05/15/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

sexta-feira, maio 15, 2009

Concha Acústica

sexta-feira, maio 15, 2009
A Concha Acústica já está na fase de concretagem. A próxima fase da obra será o acabamento. Estima-se que em 30 dias o projeto seja concluído.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Nova iluminação

sexta-feira, maio 15, 2009
De acordo com Sandro Bastos (Boi), secretário Municipal de Transporte, a Avenida Cardoso Moreira está recebendo uma nova iluminação. “Todos os super-postes e os postes convencionais que vão da prefeitura até faculdade Redentor terão as lâmpadas trocadas. Esse foi o compromisso que a Ampla firmou com a prefeitura e vai proporcionar uma considerável economia no consumo de energia”.

As novas lâmpadas são de vapor metálico (luz branca), que proporciona melhor claridade ao ambiente. O “Carvalhão”, caminhão que possui uma grua especializada para a troca em super-postes chamou a atenção das pessoas que passavam pelo Centro.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Placas de Sinalização

sexta-feira, maio 15, 2009
Os 120 anos de Itaperuna já estão marcados na história do município devido à movimentação que se nota pela cidade. São melhorias há muito almejada pela população e que aos poucos vão mudando o visual da cidade. Quem transita pela cidade percebe que as novas placas de trânsito melhoram consideravelmente o nível de informação, principalmente para quem não reside na cidade.

Segundo Enio Borges, diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demut), todas as placas do Centro serão trocadas. “Estamos mudando as placas de sinalização. O Centro ganhará placas novas e as antigas serão reformadas e reaproveitadas nos bairros”. Além das placas, redutores de velocidade serão espalhados pela cidade a fim de ajudar a minimizar os acidentes de trânsito. “Vamos pintar os meio-fios, sinalizando principalmente os locais proibidos para estacionamento”, complementa o diretor.

“Também estamos estudando a possibilidade de instalar dez radares nos pontos mais crítico da cidade devido ao número de acidentes ocorridos. Nossa intenção para o futuro é substituir todos os redutores por radares”, diz Enio. A Rua General Osório foi uma das primeiras a receber os redutores. Boa Ventura, Rua Chequer Jorge, Avenida Zuelo Sola, dentre outros pontos, estarão recebendo redutores de velocidade.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte V

sexta-feira, maio 15, 2009

DESFILE EMPOLGANTE

Milhares de pessoas assistiram na tarde deste domingo (10), na Avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, ao desfile cívico em homenagem aos 120 anos de emancipação político-administrativa do município. O público participou com animação e contagiou com palmas e assobios os desfiles das representações que reuniram centenas de integrantes.

Para facilitar a organização do evento o desfile foi dividido em fases. A primeira teve a participação do Tiro de Guerra, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil; grupos de escoteiros e Cruz Vermelha. Logo após foi o momento da Apae, escolas municipais, estaduais, particulares e instituições.

O desfile das escolas municipais teve como tema “Itaperuna, 120 anos da germinação à frutificação”, que contou a história do município repartida em décadas. As escolas Lincoln Barbosa de Castro, Dr. Auto de Oliveira Pinto e Jardim Maria Madalena Magacho levaram as criançinhas de 03 a 05 anos para o desfile. A Escola Municipalizada Bezerra de Menezes apresentou “a chegada do desenvolvimento”.

O surgimento da Imprensa no município foi abordado pela Escola Nossa Senhora das Graças. Já a Escola Oscar Jerônimo da Silva falou sobre “uma década de promessas”. A criação do Hospital São José do Avaí foi representada pela Escola Águas Claras. A Escola José de Paula Nogueira apresentou “águas de Raposo: frutificando o turismo em Itaperuna”. A Escola Humberto de Campos evidenciou os empreendimentos da década de 40 que contribuíram com o crescimento da cidade. A Escola Henriete Morineau (Ciep 264) desfilou representando a “sociedade musical itaperunense. Arte e cultura tocando vidas”. A Educação, a Industrialização, o Lazer e a Cultura foram abordados pela Escola Sítio São Benedito. A Escola Francisco de Mattos Ligiéro desfilou com o enredo “Itaperuna, berço de grandes obras e pessoas”. A Escola Henriett Amado (Ciep 467) abordou “uma década de cidadania”.

As obras realizadas durante a década de 1990 foram abordadas pela Escola Elzo Galvão da França. A chegada dos cursos técnicos, profissionalizantes e da universidade foram retratadas pela Escola Municipal Theodomiro Souza Coelho.

A última etapa da comemoração foi marcada pela primeira apresentação dos estudantes da rede federal de ensino Ifet (Instituto Federal Tecnológico de Campos), representados pela fanfarra da instituição, além da apresentação dos integrantes do movimento “Desperta Débora”.

Os elogios também foram para as apresentações das escolas do Estado. A fanfarra do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, uma das mais animadas do desfile, arrancou aplausos da platéia. A Secretaria Municipal de Saúde, que atuou com ambulâncias para eventuais situações de emergências no desfile cívico, foi muito bem representada através do desfile dos idosos do Programa Feliz Idade que levaram para avenida muito entusiasmo e os trabalhos de promoção e prevenção da saúde, que são realizados para a terceira idade. Na ocasião, integrantes do projeto também homenagearam a família do prefeito Cláudio Cerqueira Bastos.

No final, desfilaram os integrantes do Clube Sombra´s, com suas motos exóticas, que atraíram a atenção, principalmente, das crianças. Um garotinho com uma mini-moto na frente do pelotão encantou o público que foi ao delírio.

Fonte: DECOM

SAIBA MAIS >

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte IV

sexta-feira, maio 15, 2009
A SOLENIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL

O período da manhã no dia 10 de maio foi dedicado à “Solenidade em Comemoração aos 120 Anos de Itaperuna”. O vereador Sérgio Zampier destacou o equilíbrio apresentado pela Câmara e parabenizou o prefeito.

“A nossa responsabilidade em representar essa Câmara centenária é muito grande. Ainda bem, que a Câmara Municipal de Itaperuna tem sido conduzida com equilíbrio e eficiência. Parabenizo o prefeito Claudão pelos 120 anos da cidade. Um prefeito que é exemplo de homem público! A imagem, a figura de Claudão, se mistura e se confunde com a história do município”, finaliza o vereador.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte III

sexta-feira, maio 15, 2009
DESAFIO MOTOCROSS ITAPERUNA

No sábado (09), o esporte radical foi a sensação da cidade. O “Desafio Motocross Itaperuna” reuniu milhares de pessoas em uma pista montada atrás do Sesi e agitou a galera durante todo o dia. Foram 11 baterias disputadas “no braço”, como costumam dizer os corredores. Destaque para os itaperunense Tasso Maurício, o “Gordinho Maravilha” que ficou em primeiro lugar na Categoria Nacional, seguido de Cláudio Cazadine e do terceiro colocado, Giovani Montequiare.

Outro itaperunense que fez bonito foi Bruno Abreu, primeiro colocado da categoria Nacional B. Numa das baterias mais disputadas, a MX2, o itaperunense Arian Ramos ficou em terceiro lugar. O “Gordinho Maravilha” também subiu no pódio na categoria MX3, ficando com a segunda posição.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte II

sexta-feira, maio 15, 2009
OS SHOWS

O show evangélico com Bispo Manga e Ministério Vineyard-Rio, na quarta-feira (06), abriu as festividades no palco principal. A dupla sertaneja Gian e Giovani foi sucesso de público no dia 07. A sexta-feira (08) foi um show à parte com a cantora Isabella Taviani, que além de possuir uma bela voz, esbanjou simpatia.

O dia 09 foi simplesmente inesquecível.A Marrom Alcione ratificou o que todos esperavam, simplesmente demais! No domingo (10), o cantor Jamérico mostrou por que foi um dos finalistas do “Programa Raul Gil”. Jamérico se firma no cenário nacional como um grande cantor. No palco 2 a galera não deixou por menos e agitou as noites variando os ritmos. Ramirez Show, Tô a Toa, Forró di Doido, Corcel 74, Walber Meirelles, Banda Joe, Palco Livre e Os Zome.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

120 anos de Itaperuna comemorado em grande estilo - Parte I

sexta-feira, maio 15, 2009
Os 120 anos da cidade de Itaperuna foram comemorados em grande estilo. Cinco dias de festa com portões abertos que certamente ficarão na memória da população. Shows que contemplaram desde artistas da terra como o cantor Jamérico a atrações conceituadas no circuito musical como a Marrom Alcione e a dupla sertaneja Gian e Giovani. No sábado (09), o “Desafio Motocross Itaperuna” reuniu milhares de pessoas em uma pista montada atrás do Sesi. No domingo (10), período da manhã, aconteceu a sessão solene da Câmara Municipal, no teatro do Sesi e na parte da tarde, o tradicional desfile do Dia 10 de Maio.

A abertura oficial da 45ª Exposição Agropecuária de Itaperuna e XL VIII Concurso Leiteiro aconteceu na quinta-feira (07), em frente ao Parque de Exposição da Capil, onde também foi realizada a festa dos 120 anos da cidade de Itaperuna.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, a realização da festa só foi possível devido à sensibilidade do prefeito que não mediu esforços para fazer uma festa de portões abertos para a população”. O presidente da Capil Moacir Seródio, também enalteceu o trabalho daqueles que se dedicam ao crescimento da cidade e proporcionaram uma festa digna para a população.

“Essa festa é sua Claudão! É sua Paulada! É dos homens que gostam de Itaperuna”. O vice-prefeito Fernando Paulada fez um apelo à população no sentido de que não haja violência. “Viemos presentear Itaperuna com uma grande festa de portões abertos. A festa é uma complementação de nossas vidas, portanto, temos que aproveitar as festividades em paz”.

Já o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, Claudão, aproveitou o ensejo para convocar o povo a trabalhar por uma cidade melhor. “Sonhei em voltar para a prefeitura e juntar um secretariado jovem que trabalhe por amor a Itaperuna. Isso nós estamos conseguindo. Peço aos itaperunenses que procure nos ajudar, vamos trabalhar juntos para que a cidade tenha uma nova cara”, finaliza.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Peça Teatral "A Menina do Cabelo Pixaim" será apresentada neste sábado no Teatro SESI

sexta-feira, maio 15, 2009
No dia 16, sábado, às 17h, a programação é para o público infantil com o espetáculo A Menina do Cabelo Pixaim, do grupo teatral de 4 no Ato que apresenta a história de uma menina que não gostava de pentear seus cabelos e sua mãe a deixava presa na torre, sem ter contato com ninguém.

A participação da platéia interagindo no espetáculo é fundamental para o desfecho da personagem principal. Quem conta um conto... aumenta um ponto!

Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN

Apoio: Departamento de Cultura - Prefeitura de Itaperuna, Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

Itaperuna recebe show com o Grupo LiberTango

sexta-feira, maio 15, 2009
A grande atração da próxima sexta-feira, dia 15 de maio, às 20h, no Teatro Sesi Itaperuna é o Grupo LiberTango, formado pela pianista argentina Estela Caldi, pelo saxofonista e flautista Alexandre Caldi, pelo acordeonista e pianista Marcelo Caldi e pelo cantor Marcelo Rodolfo.

O quarteto, que há doze anos pesquisa e reinventa a obra do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla, afirma que a linguagem utilizada pelo músico é moderna e ousada. Piazzolla chega com um instrumental forte e arrojado, com espaço para improvisação que é quase inexistente no tango tradicional. A mistura acaba dando uma cara mais universal ao gênero, que soa sempre atual.

Estela Caldi é mestre em música pela Escola de Música da UFRJ e professora de piano da UniRio, tendo desenvolvido por dez anos trabalho nos Seminários de Música Pro-Arte. Como solista realizou turnês pela Alemanha, França e Portugal, e se apresenta regularmente no Brasil e Argentina. Como camerista tem atuado no Trio UNI-RIO, no Trio Femina, no Blas Rivera Quintet e no LiberTango.

LiberTango é uma referência ao título de um dos mais belos e contagiantes temas de Piazzolla, que mostra uma faceta de sua espetacular obra, incompreendida por muito tempo em seu próprio país, mas hoje, uma referência da alma portenha em todo o mundo (http://www.grupolibertango.com/).

LiberTango: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN

Apoio: Departamento de Cultura - Prefeitura de Itaperuna, Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

XIX Desafio Motocross Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Em comemoração às festividades dos 120 anos de Itaperuna, aconteceu no último dia 09 de maio, às 13h, o XIX Desafio Motocross Itaperuna-RJ.

Foi montada uma pista de aproximadamente mil metros, atrás do Sesi. Também foi montando um palco nas proximidades da pista para a apresentação musical de RAMIREZ SHOW.

A movimentação no local começou por volta das 10h da manhã. O Desafio Motocross distribuiu cinco mil reais em premiação. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer apoiou este evento.


Fonte: Itaperuna Online
SAIBA MAIS >

CAPSad realiza comemoração em Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece no dia 18, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPSad), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre 18 e 22 de maio a Semana da Luta Antimanicomial. O evento, que será realizado no Centro de Atendimento Integrado da Unig - antigo Shopping Bedim, terá palestras e mesa redonda para discutir temas como transtornos mentais e uso de álcool e outras drogas.

De acordo com o coordenador do Programa Saúde Mental Marcelo Damasceno, o evento pioneiro em Itaperuna tem como objetivo a valorização da saúde mental. “Iremos mostrar de forma sucinta este assunto que aflige tantas famílias.

As psicoses leves, depressões e síndromes são mais comuns do que se imagina e isso acaba afetando o comportamento do indivíduo que se vê discriminado pela sociedade”, ressalta Damasceno.
Segundo Marcelo, a Semana da Luta Antimanicomial, que será comemorada com cinco dias dedicados ao assunto discutirá temas de grande importância na área. “Além de palestras e mesas redondas o evento também terá exposição de ações terapêuticas interativas no Centro da cidade, em frente a Chequer Infantil”, ressalta o coordenador, que no ensejo revela outras ações da Coordenação de Saúde Mental.

“Outras mudanças e melhorias estão planejadas e já em andamento como a criação do Conselho Municipal de Políticas de Apoio aos Usuários de Álcool e outras Drogas e a criação de uma horta comunitária para atividades terapêuticas em parceria com a Secretaria de Agricultura”, conclui.

Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

15º VESTIBULAR DO CONSÓRCIO CEDERJ

sexta-feira, maio 15, 2009

Já se encontram abertas as inscrições para o 15º Vestibular do Consórcio CEDERJ.

O Pólo Regional do CEDERJ/UAB de Itaperuna, informa que a inscrição no Concurso Vestibular já começou e irá até o dia 5 de junho de 2009 somente na página www.cederj.edu.br/vestibular. Outras informações de terça a sexta, das 13h às 20h pelo telefone: (22) 3822 4309.

Os cursos oferecidos para o segundo semestre de 2009 são:

• Sistema de Computação

• Administração

• Física

• Ciências Biológicas

• Matemática

O Vestibular acontecerá no dia 04 de julho.

Fonte: Cederj

SAIBA MAIS >

Maconha é encontrada na Casa de Custódia de Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Durante revista de rotina, um funcionário da Casa de Custódia de Itaperuna encontrou maconha no bolso de uma bermuda que estava no varal da cela A. Não há informação sobre a propriedade do entorpecente, que foi apreendido e apresentado na Delegacia Legal de Itaperuna.


Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Mais uma vítima do Golpe por telefone em Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Maria de Fátima Bernardo Antônio, de 53 anos, recebeu uma ligação a cobrar onde o interlocutor anunciou que ela havia sido sorteada em concurso do SBT. Falou para Dona Maria comprar 21 cartões de uma determinada operadora de celular, no valor de R$ 16,00 cada, e seis biscoitos Passatempo, dos quais deveriam ser informados os códigos de barra. Após ouvir várias promessas, deixou o telefone fora do gancho e saiu para comprar os produtos. Quando retornou, passou os códigos dos cartões e ficou desconfiada ao ouvir um ruído de sirene ao fundo. Só então descobriu se tratar de um golpe e que a ligação estava sendo feita de dentro de um presídio. O caso foi registrado na Delegacia Legal de Itaperuna.


Fonte: Rádio Itaperuna
SAIBA MAIS >

Inscrições abertas para Fundação Cecierj/Cederj

sexta-feira, maio 15, 2009
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro - Fundação Cecierj/ Consórcio Ceder, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia - SECT, abriu as inscrições para os cursos de atualização de professores 2009, na modalidade semipresencial, nas áreas de Biologia, Educação em Ciências, Física, Governança: Gestão, Auditoria e TI, Geografia, Informática Educativa, Matemática e Química, voltados para professores das áreas específicas e afins, assim como para graduados e licenciandos de último ano.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, com o preenchimento da ficha de inscrição no site da Fundação Cecierj/ Consórcio Cederj (www.cederj.edu.br), no período de 27 de abril a 24 de maio.
Para se inscrever no curso de atualização de professores, o candidato deverá ter domínio de navegação na internet e um e-mail pessoal ativo. No ato da inscrição o candidato deverá escolher o pólo cujo endereço lhe seja mais conveniente, dentre aqueles onde estão sendo oferecidos os cursos.
Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site www.cederj.edu.br.
Em caso de dúvida, o candidato poderá ligar para os telefones: 0800 2823939 e (21) 2334-1584.
Fonte: Ascom - Fundação Cecierj
SAIBA MAIS >

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde

sexta-feira, maio 15, 2009
A Secretaria Municipal de Saúde informa que as fichas para consultas médicas serão marcadas no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, de segunda a sexta, das 05h às 16h.

Portanto, não é necessário dormir na fila para marcar consulta médica.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Produtores de orgânicos em feira de Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Produtores de orgânicos do Noroeste Fluminense começaram a traçar um plano para participar de feiras em Itaperuna e Santo Antônio de Pádua, para comercialização e divulgação de seus produtos. São 25 empresários da agricultura familiar que cultivam hortaliças, frutas, arroz, feijão, café e plantas ornamentais em Itaperuna, Porciúncula, Miracema e Santo Antônio de Pádua e vão participar com barracas padronizadas e material de divulgação, na feira de Itaperuna, que acontece aos sábados de manhã, na Av. Beira Rio, no Centro, e em Pádua, num local a ser definido.
O trabalho teve início no dia 08 de maio último quando os produtores, orientados pelos agrônomos Manoel Beauclair e Ana Pegorer, da Abio – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, iniciaram o levantamento da produção e da realidade do Noroeste Fluminense.

“Vamos ajudar os agricultores a se organizarem e orienta-los para que façam um planejamento de suas produções e também de trabalho em conjunto, visando um resultado eficiente. O produto orgânico tem grande demanda e o que falta é um trabalho organizacional e coletivo”, disseram.

De acordo com Zequinha Cosendey, técnico do Sebrae/RJ, entidade parceira na realização do trabalho, a primeira oficina para a criação do projeto atingiu seu objetivo.

“No dia oito de maio último fizemos uma projeção da quantidade de produtos necessárias para atender a demanda das duas feiras. E no dia 22 de maio realizaremos a segunda de quatro oficinas no Sebrae/RJ, em Itaperuna, às 9 h, quando definiremos quais produtores vão produzir o quê e em que quantidade”, concluiu.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >

Código Municipal de Meio Ambiente de Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Foi realizada nesta quinta-feira (07), no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna, uma audiência pública referente à criação do “Código Municipal de Meio Ambiente do Município de Itaperuna”. O código é uma norma que disciplina a gestão ambiental do município de Itaperuna, determinando os princípios fundamentais, os objetivos da política ambiental e os instrumentos da política municipal de meio ambiente.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Suisso, a criação do código é fundamental para o recebimento do ICMS Verde pelo município.

O ICMS Verde foi criado em outubro de 2007 e consolida a intenção do Estado do Rio de Janeiro de incentivar a proteção ao ambiente através da incorporação de critérios de conservação ambiental na fórmula de repasse do imposto aos municípios fluminenses.

O secretário Municipal de Planejamento Tiago Armond aposta na criação do código como instrumento relevante na preservação do meio ambiente. “Com esse código o município vai poder criar reservas e proteger resquícios de Mata Atlântica que temos.


Fonte: Prefeitura de Itaperuna
SAIBA MAIS >

Obras da BR-356 estão sendo liberadas

sexta-feira, maio 15, 2009
O início das obras de reestruturação da BR-356, entre a divisa MG/RJ e São João da Barra passando por Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos, já está sendo liberado após intervenção da FIRJAN Noroeste, que por determinação do Presidente Antônio Boechat interagiu junto aos órgãos competentes.

Boechat sugeriu que as obras sejam iniciadas a partir da divisa MG/RJ:

“A divisa MG/RJ é o trecho mais precário da BR-356 devido ao longo prazo em que não sofre melhorias mais profundas”, concluiu.

O investimento para a restauração dos 184,6 km será de R$ 118 milhões.

Há mais de 50 anos a BR-356 não recebe obras de infraestrutura, tendo durante todo esse tempo no máximo recebido pequenos reparos como tapa-buracos.

“Estamos trabalhando também para conseguir melhorias na BR-393, no trecho que corta Bom Jesus, Pádua, Pirapetinga e Além Paraíba. É com a melhoria de infraestrutura que conseguiremos atrair mais investimentos privados, empresa, para a região”, finalizou Boechat.


Fonte: Firjan
SAIBA MAIS >

V Cavalgada Caminho da Pedra Preta

sexta-feira, maio 15, 2009
A V Cavalgada Caminho da Pedra Preta também marcou as comemorações do Dia do Trabalhador em Itaperuna. Os cavaleiros e amazonas saíram do Parque de Exposição da Capil, percorreram algumas ruas da cidade e se dirigiram até o “Parque de Vaquejada JC”, no Bairro Pau Ferro. No local do evento foi servido um almoço, onde estiveram presente o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), os secretários Décio Zampier (Agricultura), Flávio Lemos (Educação), Sérgio Galeão (Cultura, Esporte e Lazer), os vereadores Sérgio Zampier, Alaílton Pontes (Lalá), Emanuel Medeiros (Nel), a assessora de gabinete Nelma Lemos, convidados e centenas de cavaleiros e amazonas.


Fonte: DECOM
SAIBA MAIS >

Polícia registra furto de plantas medicinais

sexta-feira, maio 15, 2009
Izabel Azevedo Uchoa, 29 anos, presidente da Associação Diesin, compareceu na Delegacia Legal de Itaperuna para registrar o furto de algumas plantas medicinais. O furto aconteceu na sede da Associação, que fica no Bairro São Matheus.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >

Algumas escolas de Itaperuna estão entre as piores do Estado

sexta-feira, maio 15, 2009
Entre as piores escolas do Estado, segundo o MEC, estão algumas de Itaperuna, são elas: C. E. Romualdo Monteiro de Barros, C.E. Rotary e C. E. Chequer Jorge.


Fonte: Igreja do Relógio
SAIBA MAIS >

Investerio atrai empresa mineira para Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
Atraída por incentivos fiscais e financeiros do governo estadual, a empresa mineira Carrocerias São Pedro Comércio e Indústria Ltda vai instalar uma filial no município de Itaperuna, na Região Noroeste Fluminense. Orçado em R$ 4,8 milhões, o empreendimento recebeu R$ 1,2 milhão da Investerio, a agência de fomento do estado, e vai entrar em operação no segundo semestre, gerando pelo menos 140 empregos diretos na região. Criada há 47 anos, no município de Muriaé (MG), a empresa espera dobrar a produção com a nova fábrica, passando a produzir 350 carrocerias por mês.

Além do ICMS reduzido, a empresa obteve uma linha de financiamento do Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (Fremf), administrado pela Investerio, que oferece a menor taxas de juros do país para o segmento industrial (2% ao ano) e um longo prazo de pagamento.

A assinatura do contrato aconteceu no último dia 15, na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e contou com a presença da subsecretaria Renata Cavalcanti, do presidente da Investerio, Maurício Chacur, do diretor de Operações da agência, Luciano Velasco, e do proprietário da empresa, Roberto Braz.


Fonte: InvesteRio
SAIBA MAIS >

Investe Rio financia empresa Itapel Comércio de Embalagens

sexta-feira, maio 15, 2009
A agência de fomento do Estado do Rio de Janeiro - Investe Rio – concedeu, no dia 30 de abril, financiamento de R$ 240 mil para a ampliação da empresa Itapel Comércio de Embalagens, sediada em Itaperuna, noroeste fluminense. Os recursos serão empregados na construção de um grande galpão para a estocagem e distribuição de produtos comercializados pela empresa (copos descartáveis, sacolas e embalagens em geral).

O empreendimento vai gerar mais 15 empregos diretos e outros 20 indiretos na região, segundo o presidente da Itapel, João Tiradentes Gualandi. A empresa se beneficiou com as condições de financiamento do Fundo de Recuperação Econômica dos Municípios Fluminenses (FREMF), administrado pela Investe Rio: taxa de juros de 2% ao ano, com 18 meses de carência e até 48 para pagamento.


Fonte: Folha de Italva
SAIBA MAIS >

Café do noroeste receberá indicação geográfica

sexta-feira, maio 15, 2009
Foi realizado no último dia 29 de abril, em Itaperuna, um encontro que deu início ao processo de obtenção da Indicação Geográfica (IG) para o café produzido no Noroeste do estado. O foco pretendido no setor é a obtenção da IG para o café produzido na região, mas outros setores mostraram potencialidade para o desenvolvimento do processo, como o mel da mesorregião do Itabapoana, o vinho de jabuticaba de Varre-Sai, o artesanato e a pesca artesanal do Noroeste e as rochas ornamentais do APL da região. O evento contou com as palestras As IGs como Instrumento de Desenvolvimento Rural Sustentável e A IG da Cachaça de Paraty.

São parceiros da iniciativa o Sebrae/RJ, o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), prefeituras da região, a Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense (Coopercanol), incorporada à Cooperativa Regional de Agricultura Familiar (Cooperafa) e a Escola Técnica Ildefonso Borges, de Bom Jesus do Itabapoana.


Fonte: Folha de Italva
SAIBA MAIS >

Crescimento do setor comercial de Itaperuna

sexta-feira, maio 15, 2009
A vinda das universidades para a cidade de Itaperuna sem dúvida foi um boom para a economia local, principalmente para o comércio. Comerciantes e pequenas empresas tiveram que se adaptarem as novas exigências do mercado, com um consumidor mais bem informado e exigente, além do aumento na competitividade.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itaperuna (ACE) Edmilson Ladeira afirma que mudanças foram necessárias. "Para crescer é preciso sair do comodismo, mostrar que pode realizar mais e melhor. O papel da ACE é justamente provocar isso no empresário para que ele se conscientize da importância de se aperfeiçoar cada vez mais", afirmou.
De acordo com Edmilson o comércio de Itaperuna pode ser classificado como um bom comércio. "As lojas são climatizadas, informatizadas. São lojas bem montadas e estruturadas", disse. Os setores comerciais que conseguiram se adequar às novas exigências do mercado sobreviveram e estão crescendo a cada dia.
Prova disso são empresários antigos na cidade, que estão no ramo e frente a frente na disputa com as grandes redes instaladas na cidade na busca por sua clientela: a Casa e Vídeo, Casas Bahia, Ponto Frio, Cacau Show, Bob´s, dentre outras.
SAIBA MAIS >

Cine Glória é transformado em Centro Cultural de Itaperuna e apresenta novas atividades

sexta-feira, maio 15, 2009
O Centro Cultural de Itaperuna engloba o Cine Glória, com sessões de terça a domingo e abre seu espaço para interatividade com escolas da cidade e região, gravação de programas de TV, cursos de teatro e cinema, além de peças teatrais e concertos.


Fonte: Itaperuna Notícias
SAIBA MAIS >

Nova Prefeitura

sexta-feira, maio 15, 2009
A prefeitura municipal de Itapeuna retomou o terreno, onde funcionava a APAE que havia sido cedido para construção de um clube do SESC, que recebeu visibilidade política através da mídia, gerando uma falsa expectativa junto à sociedade. No atual governo ganha corpo a idéia de construir no local um Centro Administrativo centralizando todas as secretarias da prefeitura.


Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Professora Josefa Maria assume o Departamento de Cultura

sexta-feira, maio 15, 2009
A professora Josefa Maria Barreto de Souza, assumiu o departamento de cultura da prefeitura Municipal de Itaperuna, cheia de entusiasmo e com objetivo de unir todos os seguimentos culturais do município para ganhar maior expressividade. Ela espera contar com apoio de todos.


Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >