06/29/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, junho 29, 2009

Itaperuna realizou Fórum de Educação

segunda-feira, junho 29, 2009
A Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o Conselho Municipal de Educação realizarou no último dia 26 de junho, o Fórum de Educação do Município de Itaperuna destinado a tematizar o desenvolvimento da educação escolar. Foi realizado no auditório da Merco Noroeste 2009, onde, além da palestra realizada pelo professor-doutor José Eustáquio Romão, serão eleitos os delegados representativos para a Conferência Intermunicipal de Educação.
Foi um espaço aberto à participação de todos, permitindo a discussão democrática em termos locais, visando a apresentação de propostas que expressem a opinião do município na construção coletiva dos rumos para a Educação Nacional.

Oficinas prévias para discussão dos seis Eixos Temáticos

No dia 24 de junho de 2009, na E. M. Nossa Senhora das Graças foram realizadas oficinas prévias para discussão dos seis Eixos Temáticos com presença de todo corpo docente municipal, estadual e particular, além dos representantes de pais de alunos e das entidades dos profissionais da Educação, para que sejam tomadas decisões que expressem opiniões abrangentes a todos os níveis, desde a Educação Básica, Profissionalizante e Ensino Superior.

Os seis Eixos Temáticos que serão discutidos:

Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional. Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar.

Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.

Financiamento da Educação e Controle Social.

Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.

Fonte: Prefeitura de Itaperuna

SAIBA MAIS >

Exposição de peças de arte feitas com reciclagem

segunda-feira, junho 29, 2009
Os alunos da Escola Municipal Vereador Elzo Galvão da França montaram uma exposição de arte com materiais reciclados na sede da Secretaria Municipal de Educação. A idéia da exposição é oriunda do “Projeto Reciclagem”, que busca desenvolver entre os alunos não só conceitos de arte, mas o aprendizado no que concerne à preservação ambiental e o tratamento que deve ser dado ao lixo no dia-a-dia. A abertura da exposição contou com a presença de algumas autoridades, dentre elas, o Secretário Municipal de Educação Flávio Lemos e o Prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão). A exposição aconteceu de 22 a 26 de junho.


Fonte: Prefeitura de Itaperuna
SAIBA MAIS >

Preço do leite apresenta alta

segunda-feira, junho 29, 2009
A alta do preço do leite nesta época do ano pode ser explicada por um problema que atinge principalmente os pequenos produtores rurais, que tem pouca capacidade de investimento. Com a seca, o pasto chega ao fim, e se alimento os animais diminuem a produção. Uma propriedade em Itaperuna teve a captaçãor reduzida em 35%. A previsão é de uma redução ainda maior nos próximos meses.


Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Casos de gripe suína já sob controle em Itaperuna

segunda-feira, junho 29, 2009
O coordenador de vigilância epidemiológica de Itaperuna, Lauro Amaral, informou, que as duas estudantes de Medicina e uma professora, que estavam em quarentena sob a suspeita de sintomas do vírus Influenza A - H1N1 (gripe suína), já foram liberados após a realização de exames. Dos dois casos confirmados da doença, apenas um empresário que teve o caso confirmado, permanece isolado em sua casa, sendo monitorado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
A outra estudante, que teve o caso confirmado, foi para Ipatinga (Minas Gerais). Já a outra aluna, que foi para Vitória (Espírito Santo), não teve o caso confirmado. As duas também não estão mais isoladas. O empresário também, teria viajado para Argentina, mas para outros fins, e não estava com o grupo de estudantes.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Influenza A em Itaperuna

segunda-feira, junho 29, 2009
Ao regressar de um passeio à Argentina, cinco estudantes de Medicina que estudam em uma universidade na cidade apresentaram sintomas da gripe Influenza A.

Três estudantes estão isoladas e sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde. As outras duas regressaram para suas residências em outros estados e também estão sendo monitoradas. Uma foi para Vitória (ES) e a outra para Ipatinga (MG). Das 5 estudantes foram confirmados apenas dois casos, um é o da estudante que se encontra em Ipatinga e o outro é de uma estudante que estava sob observação.

O terceiro caso de gripe suína no município, confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde é um rapaz, que a exemplo dos outros dois casos, teria viajado à Argentina e apresentado os primeiros sintomas da doença em Itaperuna.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Foram encerradas as inscrições para o concurso do IBGE

segunda-feira, junho 29, 2009

O IBGE lançou edital de seu concurso público para a contratação temporária de 3.500 agentes de pesquisa e mapeamento em todo o país. Na região Noroeste tem uma vaga para Itaperuna e outra para Santo Antonio de Pádua. As inscrições que terminaram no último dia 23 de junho, deveriam ser feitas apenas no site www.consulplan.net ou em agências credenciadas dos Correios. A taxa é de 16 reais e 20 centavos. A prova está marcada para o dia 2 de agosto e seu conteúdo inclui 60 questões de múltipla escolha, divididas pelo temas língua portuguesa (15 questões), geografia (15), raciocínio lógico (dez), conhecimentos gerais (dez) e noções de informática (dez).

Os selecionados pelo concurso terão salário de 700 reais, com direito a auxílios transporte e alimentação, além de férias e décimo terceiro salário, para uma jornada semanal de 40 horas. Para participar da seleção, é necessário que os interessados tenham, pelo menos, 18 anos e o nível médio concluído.

Fonte: IBGE

SAIBA MAIS >

Curso de Gestão Pública em Itaperuna

segunda-feira, junho 29, 2009

Começou no dia 16 de junho último, em Itaperuna, o curso de Gestão Pública e Estratégias para o Desenvolvimento do Município.

O objetivo do curso é incentivar os gestores públicos e lideranças municipais a criar e desenvolver políticas e ações que fortaleçam a economia local e apóiem os pequenos negócios.

São oito encontros/módulos, sendo um por semana, e estão sendo desenvolvidas outras 14 turmas no restante do Estado do Rio de Janeiro.

Os alunos que cumprirem 80% da carga horária e elaborarem um projeto receberão certificado e ao fim, as propostas serão disponibilizadas num “banco de ideias”, no site do Sebrae/RJ.

São parceiros na realização: Sebrae/RJ, a Associação de Municípios do Estado do Rio de Janeiro – Aemerj, a Caixa e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviço – Sedeis.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

Estão abertas as inscrições para os cursos da FAETEC

segunda-feira, junho 29, 2009

Começou no último dia 17 de junho, o processo de inscrição para as 3.012 vagas que serão abertas nos cursos de nível médio subsequente, especialização em enfermagem do trabalho e superiores para o segundo semestre de 2009, nas unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica.

As inscrições acontecem até o dia 3 de julho e poderão ser feitas apenas pela internet, no endereço eletrônico http://www.faetec.rj.gov.br/. Para confirmar a inscrição, é necessário, além de preencher o formulário na internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento, em qualquer banco, no valor de R$ 30,00. A inscrição só será confirmada após este pagamento. O programa Faetec Digital oferece gratuitamente o serviço de acesso à internet para a realização das inscrições, de Segunda à Sexta-feira, das 10h às 17h.

Cursos

Para os cursos de educação profissional técnica de nível médio subsequente ao ensino médio (modalidade pós-médio), é exigida a conclusão do ensino médio. E, as 2.114 oportunidades estão distribuídas em 18 unidades escolares, nos municípios de: Campos dos Goytacazes, Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Resende, Rio de Janeiro, Santo Antônio de Pádua e Volta Redonda. São oferecidas 22 especializações de cursos técnicos: administração, comércio, contabilidade, logística, informática, telecomunicações, segurança do trabalho, edificações, eletrotécnica, eletrônica, mecânica, construção naval, máquinas navais, enfermagem, gerência de saúde, análises clínicas, prótese dentária, transporte ferroviário, arte dramática, produção de moda, plástico e florestas.

Para tentar uma das 80 vagas no curso de especialização em enfermagem do trabalho, é necessário comprovar a conclusão do técnico em enfermagem.

Os Institutos Superiores de Tecnologia estão oferecendo 278 vagas, também para quem comprovar a conclusão do nível médio. No Instituto Superior de Tecnologia de Paracambi são 60 vagas para o curso de sistema de informação e 60 para gestão ambiental. No Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação, do Rio de Janeiro, em Quintino, são 38 vagas para o curso de análise de sistemas informatizados. O Instituto Superior de Tecnologia em Ciência de Computação de Petrópolis oferece 60 vagas para tecnologia da informação e da comunicação. E, no Instituto Superior de Ciências Agrárias de Campos são 60 oportunidades para o curso de horticultura.

E, 540 vagas são para Licenciatura em Pedagogia nos Institutos Superiores de Educação de Bom Jesus de Itabapoana (80 vagas), Itaperuna (120), Santo Antonio de Pádua (80), Três Rios (40), no ISEPAM em Campos são 120 e, para o ISERJ são 100 oportunidades.

O concurso é coordenado pela Fundação Dom Cintra, as provas estão marcadas para o dia 19 de julho, entre 14h e 18h, em local a ser informado nos cartões de confirmação de inscrição. Mais informações como endereço dos pólos do programa Faetec Digital e o conteúdo para estudo, podem ser encontradas no manual do concurso que também está no site http://www.faetec.rj.gov.br/ ou pelo telefone (21) 2332-4085 ou 2332-4083.

Fonte: FAETEC

SAIBA MAIS >

O Espaço Fazenda Legal foi uma das grandes novidades da Merco Noroeste 2009

segunda-feira, junho 29, 2009

Nessa 11° Edição da Feira Merco Noroeste, uma grande novidade foi o Espaço Fazenda Legal, sob a coordenação da Faerj – Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, e do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que desenvolveram atividades do programa Fazenda Legal. Este programa tem o objetivo de profissionalizar a administração das propriedades de pequenos e médios proprietários rurais, através de treinamentos e cursos.

Fonte: Itaperuna Notícias

SAIBA MAIS >

Sistema FIRJAN promoverá Festival Sesi Música

segunda-feira, junho 29, 2009

O Sistema FIRJAN através do Sesi-RJ, promove entre agosto e setembro o Festival Sesi Música, destinado aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes diretos, com o intuito de oferecer oportunidades de integração na cultura musical e melhorar o desenvolvimento profissional.

O Festival será realizado em etapas estadual e nacional, com duas categorias, músicas inéditas (letra e música) e não inéditas (músicas já gravadas e editadas). O objetivo é fazer o intercâmbio e a troca de experiências entre trabalhadores da indústria que desempenhem também a função de músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que valorizem todos os gêneros e estilos da música popular brasileira.

Em Itaperuna as inscrições foram até o último dia 10 de julho.

Para maiores informações basta acessar a página do projeto: www.firjan.org.br/sesimusica

Fonte: FIRJAN

SAIBA MAIS >

Cooperafa com escritório central em Itaperuna

segunda-feira, junho 29, 2009
O escritório central administrativo da Cooperafa – Cooperativa Regional de Agricultura Familiar está funcionando em Itaperuna desde o último dia 1° de maio.

De acordo com Jean Samel, presidente da cooperativa, o motivo da mudança aprovada pelo Conselho de Administração foi o fato de “Itaperuna ser centralizada no Noroeste Fluminense e, principalmente, devido a diversificação das atividades, admitindo caprino de leite, agricultura orgânica e atualmente café, entre outras, ocorrendo um aumento substancial nas atividades”.

o Presidente Jean Samel disse ainda que toda a estrutura existente em Porciúncula continua a funcionar sem nenhuma perda para aquele município e muito menos para os produtores, além de não haver nenhuma demissão em consequência da mudança.

O novo escritório da Cooperafa está funcionando no antigo Mercado do Produtor, no Km 2 da BR 356 e num futuro próximo também será aberta no mesmo local uma nova loja com todos os produtos da cooperativa. Samel ressaltou que a instalação em Itaperuna só foi possível a partir de uma parceria com a Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Itaperuna e articulação do Sebrae/RJ.

Serviço: Tel.: (22) 3822 – 4000.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >