07/01/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quarta-feira, julho 01, 2009

Encontro de Bandas de Música em Itaperuna foi um sucesso

quarta-feira, julho 01, 2009
O Encontro de Bandas de Música realizado em Itaperuna no último dia 14 de Junho, deixou a cidade diferente. A Praça Nilo Peçanha, palco do encontro, recebeu um público bastante entusiasmado que não se intimidou com o friozinho existente. Na verdade, o frio deu certo charme ao evento. As pessoas buscaram umas nas outras uma proximidade maior, uma conversa amiga durante os intervalos das apresentações e um aconchego no ombro amigo para apreciar música de qualidade.
As bandas, excelentes! Harmonia perfeita de músicos que primam pela qualidade sonora de instrumentos mágicos – mágicos nas mãos de quem sabe, obviamente. Maestros exigentes e incansáveis que conduzem seus discípulos rumo aos aplausos.

A música não é só a finalidade, é também meio para se ter oportunidades na vida e compromisso social. Temos um papel importante para ajudar a comunidade e evitar que as crianças se envolvam com as drogas, diz Joel Balbino, músico da Sociedade Musical Itaperunense. Para Tiago Santos, trompetista da Liga Carlos Gomes (Alegre/ES), há de se valorizar também o contato com outras gerações. É muito importante o resgate da cultura. As pessoas da terceira idade passam conhecimento para a juventude que tem a possibilidade de aprimorar a musicalidade.

Segundo Dirlene Nuss, subsecretária da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer o encontro reascende o contato do público com as bandas de música. Existem algumas bandas no interior que estão se acabando. Precisamos resgatá-las. Esse evento mostra o quanto as pessoas apreciam uma boa música. O secretário Sérgio Galeão pensa no futuro. Precisamos investir na sensibilidade de cada ser humano e através da música, isso é possível. Futuramente, podemos desenvolver atividades musicais junto aos adolescentes das escolas municipais.

Niza Drumond, coordenadora do evento, espera que a cidade promova outros eventos. "Esse evento proporciona à sociedade itaperunense arte, cultura e cidadania. Espero que haja outros encontros aqui, afinal, a Sociedade Musical Itaperunense completa este ano 50 anos de existência".

O público demonstrou bastante entusiasmo para com o evento. A professora Elizabeth Rezende estava ansiosa. Estava esperando a realização desse evento há um mês. "Sou apaixonada por música e acredito na importância de se valorizar e preservar a nossa cultura. Tenho uma paixão especial pelas bandas de Itaperuna, Laje do Muriaé e Venâncio". Elizabeth ainda sugeriu que a cidade promova um Festival de Inverno.

O prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), um dos fundadores da Sociedade Musical Itaperunense, estava presente no encontro. O evento faz parte do Circuito de Encontro de Bandas de Música, que envolve os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E teve o seguinte apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Itaperuna), Secretaria de Cultura de Minas Gerais, CEMIG e Lei Federal de Incentivo a Cultura nº 8313 / Lei Rouanet.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Grupo de Confecções do Noroeste inicia alavancagem tecnológica

quarta-feira, julho 01, 2009

Um grupo de seis confecções do Noroeste Fluminense iniciaram no último dia 16 de junho o PAT – Programa de Alavancagem Tecnológica, que tem como objetivo aplicar o conceito Just in time no processo de fabricação.

São elas: Melodim, Sbeltys, Doces Sonhos, Remada, Thávata, L.S. Confecções e Lis Indústria e Comércio de Confecção Ltda, que vão participar da primeira fase do programa.

A dinâmica desenvolvida permite gerar condições para que os empresários construam seu próprio fluxo de processo, confeccionem a estrutura de produto, sejam capazes de montar células de fabricação com fluxo contínuo e sem estoques intermediários, sejam capazes de identificar gargalos, e com isso otimizar o arranjo físico do chão de fábrica.

O PAT prevê aulas e visitas dos consultores e se divide em duas fases, onde nesta primeira os conteúdos são: Estrutura de produto, Fluxo de fabricação, Arranjo Físico e Programação e controle de produção.

O programa aplica o conceito do Just in time, que tem como principal ferramenta o sistema Kanban, uma metodologia que tem como chave a filosofia de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), atualmente o que há de mais moderno no processo produtivo. O objetivo do PAT de minimizar os estoques do material em processo, produzindo em pequenos lotes somente o necessário, com qualidade, produtividade e no tempo certo.

De acordo com Ísis Azevedo, técnica do Sebrae/RJ e gestora do projeto Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados), os resultados esperados para todo o programa são: redução de desperdício, implementação de um planejamento e controle de processo, melhor organização do processo de fabricação da empresa, maior comprometimento entre os funcionários para a manutenção do bom andamento do processo de fabricação e como conseqüência, identificação pelos próprios funcionários de soluções para possíveis gargalos do processo produtivo.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Show do Léo Jaime

quarta-feira, julho 01, 2009
O Circuito Cultural do SESI-RJ trouxe a Itaperuna, no último dia 18 de junho, um show com um dos grandes nomes da música Pop Brasileira, o cantor e compositor Léo Jaime, que marcou presença na MPB como um dos primeiros expoentes da geração 80.

Poucos sabem, mas é de autoria de Léo Jaime o "Rock da Cachorra", consagrado por Eduardo Dussek, o primeiro grande hit do gênero no cenário brasileiro. Outras composições como "Gata Todo Dia", parceria e sucesso na voz da cantora Marina Lima, antecederam a presença de Léo como cantor, o que só ocorreria em 1984.

No show, o cantor e compositor revisita todo o seu repertório, com um espetáculo simples e direto, como costumam ser as letras e as canções do autor. E não é preciso mais do que isso para entreter a platéia. Mais que intimista, este é um show pra lá de descontraído.

Os hits dos anos 80 como "As Sete Vampiras", "A Fórmula do Amor", "O Pobre", "Gatinha Manhosa", "Nada Mudou" e "Preciso Dizer Que Te Amo", fizeram parte do repertório.


Fonte: SESI/SENAI
SAIBA MAIS >