03/19/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, março 19, 2009

Estudos de Hidrologia em Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
Profissionais da Agência Nacional das Águas (ANA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Defesa Civil, Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e os secretários do Meio Ambiente, Planejamento e Agricultura de Itaperuna se reuniram no dia 17 de março para uma visita técnica de reconhecimento das áreas que sofrem com as enchentes em Itaperuna.

O objetivo do encontro foi discutir questões referentes aos problemas ocasionados pelas cheias, bem como desenvolver um estudo de viabilidade de desvio das águas do rio Muriaé (quando houver excesso), de forma a se evitar os alagamentos na cidade.

Segundo Ney Maranhão, superintendente adjunto de planejamento da ANA, há um esforço integrado para tentar solucionar o problema na cidade. “Estamos fazendo contatos, consultas e observações para elaborar um termo de referência. A ANA vai patrocinar esse estudo sem que haja custos para o município. Quando o estudo estiver pronto, conheceremos os locais mais atingidos e a partir desses dados, vamos redigir um documento que reflita a realidade do município”.

Os estudos irão abranger áreas das bacias hidrográficas dos rios Muriaé, Carangola e Pomba. Durante a visita, os técnicos também visitaram os bairros Vinhosa, Frigorífico, Cehab e imediações da zona rural. Ainda de acordo com Maranhão, a primeira etapa do levantamento deverá ser concluída no final deste ano. Em 2010, haverá mais um detalhamento e complemento dos estudos.

O superintendente da ANA ressaltou a importância de elaborar um “Plano de Contingência”. “Investir na comunicação entre os órgãos é fundamental. Criar um sistema de alerta onde se possam passar dados em tempo real, informando sobre as cheias nas cidades acima do rio Muriaé é essencial. Também é importante preparar a população para receber esse alerta, treiná-la para isso”, finaliza.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

"Promovendo a saúde em Itaperuna"

quinta-feira, março 19, 2009
“A saúde está muito mais ligada ao modo de viver das pessoas do que a idéia hegemônica da sua determinação genética e biológica”. Com essa frase, a nutricionista Elaine Freitas sintetizou o tema de sua palestra “A Política Nacional de Promoção da Saúde”, ministrada no fórum de discussão “Promovendo a saúde em Itaperuna”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Faculdade Redentor e Funita.

O evento aconteceu no dia 12 de março, nas dependências da Faculdade Redentor e reuniu enfermeiros, estudantes dos cursos de Nutrição e Educação física, além de profissionais da área de saúde. A alimentação saudável e a prática de atividades físicas foram os temas de destaque do fórum, que ainda apresentou as seguintes palestras: “Alimentação e Nutrição na Atenção Básica - Hábitos Alimentares Saudáveis”, “Atividade Física na Atenção Básica” e “Promovendo a Saúde em Itaperuna”.

Segundo Valber Meireles, assessor da Secretaria de Saúde, o fórum é apenas o início das atividades que serão realizadas nas unidades do PSF (Programa de Saúde da Família). “Hoje é o pontapé inicial. Estamos desenvolvendo várias atividades até o mês de dezembro. Inicialmente o programa estará contemplando oito unidades de saúde da família. Nossa intenção é dinamizar e promover verdadeiramente a saúde em Itaperuna”.

Quando se pensa em saúde tem que se pensar em qualidade de vida, e isso, implica a necessidade de melhorar os hábitos alimentares da população através de uma reeducação alimentar. Não menos necessário é uma campanha de conscientização de que as atividades físicas podem prevenir uma série de doenças e a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para envolver toda a sociedade neste projeto.

De acordo com Elaine Freitas, o grande desafio dos profissionais da saúde é realizar um atendimento igualitário e universal, preocupando-se com cada pessoa individualmente. “Nosso usuário está inserido no contexto social. Temos o desafio de ter esse olhar diferenciado. Não lidamos somente com vírus e bactérias, trabalhamos com seres humanos. A programação da saúde exige criatividade e iniciativa que vão além do biológico, além do que vocês aprenderam em sala de aula”.

O evento demonstrou a importância de se encarar a saúde como qualidade de vida. Alimentação saudável e a prática de exercícios físicos proporcionam bem-estar a todos. “Promovendo a Saúde em Itaperuna” é o início de um trabalhado voltado para o compromisso social. Participaram do evento o secretário Municipal do Meio Ambiente Eduardo Suisso (Futuca) e o subsecretário Municipal de Obras Michel Pontes.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

“Chá das 7” em homenagem às mulheres

quinta-feira, março 19, 2009
Celebrado no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher comemora os feitos econômicos, sociais e políticos alcançados pelas mulheres. Sabedora da importância do papel representativo da mulher na sociedade, a Escola Municipal Humberto de Campos promoveu, na última segunda-feira (09), o “Chá das 7”. A comemoração contou com a presença da palestrante Catarina Correia, missionária, que discorreu sobre o tema “As grandes mulheres da Bíblia”.

Segundo Rutiléia P. da Costa, diretora geral, a homenagem ao Dia Internacional da Mulher é mais do que justa para com as mulheres da localidade. Mulheres fortes e batalhadoras, que estudam e/ou zelam pelo aprendizado dos filhos. “Nós queremos a comunidade mais participativa na escola e hoje, especificamente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, buscamos valorizar as mulheres que fazem parte dessa escola. Separamos um versículo que reflete essa comemoração: a mulher sábia edifica a sua casa, a insensata, com as próprias mãos a derruba”.

O orientador pedagógico Márcio Monteiro acredita na aproximação entre a escola e a comunidade. “A comunidade não pode ficar distante. Esse tipo de evento abre espaço para nos interagirmos e conseqüentemente, a comunidade passa a sentir parte da escola”. Já Saionara Rabelo, diretora adjunto, ressalta a importância do caráter informativo da palestra. “Espero que as mães percebam através dessa palestra que elas são peça-chave na educação dos filhos”.

A Escola Municipal Humberto de Campos desenvolve projetos complementares para desenvolver a capacidade dos alunos. De acordo com Rutiléia, neste mês de março a escola irá oferecer uma série de oficinas para os alunos. “Estamos montando turmas de jiu-jítsu, dança, culinária, manicure e pedicure que serão oferecidos em horários alternativos para que todos os alunos possam participar. Posteriormente esses cursos serão oferecidos para a comunidade”.

Em breve, a nova escola Humberto de Campos estará em funcionamento com moderna infra-estrutura: biblioteca, laboratório de informática, videoteca, sala de leitura, auditório e instalações adequadas para a prática do aprendizado e do ensino.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Oficina do projeto Águas do Noroeste

quinta-feira, março 19, 2009
O projeto de turismo Águas do Noroeste desenvolveu no último dia 11 de março, no Sebrae/RJ, uma oficina para definir as metas de trabalho para o período 2009/2011.

De acordo com o gestor do projeto e técnico do Sebrae/Rj, Nélson Rocha, os planos serão traçados “levando-se consideração principalmente as datas festivas e eventos comemorativos em cada município”.

São participantes e parceiros o Sebrae/RJ, as prefeituras municipais de Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Varre Sai e Bom Jesus do Itabapoana, a TurisRio, a Fenorte, o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e o Sindicato dos Hotéis.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Conclusão do Planejamento Estratégico

quinta-feira, março 19, 2009
No último dia 13 de março, no Sebrae/RJ, em Itaperuna, aconteceu a conclusão do Planejamento Estratégico das Confecções do Noroeste Fluminense.

Este novo grupo de empresários do setor está trabalhando para atender suas demandas e traçar quais são seus os principais objetivos.

Participam confecções de diversos setores, entre elas moda lingerie noite, íntima, feminina, cama, mesa e banho e infantil, de cidades do Noroeste Fluminense.

O Sincronerj – Sindicato das Confecções do Noroeste Fluminense, tem participado das reuniões e de acordo com a gestora do Projeto Confecção na Região Noroeste e técnica do Sebrae/RJ, Ísis Azevedo, as empresas estão “sugerindo, opinando e apresentando propostas para o desenvolvimento dos trabalhos”.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Reparo da rede de esgoto na Rua 10 de Maio

quinta-feira, março 19, 2009
A Secretaria de Obras de Itaperuna ainda trabalha na recuperação dos prejuízos causados pelas enchentes. Ruas estão sendo calçadas, estradas vicinais recuperadas, limpeza de bueiros e ruas são diariamente realizadas. Há também uma preocupação por parte da Secretaria em reparar as redes de esgoto danificadas.


A Rua 10 de Maio está temporariamente interditada para o reparo da rede de esgoto. A obra está em andamento e uma parcela considerável da rua será aberta.




Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Representante do PAC visita Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
Na última segunda-feira (16), o prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos – Claudão – recebeu a visita do deputado estadual Rodrigo Neves, que também é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e da Comissão Especial de Acompanhamento do PAC na Alerj. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Planejamento e reuniu autoridades políticas da cidade.

“Minha visita aqui é no sentido de dialogar com o senhor [Claudão] e ouvir as reivindicações para levá-las ao governador e aos ministros do Lula”. Com essas palavras, o deputado possibilitou que algumas questões entrassem na pauta de discussão.

“Dependemos de apoio dos governos para realizar as obras. Quero crer que os políticos queiram ajudar Itaperuna. Precisamos de caminhos para arranjar recursos. Ficamos felizes quando encontramos com deputados que possam olhar por Itaperuna. Estamos trabalhando e vamos fazer muitas obras com a ajuda de todos”, diz Claudão.

Segundo Claudão há algumas obras prioritárias para a cidade. Dentre elas está a revitalização da Beira Rio, a ponte que ligará os bairros Frigorífico e Carulas aos bairros Aeroporto e Corpo de Bombeiros (Matadouro), e principalmente, a “Estrada do Contorno” que desviará o trânsito pesado da BR 356 que passa pelo centro da cidade. Para Tiago Armond, secretário Municipal de Planejamento, a obra é de extrema necessidade para a cidade. “O contorno rodoviário é uma causa de mais de 20 anos e vai dinamizar o município nos próximos 50 anos”.

Depois que o prefeito Claudão explicou os benefícios que a “Estrada do Contorno” trará para a cidade, passou uma cópia do projeto da obra para o deputado. O deputado se prontificou em interceder pela inclusão da obra no PAC. “Vamos encaminhar ao Dnit e à ministra Dilma Rousseff como prioridade de inclusão. Temos que aproveitar a existência de uma licitação em curso e que existe vontade política em fazer a obra para adicionarmos ao PAC”, diz Rodrigo Neves.

O deputado se despediu tecendo elogios à vitalidade do prefeito Claudão, que tem 90 anos. “Estou impressionado com a sabedoria, disposição e estratégia que o governo do senhor tomou. Acho que a cidade está bem encaminhada no sentido de buscar o crescimento”, finaliza o deputado.


Fonte: Portal Click
SAIBA MAIS >

Dnit tapa buracos em trecho que liga Campos a Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está realizando a Operação “Tapa-Buracos” na BR-356, no trecho que liga Campos ao município de Itaperuna. As obras tiveram início em fevereiro deste ano, quando o órgão assinou contrato com duas empresas do Rio de Janeiro para os serviços de manutenção da rodovia, em toda sua extensão.

O superintendente do Dnit/Rio, Marcelo Contrin, esteve no local para vistoriar os trechos que estão sendo recuperados.

Segundo a assessoria do Dnit, no Rio, além da Operação “Tapa-Buracos”, estão sendo feitos serviços de capina e pintura da faixa de domínio. Não foi divulgado um prazo para término da obra. A assessoria informou também, que já está em fase de licitação, o projeto para restauração da pavimentação de toda a rodovia, que deverá ser executado em dois anos.


Fonte: Portal Click
SAIBA MAIS >

Governo libera primeiras linhas de financiamentos do PAS em Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
Lançado oficialmente no município de Itaperuna, no último dia 14, pelo governador Sérgio Cabral e o presidente da INVESTE RIO, Maurício Chacur, o Programa de Apoio Solidário (PAS) atendeu ao todo mais de 450 empreendedores em 11 municípios do norte e noroeste do estado que tiveram prejuízos com as enchentes deste verão. Só no posto avançado da INVESTE RIO instalado em Itaperuna (Avenida Cardoso Moreira 841, sobreloja, sala 13 – Centro) - foram feitos uma média de 25 a 30 atendimentos/dia. Na próxima terça-feira (10/03), o governador e o presidente da agência voltam ao município para fazer um balanço oficial do programa e entregar os primeiros cheques referentes as linhas de financiamentos já liberadas pela agência aos empreendedores locais.

- Na próxima terça, dia 10, assinaremos os cinco primeiros contratos e entregaremos os primeiros cinco cheques aos empresários – anunciou o presidente da INVESTE RIO. Ele adianta que, devido a grande demanda, técnicos da agência permanecem em Itaperuna até o fim da semana e que planos para montar o posto avançado da agência em outro município da região já estão em andamento, sendo divulgado em breve.

Criado em caráter emergencial, o PAS visa conceder financiamentos - de forma simplificada e com juros abaixo do mercado – para a aquisição de máquinas, equipamentos, a reconstrução de galpões, recomposição de capital de giro, entre outras demandas. Segundo Maurício Chacur, o montante destinado pela INVESTE RIO ao programa é de R$ 15 milhões. Para pessoas físicas, o limite de financiamento é R$ 5 mil, com taxas de juros de 12,25% ao ano e prazo de até 15 meses para o pagamento, sendo 3 meses de carência. Para pessoas jurídicas o limite sobe para R$ 50 mil, com juros entre 7,25% e 9,25%, e prazo de até 24 meses para pagar (com até 12 meses de carência).


Fonte: Portal Click
SAIBA MAIS >

Suceção de Claudão

quinta-feira, março 19, 2009
Com sua competência empresarial e aguçada visão política, o Sr. Wilson Chequer Jorge, não tem dúvidas de que o prefeito Cláudio Cerqueira Bastos já está preparando o seu filho o promotor público Cláudio Filho para ser o seu sucessor.


Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Posse no Tribunal de Justiça-RJ

quinta-feira, março 19, 2009
O mês de fevereiro marcou, de forma indelével, a classe operadora do Direito e a sociedade de Itaperuna com a posse no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, como membro do Conselho da Magistratura, juntamente com outros quatro integrantes, um dos filhos mais ilustres e queridos dessa terra: o Desembargador Luiz Leite Araujo.


Fonte: Jornal Mania de Saúde
SAIBA MAIS >

Musical Renato Russo Hoje em Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
O Circuito Cultural SESI-RJ traz mais uma apresentação para Itaperuna, ontem à noite teve a apresentação do monólogo musical Renato Russo. Escrito por Daniela Carvalho de Miranda, dirigido por Mauro Mendonça Filho e encenado por Bruce Gomlevsky, o espetáculo aconteceu no Teatro SESI Itaperuna.

Gomlevsky passa duas horas em cena para contar a história de Renato, desde a adolescência em Brasília, passando pelos dois anos em que o músico viveu numa cadeira de rodas, lutando contra uma doença raríssima chamada epifisiólise, até o estrelato. O roteiro inclui passagens que mostram a banda Aborto Elétrico, as dores e alegrias vividas com a Legião Urbana, a chegada do filho Giuliano, a declaração assumindo a homossexualidade e o desejo de recolhimento.

Na peça, que inclui show, projeções e banda ao vivo, Bruce interpreta 22 músicas. Algumas delas são grandes sucessos da banda Legião Urbana, outras fazem parte dos discos solo que Renato lançou. O trabalho de Bruce na elaboração da personagem Renato Russo foi tão minucioso que a semelhança entre os dois impressionou a própria família do cantor.


Fonte: Central Gonzo
SAIBA MAIS >

Sandra de Sá em Itaperuna

quinta-feira, março 19, 2009
O Circuito Cultural SESI-RJ apresentou no dia 10 de Março em Itaperuna o show de Sandra de Sá no Teatro SESI às 20h.


Fonte: Central Gonzo
SAIBA MAIS >