03/30/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

segunda-feira, março 30, 2009

A Árvore que produz poesia

segunda-feira, março 30, 2009

Quem passa pela Avenida Cardoso Moreira certamente já deve ter se deparado com uma árvore que chama a atenção não pela sua beleza ou por sua grandiosidade, mas pelo seu fruto. Trata-se de um fruto diferente de qualquer outro já visto, algo raríssimo. É um fruto que nos faz refletir e nos impulsiona também a pequenos gestos. Ele pode tomar mais doce a vida daqueles que param para admirá-lo.

Esse fruto pode ser saboreado por aqueles que passam em frente à casa do senhor Renauld Boechat, um vizinho do Colégio Estadual 10 de Maio, que brinda à cidade de Itaperuna com suas poesias. Ao contrário de outros frutos, esse alimenta nossa alma.

Quem nunca teve curiosidade de, ao passar pela avenida, desacelerar o passo só para ler 0 que está escrito naquelas plaquinhas que ficam penduradas na árvore da casa do senhor Renauld? Quem nunca deixou escapulir um sorriso ao ler suas rimas que retratam diferentes situações cotidianas? Quem nunca ficou na expectativa de saber quais seriam os versos que estariam pendurados, quando uma plaquinha sai para dar lugar a outra?

Este é, sem sombra de dúvida, um exemplo que deveria ser seguido. Por que não plantarmos tambem árvores que dêem poesias? Quem sabe se nós também as escrevêssemos ependurássemos nos troncos das árvores, nas janelas das nossas casas, nas paredes e corredores das escolas ou quem sabe se as recitássemos em praça pública, nossa famílias, nossas escolas e nossas crianças se tornassem mais sensíveis?

Renauld Boechat,
nascido em 13 de agosto de 1918
e falecido em 28 de fevereiro de 2009.


SAIBA MAIS >

Robério do C.E.10 de Maio é Bronze na Olimpíada de Matemática

segunda-feira, março 30, 2009

Parabéns!
ROBERIO ESTEPHANELI CORTY RIBEIRO/
C.E. DEZ DE MAIO
ITAPERUNA/ RJ/ Bronze
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
Projeto voltado para a Escola Pública, seus estudantes e professores, que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática.
Idealizada para ser um projeto de longa duração, a OBMEP se caracteriza por um conjunto de atividades que vão desde a aplicação e correção das provas até o Programa de Iniciação Científica realizado em diversas partes do país. Graças a essas atividades, está se formando, gradativamente, uma rede de capacitação de alunos e professores em muitas escolas públicas do país. Dentre essas atividades, destacam-se:
· a produção de material didático que vem sendo amplamente utilizado em vários projetos;
· o Estágio dos Professores premiados, que permite a professores de todo o país o contato com material didático de excelência;
· o Programa de Iniciação Científica Jr. que envolve alunos premiados com bolsa do CNPq, e professores orientadores em pólos de atividades espalhados pelo país;
· encontros com alunos premiados e seus professores, visando promover a inovação e o aprimoramento acadêmico nas atividades das escolas participantes da OBMEP.
Em 2008 a OBMEP chega a sua quarta edição. Em 2007, a OBMEP contou com a participação de mais de 17 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros.
SAIBA MAIS >