02/05/09 - Itaperuna Notícias

Últimas

Post Top Ad

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Notebooks grátis para os alunos

quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Em novembro de 2008 a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. O projeto compreende dois programas: Avaliação Externa do Desempenho Escolar, que vai ajudar a SEEDUC a ter uma visão global do ensino na rede, e Avaliação Diagnóstica do Desempenho Escolar, ferramenta para uso da escola. As duas formas de avaliação, desenvolvidas em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da universidade mineira, vão produzir informações sobre o desempenho dos alunos, possibilitando aos professores o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e, aos gestores, a adequada aplicação de recursos para a eficácia escolar.A Avaliação Externa, com o objetivo de mostrar se as escolas estão fazendo um bom trabalho e se estão elevando o nível de aprendizagem dos alunos, aconteceu no dia 26 de novembro com a aplicação de testes de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).Como incentivo aos alunos, a Secretaria vai dar 2 mil notebooks para os melhores colocados do 9º e do 3º ano – mil para cada série.

E entre os alunos que receberão os notebook, no próximo dia 17 de fevereiro, em uma solenidade no Rio de Janeiro, 10 (dez) são de Itaperuna, alunos do Colégio Estadual 10 de Maio.

3° ano do Ensino Médio:

Bruna Geovanini de Assis (Turma: 3001)
Filipe Salaroli das Neves (Turma: 3001)
Lucas Silva de Lima (Turma: 3004)
Jéssica Pereira Dias (Turma: 3005)
Joice Tirado Coutinho Cruz (Turma:3005)
Mayra Danielle Bastos Dias (Turma: 3005)
Tarcísio da Rocha Silva (Turma:3006)

9° ano do Ensino Fundamental:

Daniel Ramos Rodrigues ( Turma: 901)
Karinne Genovez Lacerda ( Turma: 902)
Gabriel Teixeira Lopes ( Turma: 902)


Fonte: Outra Revista
SAIBA MAIS >

Metas para a Agricultura do Noroeste-RJ

quinta-feira, fevereiro 05, 2009
O Conselho Regional dos Secretários de Agricultura do Noroeste – RJ (Cresma) se reuniu dia 28 de janeiro último, em Itaperuna, para eleger seu novo presidente e vice e traçar as metas de trabalho para os próximos quatro anos.

O Cresma atua como um interlocutor entre as prefeituras municipais da região e os governos federal e estadual e nesta primeira reunião foram eleitos o presidente do conselho, o secretário de Porciúncula, Marcos André Jogaib, e o vice, o secretário de Cambuci, Juan Carrion.

No encontro o que mais se comentava eram os inúmeros prejuízos causados aos agricultores da região devido às chuvas e enchentes dos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Mas por outro lado, também foram apresentados os inúmeros projetos desenvolvidos atualmente no Noroeste Fluminense: apicultura – entreposto em funcionamento, em Porciúncula; arroz – unidade de beneficiamento e embalagem em fase de conclusão, em Miracema; café – conjunto de lavadores e despolpadores, em conclusão, com a participação de agricultores de Bom Jesus, Porciúncula e Varre Sai; empório rural – central de comercialização, em Itaperuna; caprinocultura – coleta de leite a granel e tanques de expansão para grupos de produtores (dois em funcionamento); pêssego – instalação de um packing house, em Porciúncula; e pólo de citricultura em São José de Ubá, em implantação. E todos estes projetos contam com a parceria dos Ministérios da Agricultura, de Integração, de Desenvolvimento Social, além do Governo – RJ.

De acordo com Marcos Jogaib, o presidente “é apenas um articulador dos 13 secretários municipais de agricultura, um multiplicador de informações e executor das decisões do grupo”. E na reunião realizada na Firjan também participaram os secretários de Bom Jesus, Roney Louvan; de Aperibé, Danilo Pereira; de Italva, Élson Clem; de Itaocara, Nélson Teixeira; de Itaperuna, Décio Zampier; de Miracema, Emerson Pereira; de Natividade, José Pinto; de Pádua, Wagner Souza; de Ubá, Magno Vicente; e de Varre Sai, José Dinis.

O SEBRAE/RJ é parceiro do Cresma, que foi representado pelo Gerente Regional do ER Noroeste, Davi Abrantes, e o técnico, Zequinha Cosendey, além de Senar e Faerj, que também marcaram presença com representantes.

Também foi confirmada para o dia 10 de fevereiro uma reunião do CTNF – Conselho Territorial do Noroeste Fluminense do qual fazem parte os secretários municipais, dois representantes de agricultores familiares de cada município, SEBRAE/RJ, Emater e Pesagro.


Fonte: O Farofa
SAIBA MAIS >

Internet Comunitária disponível na zona rural de Itaperuna

quinta-feira, fevereiro 05, 2009
A Secretaria Estadual de Agricultura e o Proderj firmaram acordo de cooperação técnica para a implantação de um centro de internet comunitária em Itaperuna, na Região Noroeste.

A unidade faz parte do Programa Rio Rural/GEF, executado pela secretaria, com recursos do Banco Mundial, para a promoção de desenvolvimento rural sustentável em 50 microbacias hidrográficas de 24 municípios do Norte e Noroeste fluminense.

O objetivo é oferecer à população das comunidades rurais conhecimentos básicos de informática, possibilitando o acesso aos serviços disponibilizados na internet.

O coordenador do Rio Rural, Nelson Teixeira, explica que o Centro funcionará ainda como unidade de disseminação de informações do projeto, disponibilizando desde práticas conservacionistas até dados da riqueza da biodiversidade da região. Os cursos de formação à distância são outros instrumentos que poderão ser acessados por técnicos, agricultores e estudantes da zona rural.

- Além de sala com 10 desktops e uma impressora, uma biblioteca – com material informativo para o desenvolvimento rural sustentável – e um mini auditório para palestras educativas também funcionarão no local – acrescentou ele.

A unidade seguirá os padrões tecnológicos já adotados pelo Proderj na implantação de outros telecentros no estado.

– O diferencial é que esse foi pensado para atender especialmente ao público da área rural – enfatizou o coordenador.

De acordo com o documento assinado, os investimentos em equipamentos e a adequação das instalações são de responsabilidade da secretaria de Agricultura. O Proderj se encarregará da disponibilização de linha e sistemas de acesso à internet.

Segundo o secretário Christino Áureo, este é um importante passo do Programa Rio Rural na integração das comunidades assistidas com o espaço urbano.

– É a democratização do uso da tecnologia da informática e dos conhecimentos de sustentabilidade para aqueles que não têm acesso. O Centro entrará em funcionamento neste primeiro semestre do ano – afirmou.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >

Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação juntamente com a Defensoria Pública realizará evento social neste domingo

quinta-feira, fevereiro 05, 2009
A Secretaria de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna, juntamente com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e o SENAC, estarão realizando o evento social: CIDADANIA, EU DEFENDO – CIDADÃO TEM NOME E SOBRENOME, no próximo domingo, 08 de fevereiro, na Praça Nilo Peçanha (em frente ao antigo BANERJ), a partir das 09 horas da manhã.

Na oportunidade será possível receber atendimento jurídico; isenção de 2ª via de carteira de identidade, certidão de nascimento, emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo, teste de glicemia, informações sobre os programas sociais: Bolsa Família, PROJOVEM, CRAS, CREAS, PETI e outros serviços.


Fonte: Noroeste Online
SAIBA MAIS >