06/28/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

domingo, junho 28, 2009

Caso das estudantes suspeitas de terem contraído o vírus H1N1

domingo, junho 28, 2009
As autoridades da área de Saúde de Itaperuna monitoram de perto o caso das três estudantes de Medicina que estão com suspeita de infecção pelo vírus influenza A (H1N1), também popularmente conhecida como gripe suína. Em nota oficial, o Secretário de Saúde do município, Carlos Alberto Carpi, pede para que a população não fique preocupada.

Uma equipe de Epidemiologia do Estado do Rio esteve aqui na cidade, no último dia 18, colhendo material das três pacientes para análise. No mesmo dia, a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil informou, em nota oficial, que o secretário da pasta, Sérgio Côrtes, encontra-se em isolamento domiciliar, também com suspeita de contrair o vírus da Gripe Suína.

As jovens, acompanhadas de mais duas amigas, desembarcaram de uma viagem para Buenos Aires, capital da Argentina, no último dia 13, em São Paulo. O país é considerado de alto risco, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As outras duas estudantes estão em suas cidades, uma em Minas Gerais e a outra no Espírito Santo. Quanto às demais pessoas que tiveram contato com elas na viagem, estão sendo procuradas pela equipe de Epidemiologia do Rio, para possível monitoramento.

De acordo com Neide Novaes, enfermeira de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, as estudantes passam bem. "Uma das meninas estava desidratada. Fomos lá e tomamos as providências cabíveis. Hoje ela está bem melhor". Para evitar o desespero na cidade, o Secretário Carlos Alberto Carpi, tenta tranquilizar a população. "O mais importante é manter essas meninas isoladas e isso já está sendo feito". Sobre a gripe Influenza A, o Secretário esclareceu que dificilmente a pessoa vem a falecer. "A grande maioria vai ter fortes dores no corpo, mas o risco de óbito é mínimo".


Fonte: Folha de Italva
SAIBA MAIS >