua apostou no evento e fez uma parceria com seis empresas daquele município para participarem da MercoNoroeste: D’Nilza (macarrão), Copapa e Cartonagens Nª.Sª. Aparecida (papel/embalagens), Café do Ano, Inprol (produtos de limpeza) e Marco Visual. Segundo Vanessa Miranda, da Marco Visual, “participar da MercoNoroste foi muito importante para divulgar a empresa e firmar parcerias, como uma atual desenvolvida com a Ambev de Itaperuna”, disse. A Eletrônica Central, outra expositora, participou pela primeira vez e confirmou a volta em 2010.“Achei o evento menor que de outros anos mas estou satisfeito com nossa participação. Estamos ampliando nossos serviços e o evento é um momento importante para divulgarmos nossas propostas e fazermos contatos. Ano que vem estaremos de volta, porém com um estande maior e uma apresentação melhor ainda, para podermos atender nossos clientes e outros em potencial”, disse Miguel Pinto, sócio da empresa. Evento recebe visitantes de todo o Noroeste Fluminense – pessoas de todo o Noroeste Fluminense visitam a feira e este ano não foi diferente. Como Ana Maria Silva, de Miracema. “Venho todos os anos e adorei esta edição da Merco, principalmente os artesanatos”, disse. Outra visitante foi Conceição Aguiar, de Itaperuna, e segundo ela “a Merco é muito importante pois dá oportunidade aos comerciantes de venderem seus produtos, fazerem seus negócios e contatos porque se trata de uma feira grande e com muito movimento”, elogiou. Ela observou também que por ser no final do mês talvez a pessoas tenham consumido menos. “Não comprei muito este ano porque a feira aconteceu no fim do mês. Se for promovida até o dia 15, talvez as vendas sejam melhores”, concluiu.

Fonte: Itaperuna.com.br

SAIBA MAIS >

Projeto "Bordando o Futuro" faz reciclagem e promove responsabilidade social

sexta-feira, julho 03, 2009

O projeto "Bordando o Futuro" apresentou durante a XI MercoNoroeste três modelos de bolsas que foram produzidas com 50 uniformes e luvas de segurança para eletricistas doados pela empresa Gemon, prestadora de serviços da Ampla, fornecedora de energia elétrica. De acordo com Maria Alice, coordenadora do projeto, "foram feitas ceca de 40 bolsas e sacos de lixo, além de bermudas que serão doadas para instituições de caridade".

Fonte: Itaperuna.com.br

SAIBA MAIS >

1ª Etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Itaperuna

sexta-feira, julho 03, 2009
Aconteceu nos dias 06, 20 e 27 de junho a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica nos distritos e na zona rural de Itaperuna. Foram vacinados 7.172 animais.

A segunda etapa da vacinação será no dia 03 de outubro e segundo Humberto Teixeira, coordenador de Vigilância Sanitária, aproximadamente dez mil animais serão vacinados na sede do município. Ainda segundo o coordenador, houve uma economia considerável para os cofres públicos. Aproveitamos a vacina não utilizada na gestão anterior, que gerou uma economia de R$ 7.899,20.

Outros fatores foram relevantes para a divisão da vacinação em etapas, dentre eles, maior abrangência, melhor eficácia no resultado e menor contingente de pessoal. “Nossa grande preocupação é levar segurança para a população, pois a raiva não tem cura e precisamos combatê-la”, diz o coordenador. CÃES BEM TRATADOS E CAMPANHA ADOTE UM CÃOZINHO O Canil Municipal de Itaperuna, localizado na Estrada do Bananal, no Bairro Cehab, proporciona um cuidado especial a todos os cães capturados. Eles são vacinados, castrados e colocados à disposição para adoção. De acordo com a veterinária Andréia Seródio é importante esclarecer às pessoas que desejam castrar seus cães, que procurem a Vigilância Sanitária e preencham um formulário de agendamento, pois serão atendidos na medida do possível.

Segundo a veterinária, os cães recebem tratamento adequado para se recuperarem dos maus tratos sofridos na rua. “Temos o cuidado de separá-los por idade e sexo. Vacinamos e mantemos a água deles sempre limpa. Comem ração duas vezes ao dia, inclusive nos finais de semana. O canil é lavado constantemente e os cães, ficam sob os cuidados dos tratadores. Os animais que são apreendidos estão à disposição para serem adotados. São cachorros carentes que precisam de carinho. São dóceis e estão muito bem cuidados. Quem desejar adotar um cãozinho, basta entrar em contato com a Vigilância Sanitária", diz a veterinária.

A veterinária ainda faz um desabafo em relação às pessoas que abandonam os animais por motivo de doença ou velhice. "A pessoa quando pega um filhote tem que entender que está pegando uma vida. Esse animal bonitinho vai crescer, pode ficar doente e vai envelhecer. Infelizmente, quando isso acontece, o animal acaba sendo solto na rua. A maior parte dos animais que capturamos é idosa ou está doente", finaliza.

A Vigilância Sanitária fica na Rua Satiro Garibaldi, 217, altos, no Centro. Melhores informações através do telefone (22) 3824 6314.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Moradores da comunidade do Morro do Castelo aprovam o Torneio União

sexta-feira, julho 03, 2009

A comunidade do Morro do Castelo demonstrou satisfação pela realização do evento e deseja que outras atividades sejam realizadas. "Espero que continue. Tomara que não fique só nesse torneio, que tenha outros eventos em nossa comunidade. Pela primeira vez a gente vê esse tipo de evento no Castelo. Isso traz alegria e união", diz Renan Pacheco (Pachequinho). Alberto da Silva foi outro morador que aprovou a idéia. "Foi a coisa mais linda que o Paulada e a comunidade fizeram. A gente nunca teve isso. O torneio abre espaço para o pessoal da baixada se relacionar com a gente, ajudando a combater o preconceito". Já Ana Lúcia Alves (Naninha), faz um apelo no sentido de que o Colégio São José seja reaberto. "Tem que ter sempre atividades esportivas. Mas também gostaríamos que o colégio fosse reaberto, inclusive a gráfica e a marcenaria, que ajuda na profissionalização das nossas crianças", finaliza.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Torneio União mobiliza comunidade do Morro do Castelo

sexta-feira, julho 03, 2009

A primeira edição do Torneio União aconteceu há um mês, no Horto Florestal. No último domingo, 28 de junho, a comunidade do Morro do Castelo sediou o segundo torneio, na quadra do Colégio São José e reuniu 16 equipes de diferentes pontos da cidade.

Segundo Audelino de Paula (Teca), organizador do evento, o torneio serve para mobilizar as comunidades. "A competição ajuda as pessoas se unirem mais. O esporte tem a capacidade de gerar esse sentimento nas pessoas". Para o outro organizador, José Rodrigues (Zé do Gato), "O Torneio União é a concretização de um sonho. Nosso amigo Paulada tem nos ajudado a realizar esse sonho. A realidade do torneio nos dá força para seguir em frente e realizar outros eventos pela cidade", diz.

O Torneio União agradou ao morador da Rua Júlio César (Bairro Vinhosa), Gabriel Venuto. “A união da comunidade através de vários bairros participantes é muito importante pra gente. Espero que tenha outras competições como essa". Alexandre da Silva, também morador da Rua Júlio César aprova a idéia do torneio. “Essa competição tira os meninos da rua, se não tivesse, os meninos poderiam estar em um botequim qualquer da vida".

A quadra do colégio foi preparada para o torneio, mas ainda precisa de outros cuidados. “Fizemos umas pequenas melhoras na quadra, mas ainda precisa de alguns detalhes. Vamos tentar viabilizar recursos para colocar alambrado e proteção de rede atrás das traves”, diz Emerson Carlos (Eninho), superintendente de Esporte do município de Itaperuna.

O diretor do Conspinor, Aílton Luís (Cat Cat) também marcou presença no evento. “O importante nessa competição é a união. O poder público oferece condições para que a comunidade se organize em prol de um evento como esse. São oportunidades que o governo proporciona e isso é muito positivo”. Quem também marcou presença foi o Secretário Municipal de Transporte, Sandro Bastos (Boi). "O torneio é importante no que diz respeito a socialização. O esporte é um canal fabuloso para tirar as crianças da rua", diz Boi.

O campeão do segundo Torneio União foi o Horto Florestal e a Vinhosa ficou em segundo lugar. Com cinco gols cada, o torneio teve dois artilheiros: Gabriel Venuto e Jefinho. O melhor goleiro foi o Nem e o melhor jogador eleito da competição foi o Cambuia. O próximo torneio será no Surubi. A competição teve o apoio das Secretarias de Esporte, Transporte e Saúde de Itaperuna.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

INVESTE RIO faz balanço do Programa de Apoio Solidário na XI MercoNoroeste‏

sexta-feira, julho 03, 2009

Diretor da INVESTE RIO dá palestra sobre linhas de financiamento na XI MercoNoroeste e faz balanço do PAS.

Em palestra no último dia 26/06, durante o segundo dia da XI MercoNoroeste, o diretor de Operações da INVESTE RIO, Luciano Velasco, apresentou a empresários, expositores e visitantes da feira, as principais linhas de financiamento da agência estadual de fomento. O diretor ainda aproveitou para fazer um balanço do Programa de Apoio Solidário (PAS) que, desde o início do ano, já concedeu R$ 1,2 milhão em linhas de financiamento a empreendedores das regiões Norte e Noroeste que tiveram prejuízos com as enchentes do último verão.

O programa foi criado em 23 de janeiro com vigência de seis meses e, até agora, já possibilitou a concessão de crédito a 41 empreendedores da região. Mas ainda temos outros 59 projetos em fase final de análise, que somam pedidos de financiamento da ordem de R$ 1,8 milhão – adiantou Velasco.

O diretor de Operações lembra que para ter acesso às linhas de crédito do PAS, que termina no próximo dia 23 de julho, as pessoas jurídicas devem levar a cópia do contrato ou estatuto social da empresa e estar em dia com as seguintes obrigações: Fisco Estadual (CND Estadual acompanhada da Certidão da Dívida Ativa Estadual), FGTS; INSS e licença de operação emitida pelo órgão ambiental competente (em caso de atividade industrial). No caso de pessoas físicas empreendedoras de atividade produtiva, basta o CPF, identidade e comprovante de residência. O requisito necessário, neste caso, é não estar inscrito em cadastros de inadimplentes.

Segundo ele, os financiamentos concedidos no âmbito deste programa destinam-se a realização de investimentos fixos e a recomposição do capital de giro, no limite de crédito mínimo de R$ 500 e máximo de R$ 50 mil. São beneficiárias de tais financiamentos as pessoas jurídicas e naturais, cuja atividade econômica esteja localizada em município fluminense, declarado como em estado de calamidade pública ou em situação de emergência, através de Decreto Estadual.

As solicitações de financiamento são analisadas com base no cadastro e no rating do pleiteante, na vistoria técnica da Investe Rio e, ainda, na verificação junto aos órgãos competentes, da regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária das pessoas jurídicas e naturais, sejam acionistas, beneficiários ou terceiros fiadores. Todos os processos são cuidadosamente analisados, para que o maior número de empreendimentos possa ser beneficiado – completou Velasco.

A INVESTE RIO participou da XI MercoNoroeste com um estande de 36 metros quadrados para atender empresários e divulgar ainda mais suas linhas de financiamento voltados para os diversos setores produtivos.

Fonte: INVESTE RIO

SAIBA MAIS >

IF-Fluminense marca presença na XI MercoNoroeste de Itaperuna

sexta-feira, julho 03, 2009
Na busca por um maior contato com a comunidade de Itaperuna e da região, o Instituto Federal Fluminense está presente na XI MercoNoroeste. O evento, que tem como objetivo apresentar o parque industrial da Região com todas as suas capacidades técnicas e também as oportunidades de investimento que a região proporciona, e chega a sua 11ª edição com uma programação bastante atraente, contendo palestras com profissionais de diversas áreas do desenvolvimento regional.

O Instituto Federal Fluminense comprou a ideia da MercoNoroeste e com intuito de atrair novos alunos e expor seus projetos esteve no evento com dois estandes e também com o planetário do Clube de Astronomia Louis Crul. Acompanhado dos alunos Hérick Lannes e Lucas Tavares, o professor de meio ambiente, Diego Santanna conta a intenção do Instituto em estar presente: A iniciativa é de divulgar os cursos para a comunidade em si e manter contato com os empresários. Também estamos de olho em quais são as necessidades de mão-de-obra qualificada para a região.

Instalado em uma região que já é um pólo educacional, o Instituto Federal Fluminense iniciou as aulas no campus Itaperuna no primeiro semestre de 2009, com cursos de Eletrotécnica e Guia de Turismo para cerca de 90 alunos, no segundo semestre serão mais 80 novas vagas. A partir de 2010, o campus vai oferecer o curso de Eletromecânica, mas outros projetos também estão em estudo segundo o técnico de assuntos educacionais, André Lacerda. "Estamos planejando trazer novos cursos para Itaperuna como a pós graduação em meio ambiente, o curso de técnico em informática e também o PROEJA. Estamos bastante animados" – finaliza André.


Fonte: ASCOM IF-Fluminense
SAIBA MAIS >

MercoNoroeste Simboliza a Força do Interior

sexta-feira, julho 03, 2009

A XI MercoNoroeste aconteceu de 25 a 28 de junho, no Centro Poliesportivo de Itaperuna, mais uma vez mostrou organização e a força do interior. Durante a cerimônia de abertura, um importante acordo foi assinado. Trata-se do acordo de cooperação técnica do projeto Prefeitura Legal entre a Firjan e as 13 prefeituras da região, que visa o desenvolvimento regional. O projeto Prefeitura Legal oferece consultoria técnica para solucionar problemas das prefeituras junto ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) em seu subsistema CAUC – Cadastro Único de Exigências, para transferências voluntárias junto ao Governo Federal.

Segundo Antônio Carlos Boechat, presidente da Firjan Noroeste, a Merco contribui consideravelmente para o crescimento da região. Já Paulo César Cruz, representante da Facerj, parabenizou aos organizadores pelo evento. Para Davi Abrantes, gerente do ER Noroeste do Sebrae/RJ, a MercoNoroeste mostra os serviços e produtos da região, criando oportunidades e negócios. De acordo com Jorge Picciani, presidente da Alerj – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o prefeito Claudão possui capacidade de harmonizar. Nesses seis meses, o senhor [Claudão] já mostrou a que veio. A prefeitura dá confiança à população de Itaperuna. Picciani também parabenizou a todos os envolvidos na organização da MercoNoroeste. O prefeito Cláudio Cerqueira Bastos aproveitou o ensejo e, em tom de descontração, solicitou recursos ao presidente da Alerj. Esperamos recursos para a melhoria do nosso município. Claudão ainda disse que a MercoNoroeste traz desenvolvimento para toda a região. MercoNoroeste também é cultura.

O Noroeste de mãos dadas fazendo a cultura da nossa região, diz Dirlene Nuss, subsecretária de Cultura de Itaperuna no primeiro dia da feira. Logo após, desembarcaram na estação de trem montada no palco, atores representando os municípios da região, com indumentárias simbolizando as respectivas cidades. A programação cultural da MercoNoroeste foi bastante variada. Capoeira, dança de rua, caxambu, dança afro, desfile de moda, dentre outras atividades. O grupo de balé do Sesi, dirigido por Olga Acosta apresentou O Quebra Nozes e levou o público ao delírio. O concurso da Miss Melhor Idade também empolgou a platéia. A vencedora foi Celita de Assis Silveira, 73 anos, de Natividade.

Palestras

Uma das palestras mais concorridas foi a do Engenheiro Agrônomo da Embrapa (São Carlos – SP), Artur Chinelato, que falou sobre o programa Balde Cheio e a respeito do Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. De acordo com Chinelato, o programa proporciona aumento na produção leiteira, na medida em que o produtor se conscientiza da importância do gerenciamento da propriedade.

Fórum Municipal de Educação

O Fórum Municipal de Educação também foi bastante concorrido. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna, o fórum foi bastante produtivo e ampliou a discussão sobre a Educação. O professor José Eustáquio Romão ministrou a palestra Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Itaperuna realiza Dia Internacional do Combate às Drogas

sexta-feira, julho 03, 2009
A Secretaria de Saúde de Itaperuna realizou no dia 25 de junho, mais uma de suas atividades programadas para o ano de 2009. Depois de atender aos bairros Surubi, Boa Fortuna e Guaritá, o Programa de Saúde da Família (PSF) realizou uma série de atividades no PSF do Bairro Cidade Nova.

O Dia Internacional do Combate às Drogas foi o tema da vez. Palestras e orientações à comunidade marcaram o dia. Apresentação de capoeira e dança folclórica com as crianças do projeto Curumim abrilhantaram o evento. Serviços de limpeza de pele, manicure, pedicure e orientação para uma perfeita higiene bucal foram oferecidos gratuitamente, além de brinquedos para a criançada.

Durante o restante do ano, haverá programações nos PSFs das seguintes localidades: Fiteiro, Boa Vista, São Francisco, Raposo, Horto, Retiro, Carulas, Aeroporto e São Mateus.

Dia Internacional do Combate às Drogas
No dia 26 de junho é comemorado o Dia Internacional de Combate ao uso e abuso de Drogas. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o comércio ilegal de drogas movimenta no mundo US$ 400 bilhões ao ano, além de estar intimamente vinculado à violência e à corrupção em diversos países. As drogas já fazem parte da rotina das pessoas e há muito tempo deixou de ser exclusiva dos ambientes marginais.

Hoje em dia, com a variedade de entorpecentes e os diferentes canais de acesso, há pessoas que sofrem pelos transtornos decorrentes do uso e abuso de entorpecentes em todos os níveis sociais.

Drogas legais - Legalizadas pelo governo, mas também responsáveis pelo vício e mortes, o álcool e o tabaco já estão difundidos ao modo de vida do brasileiro, como um hábito social comum. A dependência em álcool atinge mais de 11% da população brasileira, conforme estudo do Centro Brasileiro de Informações sobre Doenças Psicotrópicas (CEBRID), sendo que 74,6% das pessoas já experimentaram bebidas alcoólicas. Já o tabaco é consumido por 41,1% dos brasileiros, com 9% sendo considerados dependentes. Nos dois casos, a experimentação é precoce, entre os 12 e 17 anos.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Vestibular da Faetec tem vagas para Pedagogia no Noroeste

sexta-feira, julho 03, 2009
Os seis Institutos Superiores de Educação (ISE) da rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) estão oferecendo 540 vagas para Licenciatura em Pedagogia, nas cidades do Rio de Janeiro (Iserj), Campos (Isepam) e nos ISEs de Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Santo Antonio de Pádua e de Três Rios.
De acordo com o diretor de ensino superior da Faetec, Fernando Mota, este curso tem uma proposta pedagógica que atende às novas diretrizes estabelecidas para a formação de professores. Mota destaca que o curso tem como objetivo oferecer uma formação mais plena, indo além da teoria e privilegiando as práticas pedagógicas.

As inscrições para o vestibular vão até o dia 3 de julho e podem ser feitas apenas pela internet, no endereço eletrônico www.faetec.rj.gov.br. Para confirmar a inscrição, é necessário, além de preencher o formulário na internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento, no valor de R$ 30,00, em qualquer banco. A inscrição só será confirmada após o pagamento.

O programa Faetec Digital oferece gratuitamente o serviço de acesso à internet para a realização das inscrições, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

O concurso é coordenado pela Fundação Dom Cintra e as provas estão marcadas para o dia 19 de julho, entre 14h e 18h, em local a ser informado nos cartões de confirmação de inscrição. Mais informações podem ser encontradas no manual do concurso, que também está disponível no site, ou pelos telefones (21) 2332-4085 ou 2332-4083.


Fonte: FAETEC
SAIBA MAIS >

FIRJAN e Senai Moda levam mais uma vez a Moda Noroeste ao Fashion Business

sexta-feira, julho 03, 2009
A convite do SINCRONERJ – Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, representando o Pólo de Moda Noroeste Fluminense, com o apoio da FIRJAN, do SENAI Moda e do Sebrae, as empresas Cia da Seda, Remada, Pollem, Melodim, Ousada, Canto A, Kasulo e Salysh, participaram da 14ª edição do Fashion Business, que apresentou a coleção primavera-verão 2009-2010, de 7 a 10 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.

O Fashion Business é uma bolsa de negócios que acontece paralelamente ao Fashion Rio e além de consolidar a imagem do estado como pólo gerador de negócios para o setor é visto como uma vitrine de tendências.

No evento, empresas de moda do estado do Rio e de outros expõem seus produtos para lojistas e compradores visitantes de todo o Brasil e do exterior, realizando encontros de negócios pré-agendados.

O público qualificado desta edição chegou a 12.500 pessoas, 10% a mais que em junho de 2008 e segundo João Paulo Alcântara, Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Firjan, os campeões de encomendas foram da Grécia, Portugal e Espanha, e só uma compradora grega adquiriu mil peças para cada uma de suas 15 lojas.

O tema do estande Moda Noroeste este ano foi o Feito à Mão. A Moda Noroeste reuniu suas empresas apresentando coleções desenvolvidas com design próprio somado ao artesanato local que utiliza meios tradicionais e rudimentares para agregar valor às peças confeccionadas destacando a habilidade e a criatividade regional.

O tema Feito à Mão foi escolhido por ser o artesanato do Noroeste Fluminense uma das formas de sustento de inúmeras famílias e comunidades da região, destacando que cada objeto simboliza aspectos da identidade cultural de nossa gente e do cotidiano que se manifestam em formas, contornos e cores, afirmou Brenda Tostes, estilista do SENAI Moda Itaperuna.

As irmãs Keila e Juliana Duarte, proprietárias da confecção Ousada, disseram ter gostado da experiência e querem voltar mais vezes: Foi legal para sabermos o que é esse evento. É a segunda vez que mostramos nossa marca no Fashion Business, mas foi a primeira vez que fechamos negócios com compradores. Queremos voltar muito mais vezes para expor nossa marca, finalizaram.

Além de vários confeccionistas do Noroeste Fluminense, Elói Augusto Pereira, presidente do SINCRONERJ esteve presente no Fashion Business.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Rodando certo realizou primeiro leilão de veículos em Itaperuna

sexta-feira, julho 03, 2009
Centro de grande polêmica nos últimos meses por conta das muitas apreensões que realizou, a Rodando Certo, empresa contratada por licitação pela prefeitura de Itaperuna, realizou no último dia 18/06 o primeiro leilão de veículos recolhidos em Itaperuna e região.

O leilão aconteceu no Itapuã Clube. Foram leiloados 190 veículos, sendo 150 motos e 40 carros.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Espaço Fazenda Legal

sexta-feira, julho 03, 2009
O Espaço Fazenda Legal, onde técnicos atenderam o público para esclarecer dúvidas sobre questões fundiárias, ambientais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas mais comuns na administração da propriedade rural.

A abertura oficial do evento aconteceu dia 25, às 19 horas.

Programação do Espaço Fazenda Legal:

25 de junho (quinta-feira)
16 h – abertura dos estandes
Auditório Fazenda Legal
19 h – Abertura oficial
Espaço Cultural
20 h – Abertura oficial

26 de junho (sexta-feira)
Auditório Fazenda Legal
18 h – Inscrições
19 h – Palestra Gerenciamento de Propriedades Leiteiras
Artur Chinelato - Engenheiro Agrônomo - Embrapa

27 de junho (sábado)
Auditório Fazenda Legal
18 h – Inscrições
19 h – Palestra Legalização da Reserva Legal
Maurício Ludovico Almeida - Engenheiro Agrônomo UFV
20 h – Palestra Pagamentos por Serviços Ambientais aos Produtores Rurais
Wilson Loureiro - Engenheiro Agrônomo - Instituto Ambiental do Paraná - IAP

28 de junho (domingo)
Auditório Fazenda Legal
18 h – Inscrições
19 h – Palestra Organização Rural e Desenvolvimento
Clóvis Veloso – Advogado – CNI

O Espaço Fazenda Legal é uma realização da Faerj – Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Senar – Rio (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae/RJ.

Fonte: Camilo de Lellis
SAIBA MAIS >

Filme: O Exterminador do Futuro: A Salvação, em cartaz de 26/06 a 03/07

sexta-feira, julho 03, 2009

Depois que grande parte da humanidade é destruída por um holocausto nuclear promovido pela empresa Skynet, um grupo de sobreviventes liderados por John Connor vai lutar para impedir que as máquinas terminem o extermínio. Quarta parte da série "Exterminador do Futuro".

Classificação Indicativa: 14 anos
Gênero: Ação, Aventura, Ficção
Horário: 20h30

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >

Filme: Divã, em cartaz de 26/06 a 03/07

sexta-feira, julho 03, 2009

A história de uma mãe de família que tem sua vida virada do avesso quando decide procurar um analista. Adaptação para o cinema da peça de teatro homônima baseada no romance de Martha Medeiros.

Classificação Indicativa: 14 anos
Gênero: Comédia
Horário: 18h30

Fonte: Cine Teatro Itaperuna

SAIBA MAIS >

Circuito Cultural do SESI-RJ traz a Itaperuna Alexandra Richter e Marcelo Valle

sexta-feira, julho 03, 2009
Uma comédia romântica, que terá única apresentação em Itaperuna, hoje, 3 de julho, às 20h, "A História de Nós 2", tem texto de Lícia Manzo e direção de Ernesto Piccolo.

Alexandra é conhecida do grande público por personagens do humorístico Zorra Total, Marcelo Valle tem longa carreira teatral (atuou em 17 peças), sendo indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator 2005 por "Divã".

Ingressos à venda no SESI.: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes).


Fonte: SESI
SAIBA MAIS >

Juliana Assad no CRECE dia 04/07

Programação Cultural na Merco Noroeste - 2009

sexta-feira, julho 03, 2009
Dia 25/06 (Quinta-feira)
20h- Abertura (Natividade)
20h50min- Capoeira Roda Vida – mestrando Gandi
21h10min- Grupo de Dança: Babaluz (Centro Educacional Redentor)
21h30min- Dança de rua (Porciúncula)
- Caxambu
- Dança Afro

Dia 26/06 (Sexta-feira)
18h- Desfile Miss Merco Noroeste Melhor Idade
18h50min- Coral da Melhor Idade (Natividade)
19h30min- Balé do Sesi (Itaperuna)
20h15min- Desfile de moda (Itaperuna)
21h10min- MPB (Italva)
22h- Cadinho, Lise e Laísa (Itaperuna)

Dia 27/06 (Sábado)
17h30min- Academia de Dança Raquel Bino (Balé Clássico e Jazz)
18h40min - Bate Latas (Natividade)- Caxambu
19h30min- Saltimbancos(Bom Jesus)
20h10min- “The Cats”(Pádua)- play back
20h40min- Capoeira do Cabeça (Natividade)
21h10min- Desfile de Moda (Itaperuna)
22h- Quadrilha da Felicidade (Comendador Venâncio-Itaperuna)

Dia 28/06(Domingo)
18h- Valéria Bino (Jazz e Dança de Salão) (Itaperuna)
18h50min- Grupo de Lira- Grupo de Dança (Varre-Sai)
- Jazz dos anos 50
19h50min- Lise (Itaperuna)
20h30min- Desfile de Modas (Itaperuna)
21h20min- Sala de dança Paulo Bastos (Itaperuna)
22h- Encerramento

“Noroeste unido pela força de sua cultura.”


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

7° SETA

sexta-feira, julho 03, 2009

Aconteceu no último domingo, dia 28/06, o 7° SETA, com o tema: "Sou mais que um vencedor". O evento aconteceu no C.F João Paulo II. A programação foi a seguinte:
Pregação: Pe. Roger e Pe. Edmilson
Participação: Rafael Almeida
Ministério Nascer Jovem lançando a música "Mais que vencedor".
Fonte: Ministério Nascer Jovem
SAIBA MAIS >